Xadrez da candidatura Lula-Haddad e os golpes possíveis, por Luis Nassif

Nosso jogo de xadrez das eleições está sob a influência das seguintes variáveis:

  1. As expectativas em relação ao 2º turno. Quanto mais fraco Geraldo Alckmin, maior a probabilidade de uma nova etapa do golpe, com tentativas de inviabilizar não apenas a chapa Lula/Fernando Haddad como do próprio Bolsonaro.

  1. Por outro lado, há uma desmoralização cada vez maior das manobras jurídico-ilegais. Hoje em dia está claro para a parte bem informada da opinião pública os arreglos entre a cúpula do Judiciário, o TRF4 e a PGR (Procuradoria Geral da República).
  2. O fator Bolsonaro continua sendo a ameaça maior, devido à sua influência na base do Ministério Público Federal e em parte do poder econômico.

Vamos analisar por partes.

Peça 1 – As expectativas nas próximas eleições.

Todas as indicações até agora apontam para a baixa probabilidade da candidatura Geraldo Alckmin alçar voo.

Vamos a algumas simulações em relação às últimas pesquisas, com recorte regional, comparando com as eleições de 2014.

As eleições presidenciais no Sudeste

Em 2014 o Sudeste deu o maior contingente de votos para Aécio Neves contra Dilma Rousseff. Mantidos os mesmos percentuais de votos de 2014, o eixo Alckmin-Bolsonaro receberia do Sudeste uma vantagem de 5 milhões de votos, 6,6 milhões a mais vindos de São Paulo e compensando com folga 1,1 milhão a menos no Rio de Janeiro e 454 mil a menos de Minas Gerais. No 2º turno, Dilma recebeu do Sudeste o equivalente a 20 milhões de votos.

Só no 1º turno, Lula receberia 19,4 milhões, quase o mesmo que Dilma no 2º. Levando em conta os votos válidos, Lula tem 43% contra 24% de Bolsonaro, 16% de Geraldo Alckmin, 9% de Marina Silva e 9% de Ciro Gomes.

Supondo que todos os votos de Bolsonaro fossem para Alckmin (ou vice-versa) e a direita ainda herdasse 60% dos votos de Ciro Gomes e Marina Silva, ainda assim os dois lados sairiam empatados no Sudeste.

Nas eleições de 2014, o Sudeste deu 5 milhões de votos a mais para Aécio. Na quadra atual, haveria empate técnico.

Os votos no Nordeste

Tomando-se por base as últimas pesquisas, tomando-se por base apenas o 1º turno, Lula sairia do Nordeste com 23,5 milhões de votos contra 4,7 milhões da soma de Alckmin e Bolsonaro.

Supondo-se que 60% dos votos de Ciro e Marina sejam para Bolsonaro- Alckmin, ainda assim a vantagem de Lula-Haddad seria de 24,9 milhões de votos contra 6,8 milhões dos votos somados de ambos.

Em 2014, o Nordeste deu uma vantagem de 17 milhões a Dilma. Na quadra atual, a vantagem poderia chegar a 18 milhões.

Nesse balanço Sudeste + Nordeste, tem-se o seguinte quadro:

  1. Nas eleições de 2014, Dilma saiu com uma vantagem de 11,8 milhões de votos sobre Aécio.
  2. Pelas projeções acima, Lula-Haddad sairiam com uma vantagem de 17,8 milhões.

Incluindo o Sul

O jogo passa a se concentrar então no Sul e no Norte-Centro Oeste.

No Sul, há mudança de cenário. Lula-Haddad acumula 5,8 milhões, contra 4,3 milhões de Bolsonaro, 2 milhões de Álvaro Dias, 1 milhão de Ciro e Marina e meros 860 mil de Alckmin.

Se todos os votos de Marina, Ciro e Álvaro fossem ou para Alckmin ou Bolsonaro, ainda assim haveria um empate técnico. Em 2014, o Sul deu uma vantagem de 3,3 milhões para Aécio Neves.

Juntando as regiões

Supondo que 60% dos votos de Marina e Ciro fossem ou para Alckmin ou Bolsonaro, o quadro nacional ficaria assim: uma vantagem de 17,8 milhões para Lula-Haddad, contra 8,3 milhões para Dilma em relação a Aécio.

A transferência de Lula para Haddad

Vamos a uma simulação realista: metade dos votos de Marina e Ciro para cada lado e Lula transferindo 80% de seus votos para Haddad. Nesse caso, a vantagem de Lula-Haddad seria de 8,1 milhões de votos no 2º turno.

Em outra simulação, supondo que 60% dos votos de Marina e Ciro migrem para a chapa anti-PT. A transferência de votos de Lula para Haddad teria que ser superior a 72% para garantir sua vitória.

Conclusão

Em condições normais de voo, Lula levaria no 1º turno e há uma boa probabilidade de Haddad levar no 2º turno.

Acontece que o golpe tem como foco quase exclusivamente o PT. Gastando a bala de prata no PT, não haveria condições políticas de cassar a candidatura de Bolsonaro. Caso o golpe avance, interditando a chapa completa do PT, há a possibilidade concreta de vitória de Bolsonaro sobre Alckmin no 2º turno.

Peça 2 – o novo tempo do golpe

O golpe chegou a uma encruzilhada. Pode ser que se atravesse o Rubicão, deixando de lado qualquer veleidade de dourar a pílula com pitadas de formalismo. Mas a perda de controle da tropa está produzindo um desgaste crescente na corporação. Principalmente quando fica clara a influência do MBL e de Bolsonaro sobre a primeira instância dos Ministérios Públicos – o federal e os estaduais.

Aqui, as últimas ofensivas de procuradores, intimando professores de universidades, em função do curso sobre o Golpe, ou, como no caso mais grave, o Procurador Marco Aurélio Dutra Aydos, de Santa Catarina, denunciando e pedindo a prisão do reitor da UFSC por não ter impedido manifestações no campus contra a Operação que levou ao suicídio do reitor Cancellier.

Esse deslumbramento irresponsável está ajudando a virar o fio, a expor o monstro que se criou, reforçando as tentativas de controle futuro do MPF e a aprovação da Lei contra Abuso de Poder, qualquer que seja o próximo presidente da República – com exceção obviamente de Bolsonaro. E não há manifestações da PGR e do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) contra atitudes que comprometem profundamente a imagem do MPF como um todo.

Esses esbirros autoritários, mais a manifestação do Comitê de Direitos Humanos da ONU, trazem um novo componente para o jogo, especialmente com o fim da gestão da inacreditável Ministra Carmen Lúcia na presidência do STF.

Próximo presidente, Dias Toffoli tem demonstrado uma iniciativa louvável de perseguir um mínimo de coesão no tribunal. Por outro lado, sua posse trará Carmen Lúcia para a 2ª Turma – que, até agora, tem sido uma voz isolada contra o arbítrio.

Por outro lado, está ficando cada vez mais nítido, para a parte mais influente da opinião pública, o oportunismo e a hipocrisia de personagens que pegaram carona nas operações policiais. É o caso de Luís Roberto Barroso.

Verborrágico em defesa do Estado mínimo, e do empreendedorismo, votou a favor do reajuste de 19% para os Ministros do Supremo, trazendo atrás de si todos os reajustes do Judiciário. Apanhado na contradição, explica que não aprovou: o Supremo não deu aumento, o Supremo não tem competência para dar aumento, e tudo o que o Supremo fez foi prever no orçamento a possibilidade de o Congresso vir a dar o aumento, se ele entender que deve dar”. Entenderam?

De novo: “Meu voto foi pensando em que não se deveria impedir uma categoria de reivindicar, mas não foi um voto no sentido de que eu ache que deva dar aumento”. Continuam não entendendo? 

Não ficou nisso. Semana passada jogou para a plateia, sustentado que “publicar salários de juízes é questão de transparência”. Ocorre que, valendo-se da visibilidade de Ministro do STF, Barroso vem construindo uma bem-sucedida carreira da palestrante profissional, que deve lhe render bem mais do que o salário de Ministro do STF. E mantém os ganhos como palestrante em sigilo, desobedecendo um preceito de que não pode haver sigilo bancário ou fiscal para funcionário público.

Está em suas mãos julgar a autorização para Lula se candidatar ou não. A reprovação cada vez maior dos círculos jurídicos internacionais às jogadas políticas do golpe, certamente será um fator de constrangimento para Barroso. Menos pelos princípios, mais pela vaidade.

Peça 3 – a resultante final

É impossível qualquer certeza sobre o que ocorrerá nas próximas semanas.

O fato do golpe ter se escancarado traz duas possibilidades antagônicas:

  1. Inibir futuras jogadas.
  2. Rasgar a fantasia definitivamente.

A própria ameaça Bolsonaro traz um ingrediente relevante para uma pactuação entre os setores civilizados do país.

Dias desses Steven Levitsky, professor de Harvard e autor do livro “Como as democracias morrem” dizia de sua surpresa ao conversar com grandes empresários brasileiros e sentir, neles, apoio a Bolsonaro. Graças à irresponsabilidade dos grupos de mídia, com seu antipetismo desvairado, o vírus da besta foi inoculado não apenas na classe média, mas nas corporações públicas e em parte do empresariado.

Nunca se chegou tão perto de momentos tão decisivos para a história do país. Nas próximas semanas se saberá se haverá espaço para algum pacto civilizatório ou o país mergulhará nas trevas de vez.

Luis Nassif

96 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Hoje a interdição da chapa do

      Hoje a interdição da chapa do PT me cria a mesma dúvida que eu tinha sobre a prisão do Lula. Eu achava que não deixariam Lula disputar, mas eu tinha certeza de que não o prenderiam, pois a prisão ser a faísca que faz o tanque de gasolina explodir, ou seja, manifestações de milhões nas ruas contra a prisão. Infelizmente, isso não se deu. A interdição da chapa do PT seria um lance muito ousado dos golpistas, pois escancaria de vez o golpe e teriam que fazer malabarismos judiciários que não convenceriam nem o mais humilde eleitor de Lula-PT. Hoje eu acho que não fariam isso, por ser a faísca que poderia detonar a explosão. Mas por outro lado se os canalhas fizerem isso e não houver resposta do outro lado, seria a vitória mais esmagadora desses fdps que mandam hoje no país. 

  1. Qual é o limite de Ciro Gomes ?

    O comando do golpe é a elite econômica composta pelos super-ricos. Tudo indica que o comando do golpe repudia primeiramente o PT e em seguida Bolsonaro. A imposição de uma ditadura aberta resultaria num imprevisível caos.

    Ocorre que o seu candidato (Alckmin) é um peso-morto e Marina é uma “insípida transversalidade genérica teleológica”.

    Penso que o comando do golpe irá negociar com Ciro Gomes.

  2. A democracia triunfará

    Caros,

    O vírus da besta está aí, mas creio que ninguém segura a democracia mais, ela está correndo feito um cavalo selvagem.

    Isso é um fenômeno histórico.

  3. Diagnósticos e prognósticos

    A Dilma não sofrerá impeachment. Pois, ela não cometeu crime e, além disso, ela tem 1/3 do Congresso para impedir.

    O Lula não será condenado. Pois, ele não cometeu crime.

    Após condenado em primeira instância.

    Ele será inocentado no TRF/4. Pois, sua sentença será revista.

    De fato a sentença foi reformada por unanimidade, mas para aumentar a pena evitando sua prescrição.

    Lula não será preso. Pois, a constituição não permite e, além disso, eles não terão coragem de colocar na cadeia uma liderança da dimensão do Lula.

    Os últimos diagnósticos, ainda se resposta são:

    Haverá eleições. Pois, o golpe não sobrevive sem democracia.

    Não haverá golpe militar. Pois, o mundo não aceita mais esse tipo de ação política.

    O foi condutor de todos esses diagnósticos e prognósticos atendem pela dicotomia: golpe X legalidade.

    Antes de seguir a análise uma observação. Não existe legalidade pura, nem golpes puros. Esses processos sempre respondem a certa correlação de forças.

    Porém, caso se opte pelo diagnóstico de que houve um golpe, é preciso aceitar que ele está em curso. Logo, o processo eleitoral não seguirá a legalidade. É importante lembrar, o mandato de Dilma ainda não encerrou.

    Daí a pergunta: o que Lula quiz dizer quando falou que não se mataria como Getúlio, nem se exilaria como Jango?

    Na minha opinião, ele imagina que não é possível o golpe seguir em frente por muito tempo com ele vivo e se colocando como uma liderança que corporifica a vontande popular, que o golpe quer se contrapor e, por isso, precisa dissipar. Ou seja, o povo não pode se unir em torno de uma liderança, pois, do contrário não aceitará pagar o preço que o golpe quer cobrar.

    Hoje, creio que Lula intuiu corretamente. Ele pensa: vou até o fim com minha candidatura, porque isso vai empurrar o golpe para um impasse. Os líderes golpistas, no comando das instituições da República, que assumam as consequências de suas ilegalidades. Cada enfrentamento, respondido com uma ilegalidade, representa mais uma conta a pagar. E que só vai aumentando, à medida que as contas a pagar vão se avolumando.

    Por isso, plano B, ou indicação de um substituto, sem que os golpistas sujem suas mãos, significa ir contra os interesses do Brasil e da maioria de sua população que foi golpeada. Lula desenvolve hoje uma espécie de revolução pacífica e silenciosa. Caso ele não desista, e mais uma ilegalidade tiver que ser cometida, aumenta o preço a pagar pelo golpe.

    Enfim, ou o golpe é derrubado, com uma liderança popular forte como o Lula, ou ele prosseguirá com a retirada de direitos, a entrega do patrimônio nacional e com uma agenda internacional submissa aos interesses dos EUA.

    Logicamente que, se Lula for ilegalmente impedido de concorrer, a indicação de outro nome deve ser colocada. Mas isso nunca deverá ser feito sem que os golpistas tenham sujado suas mãos, com mais uma ilegalidade.

    Para encerrar, não existe golpe dentro do golpe ou aprofundamento do golpe. O que existe é golpe. Ou ele avança, ou ele se extingue.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=JfDFNzjaIV0%5D

     

    1. não irá se extinguir se não

      não irá se extinguir se não houver apenamento dos golpistas (vide as forças reacionárias que acordaram e sairam da caserna com BOZOssauro pra nos apunhalar) ..ou isso, ou esta ESCUMALHA irá nos assombrar por décadas ainda

      e simbolicamente, encabeçando a lista, SERGIO MORO e seus miquinhos adestrados  ..pois motivos não faltam

      1. Nisso eu concordo.
        Penso que

        Nisso eu concordo.

        Penso que TODOS os golpistas deveriam ser presos e se possível, fuzilados. Sem dó.

        Sejam eles do judiciário, do mpf, a pgr, empresários, donos de mídia.

        A prioridade seria o fechamento da globo e a prisão dos donos e seus asseclas bem pagos para iludir o povo.

  4. Somente o LULA e o bolsonaro

    Somente o LULA e o bolsonaro tem o clamor de seus eleitores quando desfila entre eles…

    Eu pude neste fim de semana estar entre eleitores de Bolsonaro…

    É uma coisa interessante o que vi nestes eleitores…

    Há percepção equivocada e o que fica claro, para quem está olhando de fora. é a ausência de medidas concretas para cada significado em realidade, das palavras ditas pelo bolsonaro…

    Exemplificando…

    Eles deram ênfase na palavra “liberal”…

    Essa palavra tem um sentido vinda do Bolsonaro, outra vinda do Fernandinho beira-mar, outra vinda do Papa…

    Eles olham para o Bolsonaro e não vêm o Bolsonaro, vêm as expectativas deles para algo que não seja o PT, mas com a imagem institucional do PT de respeitar a justiça, ainda que seja injusta…

    É o que a globo capturou daqueles quase 80% de ótimo e bom que tinha o LULA quando deixou o governo…

    Vai ser uma decepção profunda com a politica destes eleitores pacíficos do Bolsonaro…

  5. “O Golpe”, parte 2

    Pelo andar dessa carruagem tropega golpista, a cada dia mais distante de vencer, já não ficaria surpreso se tivessem

    um plano B para melar as eleições… ou melhor um plano G, de golpe. 

  6. A única saída é o enfrentamento.

    Independentemente do resultado das eleições haverá um segundo GOLPE. O segundo golpe será algo bem duro, com um governo tipo militar, perseguições políticas, revoltas da população e repressão forte. Muitas prisões, torturas e mortes.

    Há bastante tempo disse que os golpistas eram amadores e toda a confusão que está ocorrendo nas eleições deixa claro isto, ou seja, não é uma hipótese, é uma mera constatação. Pois a parti deste ponto podemos pensar o seguinte, qualquer um dos candidatos que for o ungido (coloquei eleito antes, mas tirei) cairá em pouco tempo pelo segundo golpe promovido desta vez por PROFISSIONAIS, e estes profissionais para precisam para preparar corretamente o golpe desde seis meses após a posse do novo presidente há dois anos.

    Por que qualquer presidente ungido será derrubado? Colocando os ungidos e os eleitos pode-se entender porque cada um será derrubado.

    Lula (Eleito): Cairá por motivos óbvios, terá que fazer uma série de ações para eliminar os malfeitos golpistas e algumas delas incomodarão o grande Capital que o derrubará.

    Haddad (Eleito): Talvez dure um pouco mais do que Lula, pois como não terá a mesma força que Lula e terá que abrir concessões aos golpistas, quanto maior as concessões mais rápidas ele cairá, pois perderá a base de apoio e qualquer um vai derrubá-lo.

    Bolsonaro (Eleito ou Ungido): Fará logo no início um governo desastroso, que o colocará em confronto não só com seus adversários, mas também com seus aliados. Será ineficiente em promover as reformas desejadas pelo grande capital e perderá rapidamente a sua base, após transformar o país numa bagunça. Como o Haddad, qualquer um o derrubará.

    Alckmin (Ungido ou mais ou menos eleito): Sem popularidade desde o início, sofrerá pressões de diversos bandos do Imperialismo, bem como do grande capital nacional. Dura no governo um pouco mais do que os anteriores, porém as contradições entre os bandos e a luta da oposição levará talvez a um golpe branco, ou seja, ficando como presidente decorativo e outro ocupando o mando.

    Marina (Mais ou menos eleita ou ungida): Pior do que Alckmin, se apoia num setor mais fraco do Imperialismo Internacional, e não terá o mesmo vigor para golpear a população para silenciar protestos, por conta disto ou cai mais cedo do que Alckmin ou também termina como Alckmin. Presidente decorativo e outro ocupando o mando.

    Ciro (Não chega lá).

    Como a hipótese final para todos, é um golpe duríssimo, a única solução seria a eleição de Lula e o enfrentamento direto com os segundos golpistas. Este enfrentamento não será em termos políticos, mas em termos de força.

    1. rdmaestri, desde 2016, com o

      rdmaestri, desde 2016, com o golpe, o Brasil é na prática um sistema pralamentar, quer dizer, parlamentar. Aliás, o golpe vem escancarando principalmente os franksteins do nosso sistema judiciário ( que permite que um juíz de qualquer rincão decidea que um whatsap seja desativado pra todos os milh~eos de pessoas que o usam pra pegar 6 dúzia de bandidos) e político. A constituição de 88 permite que o governo comece presidencialista quase imperial e , na primeira queda considerável do governo, o presidente fique na mão dos parlamentares. Mas com o golpe e essas explosões de ódios, o primeiro ano de poder quase imperial do presidente da república não existirá mais. Do jeito que hoje está, um presidnete eleito TALVEZ só cumprirá o seu mandato se cooptar as forças armadas pro seu lado. 

      Sobre a possibilidade de impedirem Bolsonaro de disputar ou cancelar eleições, eu dúvido – pois os eleitores de Bolsonaro e os seus grupos de apoio não iriam adotar a tática estúpida da esquerda de tentarem os meios legais e não bagunçar o coreto = esse pessoal iria com tudo pra rua, faria barulho e confusão pra peitar o STF, que é composto de um bando de covardes (não excluo ninguém ali) que no primeiro bater de pé se borrariam todos. A verdadeira carmen lúcia não é essa que tripudia emcima do Lula mas sim aquela que gaguejou o voto pra livrar aécinho das feras ou que pôs o rabo entre as pernas quando o Renan não acatou uma decisão do STF. 

  7. Não dê ao golpe força e peso maior do que ele dispõe

    Primeiro: houve um golpe político. Porém, não é um golpe de estado. Um golpe de estado significaria modificar a estrutura inteira estatal. Um golpe político signficou uso inadequado da lei, e das estruturas políticas vigentes, para atingir objetivos alheios aos valores democráticos e republicanos. O primeiro golpe consegue se perpetuar, pois tem poderes ilimitados. O segundo não, pois depende das aparências. O segundo é sutil e vive das brechas da lei. Não vejo forças que tenham capacidade de converter esse golpe político num golpe de estado. O mais provável é que o PT vença as eleições e entre em acordo com as elites. Isso se vencer. O único capaz de viabilizar um golpe de estado é Bolsonaro, pois poderia acionar o militarismo. Porém, ele não conta com apoio da maioria da população, portanto, não vai conseguir. O repúdio a um golpe de estado seria muito grande, dentro e fora do país.

    Entendam: a força que permitiu a derrubada da Dilma não veio de um complô isolado, mas dos manifestoches que foram às ruas aos milhões e se passaram por povo, excitando os políticos. Agora que essa força se ausentou do processo, o golpe perdeu fôlego. Terá que aceitar o resultado. Porém, a fragilidade institucional do país permitirá que um novo golpe cresça, caso Bolsonaro saia derrotado, porque os lunáticos que votam nele já insinuam que as urnas são fraudadas, como se a esquerda, pisoteada e isolada do poder como está, pudesse manipular as urnas que nem pode ter acesso. Então o PT vai ter que agir velozmente, caso se eleja. Bem velozmente. Sua primeira função será reorganizar as forças políticas dentro do estado, reprimir a dissidência, ou seja, retirar do poder os golpistas, retirá-los dos cargos nomeados, como a PGR. Não é recomendável soltar Lula ou perseguir este ou aquele indivíduo. Deve vir como um “novo PT”, sem provocar a direita. Aos poucos as pessoas recuperarão a racionalidade e a tendência é que o Lula seja solto nos próximos anos dentro da lei, por decisão dos próprios ministros do STF. Como ele terá ficado preso pra lá de ano, a direita não vai ensaiar novo golpe. Estamos pisando em ovos, mas, não superestimem o adversário. O povo ainda é a força decisiva. Não fossem as manifestações, nada disso teria vindo a se concretizar. 

    Caso outro candidato progressista se eleja, como Ciro Gomes, eu não vejo espaço para golpe. É certeza que aceitam o resultado das eleições. As forças políticas sairiam desmoralizadas.

    A eleição de Bolsonaro, por sua vez, diferentemente do que pensa o eminente redator, não representa atraso. Ele está ali em favor do golpe, pois reflete seus ideais. Meirelles e Alckmin serviram para isolá-lo nos debates, faziam perguntas simples para que ele respondesse e não rebatiam suas colocações absurdas. Não se engane, eles já sabem que a única fora de conseguir força para o golpe político é fortalecendo Bolsonaro, pois economicamente ele já satisfaz os desígnios dos golpistas.

  8. :: * * * * 04:13 * * * * .:.

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

    Sei que deve haver milhares de pessoas oferecendo seus poemas e arte(s) para a campanha de Lula e eu sou mais um a disponibilizar gratuitamente o que posso fazer de bom e melhor em prol de um Brasil mais justo para todos e todas. Assim, declaro publicamente que os poemas a seguir podem ser utilizados da maneira que as pessoas e/ou grupos de tendência progressista (esquerdas brasileiras) acharem mais conveniente, podendo modificarem para melhor (ou seja: de forma sempre favorável à candidatura petista) qualquer um dos poemas seguintes para Lula… Se quiserem utilizar, no todo ou em parte(s), modificando ou não, que o façam à vontade. É uma obra colaborativa (de e para as pessoas e/ou grupos do campo progressista, esquerdas brasileiras, especialmente do Partido dos Trabalhadores, PT).

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].).

    Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do/da brasileiro/a a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve e tem a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  9. PT ou anti-PT, apenas isso

    A política brasileira, depois da saída de cena do Brizola (que era o maior inimigo das elites) converteu-se numa disputa entre PT e os anti-PT, apenas isso. O PSDB contracenava politicamente contra o PT, embora com muita fragilidade programática, mas, o sentimento anti-PT do eleitorado, insuflado pela mídia, era canalizado tradicionalmente pelos tucanos, até perder essa serventia. Hoje, depois do golpe, a votação anti-PT é majoritariamente por assuntos comportamentais, onde essa parcela do eleitorado escolheu Bolsonaro como o seu representante. Cassar a chapa PT nas eleições, como alguns postulam, equivale a acabar com a disputa, ficando sem nenhum sentido a eleição e melhor seria desconhecê-la.

  10. Não subestimem Alckmin

    Não subestimem Alckmin. A eleição está pra ele. Basta começar a propaganda eleitoral e o inexorável apoio que receberá dos cartéis da mídia.

    Há analistas que se esquecem: no meio da campanha de 2014 Aécio puxou uma entrevista coletiva para dizer que NÃO desistiria da campanha (muitos pediam que ele o fizesse para apoiar Marina). Veja bem em que condição deplorável ele estava. No final, Aécio quase levou.

     

    Infelizmente, em uma disputa de segundo turno entre Alckmin e Haddad, é provável que o primeiro leve. 

    A chance de um governo centro-esquerda voltar ao poder é, paradoxalmente, Bolsonaro. Ele no segundo turno perderá contra qualquer do espectro político.

  11. Concordo com o Rui Costa

    Concordo com o Rui Costa Pimenta quando ele diz que a única possibilidade de reversão do golpe é a fortíssima mobilização popular.

    Fora isso, continuo acreditando, como sempre acreditei, que se houver a possibilidade real do PT voltar ao poder então haverá ou um golpe militar do tipo clássico ou uma pagelança jurídica para melar as eleições… Isso se não inventarem alguma ameça externa para também melar as eleições.

    Não creio que fizeram tudo que fizeram para entregar o jogo agora.

    Acho que as trevas são o nosso destino.

     

    1. Ainda mais que…

      …..mesmo com um pessoal  mais “equilibrado”,   a  revolta  com  a derrota   fez  o  Playboy do Leblon e  sua  gangue  aterrorizar  o  pais  nestes  últimos  anos…

      A  revolta  com  a  provável  derrota  do ” bolsominto ” e  seus  asseclas selvagens fará  o  país  ser   incendiado  na  primeira semana  de  governo….

      Quem   vai  defender o governo???   Os  milicos  e  milicias   aliados  politicamente  ao maluco tupiniquim ???

      A  única  saída  seria  a lá Síria:  chamar  o  mano Putin  pra  dar  um  help !!!

       

  12. Preferência Pelo Sr. Caos

    Nassif: gorinha mesmo apostei no Caos. Joguei nesse candidato 80% das minhas fichas.

    Tirando LulaHadadd-Manuela, prefiro o Caos.

    Até ao SapoBarbudo faço restrições. Concordo, ele não é o pai dos escrotos e ladrões, cujo progenitor, com seus crimes prescritos, toma champanha em Paris e ri do Povão babaca. Mas foi um padrasto amoroso com os safados, LulunhaPaz&Amor, com o coração amolecido, deu continuidade a farra do boi, carro chefe da merda que estamos vivendo.

    Porque para fazer-se um bom governo é só afastar-se das orquestrações do bando de Xuxu, magistralmente regido hoje pelo Mordomo de Filme de Terror, um concerto tocado por corruptos, ladrões e bandidos de todas as lais (a pior possível), com solo do Carcamano da Moóca e percursão por conta de HaluisimOdebrecht.

    Proposta do Grupo da Bala — acabar com os bandidos. Aprovado. Poucos vão sobrar para a política. Mas tudo bem…

    Proposta do Coronel Ciro — limpar o Mercado dos empresários e banqueiros safados e corruptos. Aprovado, mesmo sabendo-se do grande risco de ser derrubado pelo bando fardado e togado que dá coberturo à sucia governamental atual. Enganam-se os que acreditam que Cristo Jesus caiu porque desafiou Caifás. Ledo engano. Foi quando explusou o vendilhões (banqueiros e empresários da época) do Templo.

    Proposta da Fadinha da Mata — preservar nossas matas. Aprovado. Da-se uns troquinho pra ela e só a veremos em 2022.

    Às demais propostas o dindim do Fundo de Campanha tá de bom tamanho. Sempre tem um parlamentar querendo ser lider de bancada.

    Até porque o Caos, politicamente falando, é apenas uma coisa que não está nos conformes.

    Como disse, ou Hadadd-Manuela ou o Caos. Prefiro o primeiro, mas não descarto o segundo. Só assim forçaria os donos da gleba (que hoje só guardam o presal) venham tomar conta e botar ordem no seu quintal.

  13. O caos já está estabelecido e
    O caos já está estabelecido e o pacto é Lula/Haddad lá, não perdemos nada mantendo a política de enfrentamento !!!

  14. Xadrez da candidatura Lula-Haddad e os golpes possíveis

    -> O golpe chegou a uma encruzilhada.

    -> Nunca se chegou tão perto de momentos tão decisivos para a história do país. Nas próximas semanas se saberá se haverá espaço para algum pacto civilizatório ou o país mergulhará nas trevas de vez.

    somos todos uns desgraçados. permanecemos prisioneiros de uma maldição paralisando o destino do Brasil e de seu povo.

    somos aqueles que poderiam ter sido, sem jamais ousar sê-lo.

    golpes após golpes. golpes dentro de golpes. sempre girando em falso na mesma encruzilhada.

    o suicídio de Getúlio, a fuga de Jango, o Golpeachment numa Dilma apática, a rendição voluntária de Lula.

    mesmo quando nos levantamos heroicamente contra os tiranos, nunca nosso movimento logrou ser de amplitude nacional:

    – Lamarca e Marighela, os anarco-sindicalistas, a Cabanagem e Canudos, os quilombos e as revoltas dos povos originários.

    nossas veias abertas continuam jorrando sangue numa vã tentativa de irrigar nossa terra, mas tudo em volta ainda é um deserto opressor. nada além de algumas tão belas quanto evanescentes miragens.

    até mesmo à Direita esta terrível maldição tem cobrado seu pesado tributo:

    – a morte de Tancredo antes da posse, Castelo Branco abatido num céu de brigadeiro, Costa e Silva entrevado antes de revogar o AI-5, a bomba do Riocentro explodindo o coração de Figueiredo.

    Lula e o PT perderam seu rumo nas Eleições de 1989. desde então vagamos em círculos dentro de labirinto, para o qual nos negamos a construir qualquer saída.

    “Por que é que neste instante da política nacional um operário torneiro mecânico causa tanto medo nos senhores de engenho, nos senhores dos bancos, nos senhores da indústria? Será que eles estão com medo do Lula? Será que eles tem medo do Lula individualmente?

    O que eles tem medo, não é do Lula. O que eles medo é de vocês! É da massa politizada! É da massa consciente!

    Mas também a gente não pode ficar na televisão dizendo: Olha, eu vou fazer o país crescer e vou distribuir renda. É preciso que a gente tenha coragem de dizer. Só existe uma forma de distribuir renda neste país. É tirar de quem tem para dar para quem não tem. É tirar dos ricos para dar pros pobres. Os empresários vão ter que perder para que a classe trabalhadora possa ganhar mais.

    Nós temos que dizer isto para que as pessoas saibam que a gente não tá brincando de fazer política.”

    vídeo: VHS: Lula – Último Comício 1989 – Rio de Janeiro

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=quHIlt05wvw%5D

    .

    1. Telegramas de Pasárgada.

      Caro amigo, bom dia.

      Que bom que trouxeste essas boas lembranças, do comício de 1989.

      Estava lá.

      Desde dois dias antes, recebemos a missão de panfletar a região do SAARA, reduto brizolista! Pau puro…divertidíssimo! Aula de política ao vivo e a cores!

      Uma experiência interessante para quem tem chiliques de imaginar qualquer atividade política, digamos, mais estridente!

      Outras ainda me doem no lombo, como as borrachadas dos PM na Greve Geral de 87, ou doem na memória, como os momentos de tensão quando armados defendíamos as urnas das eleições do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Conceição de Macabu, RJ, ameaçados pelos jagunços da então toda poderosa usina dos descendentes da oligarquia local, a família Sense.

      Tem outras, mas não cabem aqui!

      No comando da pangfletagem antes do comício, o angolano Zé Luiz Fevereiro (capa da Articulação de Esquerda no RJ) e Zé Dirceu.

      Depois, no comício, a enorme faixa desfraldada na fachada em obras do Teatro Municipal foi colocada por nós, que assistimos a tudo dos andaimes até seremos retirados pela PM.

      Bons tempos!

      Olha há pouco o que dizer sobre o tema. Acho que já dissemos tudo.

      É surreal ler a chamada “esquerda moderada” acreditar que cedendo a chantagem do espantalho bolsobosta (como fizeram com Le Pen e Macron na França) vá acalmar o apetite pantagruélico do monstro capital.

      Assim como eles imaginam que ainda temos algo a preservar, em um país com 60 mil mortos por PAF e com exército nas ruas da capital do Brasil (de fato) o Rio.

      Daqui a pouco vão escrever (de novo) que a culpa pela “radicalização” é da esquerda.

      Onde foi que esse pessoal perdeu a coragem? A vergonha na cara? Não sei.

      E vamos de picolé de chuchu do PT, haddad…ah, haddad, costeando o alambrado desde sempre.

      Tá só esperando um oportunidade para se posicionar como cachorrinho do mercado!

       

      1. Xadrez da candidatura Lula-Haddad e os golpes possíveis

        -> Que bom que trouxeste essas boas lembranças, do comício de 1989. Estava lá.

        e aí meu nobre!

        tirando do baú um passado de tempos que ainda não passaram…

        o mais importante neste vídeo é a vitalidade, a garra para se mudar o país, construir um outro Brasil. e a convicção disto ser possível, mas não sem luta e enfrentamento.

        sempre defendi que não basta criticar a mídia hegemônica, sendo mais importante criar uma mídia própria.

        mas em 1989, além de estar bem desencantado com os rumos do PT, eu também já tinha desde muito outra área de atuação, também estratégica: desenvolvimento de software.

        desde 1982 defendi que o futuro pertenceria à microinformática, aos computadores portáteis e as redes on line de dados.

        exatamente como desde alguns anos, sem nenhuma falsa modéstia ou autêntica arrogância, afirmo:

        – o futuro está em descobrir como estabelecer relação cooperativa com o meio-ambiente, para gerar desenvolvimento sustentado, sustentável e includente.

        -> Desde dois dias antes, recebemos a missão de panfletar a região do SAARA

        -> Aula de política ao vivo e a cores!

        curioso. estava no Rio na semana passada e acompanhei Benedita e Lindberg colocando os pés na rua, e a cara a tapa, fazendo campanha em torno do Camelódromo.

        também troquei uma rápida conversa com um candidato a Deputado Estadual pelo Partido Novo. o cara foi executivo do Citibank e, como não!, tem em sua propaganda eleitoral: “Defesa do Livre Mercado no setor de transporte público.”

        -> e com exército nas ruas da capital do Brasil (de fato) o Rio.

        também fiquei num puta engarrafamento na Linha Vermelha, por conta de uma “operação” da Guerra aos Pobres, promovida pelas FFAA na Maré.

        sem falar no tiroteio pro lado do Catumbi, o comércio falido, as hordas morando nas ruas, e o desalento das pessoas no metrô.

        mas confesso a emoção quando o trompetista puxou o Lulaço no metrô Carioca.

        grande abraço.

        vídeo: DE REPENTE O POVO NO METRO DO RIO GRITA LULA, LULA!

        [video: https://www.youtube.com/watch?v=yLFL2oJC9Xc%5D

        p.s.:

        -> Depois, no comício, a enorme faixa desfraldada na fachada em obras do Teatro Municipal foi colocada por nós

        o último comício do segundo turno foi em 10/11/1989, na Candelária. acho que este na Cinelândia foi no primeiro turno.

        -> como os momentos de tensão quando armados defendíamos as urnas das eleições do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Conceição de Macabu

        ok. registrado.

        .

  15. Tratamos aqui de obediência

    Tratamos aqui de obediência civil, ou de COVARDIA mesmo ?

    Falamos do NOSSO país ou de ficarmos observando passivos um vizinho qq ser agredido ?

    Há sentido em não pregarmos a DESOBEDIÊNCIA CIVIL diante duma justiça que muda e FRAUDA as leis pra sua serventia ?

    AFINAL, quem mesmo deveria estar sendo enjaulado a esta altura ?

    NÃO culpo o analista, mas são cenários do tipo “ceteris Paribus”, que conta com a parvice previsível do povo, e de todos que aqui digitam (diga-se)

    FATO, o GOLPE esta em andamento, È VULGAR, atrevido, e se alimenta da omissão, COVARDIA e do MEDO 

    ..prova maior é o ATREVIMENTO em manterem preso, valendo-se de FRAUDE processual, um INOCENTE – um ser humano – que “por coincidência”, é o MAIOR símbolo de liderança popular que este país já teve.

    NÃO há sentido em só ficarmos fazendo analises cínicas diante de tanta violência partida de FUNCIONÀRIOS PÙBLICOS de carreira, feitos de carne osso, estabilizados, inamovíveis, atrevidos; eles que trazem consigo “as interpretações das regras e as armas”, os mesmos que desrespeitam TODO o resto da sociedade que os mantém intocados e confortáveis em seus lares.

    As forças ditas progressistas precisam tomar as rédeas da situação  ..buscar tentar APENAR ESTES VAGABUNDOS, internacionalmente ..fazê-los tornarem-se procurados, fichados, condenados diante da sociedade MUNDiAL (e há uma centena destes micróbios entre nós)   ..fora claro, buscar reconstruir pontes com agentes públicos DAS FORÇAS PUBLICAS ARMADAS que ainda se dignem a defender a democracia e a sociedade que os sustentam.

    Ou isso, ou nossos filhos e netos pagarão por nossa mediocridade enquanto brasileiros

  16. Dado o escancaramento total

    Dado o escancaramento total das patranhas da tchurma – a do supremo e tudo mais – acho, apenas acho, que duas coisas vão ficando muito caras: um golpe judiciário 2.0 e a continuação dessa política austericida. 

    A narrativa do judiciário era a corrupção do PT que deu sustentação a toda a sorte de atrevimentos imorais e infra-legais; já não cola mais, a não ser com a turma dos superaloprados. Acho o silêncio pós-ONU sintomático; para mim, acusaram o golpe. Podem estar pensando na cartada de mestre, mas falta habilidade e acho até que destemor.

    Uma política econômica nos moldes de Temer 2.0 se sustenta por quanto tempo mais? A narrativa do sacrifício coletivo à espera de dias melhores se escafedeu faz tempo.

    Como já disse antes, a guerra foi declarada quanto os golpistas atravessaram a tal da ponte e atearam fogo; havendo ou não, ganhando ou não a eleição, teremos que nos preparar para um longo período de enfrentamento. Não que isso seja mal. Pelo contrário.  

  17. Lei anti MPF

    O texto diz que Bolsonaro seria contra a lei de abuso de autoridade. É ingênua essa opinião. Bolsonaro irá colocar uma mordaça no judiciário pois senão, não irá governar.

    Ele já divulgou que irá aumentar o número de ministros no STF[1] para obter maioria e cair matando de cima pra baixo em quem ousar enfrentá-lo. Essa é a característica do projeto de ditador (“eu faço”, “eu aconteço”) que ele representa.

    Portanto a Lei deve sim, ser aprovada (e será bem vinda, inclusive)

    Discordo também de que os bolsonaristas sentirão frustração com o governo de Bolsonaro. Eles querem sangue (petistas, das
    “zelites”, de quem seja), então qualquer jogo para a platéia de Bolsonaro irá causar êxtase nos seus eleitores.

    Convivo com empresários ligados a construção civil, que foram enormementes beneficiadas pelos anos do PT, e muitos são bolsominions de carteirinha, e mesmo confrontados com fatos, só enxergam o “anti tudo que está aí” do caricato personagem. Não é algo a se ignorar, vindo de empresários que dependem fundamentalmente de financiamento do banco público, a caixa (imagine se esta for mesmo privatizada?)

    [1] https://www.valor.com.br/politica/5630783/bolsonaro-quer-ampliar-composicao-do-supremo-de-11-para-21-ministros

    1. Há que tentar entender o

      Há que tentar entender o eleitorado deste PSICOPATA (mesmo que estejam DESACOMPANHADOS de razão, ou de solução pros seus problemas  ..pior, ILUDIDOS com esta CAVALGADURA que não tem sensibilidade nem pra administrar um canil)

      Boa parte dos eleitores deriva do pânico e do medo , da sensação de INSEGURANÇA e da criminalidade no Brasil  ..do aumento do trafico e do GOLPE midiático, da criminalização ABJETA que diz que na política ninguém presta e que todos são iguais

      Todos tremem pelo surgimento  e expansão do CV, PCC e ADA  ..60 mil mortes por ano (60 MIL) há cerca de 20 anos (com ou sem crescimento, de emprego e renda) ..MILHÕEs morrendo ou se traumatizando ..pela favelização das periferias, invasão de terras que NUNCA terminam, aumento da sensação de ANOMIA, omissão e ausencia do Estado nos grandes centros urbanos

      ..e tudo isso agravado com a CRISE ECONOMICA (que nasceu em 2008 e chegou aqui em 2013) e algumas MINORIAS da esquerda criminalizando as polícias ou exorcizando os militares (mesmo que nos acertos econômicos quando do golpe de 64)

       ..isso tudo, quando não estão tentando ENFIAR guela abaixo seus dogmas ou crenças mal debatidas, elas que confrontam valores da maioria (tipo liberação de drogas, sexo nas escolas, aborto, atuação do Estado na criação dos filhos, leis repressoras que pegam no bolso da classe média etc etc etc)

      isso é um CALDO pra qq conservador mais desinformado sobre a complexidade dos temas, colega 

      1. Os eleitores do Bolsonaro

        Os eleitores do Bolsonaro podem tremer pelo surgimento e expansão do PCC, CV e ADA mas acho que não tremem pela expansão da milicia que já foi defendida pelo Bolsonaro e pelo seu filho no plenário da camara nacional e estadual. Não sei se voce é do RJ, mas se conhecesse o RJ saberia do que eu estou falando….

        1. aqui em SP temos o MPSP

          aqui em SP temos o MPSP rsrsrs

          ..então  ..pra eles as milicias é o que restariam de “certo”  ..de legalidade ..de defesa de valores a serem preservados – o bem contra o mal, o olho por olho – afinal, as Forças Públicas ARMADAS são treinadas aqui pra serem forças LETAIS, que prezam, e dependem, da disciplina e da ordem, da autoridade inquestionável, temor acima de tudo 

           ..democracia e dialogo, critica,  não combina muit com essa turma

          https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-pms-agridem-vendedores-ambulantes-em-sao-paulo/

    2. Corretíssimo.
      Trabalhei na

      Corretíssimo.

      Trabalhei na FIEMG por 5 anos tendo contato direto com pequenos e grandes empresarios, assim como o corpo de vice-presidentes. E de maneira geral é isso mesmo.

      Os grandes empresários reclamam que pagam muito imposto e o governo só olha para os pequenos.

      Os pequenos reclamam que os bancos publicos só liberam financiamento para os grandes e que os grandes sempre conseguem isenção de impostos com o governo.

      A única coisa que os unia era tirar o PT.

      A intervençã estatal era demasiada, o dólar alto demais, a inflação alta demais, os funcionários já não tinham respeito pela empresa e trocavam de emprego por apenas 50 ou 100 reais a mais oferecidos por outra empresa (pleno emprego), e a Dilma era ruim politicamente.  

      A quantidade de empresários DA ÁREA METALMECÂNICA que queria o fim do conteúdo nacional (inclusive em Ipatinga) era impressionante e absurda. Eles acreditavam piamente que o problema de seus negócios não prosperarem mais era a Petrobrás e sua política de contratação.

      Os empresários de forma geral em Minas Gerais pressionaram ao máximo a FIEMG a apoiar o golpe contra Dilma.

      Quem segurou a onda foi o Sr. Olavo Machado (ex-presidente da FIEMG) e por isso perdeu sua base de apoio político empresarial em todas as regiões do estado e em diversos setores empresariais.

      A assessoria do presidente teve que viajar para quase todas as regiões do Estado para explicar o posicionamento da FIEMG. O Sr. Olavo não é santo e sabia dos problemas econômicos advindos do apoio ao Golpe, tinha asco à FIESP, e o Governo de MG era liderado por um governador do PT. As relações com o governo seriam rompidas com um apoio explicito ao golpe. 

      Vejo que o motivo dos empresários terem esse comportamente e entendimento da realidade vem de 3 pontos:

      1- A deficiência do ensino básico é absurda. A até uns 3 anos atrás eram encontradas no interior do estado empresas com faturamento anual relevante (15m anual) que usavam Livro Caixa ! LIVRO CAIXA !!!!! Nada informatizado. A dificuldade de compreensão e abstração também é complicada. 

      2 – Em geral a maioria desses empresários trabalha muito em suas empresas, (a vida do pequeno é de trabalhar muito. Do médio e grande, nem tanto…) tem pouco tempo para ler e se informar e quando vão fazê-lo fazem onde?! NA GLOBO NEWS. 

      Aqui temos um problema estrutural, porque a linha econômica defendida pela GN é liberal e os empresários querem/precisam da linha desenvolvimentista.

      Então eles pedem que as federações de indústria desenvolvam planos de desenvolvimento para o setor industrial, mas: 

      A) não entendem as politicas desenvolvimentistas propostas quando são propostas.

      B) A vitória neoliberal nos anos 90 colocou diversos economistas liberais nessas instituições que barram a elaboração  de projetos de cunho divergente ao liberal. 

      3 – Diferença de Classe. Muitos desses empresários, mesmo tendo vindo de famílias humildes, de terem trabalhado muitos anos até abrirem suas empresas e de terem parentes proximos que são trabalhadores, se veem como empreendedores que jamais voltarão para a “classe trabalhadora”.

      Então, qualquer ganho para a classe trabalhadora é “um ganho que poderia ter ido para a produção e desenvolvimento do país, mais foi pra sustentar vagabundo, ou dar comida pra pobre. Tem que dar emprego !”   

      E sim. O que o Ciro diz sobre a FIESP é verdade em praticamente todas as Federações de Indústrias do Brasil. As lideranças dessas instituições estão falidas e/ou já no esquema produção/rentismo. 

      Em geral essas instituições tem um DISCURSO de queda da tx de juros, mas é só discurso (para agradar o pequeno empresário). Isso ocorre, pelo que entendi, pela força, ao menos em MG de grandes indústrias extrativistas e da desvinculação das lideranças destas instituições ao empresariado real que de fato está produzindo. 

      Pela Lei Kandir as grandes industrias extrativistas já pagam baixos impostos para exportação de materia prima e colocam o dinheiro para render com os juros altos. Qualquer projeto de desenvolvimento de setores mais intensivos em tecnologia tem resistencia nas federações e nos Governos, pois muitos que estão nos cargos de liderança são influenciados por essas grandes empresas extrativas ou vieram dessas empresas. 

       

      1. Xadrez da candidatura Lula-Haddad e os golpes possíveis

        -> A quantidade de empresários DA ÁREA METALMECÂNICA que queria o fim do conteúdo nacional (inclusive em Ipatinga) era impressionante e absurda.

        -> Em geral a maioria desses empresários trabalha muito em suas empresas

        -> se veem como empreendedores que jamais voltarão para a “classe trabalhadora”.

        -> Qualquer projeto de desenvolvimento de setores mais intensivos em tecnologia tem resistencia nas federações e nos Governos

        excelente comentário.

        – nenhum governo de Esquerda será bem sucedido sem uma política clara e incisiva para o pequeno empresariado;

        – o corte se faz entre o grande empresariado (grande capital: bancos e rentistas, exportadores de commodities, grandes redes de comércio do varejo) e os demais. sendo o “médio empresário” apenas uma referência contextual, todos são pequenos frente ao grande capital;

        – o pequeno empresário (incluindo o assim denominado “médio”) não sabe como funciona o capitalismo. também não quer saber e tem raiva de quem sabe, tendo pia crença nas lendas do empreendedorismo, da meritocracia, da eficiência e da concorrência;

        – uma quitanda ou uma serralheria de uma pequena cidade do interior são tão vulneráveis ao grande capital quanto uma rede local de supermercados e uma metalúrgica de um grande centro urbano. ainda assim os respectivos empresários se julgam tão “empresários” quanto um banqueiro ou  um mega empresário de hipermercados. a afinidade se dá por identificação ideológica e não por interesses concretos;

        – o pequeno empresário vive para o trabalho e para a acumulação de capital. é um escravo da empresa tanto quanto seus explorados empregados. não tem visão sistêmica, pouco se importa com APL (Arranjo Produtivo Local) e não está nem aí para qualidade de vida. o pequeno empresário gera empregos e é a base de sustentação do mercado interno (produção e consumo), mas carece completamente de um projeto de país, são massa de manobra da federações dominadas pelo grande capital.

        – para a Esquerda, é vital compreender e atuar junto ao pequeno empresariado, tanto quanto ao trabalhador precarizado.

        tema riquíssimo e imprescindível.

        .

        1. Sim, Sim, Sim.

          * O pequeno empresário (incluindo o assim denominado “médio”) não sabe como funciona o capitalismo.  CHECK ! 

          * A afinidade se dá por identificação ideológica e não por interesses concretos; (CHECK !) (Principalmente com a máquina da Globo News). 

          *”o pequeno empresário vive para o trabalho e para a acumulação de capital. é um escravo da empresa tanto quanto seus explorados empregados…. são massa de manobra da federações dominadas pelo grande capital.” CHECK ! 

          *Para a Esquerda, é vital compreender e atuar junto ao pequeno empresariado, tanto quanto ao trabalhador precarizado. CHECK ! MAS AQUI É IMPORTANTE A ATENÇÃO À 2 PONTOS:

          1) O pequeno acha que sempre poderá crescer e se tornar o Setúbal. É um monstrinho em potencial. Ele deve entender que o trabalhador é tão importante quanto ele, que ambos devem ganhar bem e a importância disso para a economia como um todo. 

          (A maioria dos pequenos empresarios apoiou a reforma trabalhista = ganhos diretos sobre seus funcionários já superexplorados. Entendimento zero que amanhã eles proprios ou seus filhos podem ser esses funcionários superexplorados.)

          2) Tem que entender e valorizar o que o governo faz por ele e pelos seus colegas pequenos empresarios. Ai é muita propaganda, mobilização e divulgação do que é realizado pelo governo junto à essa classe. Ela é importante, não deve ser ignorada e deve sim estar em disputa. 

           

          1. Xadrez da candidatura Lula-Haddad e os golpes possíveis

            -> O pequeno acha que sempre poderá crescer e se tornar o Setúbal. É um monstrinho em potencial.

            sem dúvida.

            pois os caras são piamente devotos do credo liberal. nada entendem de capitalismo, embora sejam empresários.

            morrem de trabalhar jurando que é assim que acumulam capital, e não através exploração do trabalho alheio.

            acreditam que o diferencial num regime de concorrência é a eficiência, e não o poder econômico e o tráfico de influência político.

            consideram a corrupção uma praga predatória a ser extirpada do livre mercado, quando ela é intrínseca a um capitalismo no qual a competição desregulada sempre produz oligopólios.

            -> Ai é muita propaganda, mobilização e divulgação do que é realizado pelo governo junto à essa classe. Ela é importante, não deve ser ignorada e deve sim estar em disputa. 

            concordo 100% que é vital a disputa pelos corações e mentes do empresariado.

            concordo também com a necessidade de “muita propaganda, mobilização e divulgação”.

            mas isto não basta.

            ninguém muda de opinião, sejam empresários, trabalhadores precarizados ou qualquer um de nós, apenas por doutrinação política ou acesso à informação. o que muda as pessoas são experiências de vida.

            só as experiências de vida tem o poder de furar as bolhas e derrubar as couraças.

            este é um assunto vital e complexo.

            .

        2. Um governo de esquerda para a pequena-burguesia?

          “Nenhum governo de Esquerda será bem sucedido sem uma política clara e incisiva para o pequeno empresariado”. – Arkx

           

          “Os pequeno-burgueses republicanos, cujo ideal é uma República federativa alemã, à maneira da Suíça, e que se dão agora o nome de vermelhos e de sociais-democratas porque alimentam o piedoso desejo de abolir a pressão do grande capital sobre o pequeno, do grande-burguês sobre o pequeno. Os representantes desta fracção eram os membros dos congressos e comités democráticos, os dirigentes das associações democráticas, os redactores dos jornais democráticos.

          Todas estas fracções se intitulam, agora, depois da sua derrota, republicanas ou vermelhas, precisamente como em França os pequeno-burgueses republicanos se intitulam agora socialistas. Onde quer que ainda encontrem, como em Württemberg, na Baviera, etc., a oportunidade de perseguir os seus fins por via constitucional, aproveitam a ocasião para manter as suas velhas frases e para mostrar, na acção, que em nada mudaram. Compreende-se, de resto, que a mudança de nome deste partido nada modifica perante os operários, mas demonstra simplesmente que é agora obrigado a fazer frente à burguesia aliada ao absolutismo e a apoiar-se no proletariado.

          O partido democrático pequeno-burguês é muito poderoso na Alemanha. Abrange não somente a grande maioria dos habitantes burgueses das cidades, os pequenos negociantes industriais e os mestres artesãos: conta entre os seus seguidores os camponeses e o proletariado rural enquanto este último não tiver encontrado um suporte no proletariado autónomo das cidades.

          É esta a relação do partido operário revolucionário com a democracia pequeno-burguesa: está com ela contra a fracção cuja queda ele tem em vista: opõe-se-lhe em tudo o que ela pretende para se consolidar a si mesma.

          Os pequeno-burgueses democratas, muito longe de pretenderem revolver toda a sociedade em benefício dos proletários revolucionários, aspiram a uma alteração das condições sociais que lhes torne tão suportável e cómoda quanto possível a sociedade existente. Por isso reclamam, antes de tudo, a diminuição das despesas públicas mediante a limitação da burocracia e a transferência dos principais impostos para os grandes proprietários fundiários e grandes burgueses. RECLAMAM, além disso, A ABOLIÇÃO DA PRESSÃO DO GRANDE CAPITAL SOBRE O PEQUENO, por meio de instituições públicas de crédito e de leis contra a usura que lhes tornassem possível, a eles e aos camponeses, obter em condições favoráveis adiantamentos do Estado em vez de os obterem dos capitalistas; e ainda o estabelecimento das relações de propriedade burguesas no campo, pela completa eliminação do feudalismo. Para realizarem tudo isto, necessitam de uma Constituição democrática, seja ela [monárquica] constitucional ou republicana, que lhes dê a maioria, a eles e aos seus aliados, os camponeses, e de uma organização comunal democrática que ponha nas suas mãos o controlo directo da propriedade comunal e uma série de funções actualmente exercidas pelos burocratas.

          Além disso, a dominação e o rápido aumento do capital devem ser contrariados, em parte pela limitação do direito sucessório, em parte pela entrega ao Estado do maior número possível de trabalhos. No que se refere aos operários, antes de mais está assente que devem, como até agora, permanecer operários assalariados, apenas desejando os pequeno-burgueses democratas que os operários tenham melhor salário e uma existência mais assegurada; esperam eles conseguir isto [confiando], em parte, ao Estado a ocupação dos operários e através de medidas de beneficência; numa palavra, esperam subornar os operários com esmolas mais ou menos disfarçadas e quebrar a sua força revolucionária tornando-lhes momentaneamente suportável a sua situação. As reivindicações da democracia pequeno-burguesa, aqui resumidas, não são defendidas por todas as fracções ao mesmo tempo e muito poucos são aqueles que se apercebem delas na sua totalidade, como objectivo definido. Quanto mais longe forem indivíduos isolados ou fracções de entre eles, tantas mais destas reivindicações eles farão suas; e os poucos que vêem no atrás mencionado o seu próprio programa hão-de julgar ter-se com isto estabelecido, porém, o máximo a esperar da revolução. Mas estas reivindicações não podem bastar de modo algum ao partido do proletariado. Ao passo que os pequeno-burgueses democratas querem pôr fim à revolução o mais depressa possível, realizando, quando muito, as exigências atrás referidas, o nosso interesse e a nossa tarefa são tornar permanente a revolução até que todas as classes mais ou menos possidentes estejam afastadas da dominação, até que o poder de Estado tenha sido conquistado pelo proletariado, que a associação dos proletários, não só num país, mas em todos os países dominantes do mundo inteiro, tenha avançado a tal ponto que tenha cessado a concorrência dos proletários nesses países e que, pelo menos, estejam concentradas nas mãos dos proletários as forças produtivas decisivas. Para nós não pode tratar-se da transformação da propriedade privada, mas apenas do seu aniquilamento, não pode tratar-se de encobrir oposições de classes mas de suprimir as classes, nem de aperfeiçoar a sociedade existente, mas de fundar uma nova. Não resta dúvida alguma que a democracia pequeno-burguesa alcançará por um momento a influência preponderante na Alemanha no curso de desenvolvimento da revolução. Pergunta-se, pois, qual vai ser, perante ela, a posição do proletariado e especialmente da Liga:…” – Karl Marx e Friedrich Engels, Mensagem da Direção Centra à Liga dos Comunistas.

          https://www.marxists.org/portugues/marx/1850/03/mensagem-liga.htm

           

          Entonces, Arkx, um governo de esquerda deve se preocupar com os trabalhadores ou com os pequenos-burgueses?

          1. Xadrez da candidatura Lula-Haddad e os golpes possíveis

            -> Entonces, Arkx, um governo de esquerda deve se preocupar com os trabalhadores ou com os pequenos-burgueses?

            antes de mais nada, Marx não deve ser citado como fundamentalistas religiosos se referem aos seus respectivos textos sagrados. não devemos ter dogmas, se de fato quisermos fazer avançar as transformações pelas quais o Brasil tanto clama.

            depois, não se trata de questão teórica, abstrata e distante no tempo, e sim um caso concreto e urgente. qual seja:

            – assumindo em 2019 um governo à Esquerda (mesmo de centro-esquerda), qual deve ser sua política para o pequeno empresário?

            a – nenhuma.

            b – confiscar suas empresas.

            c – obrigá-los a ler Marx e Engels.

            d – todas as anteriores.

            e – nenhuma das anteriores.

            pensa, Rui. pensa…

            .

  18. Condenações de Bolsonaro?

    Por que ninguém entrou com pedido de impugnação de Bolsonaro com relação aos DOIS processos em que foi condenado em SEGUNDA INSTÂNCIA pelos crimes de apologia ao estupro e racismo? Estão guardando a “bala de prata”?

     

  19. Não subestime o Alckmin

    Nassif,

    Não subestime o Alckmin. A campanha só começa pra valer quando entram as propagandas de televisão.

    Infelizmente, todos os acontecimentos recentes mostram que parcela muito significativa da população brasileira acredita piamente na mídia, especialmente a mídia televisiva, ainda a mais consumida de longe no Brasil.

    A mídia oligopolista está fechada com o Alckmin, assim como o empresariado financeiro. A ignorância política de grande parte dos brasileiros, de todas as classes, impedem que o voto seja decidido por questões ideológicas. Quando ele começar a crescer, vai tirar votos de todos os candidatos, da direita até a esquerda, e os números atuais das pesquisas não servirão de nada.

    Não tenha dúvida: infelizmente, o chuchu fascistóide é o favorito para ganhar essa eleição.

     

    1. nem que pra fraudar o

      nem que pra fraudar o resultado ..Hoje, as empresas que mantém as urnas eletrônicas são estrangeiras (dizem Venezuelana – smartmatic e AMERICANA – Dielbold)

      lembre-se de que CARMINHA SAMBISTA proibiu a sociedade de questionar a impressão do voto, esta medida que mesmo com o CONGRESSO legislando pró impressão posteriormente, foi dado de ombros pelos TOGADOS GOLPISTAS

    2. Esta é certamente a

      Esta é certamente a possibilidade que mantém a engrenagem do golpe a funcionar no modo pseudo-democrático como se nada de muito ameaçador estivesse a acontecer. Muitos apostam que o programa de televisão do Chuchu será inócuo e tedioso, mas ele poderá se revelar um instrumento poderoso, tanto para empurrar para baixo a candidatura Lula-Haddad-Manuela, como para alavancar a candidatura pessedebista. Acontece que, embora na classe dominante haja alguma dissidência que leva à extrema direita, o núcleo político do movimento de 2016 continua girando em torno do PSDB. Bolsonaro é muito perigoso para a direita neoligeral. O caos gerado por vitória de Bolsonaro poderia levar a situações políticas, econômicas e sociais completamente diversas dos objetivos dele e de todos os golpistas. Sendo assim, a candidatura Alckmin enfeixará, no momento que julguem mais oportuno, forças poderosas, inescrupulosas e inauditas, institucionais e marginais, visando compor de qualquer maneira a vitória eleitoral tucana pela primeira vez em mais de vinte anos. Não estão descartados ataques eletrônicos se toda sorte. Ainda há tempo para que pensem que podem dar à corrida eleitoral uma direção favorável a eles. É muito cedo para que se pense que já desistiram de ganhar as eleições. Ainda acreditamos que a candidatura Bolsonaro será derrubada com golpes rápidos combinados na aliança jurídico-midiática e com providências subterrâneas, contratadas com chefes religiosos e outros grupos. Isso só não aconteceu até agora porque julgam que Bolsonaro tem ainda um relevante serviço a prestar, na medida em que segura votos que poderiam estar no polo Lula-Haddad-Manuela. Quando ficar claro que Alckmin chegou efetivamente ao campo de batalha, Bolsonaro será eliminado da corrida. Ficarão apenas dois no páreo o PSDB e o PT, como sempre. E como não há mesmo nada de positivo com apelo popular para o PSDB mesclado de PMDB apresentar em seu programa de TV, eles não terão nenhuma dúvida em entrar de chofre no reino do irreal: Mentiras e mais mentiras tentarão levar Alckmin ao topo, ajudadas por várias estocadas desferidas pelo aliado judiciário-midiático. Com o afunilamento dos interesses e a poda das divergências, jogarão todas as fichas em Alckmin. Do mesmo jeito que tiveram a ilusão de acreditar que Lula desapareceria da política depois de preso, acreditaram e acreditarão agora que vencerão com seus truques e subterfúgios. Contra eles, o polo progressista conta com a simpatia de uma opinião pública internacional de alta qualidade, e com o sólido patamar do apoio maciço da intenção de voto. Detectar com antecedência os truques, denunciá-los com todas as forças, isolá-los e anulá-los, será trabalho minucioso e permanente do pólo progressista. Poder de resposta imediata aos ataques da direita é condição fundamental para este pólo avançar. Apesar da violência dos ataques, manter-se de pé até o fim, até à vitória eleitoral ou ao desmascaramento total do golpe, este será o grande objetivo da chapa Lula-Haddad-Manuela.     

  20. Lei da Ficha Limpa, uma teratologia legislativa

    Se a população não reagir, o golpe midiático-jurídico-parlamentar vai se aprofundar.

    É fácil inviabilizar qualquer candidatura. Basta atribuir um imóvel alheio a um candidato, condena-se o verdadeiro proprietário do imóvel, forçando-o a delatar o candidato, a fim de reduzir sua pena e recuperar o patrimônio obtido ilicitamente. Sem qualquer prova de que o candidato é o dono do imóvel, condena-se o candidato apenas com base nas palavras do delator, não importando que não seja apontado qualquer ato de ofício praticado pelo candidato que justifique a sua condenação. Antes do trânsito em julgado, o candidato é preso, já que os recursos extraordinários não tem efeito suspensivo em relação à pena privativa de liberdade, tendo efeito suspensivo apenas em relação às penas restritivas de direito e de multa, nada obstante o CPP não faça essa distinção.

    Concede-se habeas corpus ao candidato preso antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, mas a quadrilha do judiciário, mesmo não tendo competência para anular o habeas corpus, o faz, em final de semana, ao arrepio da lei processual. Os quadrilheiros são processados no CNJ e o mais ousado deles confessa que de fato violou a lei processual mas o fez para evitar um erro ainda maior, como se o erro por ele praticado corrigisse o erro que seria praticado. O quadrilheiro explica sua ilicitude mas certamente o CNJ admitirá essa explicação como uma justificativa e o liberará. Caso o CNJ não faça dessa forma, o $érgio Moro delatará o comparsa Gebran e o Thompson Flores, e estará livre, enquanto esses outros dois ratos pagarão o pato, juntamente com a autoridade competente que concedeu o habeas corpus frustrado por sujeitos incompetentes.

    O candidato condenado, apesar de satisfazer todas as condições de elegibilidade previstas na Constituição e, consequentemente, estar no pleno exercício dos seus direitos políticos de votar e ser votado, é impedido de concorrer com base numa causa de inelegibilidade (condenação criminal não transitada em julgado, apenas confirmada ou imposta por órgão judicial colegiado) que é, ao mesmo tempo, uma condição reflexa de elegibilidade. Se o candidato condenado por órgão judicial colegiado, mesmo presumido inocente, é afastado da disputa eleitoral, posteriormente vier a ser absolvido, principalmente porque o magistrado que o condenou apontou ato de ofício indeterminado, quem reparará os danos causados à democracia?

    A Ministreca Prisidenta do $TF não pauta as Ações Declaratórias de Constitucionalidade do art. 283 do CPP sob o caprichoso FUDAMENTO de que não trabalha sob pressão. E, assim, la nave das loucas va.

    A lei da ficha limpa é uma teratologia legislativa, pois transforma uma condição indireta de elegibilidade consistente na ausência de condenação criminal transitada em julgado, numa causa de inelegibilidade, e sua aplicação é uma aberração jurídico-processual.

    1. Quem está, sorrateiramente, apagando minhas estrelas?

      Deixem as minhas estrelas acesas, brilhando intensamente. Não apaguem-nas, senão eu apago vocês da parede da minha memória.

  21. Eu já desisti de tentar

    Eu já desisti de tentar ajudar. Vocês estão em uma situação realmente óbvia de ditadura disfarçada aonde só há uma opção: prender ou liquidar os golpistas. Mas o brasileiro é covarde demais para isso, vocês preferem continuar como escravos do que tomar uma atitude.

    1. Não ignore a luta de classes

      Somebody, não ignore a luta de classes nem a correlação de forças. Não se trata apenas de questão de vontade. Você acha que a gente não quer impalar os golpistas?

  22. Sem chance.

    Com sinceridade: A possibilidade de haver mais golpes concordo 100%, mas com relação ao seu xadrez no que se refere aos numeros de votos para cada candidato, me desculpe, está muito errado. Se bobear, HADDAD leva no primeiro turno direto.

  23. Eleição 2018

    Eu entendo a candidatura Alckmin fora do jogo eleitoral por estar associada ao Governo Temer e seu quase traço de aprovação. 

    Observamos as pesquisas e vemos que o eleitorado está votando de forma independente. As candidaturas palatáveis ao Golpe, as mais próximas dele: Alckmin, Álvaro Dias e, talvez, Amoedo, não decolam. E, Marina, também, não decola, mesmo que tenha um patamar de 10% trazidos de outras duas eleições presidenciais, Marina que não é mais a candidata oficial do Banco Itaú, substituída pelo Amoedo. 

    Bolsonaro, incorporando a extrema-direita, parece-me que não desidrata a ponto de não manter-se em segundo lugar e crescerá pouco no segundo turno. Ele tem votos relacionados ao conservadorismo extremado nos costumes, além de votos do antipetismo mais radical, votos da parcela do “bandido bom é bandido morto” e de parcelas do fundamentalismo religioso, porém concentrados em grande maioria no eleitorado masculino.

    Estas 5 candidaturas: Alckmin, Bolsonaro, Marina, Álvaro Dias e Amoedo incorrem num erro gigante, se apoiam em um ultra neoliberalismo radical e externado livremente por seus porta-vozes econômicos, porta-vozes que dizem coisas que não angariam votos suficientes para vencer Eleição nenhuma no Brasil. Como vencer defendendo a privatização de tudo e só havendo dois tipos de tickets como direitos aos mais pobres: um de saúde e outro de educação; defendendo o congelamento da política de aumento real do salário mínimo; defendendo o contrato de trabalho onde o acordado se sobrepõe ao legislado sempre e, onde, teremos dois tipos de carteira de trabalho diferenciados; defendendo a ideia da pós-graduação paga, etc. Essas ideias não vencem Eleição no voto. 

    Somente 2 candidaturas têm chances em 2018: Lula/Haddad/Manuela e Ciro Gomes, este, poderia vencer no caso de o Judiciário aplicar um Golpe na chapa Lula/Haddad/Manuela. E Ciro venceria por ter um Programa de Governo não ultra neoliberal e com ideias de incorporação da classe trabalhadora e dos pobres no orçamento. 

    Ninguém do Golpe tem chances de vencer no 2° turno, somente se retirarem Lula, Ciro e até Boulos. 

    O Golpe não deu certo eleitoralmente. Lava-Jato, Globo & velha mídia e seus patrocinadores: Grande Capital financeiro internacionalizado e o Imperialismo não falam mais a mesma língua do eleitorado brasileiro.

    2014 não deu e foi um período que ainda havia uma certa capacidade dos golpistas de influenciar a opinião pública, tanto é que se pôde conseguir avançar sobre a cabeça do eleitorado e enganá-lo para apoiar diretamente ou silenciosamente o Golpe de 2016, na lavagem cerebral da população vinda da dobradinha Globo & velha mídia e a Lava-Jato. 2018 não dará pros golpistas.

    Acontece que a Lua de Mel acabou em três tempos com o fiasco do Governo Temer e a descoberta dos brasileiros que foram enganados e traídos. Não veio o oásis prometido pós-Dilma, veio, sim, a ruína econômica e social do País. E aos poucos a população foi se afastando dos golpistas e da dobradinha Mídia Oligopólica e Judiciário morista, estes dois perdendo a grande maioria da opinião pública brasileira que se tornou independente – anti-establishment. 

    A prova está na intenção de votos. 

    Os candidatos do Golpe, Alckmin, Álvaro Dias e Amoedo não juntam 10% do eleitorado.

    Marina, ex-candidata dos banqueiros tem outros 10%, mas ela não está sendo vista como candidata do Sistema, o que ocorrerá em breve, pela política econômica que pretende adotar caso vença.

    Bolsonaro é um candidato palatável ao Sistema, ele se aproximou do Sistema incorporando um coordenador de seu programa vindo do Instituto Millenium.

    Porém, sendo visto por seus eleitores como antissistema; e está situado na extrema-direita e podemos dizer que é candidatura resultante da perseguição absurda ao PT, Lula e Dilma e do processo de ódio psicossocial gerado desta perseguição. Aproximando-se do Golpe pode desidratar um pouco, porque, apesar de o antipetismo ter ido em pelo menos 50% até ele, este conjunto de pessoas é anti-Temer, está em oposição ao Golpe e aos golpistas e são independentes radicais, são fora da casinha, incontroláveis, podemos assim dizer e não se pode dizer que estão satisfeitos com o modelo econômico adotado por Temer, aqui todos perdem, até quase todos os que têm ódio visceral do PT.

    Uma constatação a ser dita é que de tudo o que se aventou pós-Golpe contra a realização de eleições ou mudança do regime de Governo para Lula e/ou o PT não voltar ao Poder e o Golpe acabar não se concretizou.

    Vejamos se aconteceu:

    1) cassação do registro do PT;

    2) Golpe Militar;

    3) Semipresidencialismo;

    4) Parlamentarismo;

    5) Impugnação da chapa encabeçada pelo PT;

    6) Cancelamento das eleições;

    7) O não registro de Lula candidato.

    A única conquista em termos de regime político e eleitoral foi manter Lula preso e quase incomunicável, para além de escrever cartas e de receber políticos e lideranças políticas, religiosas, de movimentos sociais e intelectuais lá na PF de Curitiba.

    Isto posto e com o crescimento exponencial da candidatura Lula me leva a dizer que a Eleição irá acontecer e que, se Lula não for candidato, Haddad vencerá.

    Coloco esta afirmação baseado em um dado concreto, a população está dissociada das forças do Golpe, seja o petismo ou o antipetismo. Não há clima para apoio popular ou para silêncio popular numa tentativa de cancelamento de eleições. Haddad tem forças para vencer no Brasil, muito mais do que Bolsonaro. O Brasil não tem uma parcela maior que 20% da população para seguir Bolsonaro no voto, mas, não temos outro candidato do Sistema para desbancar ele, hoje, e ir para o 2° turno, caso Lula não consiga seu registro eleitoral para vencer em 1° turno.

    O Golpe, para conseguir seu intento, destampou da garrafa os eleitores de Bolsonaro, estes querem votar no Mito e são descontrolados, não se segura esta turba, ela não aceitará cancelamento de Eleição e é fiel ao candidato, se mostra fiel até agora, e não me parece ser uma candidatura Russomano, que nasce forte e desidrata próxima do término do 1° turno.

    Além do detalhe, se desidratar um pouco quem garante que uma candidatura do Golpe herde os seus votos? Ele pode se espalhar entre candidatos, até Lula e Ciro podem receber parcelas pequenas dessas dissidências à sua candidatura.

    Temos, ainda, todo um eleitorado em torno de Lula, hoje, cerca de 40% do total de votantes, e o problemão da determinação da ONU de Lula candidato ajuntado do descrédito internacional com as instituições brasileiras.

    Tendo cerca de 10% de eleitores capazes de se sensibilizar com o noticiário da Globo & velha mídia e da Lava-Jato e seus tentáculos no Judiciário, as pesquisas eleitorais mostram, dobradinha que tenta empurrar pro eleitorado um candidato do mercado e pró-EUA como Alckmin as 24 horas do dia e não consegue, pois, não há clima favorável para tentarem, como em 2016, de cooptar opinião pública pró-cancelamento das eleições gerais. Hoje, a Eleição se decide para além da Mídia, a Internet comanda a Eleição via Smartphones com o Zap Zap e redes sociais. É imprevisível a tentativa, não dá para arriscarem em um país de 210 milhões de habitantes.

    Cuidemos de estar atentos, sim! Com os pequenos golpes diários contra a candidatura petista, mas não fiquemos amedrontados e nem céticos com a ideia de o Judiciário sendo capaz de tudo, ele não pode e nem a Globo.

    Será trabalhosa a vitória, tentarão de tudo para impedir de o PT vencer, mas ele vencerá e bem e com uma votação maior  em porcentagem de votos que a de 2014.

    1. Caro Alexandre.

      O Ciro era uma boa solução lá na década de 60, em que as políticas ditas nacionalistas eram baseadas na reserva de mercado. Da mesma forma um governo do PT com o programinha do Haddad, não resolve nada a longo prazo. A única solução é Lula, não pelo que ele quer ou que ele propõe, mas sim pela capacidade do mesmo em corrigir rumos daquilo que está dando errado.

      O Brasil sem uma transformação radical no seu sistema político e econômico, não tem futuro com nenhum dos candidatos, nem os atuais candidatos de esquerda (Lula e Boulos) e muito menos com os candidatos de direita, mas pelo menos com Lula se queimará uma etapa e ficará claro que algo bem mais profundo deve ser mudado.

      Quanto ao segundo golpe ele virá, e priorizaria as seguintes opções não exclusivas na tua lista:

      (7) ou (5) ou ainda a (6), esta última estou achando que é meio tarde, logo depois virá a (1) + (2). Acrescentaria depois destas, a censura, prisões políticas a granel e repressão violenta de movimentos de oposição.

       

  24. O Nassif continua apostando
    O Nassif continua apostando numa suposta “direita bem pensante”. Ela simplesmente não existe. A alergia a qualquer representaçao popular é o denominador comum tanto de um Boçalnaro quanto de um Alckmin. A unica situação em que fazem pose de “moderados” é com a esquerda como mero coadjuvante. Foi esse o pacto da finada nova república. Com a esquerda e o povo conseguindo alguma viabilidade eleitoral, eles perdem a linha. Foram avançando um tanto hesitantemente contra a Democracia e a Constituição com medo do que falariam lá fora, afinal, ninguem prega abertamente o fim da Democracia no mundo; e as experiencias de Paraguai e Honduras eram ainda pouco significativas.

    Mas, agora (e nao é de hoje), já era. A cada lance ficar dizendo “rasgaram a fantasia”, “cairam as máscaras”, etc., cansa. Já passaram do ponto de retorno lá atrás, em 2012, batendo “bumbo pra classe media”, “todos contra o PT”. O plano A ainda era tentar a sorte eleitoral com Aecio. Mas, o plano B já estava engatilhado. Repetindo: passaram do ponto de retorno há muito tempo. Estão somente escolhendo qual medida empregar, nao é uma duvida ou hesitaçao…

    O melhor pra esquerda (opinião é como boca, cada um tem a sua) é fazer acordo…e descumprir lá na frente: chega de cavalheirismo com boçal cinico.

    1. A direita, é o que é, mais por necessidade do que ideologia.

      As pessoas acreditam que há direita boazinha, empresários nacionalistas, empresários que querem produzir e não serem rentistas, em resumo, as pessoas fantasiam conforme o seu desejo.

      A direita vinculada ao grande capital sabe que a possibilidade do Brasil no esquema de mundo globalizado, não há espaço para bom-mocismo e por opção pela produção.

      Qualquer pessoa bem informada sabe que para um país entrar como um produtor de algo, que não seja produtos primários ou produtos de baixo valor agregado, o país necessitaria um longo tempo de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, ou seja, num mundo competitivo e de fronteiras abertas para produtos importados de todas as partes do mundo, o Brasil numa situação de mercado aberto não tem a mínima chance de chegar a algum lugar.

      Eu há mais de vinte anos prestei consultoria, via a universidade, a dois grupos industriais, um primeiro que é o maior ou o segundo maior grupo do Brasil, e trabalhei com o setor de Pesquisa e Desenvolvimento deste grupo, eles copiaram uma máquina, mas simplesmente nem tinham noção como operá-la, uma máquina que valia alguns milhões de dólares. A equipe de P&D desta grande empresa era composta de cinco funcionários, sendo que destes cinco, dois eram engenheiros e outros administrativos. Quando soube disto, além de ficar estarrecido perguntei porque uma equipe tão pequena, o engenheiro me explicou que quando havia uma situação de crise, o primeiro setor que fechava era exatamente este, e era o último a abrir.

      Me deu um desânimo tão grande, que encerrado a primeira parte do projeto que desenvolvia, e ter sido elogiado pelas pessoas que mandavam, quando me propuseram uma continuidade no projeto simplesmente desisti. Mais algum tempo, uns dois ou três anos, ao falar com o engenheiro, descobri que o pessoal da operação havia desistido da máquina e “compraram a tecnologia de onde haviam copiado”. Mais um tempo depois ao falar com um alto cargo de direção desta empresa, falei que eles não investiam em pesquisa, ele ficou indignado e respondeu que a empresa no ano anterior tinha gasto alguns milhões em investimento em tecnologia. Como entendo um pouco do assunto perguntei qual era a tecnologia que estavam desenvolvendo, e este diretor citou alguns softwares de controle que haviam comprado o pacote. Ou seja, os empresários brasileiros nem sabem o que é investir em P&D.

      Outra consultoria que prestei pela Universidade, foi de uma indústria média que há uns quarenta anos dominava algo em torno de 30% do mercado nacional, com a abertura do mercado no governo Collor, os seus produtos ficaram obsoletos, para vencer isto começaram a comprar componentes no exterior e adaptá-los aos produtos tecnologicamente atrasados, como a junção das partes não deu certo, contrataram um ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA para achar a solução, pois até esta época eles não tinham um engenheiro sequer.

      O corpo de diretores era composto dos netos de quem lançou os produtos, um era economista e outro era administrador, ou seja, duas nulidades em termos de conhecimento do produto. A grande conclusão que cheguei que era o momento dos proprietários venderem o sua marca, que tinha ainda algum nome no mercado, o que foi feito para que um dos proprietários tivesse dinheiro de conservar seu barco para que ele velejasse nos fins de semana.

      Trabalhei também nos chamados Fundos Setoriais criados no governo FHC e ampliados nos governos Lula, que não é nada mais nada menos do que uma isenção fiscal que deverá ser necessariamente aplicado em P&D. Salvo que trabalhes com empresas que tem seu setor de P&D, que se conta nos dedos em todo o país, as outras empresas que participam nos fundos setoriais, nem tem noção do que seja um projeto de P&D, não sabem nem estabelecer as suas prioridades.

      Em resumo, se eu fosse um grande empresário que trabalhasse na produção de algo, eu simplesmente venderia pela melhor oferta e colocaria no mercado especulativo, dá menos trabalho e é dinheiro na certa.

      Devido a este impasse que existe no Brasil, realmente há somente duas soluções para os empresários brasileiros, ou venderem sua indústrias e investirem na especulação, ou procurarem setores de uso de mão de obra intensiva e baixo valor agregado e procurar pagar o mínimo possível aos seus empregados.

      Ou seja, esta imagem do bom capitalista empreendedor no Brasil, é uma miragem, os poucos que ainda existem, ou vão virar depósitos de produtos importados, ou vão se dedicar a explorar a dívida pública do país. Mesmo as multinacionais aqui implantadas, por falta de pessoal capacitado para fazer a manutenção de suas fábricas, a tendência é sair do país.

      Não há esta figura de direita inteligente no país, há o capitalismo inteligente, que maximiza os seus lucros ou produzindo algo ou especulando. Por isto que a “direita” quer mais é vender o país e morar em Miami.

      1. respeito as suas

        respeito as suas experiências  ..eu tive as minhas frustrações tb

        MAS discordo FRONTALMENTE desta generalização de que empresário é um ser desprezível ..que a maioria sonha com especulação, e que especular leva a ganho certo (isso é ilusão, até pra se especular há que se ter conhecimento  ..falta-nos estudo e humildade tb)

        Nosso país nunca deu o valor devido aos destemidos e arrojados como um Eike Batista, os Empreiteiros, os Agro boys, Abilio Diniz por ex  ..como se estes não tivessem valor algum  ..fica difícil

        antes tivemos Klabin, R.Maluf, Kazinsky, E.Batista, Setubal, Mindlin e CENTENAS de tantos outros pioneiros – Matarazzo e Crespi inclusive –  que sempre foram jogados de forma generalizada no LIXO, como se fossem páreas sem coração ..NUNCA a eles foram lhes dados o devido valor

        Temos que entender que empresário tb é gente, tem insegurança, convive com medos e incertezas, tem lá suas ambições e sonhos tb

        Tem muito de verdade os que dizem que o BRASILEIRO encara como pecado a pretensão de se ser rico e bem sucedido  ..talvez devamos isso a mentalidade frugal e de sofrimento nos dada pelas igrejas de Cristo (uma eterna vítima) 

        FATO  ..o BRASIL é um país difícil de se trabalhar  ..falta M.O. mesmo  ..o Estudo massificado não produziu os frutos esperados, em verdade nos nivelamos por baixo, HOJE temos quantidade mas a qualidade deixa a desejar, desde os anos 70, foi ficando de lado e desimportante um estudo mais elaborado 

        O País sofre DIARIAMENTE uma influência perversa que invade TODAS as mídias, há décadas  ..até peças de teatro são importadas ..nosso filhos pela Tv a CABO sabem mais das histórias FANTASIOSAS dos heróis americanos dos que as dos nossos ..aprendemos a viver de babação de ovo pra America e Europa e achar normal ..a dependência cultural é cada vez mais NEFASTA ao desenvolvimento do que entendemos como Nação (território, bandeira, hino, povo, CULTURA e MOEDA, moeda)  ..e essa desconstrução vem desde pós 2a guerra, exploduindo com o cinema de Spielberg e suas bandeiras rubro-anil

        O império busca, resumidamente, deixar-nos como Nações consumidoras (tipo Venezuela e BRASIl pré LULA) ..se bobear até nossos universitários formados em Universidade públicas, feitos nas coxas, eles levam (assim como estão levando) 

        ..preocupa-OS apenas nos viabilizarem minimamente no acumulo de divisas pra podermos importar deles (e se não der certo, taca-nos FMI  .ou nos impõe o caos como nos anos 80 e as hiperinflações, até capitularmos, simples assim)

        em tempo – O BANCO MUINDIAL recentemente soltou um relatório dizendo que o S.Minimo do BRASIL, de US$ 300, é alto

        Ddas minhas maiores frustrações como executivo foi conviver com funcionários que só sabiam falar mal da empresa que lhes dava sustento  ..ou de brasileiros que VIBRAVAM com o recorde obtido pela remessa de lucros pro estrangeiro (fato com o qual esperavam ganhar elogios e uns trocados)  

        1. O capitalista enriquece expropriando os trabalhadores

          O problema não é o enriquecimento cada vez maior do capitalista, o problema é que esse enriquecimento ocorre às custas do empobrecimento cada vez maior do trabalhador.

      2. e seja qual for a opção

        e seja qual for a opção escolhida pelo empresariado ( vender a indústria que tem e pôr o dinheiro na especulação ou investir em coisas de baixo valor agregado ), esta só pode ser mantida  num país de 210 milhões de pessoas, com o aumento exponecial do uso da força ( seja oficialmente pelas FA, seja paralelamente por milícias e afins )  pra reprimir a violência vinda da destruição de vez do tecido social. 

      3. You nailed it. Você acertou

        You nailed it. Você acertou em cheio.

        Exato. O empresário brasileiro, com algumas poucas exceções, é imcompetente. Eu acredito que seja por causa da maioria deles serem descendentes de senhores de escravos, uma escória desprezível que é incapaz de sobreviver em uma economia de mercado moderna (só sobrevivem no Brasil por causa das alianças com o judiciário e os políticos para corromper o jogo em benefício deles).

        Mas o comentarista Romanelli também está correto, os poucos empresários competentes que o Brasil possui foram sistematicamente sabotados, especialmente depois do golpe de estado que colocou Temer e os comparsas dele no poder. Têm muitos querendo que o país seja uma fazenda gigante e isso fica fácil demais quando a própria “elite” brasileira trai o próprio país sem pensar duas vezes

  25. Bolsonaro jamais foi ameaça de fato para o golpe

    Hahah… Gente, porque os analistas de esquerda entraram nessa narrativa ilusória de que o candidato ultraconservador do PSL é ameaça aos principais artífices do golpe (PSDB/MDB)? Foram eles e a própria imprensa que criaram esse monstro e o MBL.  Esse candidato e o MBL apoiaram o golpe e todas as medidas do governo golpista. Se houver segundo turno entre Bolsonaro e o candidato do PT, os partidos do golpe, TODOS, vão apoia-lo e compor seu governo com o mesmo fisiologismo de sempre, com o discurso de defesa da democracia, mesmo que seja para um ano depois derrubá-lo junto com a mídia golpista de sempre. PSDB/MDB já desistiram há tempos do protagonismo que encerra o presidencialismo, para apostar em um parlamentarismo que possa perpetuar a retirada de direitos com toda a discrição e aparência de normalidade institucional. A esquerda deveria estar mais preocupada em eleger deputados progressistas. Acorda!!!

    1. “(…)PSDB/MDB já desistiram

      “(…)PSDB/MDB já desistiram há tempos do protagonismo que encerra o presidencialismo, para apostar em um parlamentarismo(…)”

      Essa parte é relevante.

      Pessoalmente, creio que os eleitores de Bolsonaro tem demasiada expectativa sobre ele.

      Quando começar a decepcionar (o que acho que não tardará muito), pode ser o alvo de um futuro impeachment – um “super herói” que derreterá, tal aconteceu com Collor.

      Será mais um momento de desgaste institucional no país e servirá de propaganda para a conversa mole do parlamentarismo que convém ao consórcio PSDB/MDB.

      A única peça de xadrez que vejo como uma incógnita nessa hipótese que levantei é papel que terá o  vice de Bolsonaro, General Mourão.

  26. Minha impressão

    Longe de mim querer fazer prognóstico de alguma coisa, mas o cenário atual é o seguinte: foi dado um golpe branco em 2016, entretanto não conseguiram dominar geral. Ou o consórcio golpista dá o xeque-mate, à la AI-5 de 1968 ou, numa alternativa bem otimista, tem-se algo à la o “Golpe no golpe” de novembro de 1955 do Marechal Lott.

    1. naquele tempo 75% moravan no

      naquele tempo 75% moravan no campo  ..não votavam e eram desinformados

      hoje, não que não sejam, mas há outros fatores atuando

      ..por exemplo a subversão virtual (nas redes), que queiram ou não, dado um prazo, oferece impactos na vida real  ..difíceis de serem ponderados (vide a greve dos caminhoneiros  ..que foi um ESPETACULO – mal aproveitado – de resistência civil  ..embora carente de resultados praticos por falta de apoio político  ..mas que ela deixou experiências e exemplos a serem seguidos, disso não duvido)

    2. Nada como conhecer a história

      João: tô contigo e não abro. À boca miuda tão falando em golpe_dentro_do_golpe_para_o_golpe_pelo_golpe. A corja modernizou-se. As casernas e a maioria das togas do sul já foram convocadas. Em Brasilia, boa parte dos Çupremus (o maior e o menor) avisou que vão dar plantão. Os do Delcídio estão mais afoitos que nunca. Um viva aos republicanos…

  27. Eles vão tentar assassinar o

    Eles vão tentar assassinar o Haddad! O incidente com o avião com o Haddad no Rio Grande do Norte é uma alerta. Na ocasião o avião com o candidato a vice na chapa do Lula ficou 20 minutos no ar sem poder pousar por que o aeroporto apagou as luzes da pista, impedindo com isso que o avião pousassse. Recentemente a direita brasileira já assassinou dois personagens importantes da política brasileira com “acidente de avião”, no caso o candidato à presidência Eduardo Campos nas eleições de 2010 e o Ministro do STF relator da Lava Jato Teori Zavascki. O próximo alvo com certeza seria o Haddad.

    1. é factível  ..assim como

      é factível (mas arriscado) ..assim como esperar – insistindo no golpe – pela morte de LULA

      melhor mesmo é tentarem um DATA VENIA contra a chapa, assim que não der mais tempo de recorrer a nada

    2. Prudência e caldo de galinha …

      nunca fizeram mal a ninguém. 

      É bom o PT tomar todo cuidado com Haddad, realmente. Mas, o golpe de estado se sofisticou. Não precisarão lançar mão de algo tão complexo e custoso, como um acidente de avião. 

      Basta impedir a candidatura de Lula e depois a candidatura de Haddad. Como?

      Ora bolas! Basta dizer que ela é ilegal !!!

      E depois caem de pau no Ciro e deixa  o nazista Alckmin trocar supapos com o fascista Bolsonaro e que vença o “melhor”!!!!

       

    3. Haddad, meu Filho, voe apenas durante o dia

      Haddad, não dê colher de chá para os Golpistas. Voe apenas durante o dia. Assim, eles terão que buscar outra forma de te eliminar.

    4. Haddad (e Lula, também) só

      Haddad (e Lula, também) só devem viajar sem anunciar de forma alguma. Não pode haver antecedência na divulgação e nem conhecimento do destino e da volta para onde.

      De preferência, devem voar em aviões de amigos; mais de um, se possível.

      A propósito, de Cessna, de forma alguma!

  28. ‘As expectativas em relação

    ‘As expectativas em relação ao 2º turno. Quanto mais fraco Geraldo Alckmin, maior a probabilidade de uma nova etapa do golpe, com tentativas de inviabilizar não apenas a chapa Lula/Fernando Haddad como do próprio Bolsonaro.”

    Isto já está sendo falado pelo Duplo Expresso há mais de 90 dias.

    O jogo é montar uma eleição para que Alckmin venca. Não esqueçam: O GOLPE DE 2016 FOI DADO PELO PSDB EM ASSOCIAÇÃO COM O JUDICIÁRIO.

    Ninguém aplica um golpe na demcracia para devolver o poder 2 anos depois.

    Também não esqueçam da célebre frase de pai Jucá: “COM STF, COM TUDO”.

    Se for necessário não se escusarão de ROUBAR votos no tse.

  29. Vai pesar também…

    …A desvalorização financeira de um palestrante golpista identificado internacionalmente. Dinheiro e vaidade…

  30. Não é que não acredito em

    Não é que não acredito em novo golpe,os golpistas não são parte de uma religião. No caso brasileiro,golpista é DNA,é uma situação imutável.

    No entanto,os golpistas também estão se perguntando: Golpe para quê? Pegaram o poder na mão grande.Entregaram quase  todo o patrimônio brasileiro e o que ainda não entrgaram continuam tentando e não conseguiram sair do lugar,pelo contrário,andaram para trás até no seu imaginado poder sobre os mais pobres.

    A única coisa que pode,talvez,consolá-los,é o sadismo de ver os outros sofrerem.

    Assim,um novo golpe não deve ser descartado pelo DNA golpista presente nessa gente mas,politicamente,está cada vez mais difícil que isso venha a ocorrer.

    Enfim,o atual quadro é o de sempre: Tudo pode acontecer.

  31. Para mim o judiciário e mpf

    Para mim o judiciário e mpf venderam um produto(golpe com impedimento de Lula disputar a eleição de 2018) e já receberam parte do pagamento.

    Quem já pagou parte do combinado não vai aceitar recuos.

    O judiciário neste momento está rezando a todos os santos para que o Lula morra. Não descarto que o matem na prisão.

    Vão continuar rezando até o último minuto. Se o Lula não morrer, rasgarão definitivamente a fantasia. Eles não tem como voltar atrás das merdas que fizeram.

    Já perderam totalmente a serventia para o lado progressista. Se voltarem atrás perderão a serventia para o lado golpista, o lado do dinheiro.

    Então, não se constrangerão em fechar o golpe e receber a segunda parcela do pagamento.

  32. Pacto Civilizatório?? Que planeta o Nassif vive?

    Poxa, Nassif! Por tudo que já foi feito você ainda acha que existe meio-golpe? Estamos vivendo o golpe – que sempre foi e será inteiro – e Bolsonaro reza na cartilha do liberalismo radical. Isto que importa. Sujeito fácil de ser manipulado e se ele cometer alguns deslizes radicais, a elite não está nem aí.

    Tomara que eu esteja enganado, mas o PT não terá candidato. Nossa mirradíssima chance é uma radicalização da participação popular na reta final apoiada pela ONU e comunidade internacional de forma geral. 

    O pacto civilizatório que exsite é o seguinte:

    – vamos votar no Alckmin para evitar o mal maior que seria o Bolsonaro. E se Bolsonaro ganhar, a culpa será dos petralhas que incistiram em anular seu voto digitando 13. 

    Ops lembrando: Alckmin é aquele sujeitinho que mandou a polícia invadir o Pinheirinho queimando barracos e colocando crianças e  velhinhos abandonados desprotegidos ao relento. Na praxis, nosso Opus Dei é mais fascista que Bolsonaro.

    Fascista por fascista, melhor para nossa história, o bobalhão.

     

     

  33. Necessário se faz elencar os
    Necessário se faz elencar os benefícios dados à PF,MP e FA na época Lula/Dilma,já nas campanhas à governador a oposição a Temer/PSDB deve abandonar os programas de governo nos debates e na propaganda e denunciar este desgoverno, mesmo quando não perguntados ou tenham q fazer perguntas aos golpistas nos debates,NÓS(povão)estamos vivendo como se estivéssemos dormindo, precisa alguém nos acordar e já dizer a realidade,como mostrar q a cada vez q formos abastecer o carro,lembrar q foi o capeta Temer/PSDB q nos afligiu com os aumentos abusivos (marca da besta na testa dos frentistas 15.5 e 45.1)isto pode ser peça de propaganda letal contra os golpistas!
    Obs:Muitos antipetistas foram programados pela mídia durante anos numa espécie de programação monarca,estão numa espécie de sono e precisam ser acordados (peça publicitária eficiente e letal contra os golpistas) não descarto q foi utilizada técnicas subliminares modernas pela mídia,mas isso não dura pra sempre,sempre vem o despertar!

  34. Partindo da premissa de que o

    Partindo da premissa de que o golpe visa eliminar o PT do poder, a plutocracia irá até o fim nesse objetivo. Subirá ao poder, então um candidato que representa o neo-liberalismo. A sociedade brasileira não suportará mais dois anos sob o domínio do sistema financeiro. Estabelecido o caos social, qualquer coisa pode acontecer, desde Lula saindo da prisão para a presidência como, mais provavelmente, uma nova ditadura militar, transformando o pais numa terra de ninguém, o mesmo destino da Líbia. 

  35. Visto que o Barroso with STF

    Visto que o Barroso with STF with ministério público with midia with elites setubals/lemans estão refundando o Brasil aguardemos os próximos lances que nos presenteará com um novo país . E sendo Barroso o porta voz da refundação brasileira o mundo, quiça universo, deve aguardar  diretrizes para um novo direito internacional, um novo sistema político e um novo sistema econômico. Donde se conclui que finalmente sairá das mãos do Judiciário brasileiro by Barroso a nossa revolução francesa que brilhara na história mundial para todos os séculos vindouros.

    PS. A refundação do Brasil não invalida a vitoriosa luta do Lula e do PT que está fazendo o Judiciário chapado da Carmén Lucia bailar com os trinados da Marrom sob a inspiração das pesquisas que indicam vitória do Lula no primeiro turno.

  36. Sensibilização dos lulistas e o Impeachment ineficaz
    A velha direita tem seus oráculos que sabem que para vencer na política faz-se necessário um amplo estudo sociológico, vejamos, então, as principais sacadas dos grupos conservadores em tempos de eleições presidenciais:

    CONSEQUÊNCIAS, DEPOIS AS CAUSAS

    Cria-se a ideia de sensibilizar os eleitores lulistas para herdar seus votos pós-inabilitação dele, contra uma automática empatia por Bolsonaro, exemplo disso, são as declarações de FHC: “Não farei objeção a que o PT nos apoie. Naturalmente, isso significa também que não haveria objeção ao contrário. Mas nós pensamos de forma diferente“ e de Mauro Paulino do Datafolha: “faz com que as pessoas ainda escolham Lula, porque lembram das melhorias que tiveram na vida durante os governos dele”.

    Se houver forte recrudescimento da opinião pública em caso de continuísmo da era Temer, como foi a greve dos caminhoneiros, e recentemente das manifestações internacionais, como a da ONU sobre o direito de Lula se candidatar e da carta do Papa ao ex-presidente preso, a lógica será aceitar a derrota da eleição para presidente neste ano e inviabilizar a governabilidade nos próximos 4 anos de mandato, (impeachment é ineficaz), exemplo disso, é a PEC 241?! 55 que estabelece um teto para o crescimento dos gastos públicos e o esvaziamento financeiro sistemático da Caixa Econômica Federal através dos saques dos resíduos do FGTS 2017 e do PIS 2018.

    Obs: Nos últimos meses, grupos secundários como a globo, MBL e Judiciário não comprovaram eficiência na persuasão sócio-politica.

  37. É bastante crível que uma

    É bastante crível que uma parte do MPF/Judiciário impeça a candidatura do PT e até mesmo a de Bolsonaro, mas os cenários apresentados nesse texto são pouco críveis para a votação. Todo o cenário considerando Lula como candidato é mero “wishful thinking”. O próprio PT sabe disso tanto é que já escolheu inclusive a chapa Haddad/Manuela para substituí-lo na hora conveniente, dia 17/09. Assim sendo, há que se considerar apenas o cenário onde Haddad é candidato. Acho que a hipótese de que ele herde 80% dos votos de Lula é um tanto otimista, para não dizer irreal. Creio que se ele conseguir 50% dos votos de Lula já será um fenômeno. As próprias pesquisas indicam isso, que Lula com mais de 30% das intenções, passa no máximo uns 15 % para Haddad, isso se ficar bem claro na pesquisa que ele “tem o apoio de Lula”. Também acho por outro lado irreal pensar que 60% dos votos de Marina e Ciro irem para o PSDB ou Bolsonaro no segundo turno. Esse pessoal, assim como parte dos votos de Lula que não migrarem para Haddad, irão para o nulo em boa parte. Por fim, há que se considerar também o início da campanha de rádio e TV onde o PSDB deve nadar de braçada porque tem 75% do tempo total. Particularmente duvido que haja um movimento muito brusco antes que o efeito da propaganda de rádio e TV possa ser melhor mensurado.

  38. Ouvi de um morador do bairro

    que Bolsonaro sendo eleito as pessoas teriam como  se defender pois poderiam andar armadas!!!

    A direita se aproveita desse sentimento de insegurança e o apoiam não para que ele governe mas para que seja governado.

    O horizonte dessa elite de direita é a ditadura do empresariado.

  39. Xadrez da candidatura Lula-Haddad e os golpes possíveis

    eu até ia perguntar hoje logo cedo pela manhã. mas achei melhor esperar um pouco para não constranger os Lulistas da área.

    agora que o próprio GGN já divulgou, vamos ao quiz:>

    resposta:

    Influenciadora revela contrato para fazer propaganda pró-PT no Twitter, diz jornal

    #Lulazord: Agência contrata influencers para fazer propaganda para o PT e no fim tudo não passa de GOLPE da CIA… ou crime eleitoral.

    bônus: https://twitter.com/sejehomi.

    .

    1.   Você não tem cacife pra

        Você não tem cacife pra cobrar nada de ninguém, meu querido. 

        Basta o fato de você ter uma paixão por criticar Lula e o PT sem nada sugerir de concreto – ou seja, para satisfazer o seu ego o país e seu povo que se danem. E ainda vem cobrar twittada… hahahahaha

      1. Xadrez da candidatura Lula-Haddad e os golpes possíveis

        não é de hoje…

        Exclusivo: Investigação revela como blog defendia Dilma com rede de fakes em 2010

        parlamentares profissionais + sindicalistas pelegos + burocratas baba-ovo + assessores mercenários + marqueteiros milionários + comissionados carreiristas +militantes remunerados

        uma engrenagem maldita cevada pelas polpudas doações de campanha de banqueiros, empreiteiros, exportadores de commodities, frigoríficos e todo tipo de grandes empresários

        nada mais do que business, como sempre…

        foi esta corja amaldiçoada que destruiu o PT

        perderam uma boquinha? não se desesperem. a vida lhes será justa. quando lhes fecha uma porta, sempre lhes abre uma janela. depois lhes empurra por ela abaixo. bye.

         

    2. O O Arkx inimigo do Lula está mais preocupado em combater o Lula

      do que em combater os golpistas. Inobstante, outro dia ele disse que eu estou mais preocupado em defender o Lula do que em combater os golpistas.

      Tá difícil. Não é normal uma pessoa que supostamente está nas nossas trincheiras achar que o problema é o Lulismo, e não o capitalismo.

      1. Xadrez da candidatura Lula-Haddad e os golpes possíveis

        pela milionésima fez:

        – não sou inimigo do Lula. postei neste artigo um vídeo do último comício de Lula no Rio de Janeiro, nas Eleições de 1989. aquele foi o Lula que apoiei e os motivos estão bem claros nos trechos editados de seu discurso;

        – o Lulismo é definido por ser uma estratégia de conciliação permanente, visando atender algumas poucas necessidades da maioria em troca da submissão a quase todas as exigências de uma minoria. prescinde completamente da politização popular e da organização pela base. foi pelo Lulismo que o PT se contaminou com a praga dos marqueteiros milionários e da militância remunerada;

        – se neste fundo de poço da tragédia em que estamos, ainda for preciso explicar a responsabilidade histórica do Lulismo para chegarmos a esta deplorável situação, nem adianta explicar pela milionésima vez, pois não há vontade de entender – sabe-se lá o motivo…

        – Haddad nada mais é do que a permanência do Lulismo.

        “Mas também a gente não pode ficar na televisão dizendo: Olha, eu vou fazer o país crescer e vou distribuir renda. É preciso que a gente tenha coragem de dizer. Só existe uma forma de distribuir renda neste país. É tirar de quem tem para dar para quem não tem. É tirar dos ricos para dar pros pobres. Os empresários vão ter que perder para que a classe trabalhadora possa ganhar mais.”

        Lula – 11/10/1989

        vídeo: VHS: Lula – Último Comício 1989 – Rio de Janeiro

        [video: https://www.youtube.com/watch?v=quHIlt05wvw%5D

        .

        1. Obrigado por dignar-se a me responder pela enésima vez

          Só existe uma forma de distribuir renda neste país. É NÃO TIRAR DE QUEM NÃO TEM (TRABALHADOR) PARA DAR A QUEM TEM (CAPAITALISTAS). É NÃO tirar dos POBRES para dar aos PARASITAS SOCIAIS. Os empresários NÃO vão ter que perder, quem vai ter que NÃO PERDER são os trabalhadores.

          Pela trilionésima vez, o problema não é o Lulismo, é o capitalismo. Vou continuar pondo mosca na tua sopa enquanto tu continuares tomando a parte (lulismo) pelo todo (burguesia). Na verdade, ao agir dessa forma, tu está fazendo o jogo dos poderosos: eles põem os políticos como escudo e se esbaldam na retaguarda, pagando salários de miséria por jornadas não necessariamente longas mas estafantes.

          Enquanto alvejares o Lula, em vez de alvejares a burguesia, ela continuará te aplaudindo de camarote, pois enquanto a burguesia come o milho o Lula leva a fama.

          1. Xadrez da candidatura Lula-Haddad e os golpes possíveis

            -> o problema não é o Lulismo, é o capitalismo.

            nas palavras do próprio Lula, nunca cansado de repetir com orgulho: “Nunca antes neste país os banqueiros e empresários ganharam tanto dinheiro quanto no meu governo”.

            portanto, o Lulismo que vc tanto defende sempre atendeu os interesses da lumpenburguesia brasileira, apesar de se apresentar, como vc também endossa, como defensor do interesse dos pobres e dos trabalhadores.

            enquanto a maior parte da Esquerda não romper com o Lulismo não haverá autêntica política de massa à Esquerda no Brasil – como houve entre 1977 e 1989.

            o Lulismo não é apenas um embuste, uma farsa perversa, se tornou a grande pedra no caminho das transformações que o Brasil demanda.

            se de fato vc é contra o Capitalismo e a burguesia é inevitável também que vc seja contra o Lulismo, pois o Lulismo foi a política da burguesia brasileira para cooptar as lideranças dos trabalhadores e anestesiar os movimentos sociais.

            -> Os empresários NÃO vão ter que perder, quem vai ter que NÃO PERDER são os trabalhadores.

            não existe viabilidade para nenhum jogo ganha-ganha numa profunda crise estrutural do Capitalismo, como a que vivemos desde 2008.

            por isto a lumpenburguesia brasileira despachou o Lulismo, mudando sua política para uma selvagem apropriação de renda e patrimônio.

            e este é mais um motivo para não se defender o Lulismo, pois seu solo histórico se erodiu. as condições objetivas para sua reedição inexistem.

            a luta de classes se acirrou. para a lumpenburguesia ganhar, todos nós devemos perder. para nós ganharmos, devemos impor uma derrota histórica à lumpenburguesia.

            assim fica aqui exposto e registrado pela milionésima primeira vez. mas vai querer entender, não é…

            .

          2. Esse cara sem nome cumpre bem a tarefa que lhe foi dada

            É tipo um espião da burguesia pago. 

            Ele só desagrega. Este é o trabalho dele.

            No final do mês deve ter uma boa recompensa. 

             

             

  40. Serão as Trevas, com

    Serão as Trevas, com certeza.

    Eu já desisti.

    Participo de um treinamento e o instrutor se mostra um Bolsominion, e a molecada endossando o besteirol.

    Fosse um passado recente, eu iria botá-lo no lugar. Hoje, eu nao falo mais nada, por desistência e por medo.

  41. Serão as Trevas, com

    Serão as Trevas, com certeza.

    Eu já desisti.

    Participo de um treinamento e o instrutor se mostra um Bolsominion, e a molecada endossando o besteirol.

    Fosse um passado recente, eu iria botá-lo no lugar. Hoje, eu nao falo mais nada, por desistência e por medo.

  42. cenários

    Vale tentar entender o que acontece no país pelos metodos que conhecemos e cultivamos. Por mim, prefiro supor que vivemos, como em outros períodos do passado, mais uma longa conjuntura, cujo desenlace, no caso brasileiro, sempre se dá graças a um acontecimento imprevisto, às vezes estranhos, mas que se torna determinante ao cabo de um lento apodrecimento da vida política nacional. 

    A situação que passamos a viver depois do mensalão e, mais acentuadamente, depois do impeachment da Presidenta Dilma, tem muitos pontos de contato com a Revolução de 1930 e a seguinte ascensão de  Vargas ao poder. Pode parecer maluco o que eu viu dizer, mas não há como não vislumbrar uma possível tentativa de impedir ou anular as eleições a partir de argumentos jurídicos espúrios por parte do Judiciário ou da Promotoria. Em 1930 Vargas perdeu uma eleição que jamais ganharia com o sistema eleitoral oligárquico da época. A derrota só podia ser superada por meio de uma revolução. O acontecimento detonante de sua vitoriosa revolução foi o assassinato do candidato a Vice-Presidente de sua chapa, João Pessoa, o governador da Paraíba, por motivos alheios à disputa eleitoral perdida.

    A campanha do PT pode de fato estar sofrendo a ameaça de uma derrota fraudulenta, sobretudo por que ela já se apresenta como vitoriosa. Quem vai morrer, pode alguém estar se perguntando. 

    Ninguém, digo eu. Ou melhor, já mataram. Refiro aqui ao assassinato da Vereadora Marielle, crime cuja elucidação será divulgada depois das eleições, conforme se noticiou nestes dias. A elucidação deste ato de barbárie provocará um fortíssimo terremoto político no país, é o que me diz a intuição, assunto preferido do velho Spinosa.

     

     

  43.   Nassif, acredito que você

      Nassif, acredito que você está perdendo de vista um elemento em sua análise: João Amoêdo.

      O sujeito é mescla de Collor (pré-eleição de 1989), Dória e Bolsonaro. Alckmin está sendo jogado ao mar e o Amoêdo tem sido beneficiário de uma súbita revoada de apoiadores. O GOLPE ainda conta com essa cartada dentro das regras.

  44. Não existe espaço para paco

    Não existe espaço para pacto civilizatório: as trevas nos aguardam. Alckmin não sairá nem na foto nessa eleição, o que significa que o golpe é quase uma certeza.

    Tenho meu próprio método de avaliar os números das pesquisas eleitorais: faço uma mescla com as pesquisas para presidente por estados, de todos os institutos, publicadas na internet. Alimento uma planilha que contém os dados, por estados, dos números de eleitores. Essa planilha resulta em uma pesquisa nacional final.

    Lula está disparado na frente com 38,12%, Bolsonaro em segundo com 18,42%, Marina em terceiro com 8,02%, Alckmin em quarto com 6,06%, Ciro em quinto com 5,46%, Álvaro Dias em sexto com 3,26%, João Amoêdo em sétimo com 1,41%, Henrique Meirelles em oitavo com 1,05%, Cabo Daciolo em nono com 0,97%, Guilherme Boulos em décimo com 0,77%. Vera Lúcia, João Goulart Filho e Eymael têm menos de 0,5% cada um. Brancos, nulos e não souberam opinar totalizam 13,61%.

    Lula e Bolsonaro possuem um eleitorado cativo consolidado. Sem chances para o Chuchu. Se nenhuma hecatombe acontecer, Lula e Bolsonaro estarão no segundo turno com facilidade. Ou Haddad e Bolsonaro, caso Lula tenha a candidatura barrada pelo TSE, o que deve acontecer.

    Avaliando os números mais a fundo, é incrível como Bolsonaro é rejeitado pelas mulheres. Os únicos estados onde Bolsonaro ganha de Lula no primeiro turno são os seguintes: Acre, Roraima, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. No segundo turno, além desses, agregaria Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Rondônia. Mesmo assim, no Rio Grande do Sul e em Goiás não seriam vitórias avassaladoras como se previa. O comportamento seria muito parecido com os números das eleições de 2006. Lula sairia vitorioso no Norte e Nordeste de forma avassaladora. Perderia no Sul e no Centro-Oeste, não necessariamente de forma avassaladora pois o Rio Grande do Sul equilibraria a disputa. No Sudeste ganharia em São Paulo e Espírito Santo, mas perderia de Lula no Rio de Janeiro (ironia do destino) e em Minas Gerais. 

    Alckmin não têm chances nesta eleição. Se Lula conseguir estar na urna, ganha no primeiro turno, ou de 60% a 40% em um eventual segundo turno. Se o candidato for Haddad, a vitória será mais apertada, algo em torno de 55% a 45%, mas também virá. Não sei como o idiota do Bolsonaro pode se indispor justamente com as mulheres, a maioria do eleitorado brasileiro. 

     

     

  45. Óbvio
    folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2018/08/impeachment-fez-bem-ao-pt.shtml

    Hoje na Folha o colunista Hélio Schwartzman diz que o impeachment fez bem ao PT. Há muito, como simplório leitor e ex-eleitor tenho esta convicção. Mas a autocrítica não é o forte de simpatizantes político partidários. Torcedores de futebol não são tão radicais. É o poder, estúpido!

  46. Nassif, não há preceito da
    Nassif, não há preceito da inexistência de sigilo bancário e fiscal pra funcionário público… o sigilo bancário e fiscal vale igual.

  47. o que os presidenciaveis

    o que os presidenciáveis terão em  2019  como herança da realidade é um país despojado de sua definição e existência, o qual está entre uma estrutura política judiciária onde os propósitos de empresários, banqueiros e nações estrangeiras se constituiram imanentes ao poder de confisco das propriedades reais.

    Independentemente dos candidatos se declararem, por interesses de pontos de vistas, ouviremos mais sofismas do que a dedução das consequências em desfavor das riquezas que já estão comprometidas e não se submetem mais ao que eles vão dizer para fazer disso ou daquilo sobre privação.

    Exceto se a moratória for declarada, o calote permitirá ver em quais elementos do falso caráter público resta dar os devidos procedimentos aplicáveis com total rigor da lei. 

  48. Resumindo, está se desenhando
    Resumindo, está se desenhando a maior fraude eleitoral já implementada no país, conduzida por quem deveria garantir a constituição,2018 será o ano da implementação definitiva do golpe.

  49. Marina, todos esquecem, mas ela está lá….

    Uma parcela do golpe representada pela grande mídia e talvez a lava-jato vão embarcar na campanha da Marina, é o que eu acho, pelo menos. Hoje no JN saberemos se essa minha hipótese é crível ou não….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador