Se condenado em 2ª instância, Lula pode concorrer à presidência sub judice

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – A núcleo jurídico do PT já traçou uma estratégia para que Lula possa concorrer à presidência em 2018, mesmo que seja condenado em segunda instância por causa do caso triplex.
 
Segundo reportagem do valor, o partido conta que a turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região deve dar pelo menos um voto a favor da absolvição de Lula. Isso seria suficiente para que o ex-presidente recorra da decisão no próprio tribunal.
 
A decisão em órgão colegiado contra Lula, contudo, já viabilizaria o uso da Lei da Ficha Limpa contra o petista. Ou seja, mesmo que tenha 1 voto favorável na 8ª Turma do TRF4, Lula já ficaria inabilitado. A previsão é de que isso aconteça em junho de 2018.
 
Diante desta possibilidade, a defesa do petista poderia recorrer a tribunais superiores em busca de uma liminar que garanta a candidatura de Lula sub judice. 
 
O presidente da comissão eleitoral da OAB, o advogado Erick Pereira, disse ao Valor que é possível. “Tem vários casos, mas não é bom para o processo democrático, provoca muita instabilidade.” Ele indicou que Lula pode “guardar uma carta na manga caso não tenha sucesso nos recursos: fazer a campanha, mas dar lugar a outro candidato a até 20 dias da votação”.
 
Ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o advogado José Eduardo Rangel de Alckmin lembra que uma série de deputados condenados por improbidade concorreram com liminares em 2014. “Viabilidade processual existe. Agora, se é provável [a elegibilidade], vai depender dos fundamentos da defesa”, disse.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assisti à entrevista de Pedro

    Assisti à entrevista de Pedro Serrano ao 247 na semana passada.

    Muito boa e elucidativa.

    Basicamente a ideia dele sobre Lula é a seguinte:

    – Lula será inabilidade a disputar.

    – Se não for, terá que lutar muito para vencer as eleições.

    – Se vencer, terá que lutar muito para tomar posse.

    – Se tomar posse terá que lutar muito para Governar.

    O que ele afirma é o que vemos: infelizmente, o PIB, a grande mídia, o judiciário e setores militares está praticamente todo contra Lula, o que torna muito dificil a sua Governabilidade Presidencial, em caso de vitória.

    Lula poderia até manter essa campanha, porém, a meu ver, para seu próprio bem, ja deveria articular com o PT um plano B, aonde ele seria candidato, ou a Senador ou Deputado e apoiaria Ciro, com Haddad de vice. Seria uma chapa interessante.

    Será mesmo que é viável Lula candidato, condenado, com liminar ? À presidencia, não sei, é complicado. Jà para deputado ou mesmo Senador, ele ganha fácil, de qualquer jeito.

    Já a vitória de Lula ou mesmo de Bolsonaro, seria muito ruim para o País, devido à dissenção que causaria em vários aspectos.

    A meu ver, as eleições de 2018 estão mais para um candidato de centro-direita moderado, como Alckmim por ex. Infelizemente, considero ele um candidato muito ruim, porém será muito melhor que Bolsonaro, Dória, Marina, talvez até mesmo que um Lula com o País rachado.

    Não nos esqueçamos que hoje, apesar da economia, o principal problema do País é o judiciário e mp sem controle, e quem começou com tudo isso foi Lula e aprofundado por Dilma. Será mesmo que Lula é a pessoa certa para desarmar essa bomba, que hoje é, de longe, o principal problema do País ? Eu penso que não.

    1. As últimas 3 premissas

      As últimas 3 premissas levantadas por Pedro Serrano (-Se não for, terá que lutar muito para vencer as eleições; – Se vencer, terá que lutar muito para tomar posse; – Se tomar posse terá que lutar muito para Governar.) vale para qualquer candidato do setor progressista, e isto porque, a se manter o quadro atual, o judiciário/MP  não parecem que irão mudar e o próximo Congresso ainda será pior do que o atual.  Agora, o que o setor progressista efetivamente tem feito até o momento para conseguir uma maior bancada na próxima legislatura? NADA.

      1. Concordo plenamente.
        Ele

        Concordo plenamente.

        Ele sendo candidato ao parlamento, poderia, com muito mais desenvoltura, fazer campanha pelo País, por uma bancada maior do PT, apoiando Ciro, porém, sem precisar focar 100% em sua campanha Presidencial.

        Ao colega acima, o comentário é com relação ao que seria melhor para o País.

        É hora de a esquerda começar a trabalhar com análises viáveis, parar com a fanfarronice de imaginar que Lula disputando, vence fácil a eleição. Não seria nada fácil e nem haveria garantia de Governabilidade no pós.

        Eu penso ainda que Lula até deva continuar essa campanha, mas pode ir costurando e articulando com Ciro, nos bastidores. Talvez até esteja fazendo isso, quem sabe ?

        E a vantagem de apoiar Ciro e Haddad como vice e não como candidato do PT é tentar ir com frente única dos progressistas. E repito, focar nas bancadas da camara.

        Sem dúvida que qualquer progressita irá ter dificuldades, mas no caso de Ciro as dificuldades dele não seriam nem perto das de Lula. Ele pode ter alguma regeição, mas não tem condenação nem o ódio e a desconfiança anti-petista que infelizemnte graça em grande parte da sociedade.

         

    2. Perder o jogo, sem sair do

      Perder o jogo, sem sair do vestiário, aí não velhinho. Passa o microfone para outro. Tua argumentação é pífia, pequena, chocha. Covarde até. Desculpe o peso da palavra. Admitir João Dória, Marina, até Bolsonaro é fim mesmo! Nãããm, entrou no filme errado velhinho!

       

    3. Só falta você e o Pedro

      Só falta você e o Pedro Serrano combinarem com o eleitor. Acho que suas análises são muito pessimistas, fundadas no que diz a midia, ela constroi seu realismo fantástico anti-esquerda e anti-PT e carrega com ela direita e esquerda. Ai tudo vira “uma luta” para a esquerda, tudo parece impossível com tanta injeção diária dessa visão em ouvidos de crentes carneirinhos. Ainda bem que temos o Lula e o PT.  Alkmin não se elege nem pra síindico. Acho que o Lula se candidata, se elege e pacifica tudo. Aí vão dizer que foram as commodities?

    4. Só falta você e o Pedro

      Só falta você e o Pedro Serrano combinarem com o eleitor. Acho que suas análises são muito pessimistas, fundadas no que diz a midia, ela constroi seu realismo fantástico anti-esquerda e anti-PT e carrega com ela direita e esquerda. Ai tudo vira “uma luta” para a esquerda, tudo parece impossível com tanta injeção diária dessa visão em ouvidos de crentes carneirinhos. Ainda bem que temos o Lula e o PT.  Alkmin não se elege nem pra síindico. Acho que o Lula se candidata, se elege e pacifica tudo. Aí vão dizer que foram as commodities?

  2. Sim, considerando que tudo saia como PT quer

    O PT pinta um cenário totalmente hipotético, contando com a benevolência de alguém do Judiciário. Só isso já é uma temeridade do tamanho do mundo.

    Mas supondo que o desejado aconteça, Lula dispute sub judice e ganhe a eleição. Acham que Lula conseguirá governar?

    O PT não vai fazem uma bancada nem ao menos razoável. A imagem do partido foi destruída, junto com a das esquerdas. Sem base parlamentar e sofrendo uma oposição mais que implacável, sórdida mesmo, como Lula vai governar?

    O próprio Lula já deveria ter posto a  mão na consciência e começado a preparar o plano B, antes que nem tempo pra plano B se tenha. Lula deveria candidatar-se ao senado ou câmara dos deputados por Pernambuco, pra tirar a sanha da Lava-Jato de cima dele, e ajudar a eleger um candidato viável para a presidência.

    É muito bom sonhar com Lula eleito presidente, justiçando a tudo e desmontando os atos de entreguismo e destruição de direitos dos golpistas. Mas é exatamente o que Lula não vai conseguir fazer, por falta de base parlamentar.

    1. É isso mesmo, concordo

      É isso mesmo, concordo totalmente com a sua análise.

      E digo mais, não vai fazer por falta de base parlamentar e também por falta de capacidade.

      Porque convenhamos, muito desse estado atual do judiciário, mp e pf, foi Lula quem começou. Seria ele mesmo a pessoal certa para desarmar essa bomba ? Duvido muito que seja. 

      Eu ainda quero crer que a turma do TRF4 não vai ser leviana a ponto de manter essa condenação absurda, porém concordo que ele próprio não deveria ser candidato a Presidencia, para o bem próprio e do País.

      Lembrando que se ele quiser mudar o domicílio eleitoral para Pernambuco,  há um prazo para isso, que não sei quando é.

    2. Me parece que o Lula a tempos

      Me parece que o Lula a tempos já abandonou a ideia de voltar a ser presidente, mas um lançamento do verdadeiro candidato do PT nesse momento seria precipitado, todo o fogo da mídia iria para esse candidato. De modo que o Lula vem fazendo muito bem o jogo partidário, segue em campanha, ganhando votos pro partido, tomando ferro da mídia todo dia, e deixando incubando o futuro candidato.

  3. Vamos deixar uma coisa bem

    Vamos deixar uma coisa bem clara: A democracia brasileira é uma farsa.

    Já deveria ser óbvio para vocês que os escravocratas só irão aceitar um candidato escravocrata para presidente e são os escravocratas que realmente mandam no país, as suas eleições só existem para enganar a população e fazer ela pensar que têm poder de decisão sobre o resultado da eleição.

    Se Lula conseguir vencer as eleições e não sofrer um golpe militar imediatamente depois, para conseguir governar de verdade ele teria que colocar a maioria do congresso brasileiro na prisão, quase todos os juízes e muitos outros traidores do país. E o detalhe é que esses congressistas e juízes merecem serem presos e eles sabem muito bem disso, então eles vão cometer qualquer crime para impedir Lula de poder se candidatar ou de governar caso seja eleito.

     

  4. Não com meu voto.

    Porque já é outra realidade e não quero um “projeto” repetido (até por que não conseguiria). Trauma a partido único e a guia genial dos povos. Discreto autoritarismo, manipulação, demagogia e uma massa de encantados que parecem ter alguma politi-zação, mas enfeitiçados perdendo senso critico e a curiosidade intelectual de ver, de ler, e o mais difícil,é o de refletir sob vários ângulos e outros debates e questionamentos.Pra mim,q já citei alguns erros noutros momentos,e não vou repetir pq de nada adianta pro encantamento despolitizado e mais arrogante do q eu.Mas as suspeitas de corrupção não deviam surpreender,e já seria motivo de digno afastamento espontâneo.Seres humanos sofrem tentações e vaidades demais. 

  5. Lula não deve ser condenado pelo TRF4

    Sei lá. No Brasil pode tudo. Até o STF criar “normas” não previstas na Constituição. Vide a “prisão domiciliar noturna” do Aécio. Não estou defendo o neto de Tancredo (sua unica credencial). Um tribunal sempre decide por maioria e não precisa ser unânime..E existe a tal lei da ficha limpa. É só onda que mostra a desqualificação dos “juristas” do PT.. De qualquer forma, os delitos de Lula são coisa de pé de chinelo. Prefiro que não seja condenado para não ficarem o resto da vida enchendo o saco que o homem mais honesto do Brasil foi impedido de exercer a Presidendia pela terceira vez. Deixa concorrer. Vai perder.   

     

  6. A núcleo jurídico do PT já

    A núcleo jurídico do PT já traçou uma estratégia para que Lula possa concorrer à presidência em 2018, mesmo que seja condenado em segunda instância por causa do caso triplex… Recorrer da decisão no próprio tribunal.

                                           

     

    Esses imbecis continuam no erro crasso de lutar contra a instrumentalização da justiça apelando para própria justiça! Foi assim no mensalão, foi assim no processo do *impeachment* e pelo visto será assim com a prisão do Lula…

    A única coisa que faz parar o fascismo é o enfrentamento político. E uma ação política extrema, uma verdadeira bomba atômica, seria colocarem a ameaça de Lula pedir asilo político caso venha a ser condenado. E isso teria que ser dito agora em alto e bom som justamente para que a situação não seja consumada. Por outro lado, continuar com essas fantasias republicanas de que tudo pode ser resolvido por advogados só serve para desmobilizar ainda mais as pessoas dispostas a participar da defesa da legalidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador