Sob lei contra coronelismo, Lava Jato não pode prender até 4 de outubro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A partir desta terça-feira (27), a Operação Lava Jato e autoridades policiais estão proibidas de cumprirem prisões ou detenções, exceto em casos de flagrante ou de sentença criminal. A regra criada em 1932 é uma determinação da Legislação Eleitoral, com o objetivo de evitar a influência dos coronéis da época, que tentavam intimidar o eleitorado.
 
Apesar de sofrer mudanças de 1932 para o que é atualmente, o Código Eleitoral da época trouxe importantes avanços político-sociais, logo após a revolução de 1930. O objetivo das modificações inseridas por iniciativa do então ministro da Justiça, Maurício Cardoso, com o decreto 21.076, eram regulamentar as eleições e evitar abusos, compras e influências de votos.
 
Entre os avanços do Código de 1932 estão a introdução do voto feminino, do voto secreto e do sistema de representação proporcional, realizado em dois turnos simultâneos. Também trouxe referências para a criação de partidos políticos, ainda que permitindo a candidatura avulsa. Entretanto, ainda excluía dos eleitores os analfabetos, que não ainda não tinham direito de votar.
 
Junto com esse Código, foi criada a Justiça Eleitoral, transferindo a ela todas as responsabilidades pelos crimes eleitorais, entre eles o de impedir ou criar obstáculos para que o eleitor vote; o uso de promessas ou ameaças com o objetivo de comprar votos e o de extraviar, ocultar, confiscar ou subtrair de alguém seu título de eleitor.
 
Três anos depois, um novo Código Eleitoral foi promulgado, trazendo novas mudanças. Mas aquele de 1932 foi o primeiro a consolidar em lei a tentativa de combate ao coronelismo. Antes das regras, o sistema de eleições favorecia a prática de restringir a liberdade do voto, com uso de ameaças, benesses ou coerções ao eleitor.
 
Passados 84 anos, a norma que se estabeleceu nas seguidas mudanças na Legislação Eleitoral manteve o ponto em que se proíbe prisões ou detenções de eleitores durante o pleito eleitoral.
 
Com validade desde esta terça-feira para as eleições municipais, a medida se estende até 48 horas, ou seja, dois dias, após a votação, que ocorre neste domingo (02).
 
A proibição está hoje prevista no artigo 236 do Código Eleitoral, que diz que “nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.
 
Operações como a Lava Jato ou outras com colaboração da Polícia Federal não podem cumprir nesses dias mandados de prisão. Caso contrário, há o risco de anular os processos criminais. 
 
A determinação é questionada por alguns juristas e setores do Direito, mas até hoje não foi levado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que tem a competência para modificar legislações.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  Tem certos comentarios que

     
    Tem certos comentarios que pecam pela falta de objetividade.É o caso desse de Patricia Faermann.Eu não presciso mais que uma linha para dizer,um pouco tarde minha cara,a aniquilação já está feita,

  2. E essa lei é especial a ponto

    E essa lei é especial a ponto de se aplicar à Lava Jato?

    Ou faz parte do ordenamento comum que não alcança a LJ, segundo recente decisão de tribunal?

  3. Interessante a prisão do
    Interessante a prisão do Palocci em 26/01/16 (ontem).
    Um dia antes do início da proibição legal, mas a poucos dias do pleito, com direito a palcos e circos, anunciada no dia anterior!

  4. Consórcio Globo + PF + MPF…

    …..faz o que quer, quando quer .  Enquanto o pacífico povo brasileiro se contentar com a revolta do Faustão no Domingo,  estamos perdidos. No sistema de freios e contra-pesos, somente a voz do povo poderia intimidar os meganhas…..

  5. lava jato não pode prender até 4 de outubro

    E o Moro que lá saber disso.

     

    Prende e arrebenta quando e onde quiser.

    Portanto, deveremos ter prisões nesses dias em que é proibida.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador