Sites do governo estão fora do ar e prejudicam consulta de serviços

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Os sites do governo de São Paulo estão fora do ar. O motivo é que o então governador, Geraldo Alckmin, está evitando que as publicações se enquadrem em propaganda eleitoral. Entretanto, os serviços de consulta à população que eram oferecidos pelos portais saíram prejudicados. O paulistano não consegue mais saber, por exemplo, qual trem ou metrô utilizar.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Metrô, Sabesp, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Polícia Civil já contem a mensagem “Em atendimento à legislação eleitoral (Lei 9.504/1997), os demais conteúdos deste site ficarão indisponíveis de 5 de julho de 2014 até o final da eleição estadual em São Paulo”.

O site da Sabesp oferece somente os serviços da Agência Virtual, como o acesso a conta, ferramentas de pagamentos e consertos. O da CPTM apenas apresenta a situação das linhas, sem instruir os caminhos e linhas que o passageiro pode utilizar. Na polícia civil, ainda é possível usar o Boletim de Ocorrência eletrônico. No site do metrô, nada se pode fazer. Dentre os de transporte, apenas o da EMTU oferece ainda o itinerário.

Como justificativa, o Palácio dos Bandeirantes informou que a desativação foi realizada em atendimento à legislação eleitoral, pois o governador Geraldo Alckmin (PSDB) é candidato à reeleição. Segundo o portal Terra, a assessoria do governo disse que “fará tudo que está ao seu alcance para preservar os serviços online à população, mas dentro dos limites da legislação eleitoral”. 

A Lei proíbe que sites hospedados por órgãos da administração pública veiculem propaganda eleitoral, ainda que gratuita. As redes sociais dos respectivos órgãos também estão limitadas.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O brasão de 1932 está mais atual do que nunca!

    É isso que dá transformar todo o governo num imenso outdoor.

    Os tucanos estão tão viciados em fazer propaganda do governo no governo que acharam que perceberam que tinham tanta propaganda que era mais fácil tirar os sites do ar.

    Só esqueceram que eles ainda tinham outras utilidades… públicas! Foram mais realistas do que o rei.

    E, cá entre nós, muitos sites ficaram mais limpos, simples e objetivos.

    E o brasão do estado – criado em 1932, com o ramo de café, a espada e inscrição “tudo pelo Brasil” – é o retrato mais atual de São Paulo hoje em dia.

    Mesmo assim o PSDB se sente amputado pela perda do logo do governo…

    alguém sabe dizer quanto custa toda essa propaganda, quem paga por ela e quem é beneficiado por ela…

    alguém já se elegeu por causa dela?

    Provas. 

  2. Site oficial

    Que justificativa mais idiota! Não querem ser “incomodados” à responder irresponsabilidades, principalmente a questão da água!

  3. Inacreditável. Impressionante

    Inacreditável. Impressionante o descompromisso da gestão Alckmin com a transparência, nas mais variadas frentes de gestão. É só dar uma olhada nos sítios do governo federal para se entender qual é o caráter da restrição imposta pela legislação eleitoral. No caso, foi retirado de todos os portais e páginas ministeriais aquele banner que apresenta o lema “país rico é país sem pobreza”, pois é uma marca associada ao governo Dilma. Isso nada tem a ver, contudo, com a interrupção de qualquer serviço público virtual. A restrição trazida pela legislação eleitoral visa apenas dissociar as atividades públicas, republicanas, estatais, do governo de ocasião que as formulou, as implementou ou as continuou (com ou sem mérito, não é essa a questão), já que é o interesse público que deve estar acima do interesse eleitoral – e é natural que a associação seja vantajosa para a gestão instituída, que tem a máquina administrativa a seu favor. Além de ser um imenso tiro no pé, essa atitude relatada pelo GGN parece mostrar, na verdade, o receio que o PSDB está tendo do processo eleitoral que se aproxima.

  4. Mais uma pra minha extensa

    Mais uma pra minha extensa colecao de “Mas eu nunca ouvi falar disso na minha vida, em pais nenhum do mundo”…

  5. Em compensação, o que não

    Em compensação, o que não falta é propaganda no rádio e na televisão.Ô governo que trabalho, sô!

    Há quem acredite!

      1. existe

        depois da realidade virtual do comercial ,hoje existe o mapa de como será  incrivel a capacidade de realização desses tucanos !

        http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2014/04/23/mapa-do-metro-do-futuro-confunde-passageiros-com-linhas-que-ainda-nao-existem.

        E ainauguração da maquete da ponte o povo saudando a maquete como se a ponte já estivesse pronta !

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=jZytRpqk6ts%5D

         

        Depois virou um tunel ,tudo virtual ein gente !

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=uJUS2JZAMQw%5D

  6. (O que ta acontecendo com o

    (O que ta acontecendo com o blog?  Mais ou menos metade dos meus pouquissimos comentarios esta desaparecendo ha varios dias!)

  7. em minas gerais tb está

    em minas gerais tb está assim. Hj tentei consultar o site da secretaria de Defesa Social e apareceu esta mensagem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador