Só 5% utilizam apenas as redes sociais para escolher candidato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Jornal GGN – Em meio às dúvidas sobre o potencial de Jair Bolsonaro em levar seu desempenho nas pesquisas para as urnas, com a força da militância de internet, o Ibope, a pedido da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), foi às ruas apurar quais são os meios de comunicação que o eleitorado utiliza para obter informações sobre os candidatos. E o resultado não é muito animador para o time do “mito”: apenas 5% disseram que utilizam exclusivamente as redes para esta finalidade.

Outros 26% dizem que utilizam blogs e redes sociais em conjunto, sendo que a maioria não tem costume de sempre verificar a veracidade do que lê na internet. Mas a larga parcel dos entrevistados (84%) disse que utiliza veículos da mídia tradicional ou seu respectivo portal de notícia na internet para se informar sobre as eleições. Na era da mídia digital, os veículos tradicionais (TV, rádio e impressos) ainda são os favoritos de 71%.

Leia abaixo o texto da assessoria da CNI sobre a pesquisa divulgada pelo Ibope nesta quinta (2):

As fontes tradicionais de notícias (televisão, rádio e jornais e revistas impressas) são as mais utilizadas pelo eleitor na obtenção de informações sobre os candidatos e suas propostas: 71% utilizam pelo menos um desses meios de comunicação. E chega a 84% quando se soma a esse grupo os jornais e canais/portais de notícias na internet.

Redes sociais e blogs são utilizados como fonte de informação sobre os candidatos por 26% dos eleitores, mas apenas 5% utilizam as redes como fontes exclusivas.  Dos que utilizam as redes sociais para se informar, mesmo que em conjunto com outros veículos, 25% confessam que raramente ou nunca verificam a veracidade das informações recebidas. Outros 46% sempre verificam e 29% verificam às vezes.

São apontados ainda como fonte de informação as conversas com parentes e amigos (10%), reuniões na igreja (3%), na associação de moradores (3%) e em sindicatos/associações profissionais (2%). Apenas 6% dos eleitores disseram que vão se informar sobre os candidatos pela propaganda eleitoral e propaganda de partidos políticos. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

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