Foto: Divulgação
Jornal GGN – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na tarde de hoje (26) que o candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), poderá continuar a usar o nome de Lula em sua campanha eleitoral.
A decisão da maioria dos ministros foi em resposta a uma ação ingressada pelo candidato adversário, Jair Bolsonaro (PSL), e também pelo Partido Novo, que já haviam movido outras ações contra as propagandas do PT na Justiça Eleitoral.
Mas, diferente das ações anteriores, o TSE agora negou o pedido de Bolsonaro e do Partido Novo. Inicialmente, o ministro relator Sérgio Banhos defendeu os argumentos sustentados pelo candidato da extrema direita e pela sigla contra a campanha de Haddad, determinando que o PT deixe de incluir o nome de Lula no logotipo da publicidade eleitoral a partir da agora.
Entretanto, foi o único ministro a se posicionar assim. Abrindo voto contrário, o ministro Edson Fachin afirmou que não existe na legislação eleitoral nenhuma referência ou proibição ao nome de apoiadores de campanha e que, portanto, era possível.
Segundo Fachin, a lei prevê que a propaganda dos candidatos a cargo majoritários deve incluir o nome dos presidenciáveis, neste caso, e também o nome de candidatos a vice ou suplentes, no caso de senador, de modo claro e legível e não em tamanho inferior a 30% do nome do titular.
Entretanto, não há nada que proíba usar o nome de algum apoiador em conjunto: “Eu tenho uma dificuldade lógica de adequar um fato a uma norma que se reconhece que não existe”, admitiu Fachin.
Os ministros Alexandre de Moraes, Jorge Mussi, Og Fernandes, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Rosa Weber acompanharam o voto e permitiram o uso da campanha de Haddad de usar o nome de Lula no logotipo da publicidade do PT.
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Ibope – Bahia Período 23/09/2018 a 25/09/2018
IBOPE-Notícias e Pesquisas—26 Set 2018
Presidente
Questionados a respeito das intenções de voto para a Presidência da República, o petista Fernando Haddad cresce 6 p.p. e tem 39% (tinha 33%); Jair Bolsonaro (PSL) tinha 14% e agora tem 17%; o pedetista Ciro Gomes oscila de 9% para 10%, ao passo que Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva, da REDE, têm, cada um, 5% das intenções de voto (alcançaram 6% das menções, cada, na rodada anterior). Os demais candidatos apresentam variações dentro da margem de erro e são mencionados por até 2% do eleitorado baiano. Votos em branco ou nulo caem de 17% para 12% e os indecisos de 12% para 7%.
Pesquisa completa
http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos/JOB_0778-3_BAHIA%20-%20Relat%C…
Registro TRE/TSE
registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia sob o protocolo Nº BA-08144/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-00231/2018.
URL:
http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/rui-costa-se-reele…
beleza…
lá vem a bocarra do jacaré
Caiu na rede
Pão molhado e o nome d Lula
Depois de molhar o pão na água de esgoto, já podem dar para o povo comer.
Quem subiu mais
Quem subiu 100% na intenção de voto no período de 22/08 a 26/09 foi o Geraldo Alckimin, que não só subiu como manteve. Ele foi de míseros 1% para sensacionais 2%.
Cabra esforçado!
Bala de prata????
Mourão pode ter disparado a Bala de prata contra Jair Bolsonaro.
Lembrando que Jair Bolsonaro votou a favor da reforma trabalhista, o que dificulta negar os planos de Mourão.