TSE autoriza uso de nome de Lula na campanha de Haddad à Presidência

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na tarde de hoje (26) que o candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), poderá continuar a usar o nome de Lula em sua campanha eleitoral.
 
A decisão da maioria dos ministros foi em resposta a uma ação ingressada pelo candidato adversário, Jair Bolsonaro (PSL), e também pelo Partido Novo, que já haviam movido outras ações contra as propagandas do PT na Justiça Eleitoral.
 
Mas, diferente das ações anteriores, o TSE agora negou o pedido de Bolsonaro e do Partido Novo. Inicialmente, o ministro relator Sérgio Banhos defendeu os argumentos sustentados pelo candidato da extrema direita e pela sigla contra a campanha de Haddad, determinando que o PT deixe de incluir o nome de Lula no logotipo da publicidade eleitoral a partir da agora.
 
Entretanto, foi o único ministro a se posicionar assim. Abrindo voto contrário, o ministro Edson Fachin afirmou que não existe na legislação eleitoral nenhuma referência ou proibição ao nome de apoiadores de campanha e que, portanto, era possível.
 
Segundo Fachin, a lei prevê que a propaganda dos candidatos a cargo majoritários deve incluir o nome dos presidenciáveis, neste caso, e também o nome de candidatos a vice ou suplentes, no caso de senador, de modo claro e legível e não em tamanho inferior a 30% do nome do titular.
 
Entretanto, não há nada que proíba usar o nome de algum apoiador em conjunto: “Eu tenho uma dificuldade lógica de adequar um fato a uma norma que se reconhece que não existe”, admitiu Fachin.
 
Os ministros Alexandre de Moraes, Jorge Mussi, Og Fernandes, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Rosa Weber acompanharam o voto e permitiram o uso da campanha de Haddad de usar o nome de Lula no logotipo da publicidade do PT.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ibope – Bahia Período 23/09/2018 a 25/09/2018

    IBOPE-Notícias e Pesquisas—26 Set 2018

    Presidente
    Questionados a respeito das intenções de voto para a Presidência da República, o petista Fernando Haddad cresce 6 p.p. e tem 39% (tinha 33%); Jair Bolsonaro (PSL) tinha 14% e agora tem 17%; o pedetista Ciro Gomes oscila de 9% para 10%, ao passo que Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva, da REDE, têm, cada um, 5% das intenções de voto (alcançaram 6% das menções, cada, na rodada anterior). Os demais candidatos apresentam variações dentro da margem de erro e são mencionados por até 2% do eleitorado baiano. Votos em branco ou nulo caem de 17% para 12% e os indecisos de 12% para 7%.

    Pesquisa completa

    http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos/JOB_0778-3_BAHIA%20-%20Relat%C

    Registro TRE/TSE

    registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia sob o protocolo Nº BA-08144/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-00231/2018.

    URL:
    http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/rui-costa-se-reele

  2. Quem subiu mais

    Quem subiu 100% na intenção de voto no período de 22/08 a 26/09 foi o Geraldo Alckimin, que não só subiu como manteve. Ele foi de míseros 1% para sensacionais 2%.

    Cabra esforçado!

     

     

     

  3. Bala de prata????

    Mourão pode ter disparado a Bala de prata contra Jair Bolsonaro.

    Lembrando que Jair Bolsonaro votou a favor da reforma trabalhista, o que dificulta negar os planos de Mourão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador