STF manda PGR investigar ataques a Rosa Weber em vídeo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Agência Brasil

STF manda PGR investigar ataques a Rosa Weber em vídeo

Homem que se identifica como coronel faz ameaças a presidente do TSE

Por André Richter – Repórter da Agência Brasil  Brasília

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (23) mandar para a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedido de investigação contra um homem que publicou um vídeo nas redes sociais em que faz ofensas e ameaças a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber. 

A medida foi tomada após os integrantes do colegiado rebaterem o vídeo, divulgado ontem (22) no Youtube, no qual o homem que se identifica como coronel Carlos Alves se refere a Rosa Weber como “salafrária e corrupta” e critica outros integrantes do STF. Na gravação, ele se refere ao dia em que Rosa Weber recebeu integrantes do PT que pediram a aplicação de medidas cautelares urgentes para investigar notícias de que empresas em prol do presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, estariam pagando por serviços de disparos de mensagens em massa contra o partido e seu candidato à Presidência, Fernando Haddad, via WhatsApp.

“Se ela [Rosa Weber] fosse uma mulher séria, patriota e se ela não devesse nada a ninguém, ela nem receberia essa cambada no TSE”, diz o suposto coronel no vídeo. Ele ainda afirma que se “você aceitar essa denúncia ridícula e tentar tirar Bolsonaro por crime eleitoral, vamos derrubar vocês aí sim, porque aí acabou”. 

Em discurso feito na abertura da sessão da Segunda Turma do STF, o ministro Celso de Mello foi o primeiro a rebater as críticas aos ministros. O ministro prestou solidariedade a Rosa Weber e aos ministros Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, que também foram citados, e disse que eles foram alvo de “ataques imundos e sórdidos”.

“O primarismo vociferante desse ofensor da honra alheia fez-me lembrar daqueles personagens patéticos que, privados da capacidade de pensar com inteligência, optam por manifestar ódio visceral e demonstram intolerância radical contra os que consideram seus inimigos. Todo esse quadro imundo que resulta do vídeo, que longe de traduzir expressão legítima da liberdade de palavras, constitui verdadeiro corpo de delito comprobatório da infâmia perpetrada pelo autor”, afirmou Mello.

Em seguida, o ministro Gilmar Mendes disse que o Brasil passa por um momento delicado nas eleições e que é preciso serenidade. Mendes também rebateu as críticas contra a credibilidade das urnas eletrônicas. Para o ministro, as urnas são confiáveis e não se deve tumultuar o processo eleitoral.

“É preciso encerrar [essa questão] porque se trata de vilipêndio, um crime contra a democracia no Brasil”, declarou.

A ministra Cármen Lúcia também defendeu os colegas da Corte. “Tudo que atinge um de nós, atinge todo o tribunal como instituição, que é muito mais importante do que cada um, mas, principalmente, preserva pela atuação ética, correta e honesta e séria de cada juiz desta Casa”, afirmou.

Primeira Turma

Após a manifestação dos ministros da Segunda Turma, os integrantes Primeira Turma, integrada pela ministra Rosa Weber, também prestaram solidariedade à colega.

Alexandre de Moraes destacou a atuação e competência de Rosa Weber na condução do processo eleitoral e disse que é inadmissível ataques à ministra.

“Ataques feitos à honra de Vossa Excelência [Rosa], como presidente do Tribunal Eleitoral, não são ataques pessoais, são ataques à própria democracia, que Vossa Excelência tão bem vem conduzindo, atuação no TSE impecável”.

Luís Roberto Barroso também rebateu as críticas contra a ministra. “Queria manifestar meu amor e admiração a Rosa. A senhora é um orgulho para todos, uma honra para Justiça brasileira. O mal, a grosseria, injustiça não podem mais que o bem”, disse.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vocês estão colhendo o que

    Vocês estão colhendo o que plantaram. Omitiram-se lavando as mãos no processo de impedimento da presidenta eleita Dilma Rousseff, acusada de falsos crimes: Foram cúmplices da quadrilha do PMDB que tentavam tomar de assalto a presidência com o mega corrupto Temer, secundado pelo Eduardo Cunha, que tem extensa folha corrida no crime organizado. Se o bom senso não prevalecer, e o Bozonazi for realmente eleito. Quero estar na primeira fila assistindo o camburão do fascista chegando ao STF para levar os onze para a Papuda. Bem feito, FDPs!

     

    1. O problema do fascismo e a

      O problema do fascismo e a violencia é que acreditam que eles não  serão atingidos, não é bem assim, o STF foi o responsavel pelo que está aí ao deixar que juízes , MPF e PF descumprissem a lei e agora estão acuados. A lei do retorno é rápida. O que pode vir por aí é impresível.

    2. #

      Tem razão, amigo. Tudo isso começou quando o STF se recusou a julgar o mérito do processo contra a presidente eleita e permitiu o golpe midiático/parlamentar.

      Se fossem garantistas, agora o país não estaria nestas condições, com a democracia em risco e com lunáticos achando que os problemas do país se resolverão, acabando com a política (Poder Legislativo) e com o STF (Poder Judiciário).

      Assim o país terá só o Poder Executivo.

      Sem política = ditadura.

       

  2. quanta hipocrisia……..

    Ah., agora estão se doendo porque se sentiram ofendidos pelos coices da tropa pura ferradura……?   Quer dizer que dispararem milhões de injurias contra Haddad foi apenas liberdade de expressão e os merdas do TSE não movem palha para caçar o registro da candidatura do asno boçalnaro…….mas ofenderem a honra da dondoca não pode né;;;;;;é uma palhaçada mesmo……..pois o boçalnaro dizer que vai metralhar a petralhada não dá cadeia para o asno por incitação ao crime…..mas quando uma dessas cavagaduras faz uma ofensazinhas de merda contra a dondoca, aí ficam todos doídos…..   imagine se um deles chegar a dizer que vai degolar ministros do tse ou stf (com minúsculas mesmo porque lhes falta grandeza para estarem onde estão…..são rasteiros mesmo……..)     Vão investigar e vão punir quando, senhora dondoca?     quando lavarem a cara e conseguirem enxergar crimes eleitorais em tudo que a campanha do boçal está fazendo?    Ora, façam por merecer o respeito que estão ameaçando exigir (mas no fundo se cagando todos de medo dos jumentos boçais……)       SIM ACHO QUE TSE E STF DEVIA SER RESPEITADO…….MAS SE FIZESSEM POR MERECER, POIS ATÉ QAGORA SÓ VI UMA ÚNICA COISA: A CAFAJESTICE DA PERSEGUIÇÃO AO LULA E AO PT E UM MIMIMI DESGRAÇADO QUANDO SE TRATA DE PUNIR OS VERDADEIROS BANDIDOS E QUE, COM A LEVIANDADE DA ATUAÇÃO da INJUSTIÇA BRASILEIRA VÃO JOGAR O BRASIL EM ANOS E ANOS DE CHORO E RANGER DE DENTES…….POR OBRA DOS COVARDES OMISSOS.

  3. os crimes dos bolsonaros

    OS BOLSONAROS COMETEM VÁRIOS TIPOS DE CRIMES: SEGURANÇA NACIONAL; AGRESSOES; MORTES; CAIXA 2; AMEAÇA A INSTITUIÇOES DEMOCRÁTICAS; AMEAÇA A MINISTROS; AMEAÇA A FECHAMENTO DE INSTITUIÇOES E VEMOS ESSAS INSITUIÇOES PUBLICANDO NOTINHAS? EXIGIMOS TRANSPARENCIA. SUSPENSÃO DO 2 TURNO, POIS COMPROVADAMENTE ESTA FRAUDADO. PERMITIR A REALIZAÇÃO DO 2 TURNO, É COMPACTUAR COM O CRIME.

  4. Barroso trata o caso como um a grosseria, uma leviandade.

    “Luís Roberto Barroso também rebateu as críticas contra a ministra. “Queria manifestar meu amor e admiração a Rosa. A senhora é um orgulho para todos, uma honra para Justiça brasileira. O mal, a grosseria, injustiça não podem mais que o bem”, disse.”

     

    Quem  é este senhor que não sabe o que significa a instituição STF. Não se trata de uma grosseria nem uma injustiça. Se trata de uma afronta não apenas à pessoa de Rosa Weber  mas sim a instituição STF, uma afronta ao judiciário. Não se vê nenhum dos autores de Power Points, ou procuradores da Lava Jato , se manifestando contra esta agressão.

    Porém todos e Barroso é um deles, vivem dizendo  que questionar a condenação de Lula é um ataque a instituição e à democracia. No caso de Lula estamos falando de um caso que sequer foi transitado em julgado, o que significa não apenas que podemos questionar, como o questionamento faz parte da presunção de inocência.

    O silêncio de Barroso, ou sua fala melosa e melíflua,  nos mostra que ele ou aderiu ou se amedontrou  com a escalada fascista. Não sei o que é pior.  Para ele parece apenas uma grosseria as palvras textuais de  que basta um soldade e um cabo para fechar a instituição.

     Quanto ao silêncio dos procuradores e do Juiz de Curitiba é algo altamente comprometedor.  Se não saem em defesa da Instituição Justiça, me parece que já estão em voo solo , rumo a não sei onde.

     

    PS: Desgosto de Delcídio, mas é impressionante, como todo o STF se movimentou quando Delcidio em conversa privada fez alusões  de muito menor peso, do que esta. O STF como um todo pediu a prisão de um senador da republica. Agora o silencio amendrontado ou conivente destes mesmo senhores. A cada frase  no aconchego do lar, que Marisa Letícia dedicou ao supremo , vimos reações inflamadas, quase um pedido de prisão por desacato. Agora apenas  se trata o caso quase como uma questão identitária. Afinal como diz Barroso é uma grosseria agredir uma mulher.

     

    .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador