O modus operandi do seguro-fiança

Em Observação

Tive o desprazer de descobrir como a Porto Seguro realiza o cálculo de um seguro-fiança para o aluguel de um imóvel, tendo como imobiliária do caso a Imobiliária Galvão de Curitiba.

O aluguel do apartamento desejado seria R$680 reais (líquidos devo avisar, imobiliárias têm esta péssima mania de mentir o aluguel real usado nos cálculos), mais um condomínio de 130 reais e um IPTU de 16 reais (que deveria ser obrigação do proprietário, mas graças à uma maliciosa brecha na lei toda imobiliária obriga o inquilino a pagar). No total daria 826 reais, o que é salgado para um apartamento de aproximadamente 72m² com dois quartos.

Fui verificar como seria o apartamento, mas lembrando as experiências incômodas com imobiliárias, pedi para que detalhassem tudo o que seria cobrado ou poderia ser cobrado, e aí então entrou a Porto Seguro no caso, com a opção do seguro fiança.

VejaVejam só que autêntico “samba do criolo doido” é o cálculo de quanto o inquilino terá que pagar à mais em cada mês, para o seguro fiança (e assumindo que ele seja aprovado):

Primeiro, pega-se o valor do aluguel bruto, que é em torno de 740 reais. Mais o condomínio e o IPTU, daria 886 reais. Só que é acrescentado aí o valor de uma conta de luz presumida! Isso mesmo, apesar da conta de luz ser responsabilidade sua para com a Copel (companhia de energia elétrica do Paraná) e não com a imobiliária, a conta de luz entra no cálculo, neste exemplo presumiu-se 120 reais e assim totalizando 1006 reais.

Só que não parou aí, para o cálculo agora o valor é multiplicado por 2,5, dando assim 2515 reais.

Salgado não? 2500 reais à mais por ano, de seguro fiança. Só que o samba do criolo doido ainda não terminou, este valor é dividido por onze e não por doze como se esperaria (dado que será um valor à ser pago mensalmente, então deveria ser doze parcelas). Totalizando então onze parcelas de aproximadamente 229 reais. Dezembro eu não precisaria pagar o seguro fiança então? Duvido…

E para colocar a cereja encima do “bolo” da história, o total dado pela funcionária da imobiliária foi aproximadamente 240 reais por mês, sugerindo portanto que ela acrescentou algo à mais e que não me informou quando questionei o que ia no cálculo (ou colocou mais do que 120 reais na conta “presumida” de luz).

Moral da história? Um aluguel que já seria salgado se torna inviável.

Reclamo aqui para que outros fiquem sabendo e deixem de usar a PortoSeguro para fazer seguro, é a mesma coisa que negociar com um estelionatário. Quem sabe se todo mundo reclamar e ameaçar a empresa de falência ela passe a oferecer seguros de uma forma baseada na realidade ao invés do samba do criolo doido que descrevi aqui.

E antes que apareça um infeliz dizendo que não há nada de “desonesto” nas práticas relatadas, mesmo que pela “lei” (entre aspas porquê inexiste isso de justiça no Brasil) eles não estejam fazendo nada de errado, ainda assim é imoral e sem sentido. Pois quem vai alugar em tais condições? Só idiotas aceitam tais condições, ou gente desesperada o bastante para aceitar mesmo que para frente acabe se complicando com o absurdo do contrato imposto.

E alguns vão perguntar porquê não tentei a opção do fiador não é? É praticamente punir um amigo seu, mesmo que a confiança seja o bastante para topar, o fiador ainda precisa apresentar uma papelada tal que faria inveja à um jornal de domingo, e onde muito do exigido é ilegal que seja exigido. Enquanto que a opção do “título de capitalização”… Bem, se vocÊ têm dinheiro para usar esta opção, seria melhor COMPRAR uma casa do que alugar uma.

Luis Nassif

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a verdade eh ainda mais amarga

    Caro Daniel,

    A verdade eh ainda mais amarga do que o descrito. Estou passando pelo desconforto de tentar alugar um imovel em Curitiba. Como voce mencionou o valor do aluguel eh sempre menor do que o valor declarado de aluguel no orcamento do seguro, e  sao inseridas contas de agua e luz ficticias. Pra piorar sao incluidos  estimativas de danos ao imovel, pintura interna e recisao de contrato cujo valor de cada equivale a um mes de aluguel. Nao bastando isso, ao consultar outra corretora de seguros que nao a indicada pela imobiliaria descobri que nao poderia adquirir o seguro atraves dela pois existe um casamento entre a imobiliaria e determinada corretora de seguros. Minha pergunta entao eh … em qual das duas opcoes que voce mencionou eu me encaixaria (idiota ou desesperado) ?? … minha conclusao eh que me encaixo nas duas … pois sem possibilidades de pagar o valor do titulo de capitalizacao … sem conhecer algum cristo que aceite ser fiador … e sem tempo para procurar um imovel para alugar diretamente com o dono … a unica solucao eh se submeter a esse roubo descarado mas legal praticado pelas seguradoras.

     

     

  2. SEGURO-FIANÇA.

    Caro Nassif.

     

    Pena não poder mais acompanhá-lo pela TV. Para ser muito sincero, nem sei qual canal voce esta trabalhando.

    Gente boa, meu caro Nassif, eles dão um jeito de afastar da mifia. toamara que eu esteja enganado a seu respeito.

    Mas vamos ao assunto:

    Se alguém  paga um Seguro de Vida e vem a falecer temos então o sinistro que é indenizado ao familiar (es) do de cujus, se voce faz seguro de seu automóvel e ocorre o sinistro, a seguradora paga. afirmo eu.

    Ma se voce paga para ter um Seguro-fiança (e milhares o fazem) e por qualquer razão deixam de pagar ao Proprietário, a Seguradora assume a divida e paga ao proprietário. Voce para permanecer no imóvel vai à Seguradora (99%  a Porto Seguro) e paga o que ela havia desembolsado.

    Mas na hipotese de voce ser despejado a Seguradora paga o sinistro. Agora a pergunta, se paguei um seguro, imaginando nunca usá-lo e por motivos que não me são possiveis controlá-los devo pagar a Seguradora depois de despejado?

    Eles são muito “bonzinhos”, ligam e oferecem o pagamento em trinta parcelas. Será que não é uma forma de cobrar algo que já havia sido pago na apolice?

    Caro Nassif, sei que esta é uma das muitas duvidas que assolam a mente dos contratantyes.

     

    Um abraço e passo a ser seu leitor a partir de agora.

     

    Joao de Deus

     

  3. Abusos da Porto + Imobiliaria não param por aí.

    Eu venho pagando o seguro fiança por 5 Anos. Um absurdo de caro.  Em 60 meses que paguei o alguel nunca atrasei ( 1 ) UMA HORA. Nunca dei trabalho nenhum para a imobiliária, mas mesmo assim ela nunca deixou de me cobrar esse maldito seguro fiança mensal. Acontece que quando devolvi o apartamento troquei uns e-mails ( antes de vencer novo mes  que era dia 6) informando que iría entregar o mesmo logo mais. Perguntei quanto pagaria se usasse mais dias o apartamento na realidade só para pintar, arruamr tuto e deixar um brinco com o fiz ( coisa que nunca fiz em 5 anos ) só para entregar e nao ter enchessão.. Bom, vencidos 5 dias ápós o dia doe um novo mês a imobiliaria me da a boa notícia de que o apartamento esta tudo bem que que eu só deveria pagar  120 reais de 6 dias + 137 de seguro fiança daquele mês.  Mas espera aí. Eu fiaquei usando o apartamento por 6 dias, paguei proporcional pelos dias do apartamento e despois vou ter que pagar um mes inteiro de seguro fiança.. Mas que diabo de fiança é essa se não há ninguem no apartamento ? Ao contrário d emuitos eu fiquei mais dias para deixar o apartamento um brilho.. E é isso que recebo em troca..  De certa forma eu acho muito bom que no outro polo existam aqueles mosntros qu equebram tudo, não pagam nada e nunca deixam de morar de alguem da mesma forma..  Fiquei sabendo mais, pois qual seria o interesse da imobiliaria em cobrar esse maldito seguro fiança ?  Sim… descobri.. Existem varias reportagens onde dizem que o corretor paga comissão para a imobiliaria, e é por isos que eles pedem uma tonelada de papel para ajustamente obrigar o inquilino desistir de apresentar o fiador, e pagar o maldito seguro fiança..e assim o velho jeito brasileiro vai sendo aplicaod nas costas dos honestos.. Há uma pergunta que sempre faço.. Existe uma associação de proteção do Inquilino ? Pois ele é o cliente do produto oferecido, mas é tratado com um indigente, malandro e sem vergonha..As Imobiliarias tratam como se estivessem na prota de uma delegacia de estelionato tratando com suspeitos na porta..

  4. desprovidos de neurônios – seguro fiança

    Olha, Nassif. Costumava acompanhar suas opiniões sobre economia, sobre as bolsas…  Já faz muito tempo. Nem sabia que vc ainda tava vivo, pois nunca mais ouvi falar de você. Fico feliz que esteja bem, mas caiu no meu conceito.

    Acho que o confronto de opiniões são construtivos e devem sempre existir, DESDE QUE haja conhecimento.

    Seus comentários sobre seguro fiança não tem fundamento, estudo, conhecimento dos fatos. E de alguns comentários que li sobre isso, então, deu vontade de rir tamanho o desconhecimento de todos. Não é possível um Brasil crescente com um povo tão ignorante, desprovidos de neurônios.

    Creio que deviam se informar melhor sobre imobiliárias (estas, empregadas do proprietário e com um nome e um cliente a zelar. Não fazem mais que sua obrigação), índices de sinistralidade e inadimplência em imóveis locados (no Brasil, maior que em outros países da AL, são absurdas e mais absurdas ainda quando se trata da inadimplência de taxas de condomínio e iptu de imóveis alugados) e seguro fiança (e seus motivos por serem caros)

    Sou corretor de seguros, faço seguro fiança e sou inquilino, garantido por un seguro fiança.

     

    Obrigado

    1. Seguro fiança

      Os comentários sobre o seguro fiança são pertinentes sim. E você é mais do que suspeito pra falar, já que que é corretor. Já começa errado dizendo que o Brasil é um país que cresce com um povo desprovido de neurônio. Na verdade é muito pelo contrário. Deve ser muito mais fácil para um corretor vender seu produto 100% desvantajoso para um cliente idiota que acredita que está fazendo um bom negócio e na verdade não está. Por isso você reclama. Deve gostar de clientes que aceitam tudo. Seguro fiança não é vantagem em hipótese alguma para o inquilino. Você paga pra dar garantias para o proprietário e não recebe nada em troca se for adimplente durante todo o contrato. E não adianta falar que você faz seguro fiança como coretor e mora de aluguel com um seguro fiança. Alé de descontos por ser corretor, com certeza você fez um seguro pra você com condições bem melhores do que faz para seu cliente e não adianta dizer que não é assim. Sem falar da comissão que as imobiliárias ganham para empurra para o inquilino a qualquer custo a obrigação de fazer seguro fiança. Enfim, não sou contra a prática do seguro-fiança e a favor do livre mercado, mas esse é um mercado  em que praticamente não há concorrência e o inquilino não tem opções e mesmo que prove que é um bom pagador  é obrigado a ceitar condições absurdas, da imobiliária e depois da companhia de seguro.

    2. DESPROVIDOS DE HONESTIDADE – SEGURO FIANÇA

      Procurando comentarios a respeito desses seguros, me deparei com todos estes comentarios, e realmente fico indignada com a menção “povo desprovido de neurônios”. Eu como o colega, e como vários, não tenho conhecimento no teor legal do assunto, e realmente, fico a procura de informações, legislação, jurisprudencia, e comentarios sobre o assunto. Mas, uma coisa é certa, há sim muita desonestidade referindo-me a Imobiliarias e Seguradoras, principalmente na questão comentada. Tambem sou inquilina, fiz um deposito a 5 anos no valor de R$9.000,00 para garantir uma locação de um apartamento de 2 quartos com valor de aluguel de R$700,00 + 80,00 de condominio. “Vai me dizer”, Por que não deu entrada em uma  casa/apartamento? Digo porque. Já passei dos 56 anos, sou sózinha, e para comprar uma casa/ap as condições impostas pelo sistema habitacional e financeiro para uma pessoa nesta idade é uma “PIADA”, tenho de rir para não estragar a leve maquiagem que disfarça minhas olheiras e pele enrrugada, de tantos anos de trabalho, neste Brasil “crescente”. Crescente de que? Me pergunto. E vejo as respostas do que é “crescente” neste Brasil a cada corrupção que se vê todos os dias. Mas estou fugindo um pouco do assunto….. Continuando: após morar por 6 anos de aluguel, o proprietario resolveu vender o imovel. Tudo bem, é um direito que assiste a ele. Tenho feito tudo dentro do bom senso e honestidade que é uma obrigação de cada cidadão, neste Brasil “crescente”. Já comecei a procurar um novo local para morar, e para isso, vou ter de começar do zero, mesmo eu tendo todos estes anos de aluguel, pago rigorasamente em dia o aluguel, o condominio, a luz, as minhas contas particulares, vou precisar procurar fiador, ou pagar seguro fiança, ou pagar novamente um deposito, alto, pois tenho certeza, que apesar do apartamento estar em perefeita ordem, de como eu o recebi, sequer um risco na pintura da parede, o valor que eu tenho direito, com cerrteza a seguradora vai dar um jeitinho na forma deste Brasil “crescente” de ficar com boa parte dele. E olha que estou procurando um novo ap. para alugar na mesma imobiliária, e perguntei se poderia transferir este dinheiro depositado para servir de garantia locaticia para um novo aluguel com esta mesma imobiliaria ou se ela poderia esperar a liberação de alguma forma para eu poder alugar um novo ap. a resposta foi a seguinte: 1) Não trabalhamos mais com a seguradora onde a sra fez o deposito (ninguem me comunicou durante todos esses anos); 2) A sra vai ter que fazer uma das novas opções de garantia de locação e depois ver se consegue, resgatar parte do dinheiro depositado na seguradora, pois tivemos problemas com os resgate (puxa, ninguem me comunicou) 3) A sra só pode contratar a seguradora que a imobiliaria trabalha (venda casada) E por aí vai, este Brasil “crescente” de desonestidade. 

      1. DESPROVIDOS DE INFORMAÇÃO – SEGURO FIANÇA

        Concordo com você que exitem imobiliarias e seguradoras picaretas e estas devem ser denunciadas ao orgão competentes. Porém acredito que é perfil do brasileiro ser DESPROVIDO DE INFORMAÇÃO quando o assunto é legislação, se a senhora, assim como qualquer pessoa que vá alugar um imóvel, tivesse lido a lei do inquilinato, saberia que depósitos em dinheiro são permitidos quando o locatário não possui uma das modalidades de fiança permitidas, PORÉM O MONTANTE NÃO PODE EXCEDER A QUANTIA EQUIVALENTE A TRÊS MESES DE ALUGUEL, e ainda por cima o dinheiro deve ser depositado em uma conta poupança sob juizado com os rendimentos a favor do LOCATÁRIO. Então pare de ficar reclamando aos ventos e PROCURE SEUS DIREITOS E INFORME-SE!

  5. Seguro Fiança

    Eu também tive o desprazer de alugar via titulo de capitalização, é simples: entreguei toda a documentação na imobiliária e adivinhem – nada passou, quando eles então aconselharam o seguro fiança via título de capitalização, 10 aluguéis,  e nossa! nada mais era consultado, documentação  nenhuma adicional precisaria, podia estar com o nome no serasa ou spc, mas não importaria se tivesse, pura jogada, e tem um problema, torço pra receber de volta este dinheiro que apliquei como caução através de título de capitalização, porque fui consultar o nome da imobiliária nas pesquisas de processos e há vários processos de inquilinos que não conseguiram receber o dinheiro de volta, a imobiliária deu um golpe. É preciso informar isso para que os inquilinos possam pesquisar o nome da imobiliária antes de investir nessa pois devem ter muitas imobiliárias nesta situação.

  6. Seguro fiança: jogada esperta

    Olá,

    Eu aluguei 2 apartamentos, durante o tempo em que morei no Brasil e me recusei a pagar seguro fiança. Vejam só: o seguro fiança é uma garantia para o DONO do imóvel, no caso de o inquilino não pagar o aluguel ou estragar o imóvel, etc. Pois bem, alugar um imóvel é um investimento, todo investimento tem um risco, certo? Errado, o dono do imóvel, quando pede seguro fiança quer transferir o risco para outros. Ainda, ele quer que a mesma pessoa que lhe paga os dividentos do investimento também assuma esse risco. Ninguém obriga um dono de imóvel a alugar a sua propriedade. Ele aluga porque quer ganhar dinheiro. Assim, ele que assuma o risco de fazer esse tipo de negócio. Eu aluguei o meu apartameno enquanto morei no Brasil, e a garantia que pedi, e que é convencional aqui, foram 2 meses de aluguel depositados em uma conta no meu nome e no nome do inquilino. Nenhum de nós dois pederíamos mexer nessa conta sem a assinatura do outro. Eu acredito que o depósito caução é a coisa mais certa a se fazer com o pagamento integral, corrigido no fim do contrato, caso esse não seja renovado. Seguro Fiança é mais uma maneira encontrada pelo mercado financeiro para arrancar dinheiro das pessoas. NÃO AO SEGURO FIANÇA!

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador