Rosa Weber é eleita presidente do TSE com Barroso de vice

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Na visão de especialistas, TSE formado por Rosa Weber, Barroso e Fachin terá um perfil mais rigoroso do que o que vinha sendo anteriormente
 

Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Eleita por seis votos contra um nesta terça-feira (19), a ministra Rosa Weber é a nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Luís Roberto Barroso é o vice. Com a notícia, a ministra disse que sabe “da enorme responsabilidade” de assumir a Corte “neste ano em que o país se encontra em meio a uma disputa tão acirrada, a tantas divisões”.
 
Ela assume oficialmente no próximo dia 14 de agosto, quando a Justiça Eleitoral começará a analisar os registros de candidaturas presidenciais, e permanecerá no cargo até o dia 25 de maio de 2020. De acordo com informações do Estadão, a equipe de gabinete de Rosa Weber já está trabalhando a transição para que a ministra assuma a Presidência “há meses”.
 
Ela agradeceu também a escolha do vice, que será Barroso: “Eu tenho o alento e me sinto abençoada de contar, no exercício de um papel importante, com a iluminada companha do ministro Luís Roberto Barroso, na condição de vice-presidente”.
 
Após ser eleita, Weber também disse que tentará fazer com que o TSE cumpra “o seu relevantíssimo papel constitucional, que é o de fortalecimento da democracia no País”. “Expresso a enorme honra de ser eleita presidente desse tribunal, que leva o nome de tribunal da democracia”, continuou.
 
O então presidente, Luiz Fux, passará o comando à ministra em agosto e, deixando a Corte Eleitoral, o ministro Edson Fachin passa a ser efetivado na composição do Tribunal Superior Eleitoral. 
 
De acordo com especialistas, o TSE formado por Rosa Weber, Barroso e Fachin terá um perfil mais rigoroso do que o que vinha sendo anteriormente.
 
Depois de Fachin, também estão na fila de substitutos os ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello. Após todos os ministros do Supremo já terem passado pela Corte, a composição do TSE prioriza a antiguidade, que deve então ser seguida do ministro Ricardo Lewandowski.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais uma manobra para fraudar

    Mais uma manobra para fraudar as eleições de 2018: Uma covarde e dois criminosos mandando no tribunal eleitoral bem na hora mais importante desse tribunal.

  2. Os golpistas do stfede já

    Os golpistas do stfede já estão se movimentando para impedir a candidatura do Lula.

    Depois alguns afirmam que o golpe deu errado, que o gope faliu, que o golpe blá, blá blá.

    Ora, TUDO que os golpistas prometeram aos apoiadores eles entregaram, até a prisão do Lula.

    Bem, faltou a reforma da previdência, mas isto fica para logo após as eleições..

  3. Eu, hein, Rosa!

     “Eu tenho o alento e me sinto abençoada de contar, no exercício de um papel importante, com a iluminada companha do ministro Luís Roberto Barroso, na condição de vice-presidente”.

    A ministra so vai em boa companhia, é claro. Acompanha o ilusionista, opa, o iluminado e assim não tem erro, né, Rosa!

  4. Eu hein, Rosa !!!

    Quem sabe o inesperado faça uma surpresa e a Rosa se tranforme na Morena Rosa e queira nos escutar! Pois estamos cansados de esperar! Ô Rosa…  Sonhar não custa nada… Um dia nem que seja num lamento, nossas vozes serão ouvidas! E a consciência, como num sonho, voltará a habitar as mentes que hoje estão querendo necrosar!

     

    [video:https://youtu.be/P4DWLag9c_Y%5D

     

     

     

  5. os golpistas se resguardam….

    colocam, para garantir as eleições aquela que diz … ” não tenho provas, mas vou condenar assim mesmo “….  e o “iluminado” barroso, …. só se for o Iluminado do Stanley Kubrick…

  6. Justissah-e-Verdade

    Nassif: voce tá de brincadeirinha, com essa de “pefil mais rigoroso”, tratando-se do trio singelo do Çú-premo, atuando agora como donos do TSE. O “zelador” da SujaJacto mostrou retrato de corpo inteiro no recente julgamento da senadora, com aquela de “crime eleitoral”, mesmo sem prova. Você acha que vai agir difeferente com qualquer que seja de esquerda ou que com ela nutra simpatia? O mero indício será prova mais que suficiente e robusta para o enquadramento. Mackartista de carteirinha. O outro, esse que chegou na Casa pouco antes do “zelador”, você já traçou o perfil e dispensará comentários. Finalmente, a presidenta, flor que não se cheira. Vai aplicar o mesmo princípio e o mesmo fim do mensalão — condenará porque a Lei lhe permite.

    Vão acabar com o “Outubro Vermelho”.

    Esse pode ser o Brasil que os do Jardim Botânico tanto sonham…

  7. Péssimo

    Um grita MATA, o outro diz ESFOLA. Só para um lado. Terminada a eleição, se houver, o PT passará os próximos 4 anos respondendo as ações no TSE, será denunciado – e condenado – por tudo.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador