Quatro partidos já confirmaram candidatos a presidente

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Quatro candidatos a presidente da República foram confirmados nesses três primeiros dias de convenções nacionais dos partidos. PDT, PSC, Psol e PSTU cumpriram a formalidade eleitoral e definiram seus nomes oficiais ao cargo maior. Ciro Gomes (PDT), Paulo Rabello de Castro (PSC), Guilherme Boulos (Psol) e Vera Lúcia (PSTU) são os nomes oficialmente na corrida.

O Psol e o PSTU lançaram a chapa completa, enquanto o PDT e o PSC ainda não definiram os candidatos a vice-presidente em suas chapas.

Na convenção do PDT foi aprovada uma resolução autorizando a Executiva Nacional a negociar alianças para o primeiro turno das eleições e o vice de Ciro Gomes. O PSC também deixou espaço para articulação de um vice que traga apoios, mas o candidato deixou claro que gostaria de ter uma mulher na chapa.

O Psol, por seu turno, definiu uma chapa puro sange, com Sônia Guajajara como vice de Boulos. No entanto, o partido disputará as eleições em coligação com o PCB, que fez sua convenção na última sexta-feira aprovando esta aliança. O PSTU definiu por não fazer coligações e o vice definido de Vera Lúcia é Hertz Dias.

O PMN e o Avante, em suas convenções do dia 21, decidiram não lançar candidatos a presidente da República. O Avante definiu como prioridade a eleição de deputados federais, e terá uma chapa com cerca de 80 anos para tentar emplacar, ao menos, cinco.

O Avante não se decidiu pelo apoio a algum candidato a presidente no primeiro turno e o PMN já definiu que não dará apoio a nenhuma chapa nas eleições presidenciais.

O prazo máximo para que os partidos realizem suas convenções nacionais é 5 de agosto. As candidaturas poderão ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto. No próximo sábado estão previstas as convenções do SD, PTB, PV, PSD e DC.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador