Vereadora do PSOL sofre abordagem policial truculenta em Niterói

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O caso foi registrado na 4° Delegacia de Polícia no centro do Rio. / foto: reprodução

O caso foi registrado na 4° Delegacia de Polícia no centro do Rio. - Créditos: foto: reprodução

do Brasil de Fato

Vereadora do PSOL sofre abordagem policial truculenta em Niterói

Um vídeo mostra o momento em que o PM segura uma arma no meio dos passageiros e diz que irá usá-la se for preciso

Jaqueline Deister

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ)

A vereadora Talíria Petrone do PSOL foi vítima de uma abordagem policial truculenta na barca que fazia o trajeto de Niterói ao Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (16). O incidente ocorreu quando a parlamentar estava a caminho da Praça XV para realizar a sua campanha eleitoral como candidata à deputada federal.

Talíria estava com a sua equipe de campanha quando foi abordada de forma agressiva por um PM sem identificação que estava fazendo a segurança do transporte. O policial alegou que a candidata à deputada federal não poderia fazer panfletagem na embarcação. De acordo com Talíria, o tumulto começou quando a parlamentar fez uma selfie junto com a sua equipe e o material de campanha. 

“Seguramos o panfleto perto do nosso corpo para tirar uma selfie. Em nenhum momento fizemos panfletagem, ou qualquer ação que pudesse levar a essa interpretação. O policial veio de forma truculenta, tentou derrubar o meu celular, pegou os panfletos que caíram no chão. Ele começou a gritar e a partir daí ocorreu uma confusão generalizada”, destaca.

Segundo Talíria, passageiros indignados começaram a intervir na situação. Um jornalista do Jornal do Brasil e um advogado estavam entre os passageiros que contestaram o PM e tiveram as identidades profissionais apreendidas, assim como a própria vereadora que só resgatou o seu documento parlamentar após prestar depoimento, sete horas depois.

Um vídeo divulgado pelo Jornal do Brasil mostra o momento em que o PM segura uma arma no meio dos passageiros e diz que irá usá-la se preciso for. Nas imagens é possível ouvir a vereadora pedir calma e falar que “arma mata”, neste momento o policial responde que “ideologia mata mais”. A vereadora disse ao Brasil de Fato que a arma foi usada após o PM dar voz de prisão a um jovem negro que estava em sua defesa.

“Ele deu voz de prisão e foi para cima segurar o rapaz, nós contestamos e então ele jogou o rapaz de forma muito brutal nas cadeiras da barca. Nesse momento ele saca a arma e tudo fica muito mais tenso”, conta.

O caso foi registrado na 4° Delegacia de Polícia no centro do Rio. Talíria relatou que na delegacia o policial seguiu com intimidações a chamando de “defensora de bandido”. A candidata disse que solicitou as imagens das câmeras de segurança da CCR Barcas e acha que o PM deve ser responsabilizado pela violência que cometeu.

O policial envolvido na confusão faz parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS). O programa permite que PMs lotados em qualquer batalhão do estado façam hora extra em setores conveniados com a iniciativa. A prefeitura de Niterói mantém um convênio com o governo do estado para garantir mais policiais nas ruas da cidade. 

Outro Lado

O Brasil de Fato procurou a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para um posicionamento. O órgão informou que recebeu a notificação de “princípio de tumulto em abordagem policial nas barcas”. A assessoria destacou ainda que vai aguardar a conclusão do inquérito policial para emitir uma nota.

A CCR Barcas alegou que não possui câmeras de segurança dentro das embarcações, apenas na área de embarque. A assessoria informou que a notícia que chegou à empresa foi a de que a vereadora queria panfletar dentro da barca.

Edição: Eduardo Miranda

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ditadura

    Quando policias não agem como agentes da lei, mas como polticos armados é porque estamos em uma ditatura. Então para que continuar obedecendo???

  2. Uma pergunta básica.

    A candidata e candidata a deputada, Talíria Petrone, do PSOL, estava agindo de acordo com a Lei?

    Mesmo que não, a ação do policial é abusiva, senão ilegal e criminosa.

    Uma segunda pergunta é:

    _ Se estivesse em vigor uma lei bolsonariana e os passageiros da barca estivessma armados, reagissem e dessem alguns tiros na cabeça do policial, matando-o, como seria calssificada essa atitude? Legítima defesa, contra a ameaça de um policial que descumpre a Leie a ameaça matar pessoas numa embarcação?

     

  3. Prezads, boa tarde. Gostaria

    Prezads, boa tarde. Gostaria de compartilhar algo, mas não achando um lugar melhor para fazê-lo, julguei que, minimamente, aqui, tivesse ressonância.

    https://www.youtube.com/watch?v=m5mcIYwVVbY&feature=youtu.be

    Pesquisa possibilitada pelo PEP-MP/IPHAN
     

    LINK curto para o mapa:
    https://tinyurl.com/yahc8tr4

    LINK para a página da EBC:
    http://tvbrasil.ebc.com.br/…/marielle-presente-arte-nas-rua…

    “Marielle presente: arte nas ruas incorpora imagem e luta da vereadora

    São imagens que se espalham também em outras cidades e até fora do país

    Repórter Brasil – No AR em 17/08/2018 – 09:30

    Esta semana o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completou cinco meses – ainda sem solução. Pelas ruas do Rio de Janeiro, a arte urbana acabou incorporando a memória de Marielle.

    São imagens que se espalham também em outras cidades e até fora do país, e que foram mapeadas por um pesquisador.”

     

  4. Muito estranha e sintomática

    Muito estranha e sintomática essa perseguição da polícia do Rio de Janeiro contra militantes do PSOL. Será uma orientação que recebem? O Ministério Público deveria investigar. Querem outra Marielle?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador