Setores da esquerda trabalham para que não haja consenso sobre Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert
 
 
Jornal GGN – É destaque no Painel desta terça (5) que “setores” da esquerda trabalham para que não haja consenso em torno da possível candidatura de Lula a presidente, em 2018. Segundo a coluna, a Frente Brasil Popular, composta por representantes de diversos setores da esquerda, abrem divergência em relação ao PT, assim como o PSOL, que quer lançar Guilheme Boulos (MTST) ao Planalto.
 
No caso da Frente, a avaliação é que Lula “dividiria o grupo em 2018”. Já o PSOL tem refletido a posição de Boulos, que “disse em discurso no Congresso do PSOL que não é possível conceber uma candidatura de esquerda que admita alianças com ‘partidos golpistas’. Quer marcar divergência com o PT e com Lula, que já admite se aliar ao PMDB e a outras legendas que apoiaram o impeachment.”
 
Enquanto isso, Lula e o PT correm para tentar atrair apoio de outras legendas. Para conquistar o PSB, o grupo até teria prometido não mais lançar Marília Arraes ao governo de Pernambuco e até apoiar a candidatura de Márcio França, hoje vice de Geraldo Alckmin (PSDB), ao governo de São Paulo. 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boulos não é tiro no pé

    É um tiro na cabeça, mesmo!

    Desconhecido da grande massa do eleitorado, vinculado à fama de radical do MTST, o eleitor médio não vai parar nem pra ouvir ele.

    Eu acho que o PT precisa de um plano B pra ontem, em relação ao Lula, que a Justiça não permitirá se candidate. Mas o Boulos é o plano Zzz…

  2. Ou seja, o Brasil sofreu um

    Ou seja, o Brasil sofreu um golpe de estado e a luta desses setores foi bastante aquém. Em vez de tomarem a frente e iniciarem a luta já no início de 2015 (quando o golpe já dava sinais claros), ficaram com uma pauta confusa, batendo na Presidenta Dilma por ter nomeado Joaquim Levy e Katia Abreu. Ajudaram, com ou sem intenção, a desgastar ainda mais aquele governo e abrir caminho paa o golpe.

    E, agora, o golpe dá a sua continuidade, inabilitando ilegalmente o Presidente Lula, com base em denúncias fabricadas e mentirosas. E eles, em vez de lutarem contra isso, lançam outros candidatos e abandonam Lula a própria sorte. O que esperar desse tipo de esquerda? É hora de acabar com as ilusões e responder: absolutamente nada. São o que, no vocabulário marxista, costuma-se chamar de pequenos-burgueses. 

    Lula age corretamente, com as suas caravanas, entrando em contato direto com o POVO, que demonstra consciência exemplar ao apoiar sua candidatura. Diferentemente desses setores da esquerda, que não possuem essa consciência. Os setores que deveriam ser os mais conscientes, os setores de vanguarda, apresentam nível de consciência inferior ao próprio povo que deveriam organizar. 

    Era preciso, as pessoas sérias do país, com compromissos com a democracia e com a vida real da população, estudar o que acontece com esses movimentos e partidos, pois claramente eles possuem alguma influência de setores direitistas. Partidoso como PC do B, que num momento tão grave, resolve lançar candidato próprio (sendo que nunca o fez antes, em décadas de existência); essa notícia da Frente Brasil Popular; e não vou nem comentar do PSOL e de outros partidos menores, porque nem vale a pena. Quem quer realmente lutar contra o golpe não pode perder tempo com esse tipo de diversionismo.

  3. O apressado como cru

    Vejo Boulos como uma grande liderança em formação. Avalio que, neste momento, o seu cacife eleitoral é semelhante ao de Lula como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

    Em 1982 Lula concorreu ao governo do Estado de São Paulo e ficou em Quarto Lugar com 10% dos votos. Perdeu até para Reinaldo de Barros e Jânio Quadros.

    Será Boulos um “afobadinho” como Dória ?

  4. A surpresa seria se Boulos e

    A surpresa seria se Boulos e o PSOL dissessem que o momento tragico que vive a sociedade brasileira precisa de consenso e que em vista da grande perseguição a Lula, sua luta por assegurar seus direitos civis e sua honra, à sua tragédia pessoal, o estado de exceção que vivemos, o PSOL agiria com altruismo e responsabilidade.Qual o quê! Vão dividir mais ainda para que Alckmin, Rodrigo Maia que esta sendo apresentado como candidato do PMDB, Bolsonaro ou qualquer outro da Direita leve as eleições.

  5. É o seguinte: sem o Lula a

    É o seguinte: sem o Lula a esquerda não existe. Ninguém aí tem voto para nada.

    Então, se eu fosse o Lula mandaria todos para a PQP e concorreria sozinho, sem nenhuma aliança com quem quer que seja. 

    E na campanha, falaria abertamente com a população sobre a necessidade de votar em candidatos do PT para formar  uma maioria suficiente grande que não precisasse de nenhuma aliança. Nomearia os vagabundos golpistas e falaria em todos os palanques o que estes bandidos votaram contra o povo. Enfatizaria a suprema necessidade de limpar o congresso de ratos e indicaria nominalmente os candidatos do PT para votarem.

    Deixaria claro para a população e o mercado que se eleito revogaria todos os atos dos golpistas.

    Deixaria claro que os golpistas que têm denúncia na justiça seriam investigados e se for encontrado crime, seriam presos.

    Deixaria claro que o monopólio do globo e da ambev seriam revistos.

    Para o sistema financeiro e judiciário não falaria nada, mas depois de eleito……………

    Para isto é preciso que o principal golpista, o judiciário, não interfira na vontade popular.

     

    O Lula é tão poderoso que já está fazendo até milagre. Tipo que os desembargadores do TRF4 trabalhem e a justiça seja rápida.

    Se ele pedir a maioria fará o que ele pede.

    Mas, se eu fosse o Lula e conseguisse ser eleito a coisa não ia ficar barato para a globo, lava jato, ambev, MPF, PGR, PF e outros menos cotados não.

     

    1. O Lula está sendo muito claro

      Quem não quiser entender e fizer questão de não entender que fique à vontade.

      Direto e objetivo o discurso de hoje em Campos dos Goytacazes.

      Pau na mídia, compromisso de retomar a Petrobras, manter os bancos públicos, a soberania, a ênfase cada vez maior na educação, e a realização do referendo revogatório; além de toda hora afirmar que ele não é o mercado.

      Perguntado numa entrevista dias atrás: “O que você quer, Lula?” “O PODER”!

      Mesmo com a mansidão, Lula é execrado por todos os golpistas, bandidos, mídias e a elite de m*** do País. Ainda querem que ele fale mais grosso…Que o Ciro fale grosso, é o que ele faz melhor, falar e falar. A estratégia é dizer que é esquerda, mas não é o PT e o Lula, não faz parte da quadrilha; não é da mesma laia.

      O Boulos não é tolo, não é burro e tem um lugar de destaque na resistência e na luta por justiça social, tem um compromissado vital, de corpo e alma, com a cidadania plena, o  Brasil e os brasileiros. Imagino a cena dos PSOListas, a esquerda de gabinete, a inteligência sem povo, no meio dos miseráveis morando no chão de barro, em barracos de lona, junto ao Boulos. Boulos é a antítese do PSOL, a esquerda que faz o mesmo do Ciro: o Lula e o PT de escada, – a derrocada do PT é a nossa ascensão.

      Onde estavam os bravos parlamentares na cpmi da jbs, no dia do depoimento do Tacla Durán?

      Os inimigos do Brasil, a gangue do cunha e do mi$hell, a oligarquia escravocrata, os do império do norte e a banca do mundo sabem, têm consciência de que os únicos que têm força e poder para barrá-los é o Lula, pelo que representa e pela bandeira em que se transformou, e o Partido dos Trabalhadores.

      Essa matéria do tal Painel bem poderia estar no antagonista e no divergentes, estes não fariam melhor.

  6. E por que não Boulos?

    Noto que a maioria dos comentários até este momento apenas vão contra a possível candidatura de Boulos pelo PSOL, mas nenhum comentário, ou posicionamento, sobre as alianças com PSB de Marcio França, pró Alckmin, aliança com PMDB via Renan, e outros partidos menores.

    Novamente entrará em cartaz a política de conciliação? Novamente teremos que engolir essas alianças que em passado recente causaram tanto dano ao povo?

    Lula poderia no seu segundo mandato ter se posicionado mais à esquerda, procurado segmentar os avanços populares e caminhar para avanços socialistas, mas preferiu a “eterna” política da coalização que tanto mal causa ao país e mantém na crista da onda representantes da burguesia nacional que é imensamente devastadora.

    Boulos pode representar um enfrentamento que já se faz, há muito tempo, necessário, pode significar um avanço das forças populares organizadas e colocar em evidência a luta dessas forças.

     

     

  7. Essa esquerda que detesta o
    Essa esquerda que detesta o PT são uns babacas. Pensam que tem vida própria
    No fundo são braços auxiliares da direta.
    Se o PT sucumbir, não sobra um merda desse vivo. Durante os governos do PT esses MS da vida, e sindicatos, viviam fazendo movimentos e greves quase que diariamente.

    Cadê esses putos agora.Sumiram, botaram o rabos entre às penas. Se cagam de medo do Temer e sua quadrilha.

    Se em 2018 for eleito um governo de esquerda, e esses caras começarem a tumultuar o país, sou a favor de meter a porrada nesses safados .

    São machos com governos de esquerda. Com a direita são uns cordeirinho .

    Estou de saco cheio de Boulos e Stedeli da vida. São uns fanfarrões, frouxos.

    Viviam alardeando que não teria impeachment, senão parariam o país .

    Cadê ? Conversa fiada.
    Quem parou o país foram os golpistas .

    1. greves

      Greve só funciona contra os governos progressistas, pois terá apoio da midia hegemônica. Se Lula, volta, verá a sucessão de greves que se instalará, e a Globo, apoiando dia e noite.

  8. estrategia de crescimento

    O PSOL segue sua estratégia de crescimento no Congresso, para isso tem que se mostrar intransigente e progressista. Com isso atrae parte da “classe média intelectualizada”. Palmas para o partido!!! 

    O PT e os outros com visão de país, e do possível, têm que arregaçar a manga e colocar o bloco na rua para atrair todos os eleitores em todos os lugares. Creio que o Psol fará o mesmo papel que a Marina fez no passado, será inflado pela midia para desgastar a candidatura de Lula. Os psolista pensarão que finalmente conseguiram a sua revolução….

    Triste 

  9. Vão ser eleições muito

    Vão ser eleições muito fragmentadas. Sem financiamento de empresas e coalizão proporcional, não só a Direita terá várias candidaturas. A esquerda nanica tem sonhos de crescer, e uma cabeça de chapa favorece, principalmente porque, se depender da retorica individual e da sola de sapato dos candidatos proporcionais, dá no que deu até hoje.

    O pessoal do PT, PT, PT já deveria estar falando desde já “Lula, 13, de cabo a rabo”.

  10. psol é a esquerda que a

    psol é a esquerda que a direita ama. Não sei em que ilha da fantasia eles vivem, mas o fato é que o psol me lembra muito a bossa nova. Aquela coisa tipo “um banquinho, um violão, um apartamento no Leblão.”

  11. A direita e a velha estratégia: dividir para conquistar

    Essa estratégia da direita golpista, oligárquica, escravocrata, plutocrata, cleptocrata, privatista e entreguista e de seus prepostos no PIG/PPV é mais velha do “andar para frente” e “cagar agachado”, com perdão do termo chulo: Dividir o campo adversário para conquistá-lo e tomar-lhe as posses.

    O PSOL e o PSTU constituem a chamada “esquerda festiva” ou a “esquerda que a direita ama e sempre pediu a Deus”. Sintomático disso é que NENHUM dos parlamentares eleitos pelo PSOL (O PSTU não conseguiu eleger sequer 1 deputado ou senador) JAMAIS bateu ou bate de frente com a Globo ou qualquer outro veículo parceiro dela, nas hostes do PIG/PPV. O PSOL estava ausente da sessão da CPMI da JBS em que Rodrigo Tacla Durán implodiu a ORCRIM Fraude a Jato. Por que os tão “combativos” deputados e senadores do PSOL não participaram dessa sessão histórica?  Que esquerda é essa, que não confronta a direita e os golpistas, mas cria picuinhas e factóides, pensando um dia ocupar o espaço do PT, esse partdo social-democrata de raízes operárias, intelectuais e eclesiais de base autênticas?

    Guilherme Boulos, líder ddo MTST que guarda com o Ex-Presidente Lula não só semelhanças físicas, mas um discurso forte e cativante para todas as classes sociais, sobretudo as trabalhadoras e excluídas, está sendo seduzido pelo PIG/PPV e caindo na armadilha que este e a “esquerda festiva” estão preparando para o campo das esquerdas, dividindo-o, provocando cismas, enfraquecendo-o. Boulos é formado em filososfia e já se mostrou inteligente e atilado. Mas há uma horda de bajuladores, de puxa-sacos ou de supostos “esquerdistas radicais, puritanos, autênticos e incprruptíveis” interessados em afastá-lo do Ex-Presidente Lula e do PT, de modo a inviablizar a união das Esquerdas para a disputa da eleição presidencial do ano que vem.

    A golpista e canalha FSP instiga e pega carona nessa estratégia de dividir e enfraquecer a esquerda. Faz isso de forma deliberada porque constatou que a direita – mesmo com o apoio das ORCRIMs midiáticas e judiciárias, que há 12 anos estão numa cruzada para aniquilar e proscrever o PT e os petistas – não se mostra capaz de produzir um candidato capaz de vencer a próxima eleição presidencial. Vamos ver como se comporta o líder do MTST.

  12. E por que a esquerda precisa

    E por que a esquerda precisa de união no primeiro turno? 

    Me digam aí sabichões…a direita com 10 candidatos golpistas e a esquerda só o Lula, é isso que voces querem? Levar porrada de todo lado? Isso SE o Lula for candidato, pq até o mundo mineral sabe que vão condená-lo antes do registro da candidatura. Então a proposta é todos se unirem…por quem mesmo?

    O Psol é a esquerda que a direita gosta, beleza. Mas as candidaturas da Manuela (PCdoB) e Ciro (PDT) tem que ajudar a “engrossar o caldo” anti-golpe. Não dá pra viver de só de Lula e PT.

     

    1. Que me desculpem a

      Que me desculpem a companheira Manuela e demais companheiros do PCdoB, mas essa candidatura é uma piada. Imagino que o cico seja Psolista, só mesmo isso explica o “Não dá pra viver só de Lula e PT”. É fácil verificar a viabilidade eleitoral de todos os candidatos: é só fazer caravanas pelo país, e vê se junta mais que 100 pessoas nas ruas. Nem mesmo o Aldo Rabello acredita na viabilidade de uma candidatura do PCdoB, não fosse assim, não teria traído o partido para se lançar candidato.

       

      1. Se não começarmos a criar

        Se não começarmos a criar novas lideranças vamos morrer quando o lula morrer. No início junta 100 mesmo. Depois vem mais.  

        A Manuela está me surpreendendo positivamente nas entrevistas, além de ser extremamente carismática e boa de discussão.

        Tem chances de crescer sim… 

        Espero muito estar errado, mas acredito que o lula está de boi de piranha. Vai polarizar e atrair a atenção dos golpistas até quando der e os golpistas vão usar toda sua força para tirá-lo da eleição. 

        Quando isso acontecer em meados de abril, ainda teremos Ciro e Manoela na disputa e se o PT for minimamente sensato bota alguem de vice do Ciro e a Manoela entra na jogada também.   

      2. vc não entendeu

        1. a união ocorrerá naturalmente: no segundo turno. 

        2. O que proponho é uma frente ampla, ampla de candidatos para denunciar o golpe e eleger deputados.

        3. Lula NÃO será candidato.

         

         

         

         

         

         

  13. Quem?

    “É destaque no Painel desta terça…”

    Perdoem a ignorância, principalmente se eu devesse saber de quem se trata.

    Mas… quem é esse tal de “Painel” à quem a coluna se refere?

  14. Nesse Caso, Por Que Não a Samambaia?

    Segundo o Painel da Folha, o GGN continua um dos melhores fregueses.

    No momento em que os golpistas assestam todas as baterias jurídicas e midiáticas contra Lula, ao alerta do clarin do Datafolha, alertando que se não julgarem-no expressamente, não haverá mais possibilidade de impedi-lo candidato e presidente do Brasil pela terceira vez, o GGN apressa-se em comprar junto a inimiga mídia fake news, fogo de dispersão midiático, lançado em conjunto com o sprint do Gebran, aquele amigão na sucursal do “Imparcial de Curitiba”, a 2ª Instância de Porto Alegre.

    Não precisa muito para compreender que quanto mais candidatos de esquerda houverem no primeiro turno, mais difícil os golpistas emplacarem a estratégia de isolarem Lula à extrema esquerda, para em combinação com a extrema direita de Bolsonaro, deixarem para o candidato da classe dominante, o centro, afastado dos perigosos dois extremos.

    Certo GGN, quando faltar matéria, façam como o UOL da Folha, escrevam sobre a mulher do Dentinho, a Samambaia. 

  15. Se Lula ir com uma chapa puro

    Se Lula ir com uma chapa puro sangue, com ou sem união das esquerdas, ou vai ser amansado ou destruido pelas forças do mercado.

    Se colocar um vice pró-mercado (um novo José Alencar), corre o risco de entregar o governo pro vice,,,,,Só continuaria no poder com uma política progressista se a economia tiver crescimento robusto.

    Não tem como fazer previsões cor de rosa com um congresso a mando do mercado.

     

     

  16. O desafio no Brasil é

    O desafio no Brasil é descobrir como governar sem apoio no congresso.

    Os partidos precisam ensinar que não dar voto para presidente, sem que o voto para deputados e senadores o acompanhem.

    Enquanto persistir esta cisão entre voto para presidente e o voto para parlamentares, teremos que aguentar governos, à esquerda ou à direita, recorrendo aos acordões para a governabilidade.

    Já perdemos muito tempo em entender isto.

    Meu desejo é ver como um partido vai governar com dez deputados federais e um senador, sem alianças.

    O PT tinha cerca de 100 deputados, contanto uns poucos partidos de esquerda que o apoiavam e caiu. Bastou a convergência das direitas oprtunistas e a liderança de um cunha.

  17. Não acredito que o Boulos vá se candidatar pelo PSOL para concor

    Não acredito que o Boulos vá se candidatar pelo PSOL para concorrer com o Lula. Ele não tem perfil para seguir as diligências partidárias impostas por burocratas do PSOL. O dirigente do MTST será mais útil fora da política institucional, seu perfil é liderar o MTST sem a camisa de força de algum partido ou da agenda eleitoral.

    Além disso, caso o Boulos se incorpore ao PSOL imediatamente se transformará em adversário do PT. É uma decisão delicada que pode sim dificultar a construção da unidade das esquerdas. Os dirigentes psolistas dificilmente vão digerir o apoio do Boulos ao Lula.

  18. Estão brincando com o Brasil.

    Estão brincando com o Brasil. Guilherme Boulos tem estatura politica para dirigir um dos maiores paises do mundo?

    Um candidato nacional precisa UNIR o Pais e não fragmenta-lo ainda mais.

    Lema de Boulos ; VOTE EM MIM E TENHA SUA CASA INVADIDA. Nem pobre gosta de invasão de predios.

    1. É caminhando que se abre o caminho

      Se o Boulos não tem estatura política para presidir o Brasil, imagine o Doria, o Huck e o Bosotonaro.

      Que Boulos participe da frente ampla anti-capitalista e que, caso concorra à Presidência, que não seja pelo P$OL nem pelo P$TU, partidos aliados do imperialismo.

    2. Não é bem assim

      Diziam o mesmo do Lula e não houve maior presidente.

      Boulos tem uma funçao importante e um espaço a ocupar, bem longe do psol. lógico.

  19.  O Psol joga contra o tempo.

     

    O Psol joga contra o tempo. O melhor dos mundos para os Psolistas é a derrota do Lula, e a eleição de Bolsonaro. Quatro anos (será que dura?) com o Bolsonaro, a idade tira o Lula do páreo para 2022, e eles podem se beneficiar desse cenário. São uns grandíssimos filhos da puta.

  20. ninguém sabe quem é esse

    ninguém sabe quem é esse boulos.. só se o LUla trnasferisse votos para ele e mesmo assim ele por si mesmo pouco conseguiria.

    O problema é o câncer chamado PMDB q desde a ditadura tomou gosto pelo poder e o povo não pára de votar nele. Quem ganhar tem q discutir com ele ou então não governa

  21. Discussão inócua, exclusivismo suspeito

    Não tenho certeza de que uma frente pró-Lula vai faclitar as coisas pra esquerda. Muito menos de que, numa vitória, o Lula não irá compor com setores da direita, embasado no argumento de sempre: a bancada de esquerda não será maioria na Câmara, nem no senado. Portanto, a única possibilidade negativa numa campanha de esquerda pulverizada é justamente a retirada de votos do Lula por parte dos outros candidatos de esquerda. O que não chega a ser um enorme perigo, já que o grosso dos votos não está nas militâncias que ainda compõem o eleitorado destes partidos e sim nos setores apartidários que gozaram de alguma melhoria e/ou privilégio durante os governos petistas. Não fosse isto, Dilma não teria sido eleita na segunda vez. Este eleitorado com certeza, será fiel a Lula.

    O que acho possível ocorrer é a eventual retirada de votos da centro-direita, por parte destes candidatos menores de esquerda que são capazes de aglutinar o grupo dos “não-direitistas-porém-descontentes” com a ambiguidade da estratégia lulista de governo. O que não é necessariamente ruim. O pensamento de esquerda – que, diga-se, sempre lidou muito bem com a diversidade de posições – busca agora uma nova reformulação identitária. Acho que nem o Lula aguenta mais ver a esquerda orbitando em torno dele. Ele sabe que isto não é bom. De resto, estes grupos, uma vez fortalecidos e conjuntamente adquirindo alguma representação no congresso, só farão bem à esquerda. É necessário que se tornem relevantes. O menosprezo do PT quanto a isto é gritante e pouco inteligente. Que se retire uma parcela dos nanicos e do baixo-clero fisiológico e troque-os por radicais de esquerda. Isto não seria melhor??? Ou será que as negociações com os cunhas da vida são mesmo uma questão de preferência? No mais, todos sabemos, num segundo turno estes partidos não farão outra escolha, senão Lula.

  22. Setores da esquerda trabalham para que não haja consenso sobre

    de fato, a Esquerda não se emenda…

    afinal, o que seria este “consenso em torno de Lula”? seria apenas Lula como o Salvador do Brasil, como ele mesmo se anuncia?

    jamais se deveria defender candidatura alguma, seja lá de quem for, sem a imprescindível discussão sobre um programa mínimo. e qual o programa mínimo da candidatura Lula? Lula! nada mais do que: Lula!

    vamos ao caso concreto. sempre é preciso se ater aos casos concretos. e a partir deles analisar e estabelecer algumas conclusões, ainda assim sujeitas a constantes reavaliaões.

    após a catástrofe promovida pela coalizão do Lulismo no Rio de Janeiro, agora temos em Minas Gerais o desastre Fernando Pimentécio.

    escalona e atrasa os salários dos servidores públicos. descumpre acordo coletivo com os trabalhadores em educação, estes com greve marcada para amanhã (06/12). investe seguidamente para privatizar as águas minerais de Caxambu e Cambuquira.

    o governo do PT em MG prometeu auditar os governos anteriores do PSDB, de Anastasia e Aécio Neves. nada fez. nada indica que algo fará neste sentido.

    é em torno deste tipo de prática política que se deve construir consenso?

    para uma Esquerda que faça jus as necessidades do Brasil, vai ser preciso furar as bolhas e amadurecer muito o debate político, sem ilusões e sem maniqueísmos.

    mas para quê tudo isto, se basta Lula! vai dar ruim, assim como era óbvio que Dilma jamais completaria seu mandato…

    video: Vote Pimentécio

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=v2scRlNkYCE%5D

    .

    1. Bolsonaro vai acabar contratando o Arkx como seu cabo eleitoral

      O Arkx atribui todas as cagadas do capitalismo ao Lulopetismo.

      A elite sanguessuga agradece.

      Porra, Cara. Será que você não se dá conta de que ao atacar caninamente o Lula equivale a levantar a bola dos Bostonaros da vida.

      A política é a arte do possível. Infelizmente não há nada melhor e mais viável do que Lula para enfrentar o que aí está. Ruim com Lula, pior sem ele.

      Acorda, Amigo.

      1. Setores da esquerda trabalham para que não haja consenso sobre L

        -> Será que você não se dá conta de que ao atacar caninamente o Lula equivale a levantar a bola dos Bostonaros da vida.

        o Lulismo se tornou uma seita. é impossível discutir política com membros de uma seita. por exemplo: nem pensar em discutir política com um Bolsominion.

        .

  23. Divisão da Esquerda

    É a mesma gente com a concepção de 1986, quando  derrubarm a canidtura de Darcy Ribeiro no Rio e elegeram Moreira Franco, Governador do estado. Diziam que Brizola era um caudilho. Estava lá na época, transferi meu título para o Rio e fui mesário.  Na realidade boicotaram Brizola desde as eleições para Governador.  Com Darcy marcharam ao lado da Globo  e do ensino privado questionando (pasmem) a pedagogia dos Brizolões.  Agora o caudilho da vez é Lula. É uma gente sem voto mas barulhenta e sempre se alinham com a direita, como na campanha de Haddad em 2012 e 2016 e com o Golpe contra Dilma.

  24. Política
    O PSOL não é de esquerda, não confio
    nos políticos PSOListas, são desagregadores e amadores, estão aí mais para servirem aos propósitos da direita e da mídia comercial (Globo).

    Em relação ao Boulos ele tem características de um líder, isso é inegável, está na militância desde a adolescência, estudou psicanálise e filosofia, é respeitado pelos movimentos sociais, transparece ser um cara sensato e inteligente, não vi nenhum pronunciamento dele atacando o PT ou Lula, porém se embarcar na do PSOL será um tiro no pé e mostrará que é hipócrita e sem personalidade.

    Boulos deveria se candidatar para senador e ajudar a construir um acordo com políticos progressistas.

    O Presidente não governa sozinho, é fundamental eleger o maior número possível de parlamentares de perfil esquerdista e democrata senão seria como embarcar num avião sem piloto e sem co-piloto.

    O jogo político não é para amadores, manipulados e burros e sim para àqueles que têm fibra, firmeza de caráter e personalidade.

  25. A direita tem inumeros candidatos

    e a esquerda quer sair somente de Lula que vai apanhar de todos ???

    Tem que ter a Manoella e o Boullos para dividirem a porrada com o Lula. 

    Muitas respostas de indagações e acusações da direita tem que ser respondidas pelos dois e proteger o Lula.

    Se houver segundo turno, aí é outra história

     

  26. Caro Nassif
    Para mim os

    Caro Nassif

    Para mim os candidatos seriam ou Stédile ou Boulos.

    Fico com o Lula, mas acho os dois, mais prontos para um confronto.

    Lula é um conciliador.

    Saudações 

      1. Caro Geraldo
        Concordo

        Caro Geraldo

        Concordo plenamente com você.

        Em caso do Lula levar a presidência, seriam duas pessoas, que deveriam ir para ministérios.

        Saudações

  27. ​Lula é o fiel da balança
    Há infinitos caminhos possíveis em torno de Lula, não necessariamente tendo ele como candidato a presidência.

    Até 2018 vai ter até tucano comendo na mão do mais lindo. Impossível que as esquerdas ainda não tenham percebido isso!

    Ainda não há espaço para ​acordos programáticos, mas Lula já escolheu 2 inimigos contra os quais vale MUITO as esquerdas se unirem: mercado e Rede Globo.

    Outro capital exclusivo de Lula é o povo na rua por ele. Seria estúpido ignorar.

  28.  “Não há nada pior para o

     “Não há nada pior para o Brasil do que as viúvas da ditadura e a pequena burguesia radicalizada”’

    BRIZOLA, Leonel

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador