Roda Viva: Ciro promete taxação sobre heranças e reforma na educação, mas tangencia assuntos de gênero

 
Jornal GGN – O pré-candidato do PDT Ciro Gomes reafirmou, durante entrevista ao Roda Viva, que o “núcleo forte” sonhado para o seu possível governo envolve PSB e PCdoB, sendo que a aliança com este último, se houver, será a partir do segundo turno. Quanto ao PT, Ciro também voltou a dizer que lamenta pela “natureza” da legenda, que tenta manter uma “hegemonia” à esquerda e não abre mão de lançar um nome ao Planalto, mesmo sabendo que seu principal ativo, Lula, ainda que líder isolado nas pesquisas, está preso e provavelmente não será habilitado para fazer campanha.
 
Ciro disse que não haverá união entre PDT e PT no primeiro turno e que isso é “lamentável e produz risco grave” para o País, porque o vacilo da esquerda e centro-esquerda pode levar ao poder um candidato de direita como Jair Bolsonaro. Além disso, ele disse que só tem 2 interessados nesse distanciamento entre as duas legendas no primeiro turno: a direita e os “burocratas” do PT, que “não estão nem aí pro Lula, só querem eleger deputado.”
 
GREVE DOS CAMINHONEIROS/CRISE DOS COMBUSTÍVEIS
 
Ciro abriu o programa Roda Viva comentando a greve dos caminhoneiros em função do aumento sucessivo no preço dos combustíveis.
 
O presidenciável disse que não é o caso de voltar ao que era praticado na gestão Dilma Rousseff, mas apontou que é preciso mudar a atual política de preços da Petrobras, introduzida com o golpe de 2016 e a ascensão de Pedro Parente ao comando da estatal.
 
“O governo brasileiro impôs à sociedade nacional uma política de preços na Petrobras absolutamente fraudulenta. Essa política desconsidera o custo do barril de petróleo do Brasil e passa a cobrar como se o barril brasileiro, que custa ao redor de 17 dólares, fosse o custo do barril negociado no mercado especutalitivo do estrangeiro, que está perto de 90 dólares”, explicou.
 
Ciro disse que a Petrobras precisa “praticar uma matriz de custo transparente, ou seja, dizer quanto custa fabricar o litro de gasolina, mais a remuneração do investimento, mais depreciação, mais o lucro em linha com os competidores equivalente do estrangeiro.”
 
“Isso significa que o óleo diesel poderia estar custando hoje no máximo R$ 3 se agente praticasse esse custo. Essa é a fraude. Para atender interesses estrangeiros, o que Parente faz é deixar 1/3 da capacidade de produção de gasolina, diesel e lubrificantes do Brasil ociosa para abrir espaço para que grande competidores brasileiros comprem gasolina lá fora, se aproveitando a peculiaridade da Petrobras, que é de deter o monopólio. Portanto, o importador de gasolina pode empurrar esse preço absurdo, criminoso, sem contestação do verdadeiro mercado que seria concorrencial.”
 
“Evidentemente, o Brasil não teria que cair no mercado concorrencial porque temos uma companhia estatal que tem padrão de eficiência e de custos importantes em comparação com o mundo, e pode e deve transferir essa eficiência para o interesse público brasileiro”, ponderou.
 
Ele finalizou dizendo que pede “publicamente a demissão desse entreguista e apátrida do Pedro Parente”, mas, sobre Temer, ponderou que “é trincar os dentes e segurar até a eleição”, porque não tem como afastar ele agora sem fazer estragos maiores.
 
Na economia, Ciro defendeu um debate sobre redução de despesas – mas sem afetar setores sensíveis, como educação, segurança e saúde – e propostas “ousadas”, como cobrança de imposto sob heranças e lucros e dividendos. 
 
MULHERES E CÁRCERE
 
Questionado sobre se há espaço para políticas de combate à violência contra a mulher em seu possível governo, Ciro disse que está estudando a questão e citou dados alarmantes dos crimes praticados contra o gênero no Ceará, onde muitas das vítimas estavam envolvidas com o tráfico de drogas.
 
Quando a pauta de gênero tocou em outro assunto delicado, como o aborto, Ciro saiu pela tangente. Disse que não é “candidato a guru de costumes” e que, no passado, por “fidelidade às convicções”, acabou se posicionando sobre alguns assuntos e isso acabou afetando seu desempenho nas urnas. Por conta disso, agora, ele promete apenas ser um “chefe de governo” que estimulará o debate em torno das pautas necessárias e a “tolerância e respeito à diversidade”.
 
Ele disse que, pessoalmente, considera o aborto uma “tragédia” em vários aspectos e acrescentou que não vê “sentido em colocar mais o peso do Estado em cima dessa tragédia”, dando a entender que não é a favor da criminalização da interrupção da gravidez.
 
O pedetista também puxou uma discussão sobre o sistema que leva ao cárcere milhares de jovens, em sua maioria negros, por porte de pouca quantidade de drogas. Ele disse que não vê um modelo internacional pronto para ser copiado mas que está trabalhando numa proposta para reverter esse cenário.
 
EDUCAÇÃO
 
Na educação, Ciro disse que pretende atuar em duas frentes: primeiro, mudando o “padrão de ensino”. Ele disse que os alunos mais pobres estudam na base da “decoreba” e não se aprofundam em nada. A outra frente é debater o financiamento na educação, avaliando que o País avançou bastante, desde FHC, com o Fundeb e o Fundef. Mas ressaltou que, nos próximos anos, deverá existir um boom na demanda por ensino médio e o Estado tem que estar preparado não só para acolher os jovens, mas também para “redesenhar” o sistema. 
 
O candidato ainda apontou que é preciso priorizar mais o ensino infantil. “Hoje parece ser verdade que a capacidade mental de uma pessoa se forma dos 1 a 3 anos. Precisamos dar essa creche até para que a mãe saia para trabalhar sem deixar a criança descuidada”, comentou.
 
Assista a entrevista completa aqui.
 
https://www.youtube.com/watch?v=UwHGTQ4twqk
 
 
 
 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

31 comentários

  1. Baita entrevista

    Ciro se posicionou como um candidato que expressa a grande mudança que o brasileiro quer. Apresentou suas propostas econômicas com brilhantez. Nos assuntos de saúde, segurança e educação também se saiu muito bem. Certamente é o candidato com mais argumentos e o que mais está apresentando propostas antes das eleições, enquanto os outros só fazem balbuciar palavras de ordem vazias.

    Alguns apontamentos para os palhaços (incluindo alguns articulistas as vezes publicados aqui no blog do Nassif) que dizem que ele não representa a esquerda: ele RECHAÇOU o intento de golpe na Venezuela e chamou a direita venezuelana de fascista, RECHAÇOU tudo que tenha a ver com o governo golpista do Temer, defendeu TRIBUTAÇÃO PROGRESSIVA veementemente, ACUSOU o PSDB de ter se aliado com o PCC e como cereja do bolo citou Che Guevara. Definitivamente, se ele fizer 10% do que promete já será o governo mais à esquerda da história brasileira.

    Senti falta de uma matéria aqui no blog abordando estes temas.

  2. Ciro mostrou que é um
    Ciro mostrou que é um “falante”, um farsante que é candidato de si mesmo. Um “engodo” para dividir o campo progressista ainda mais.

    Mais um coveiro de LULA, uma Marina Silva com uma pequena pitada de Bolsonaro.

    Não, Ciro é um “cabeça de planilha” cuja candidatura é mais atrapalha que ajuda a retomada da democracia no Brasil.

    Lamento a simpatia que o blog destila por ele.

    Lamentável.

    Enquanto isso LULA preso por ladrões de togas e nesse ponto, a postura do Ciro é igual a de todos os Canalhas que ele finge criticar.

    Se a esperança for Ciro, a minha já era.

  3. Estamos carecas de saber que

    Estamos carecas de saber que a candidatura

    Ciro Gomes não é confiável.

    Dificilmente petistas abraçarão sua campanha.

    • Não viu a entrevista…

      .. e nem quer ver. Mas está careca de saber que o Ciro não é confiável. Por isso os petistas não abraçarão a sua campanha.

      O raciocínio do petismo cada vez mais se parece com o dos coxinhas e bolsominions.

      • Vin Diesel,

        O mesmo ódio irracional que a direita dedica ao Lula, é o mesmo que os petitas e o petismo dispensam ao Ciro, é só inverter os sinais. Nesse aspecto, nenhuma diferença entre esquerda e direita. 

        Walter: Preparare-se para uma surpresa na noite de 07 de outubro, se houver eleição. 

  4. Falastrão.
    Não irá nem para o

    Falastrão.

    Não irá nem para o segundo turnoe deita a falar asneiras.

    Se houver eleição quem irá para o segundo turno será o poste do Lula e o Bostanaro.

    A não ser que, por ordens expressas dos marinhos da globo, o judiciário sob o comando da marionete presidANTA do stfede aplique outro golpe na democracia tentando emplacar o parlamentarismo, já derrotado em dois plebiscitos populares.

    Ai´, só restará a hipotese de linchamento.

    • Jossimar, seja honesto e

      Jossimar, seja honesto e sincero e aponte nessa entrevista quais são as asneiras. Seria interessante entender porque vc opina isso.

      • Será que alguém tem alguma

        Será que alguém tem alguma dúvida de que o Lula não acha que a Dilma foi um desastre do ponto de vista político? Consta que  nos bastidores, ele reconhece isto.

        Independente da ideologia, não reconhecer a falta de capacidade política da Dilma é de uma cegueira espantosa!

      • Pois é não é fácil reconhecer

        Pois é não é fácil reconhecer o grande erro político de Lula, se achar um Deus e poder fazer tudo, inclusive colocar uma pessoa honesta mas sem nenhuma experiencia política como uma espécie de marionete, sendo que os cordões foram quebrados e o PT caiu do cavalo.

    • Porque Uma, Se as Melhores Frases São Tantas, Emoções

      E essas? 

      Há dois meses: “Pensei: se a gente formar um grupo de juristas, a gente pode pegar o Lula e entregar numa embaixada. À luz de uma prisão arbitrária, um ato de solidariedade particular pode ir até esse limite. Proteger uma pessoa de uma ilegalidade é um direito.”

      Tu achas que acabou não cumprindo o prometido por considerar a prisão de Lula não arbitrária e legal ou assim que terminar a greve devemos perguntar no ‘Posto Ipiranga’? 

      Após assumir o Ministério da Fazenda no governo Itamar: “Com umas quatro porradas, a gente faz a inflação cair”.

      Pelo que fala sobre a atuação nesse período, tu achas que ficou no cargo por quanto tempo?

       

  5. O Ciro é muito preparado e

    O Ciro é muito preparado e sim, é uma alternativa para os petistas. Tem propostas a esquerda para enfrentar os grandes desafios q estão postos. Minhas dúvidas são de outra natureza. Ciro tem liderança suficiente para enfrentar esse contexto político adverso? Tem capacidade de articulação e aglutinação de um arco de forças políticas capazes de impulsionar um programa como esse?

    Tenho pra mim q ele é uma alternativa muito boa dentro de um ambiente político controlado, q não é o nosso caso, ainda mais agora.

  6. PETISTA DE VERGONHA NA CARA

    PETISTA DE VERGONHA NA CARA JAMAIS VOTA NESSA CANALHA,ALIÁS SEM LULA SEM ELEIÇÃO PETISTA NÃO É GOLPISTA PARA REFERENDAR A PRISÃO DE LULA.GOSTARIA QUE ESSE CORONÉ VIESSE A MINHA CIDADE PRA VER SE É HOMEM MESMO PRA SUPORTAR VERDADES.ESSE CORONÉ DIOREITISTA SÓ CONVENCE SEUS CAPANGAS CONIVENTES COM O GOLPE E FELIZES COM A PRISÃO DE LULA.CAMBADA!

  7. Só não entendo uma coisa do
    Só não entendo uma coisa do Ciro 5% e seus apoiadores.

    Se Lula tem 35%, segundo o Vox Populi, qualquer candidato que o Lula PT apoiar chega a 20%, com chances reais de chegar ao 2o. Por que o PT tem que abrir mão desse capital político e apoiar o Ciro.

    Ciro poderia compor uma chapa com o PT sendo vice. Essa deveria ser a lógica. Por que não topa ?

    Mas Ciro quer que o PT retire a candidatura Lula e lhe dê apoiou .

    Outra coisa, Ciro é inteligente e sabe que a condenação do Lula foi política. Por que não adimite isso publicamente.

    Pelo contrário, frisa sempre que Lula foi condenado em segunda instância e é ficha suja. Ele sabe que para outros políticos existem vários recursos que permitem a candidatura.

    Ciro é um tucano raiz, ele está querendo angariar votos da direta, centro e esquerda caviar.

    Ciro só engana otário.

    Discordo do comentário que disse que os petralhas parecem coxinhas em relação ao Ciro. Se você discordar com argumemto sobre o que disse neste comentário, podemos conversar.

  8. Direita

    Ciro é o candidato da direita.

    O esforço da direita é confundir o povo e arrebanhar alguns votos do centro. Assim como sucedeu com dona Osmarina.

    Neguinho embasbacado com o discurso do Ciro. De fato o govenador do PSDB é bom de discurso. Só cai nessa quem é trouxa.

    Marina teve as mãos beijadas pelo real candidato. Com quem Ciro se abraçaria? 

  9. Ciro o mais preparado
    As criticas aqui apresentadas dos petistas contra Ciro são toscas, mas parece inveja do preparo e conhecimento de causa com ele explanou os seus projetos para os graves problemas do Brasil.
    Sempre fui apoiador do Lula, más essa mesquinhez dos petistas míopes nas críticas a Ciro fica patente que esses não dispensam qualquer apreço pela causa maior, o Brasil prá todos, apenas e infelizmente, a defesa de uma hegemonia de poder.

  10. Ciro é um comédia.
    Só fala

    Ciro é um comédia.

    Só fala tudo isso porque Lula está preso e agora ele não tem garantia da derrota nas eleições. Ele sabe que essa talvez seja sua última chance de virar presidente do Brasil (seu sonho de criança). É um oportunista nato.

    Mas é tão destemperado que não percebeu que sequer ganha do Bozonaro numa possível eleição. É um comédia.

  11. Contestar com Argumentos

    Chamar o Ciro de “candidato da direita” é uma espalhafatosa falácia ad hominem.

    As propostas de governo que ele apresentou são indiscutivelmente de centro-esquerda. Ciro é um reformista, não é um revolucionário. Mas suas reformas visam ao bem-estar coletivo e não privilégios aos rentistas.

    Suas políticas fiscal e tributária estão muito mais à esquerda da prática de Lula e Dilma, os quais nunca tiveram coragem de enfrentar os banqueiros e foram por estes apunhalados pelas costas.

    Discorde, mas conteste com argumentos.

     

     

  12. VIUVAS DO LULA

    PT, partido que nomeou Joaquim Levy e fez aliança com Michel Temer e Eduardo Cunha, que não tem alternativa, que segue preso com Lula colhendo os frutos que plantou, responda:

    Qual alternativa considerando que Lula não será candidato?

    VOCÊS NÃO TEM! E CIRO É MELHOR QUE O PT!

  13. Um resumo do Roda Viva com Ciro Gomes

    Para quem não assistiu. E, onde,  alguns comentaristas desse blog , enxergam afirmações de direita nessas falas, realmente, não entendo. 

     

    Ciro também disse (aqui reproduzido de forma não literal):

    – O Brasil precisa investir em ferrovias e cabotagem;

    – Temer parou a construção da Transnordestina, a ferrovia Leste-Oeste, na Bahia, a Bi-Oceânica, com os chineses; e não conclui a Norte-Sul;

    – Mercado? O mercado são seis plutocratas;

    – Quatro famílias do Itaúúú receberam CADA UMA! – R$ 9 bilhões de dividendos sem pagar um centavo de imposto;

    – Ele já decidiu que vai cobrar imposto sobre isso – dividendos sobre lucros – e sobre herança;

    – Só o Brasil e a Estônia permitem que os donos do Itaúúú embolsem essa grana sem pagar nada de imposto!;

    – O imposto sobre herança nos Estados Unidos é de 29%, aqui, de 4%;

    – O mercado não pode tutelar a Democracia;

    – Sobre uma CPMF para cobrir o rombo do Orçamento ele ainda estuda;

    – Quase metade do Orçamento é para pagar juros;

    – A Emenda 95, a PEC da Morte é selvagem: nascem dois milhões de crianças por ano no Brasil e eles limitam os gastos com Saúde e Educação por 20 anos!

    – Agora, pagar os juros eles pagam…;

    – Não sou candidato a Madre Superiora;

    – O Brasil precisa de autoridade;

    – Vou acabar com o MDB, dentro da Democracia.

    – É só cortar a torneira da roubalheira – o MDB só vive para isso;

    – O MDB desestabilizou o governo Fernando Henrique e os governos do PT;

    – Meu irmão Cid chamou o Eduardo Cunha de escroque. Dilma ficou com o Eduardo Cunha. Eduardo Cunha está na cadeia e a Dilma caiu. Quem estava certo?

    – Dilma levou para Ministro da Fazenda um Levy que era do quinto escalão do Bradesco. O Ilan Goldfajn pelo menos é do primeiro escalão do Itaú;

    – “Eu não sou PT”. É preciso respeitar o PT (que enfrenta o drama da prisão do Lula). E o PT não vai apoiá-lo no primeiro turno, porque terá candidato.

    – Reforma da Previdência não passa pelo Congresso – tem que ser com plebiscito ou referendo;

    – Marina é do bem;

    – O núcleo forte do meu Governo, “meu cimento, as tábuas fortes” serão, se tudo der certo, o PSB e o PCdoB;

    – Nenhum Presidente do Brasil, desde Dutra, se elegeu com maioria no Congresso. E nenhum deixou de fazer reformas nos primeiros seis meses de Governo;

    – Não serei Presidente de Costumes. Num país cristão, a questão do aborto tem que ser submetida à população;

    – Também a descriminalização das drogas tem que ser submetida à população;

    – Talvez seja o caso de se estudar a solução de Portugal (a do Uruguai fracassou), em que o dependente recebe do Estado o mínimo necessário para seu consumo e se consumir acima disso é criminalizado.

  14. Não vão deixar Lula se candidatar..e pronto!

    Esse bando de cornos estão pouco se lixando para nossas opiniões. Para a opinião internacional. Estão cagando para “o estrago na imagem deles” como ouço dizer. Gastaram uma grana preta e extirparam uma presidente legítima do poder, que levou 54 milhões de votos. Ignoraram. Prenderam o melhor presidente que este país já teve. Sem provas! Agora vcs acham que estes pulhas vão liberar Lula para ele participar das eleições? Anotem: ou é Ciro ou é Bolsonaro. E se for preciso, fecham com o louco de cati, que disse que a”filha mulher” foi um simples acaso … Vai ter gente aqui dizendo: ah, então vamos pra rua! Quem? O povo fudido, manipulado, desempregado e quase esfomeado? Me falem em que fonte vcs buscam tanta fé. Quero tomar da mesma água, pois, confesso estar desanimado!

  15. Candidato dele mesmo

    Ciro é candidato avulso (já passou por sete legendas). Ciro é um fast food, uma “candidatura pronta” dele mesmo, que a cada quatro anos é colocado “à disposição” de qualquer partido. O PDT, incompetente para gerar sequer um candidato próprio, entrou num site de compras e encheu o carrinho com o Ciro, vindo de um shopping virtual, arrumadinho e com discurso pronto! Sem nenhuma sintonia com o partido que o “alugou” para esta eleição e muito menos com a esquerda, cujos votos ele quer ganhar graciosamente. Com oferta pague um e leve dois, o PDT pegou também o Mangabeira Unger, uma espécie de “Andreia Neves” do Ciro. O PT teria que matar o seu próprio partido, condenar Lula e partir para apoiar este oportunista?

  16. O Bufão não se com-prometeu taxar as grandes fortunas?

    Profecia auto-realizável: O PT sabe que seu principal ativo, Lula, ainda que líder isolado nas pesquisas, está preso e provavelmente não será habilitado para fazer campanha.

    É isso o que os Golpistas esperam: a desesperança e portanto a falta de luta para que Lula páre de ser injustiçado. É isso o que a elite, a imprensa golpista, os Tucanos e Demoníacos, o Dallagbosta, o Moro, a Carmem Lúcia e comandita querem ouvir: que a Nação se conformou com a injustiça de que Lula é vítima.

    Eu preferiria votar no Bolsobosta, que é um canalha declarado e assumido, a votar no Ciro, um canalha disfarçado.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome