Vox Populi: Lula lidera disputa de 2018; maioria prefere novas eleições a Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Pesquisa Vox Populi divulgada pela CartaCapital nesta sexta (5) mostra que a maioria da população brasileira prefere eleições presidenciais ainda neste ano à manutenção de Michel Temer, que chegou ao poder após iniciado o processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado. Ainda de acordo com a sondagem, Lula é o candidato que desponta para 2018 no primeiro turno em três cenários, todos com um representante diferente do PSDB.

Segundo a pesquisa, para 61% dos entrevistados, seria melhor para o Brasil se novas eleições fossem convocadas imediatamente. O indíce é o mesmo aferido em abril passado, quando a Câmara aprovou, por maioria de dois terços, o impeachment de Dilma.

O maior entusiasmo pela convocação de novas eleições está no Centro-Oeste/Norte (66%), seguido do Sul (64%) e Sudeste (62%), e a menor adesão (57%), no Nordeste. O apoio à volta de Dilma ao governo foi de 21% para 18% em todo o País, enquanto subiu a opção de Temer permanecer na presidência (11% para 17%), divulgou a CartaCapital.

Já a maior base de apoio para a volta de Dilma está no Nordeste, onde 32% acreditam que seu retorno seria mais benéfico para o País. A região é historicamente mais favorável às gestões petistas.

Ainda segundo a revista, os jovens são os maiores entusiastas da proposta de novas eleições (68%) e os que menos apoiam Temer (13%) – a volta de Dilma é apoiada por 17% dos entrevistados mais novos. Entre os adultos, 61% preferem novas eleições como uma opção mais positiva para o Brasil. A volta de Dilma ou a permanência de Temer estão tecnicamente empatadas entre os adultos, com 18% e 17%, respectivamente.

O estudo foi feito com 1.500 pessoas em 97 municípios de todo o Brasil, entre 29 de julho e 1º de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Quando o assunto é a eleição de 2018, o Vox Populi colheu dados em três cenários, todos com Lula (PT), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSC). O que muda em cada dos quadros é o representante do PSDB – Aécio Neves, Geraldo Alckmin ou José Serra.
 
No primeiro caso, Lula aparece com 28% dos votos, seguido por Aécio (18%), Marina (15%), Ciro (6%) e Bolsonaro (7%). Brancos e nulos somam 20%, e outros 7% não sabem ou não responderam.

Na simulação com Alckmin, Lula tem 29% das intenções de voto e Marina aparece com 18%, enquanto o tucano acumula apenas 11%, seguido de Bolsonaro (7%) e Ciro Gomes (6%). Brancos e nulos somam 21%, e 8% não sabem ou não responderam.

Com Serra, o líder Lula (29%) enfrentaria Marina (19%) no segundo turno. Serra viria na sequência, com 13%, seguido por Bolsonaro (7%) e Ciro (6%). O índice de brancos e nulos se mantém alto (20%), e 7% não sabem ou não responderam.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parece bolo

    Quanto mais batem, mais ele cresce nas pesquisas.

    Lembro de um político dizendo que temia 5 mintuos do jornal nacional.

    Se tornarem-no inelegível, ele tem muito voto para creditar a quem receber seu apoio.

  2. Agora é que prendem o Lula de

    Agora é que prendem o Lula de uma vez. E vai ser assim: na cara dura. Aposto na  Teoria do Dominio do Fato já aventada pelo juiz que está sendo acusado de atrapalhar a Operação Zelotes. Como diz a música do Beto Guedes: “um simples canalha mata um rei”

  3. Essa pesquisa,  neste

    Essa pesquisa,  neste momento, com o Lula liderando não é bom para a Democracia.

    O ideal seria que o Lula, neste momento, figurasse como o último colocado.

    Com essa pesquisa anima mais os senadores enterrar de vez a Democracia.

    Se a Dilma voltar o Lula poderá crescer mais ainda, virando um superministro, apaziguando o ambiente político.

    Esse tipo de pesquisa colocando Lula nessa posição não é bom. 

    O ideal que o Lula fosse um pato manco.

  4. uma vez que os dilmistas

    uma vez que os dilmistas deram o mais terrível golpe contra o Brasil ao reeleger a  incompetência já provada e impedir que  o maior presidente mundial do mundo reassumisse o seu lugar,  agora fica bem fácil que um juiz o condene e impeça de ser presidente

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador