TSE recua da ideia de manobrar para impedir Lula candidato, diz jornalista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A ala do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) interessada em dar um jeito de antecipar o indeferimento do registro de candidatura de Lula teria começado a recuar da ideia, informa a jornalista Monica Bergamo na Folha desta sexta (20). A dúvida agora é se e como Lula poderá fazer campanha durante a disputa judicial em torno do registro.
 
“A ideia de negar liminarmente o registro começa a ser descartada mesmo por magistrados que chegaram a defendê-la”, escreveu.
 
Segundo a colunista, o TSE deve conceder a Lula o que lhe é de direito: “prazo regulamentar para que ele defenda a própria candidatura presidencial, depois do pedido de registro, no dia 15 de agosto.”
 
Esse “prazo regulamentar”, para pedido, eventual processo de impugnação e decisão sobre o registro, pode levar até 15 dias, apontou. 
 
“Ainda que dê alguma instabilidade ao início da campanha, a conclusão a que se está chegando é que o processo garantiria que a decisão final —de impedimento da candidatura, como é mais provável— não seja contestada.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prazos

    Pensei que havia prazo de 5 dias uteis (até 22/08) para pedidos de impugnação e 30 dias corridos (22/09) para (in)deferimento, o que tornaria inviavel retirar o nome e foto de Lula da urna eletronica para 7 de outubro

    Quinze dias a partir de 15 de agosto seria dia 31/08…

     

  2. O futuro é imponderável

    Esse recuo pode ter sido resultado do desgaste que o judiciário sofreu com o caso do HC do Lula.

    A guerra interna exposta ao mundo, obrigando o setor golpista a sujar mais uma vez suas mãos, fez com que ele passasse a pensar duas vez antes de se expor novamente.

    O candidato Ciro recua de sua estratégia de lavar as mãos em relação a Lula, sendo agora obrigado a defendê-lo para tentar se viabilizar eleitoralmente. O PSB de Pernambuco, como Renam em Alagoas e a Roseana no Maranhão, também apoiam Lula para ampliar suas chances eleitorais.

    O radicalismo e os interesses do grande capital nacional e internacional não recuaram desde o golpe, porém, a crise se agrava lenta e consistentemente, alguns setores minoritários da classe média, começam a se questionar se vale a pena apostar no golplismo e no radicalismo de direita. As massas formada pelos batalhadores e pela ralé são cada vez mais empurradas para o limbo da sociedade. Elas reagirão?

     

    1. pergunta é sempre a mesma – Até onde a sociedade irá?

      Já tendo passado em minha vida por vários golpes e entativa de golpes, não consigo ver, AINDA, na sociedade brasileira  (camada mais pobres) uma raiva viva, mostrando que se não protestarem e muito fortemente elas não serão ouvidas e terão mais nada!

      Em todos os golpes e tentativas de golpe praticada pelas elites, quando perdem as eleições, eu nunca vi uma ideia de rebelião criada pelos trabalhadores, pessoas aposentadas, jovens exclidos da sociedade crescer no Brasil.

      A direita golpista sempre tem e teve mêdo, porem cada dia mais, em  que as tentativas de mudança das escolhas nas urnas são tentadas ou conseguidas sem protesto graves, sente-se estimuladas a  este espírito golpista. A seguir temos um conjunto de mudanças na legislação ou puro desmanche sociai, em que prejudicam a sociedade, cada vez mais forte e de maneira geral, como nesta golpe atual, onde perdemos direitos constitucionais básico ce mais de 60 anos. A maneira como estão sendo entregues as nossas joias da coroa aos extrageiros é uma indecência!

      Porem, se um dia houver uma manifestação geral contra os golpistas , acredito que não ficará só nisto e poderemos ter uma revolução no sentido correto da palavra, onde conseguiremos remover do nosso conjunto social os conspiradores e abutres financeiros habituais e assim criarmos um país melhor.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador