fbpx
quarta-feira, novembro 13, 2019
  • Carregando...
    Início Energia

    Energia

    A modernização fora de tempo e lugar do setor elétrico brasileiro

    Neste Podcast GEE Energia, Renato Queiroz e Ronaldo Bicalho conversam sobre as propostas do Governo de modernização do setor elétrico

    Alteração da política de remuneração da diretoria da Cemig como “privatização antecipada”, por Carlos...

    Análise de informações da empresa mostra que  existe a intenção de buscar um alinhamento aos “parâmetros de mercado”, ou seja, às remunerações das direções de empresas privadas, promovendo uma “privatização antecipada” e avançando no processo de “financeirização” da empresa.

    O gás é a solução para a transição energética brasileira?

    Neste podcast GEE Energia, Renato Queiroz e Clarice Ferraz, do Grupo de Economia da Energia do IE UFRJ, conversam sobre a transição energética

    Com a privatização da Chesf, energia pode ficar mais cara

    A Companhia tem como principal atividade a geração, a transmissão e a comercialização de energia elétrica

    A manipulação das informações no debate sobre a privatização

    O grande problema do debate sobre a privatização da Eletrobras é a enorme barreira à divulgação de opiniões e dados que contrariem afirmações de governos na imprensa brasileira.

    “Venda da Eletrobras significa a volta do candeeiro”, afirma prefeito pernambucano

    Municípios de diferentes regiões questionam política de privatização e temem empobrecimento da população

    A privatização da Eletrobras no Congresso

    Neste vídeo do Canal Ilumina, Íkaro Chaves, engenheiro e diretor da Associação do Engenheiros e Técnicos do Sistema Eletrobras, analisam as batalhas no parlamento em torno do setor elétrico.

    Plano arrojado de energia limpa na Califórnia, por Renato Queiroz

    Neste vídeo, Renato Queiroz, do Instituto Ilumina, fala sobre a política californiana de incentivos às energias limpas

    Complexidade e coordenação do setor elétrico em um quadro de fragilização institucional

    Neste vídeo, Ronaldo Bicalho, do Instituto Ilumina e do IE-UFRJ, fala sobre a importância da coordenação na operação e expansão do setor elétrico, chamando a atenção sobre os impactos negativos da atual fragilização institucional sobre essa coordenação.

    Por que desmontar o setor elétrico brasileiro, por Ronaldo Bicalho

    Neste vídeo, Ronaldo Bicalho, do Instituto Ilumina e do Instituto de Economia da UFRJ, comenta a lógica por trás das propostas de desmonte do setor elétrico brasileiro.

    A privatização da Eletrobras e a desestruturação do setor elétrico brasileiro, por Roberto Pereira...

    Para avaliar o que ocorreu é preciso compreender como o setor brasileiro funciona. Quem entender verá que há duas grandes vítimas do desastroso processo implantado no Brasil: Uma, a Eletrobras, a outra, o próprio consumidor brasileiro.

    A nova crise de Itaipu, por Ronaldo Bicalho

    O vazamento dos termos de um acordo firmado entre o Brasil e o Paraguai sobre a usina de Itaipu gerou uma crise política no país vizinho

    Quais são as questões levantadas pelo recente apagão do Reino Unido?, por Jillian Ambrose

    O apagão mais severo da Grã-Bretanha em mais de uma década causou perturbações na hora do rush nas maiores estações ferroviárias, ferrovias, rodovias e aeroportos do Reino Unido na última sexta-feira à noite (9/08) e deixou quase um milhão de lares em todo o país no escuro.

    A energia nuclear pode ser pacífica?, por Kazue Suzuki

    O bombardeio de Hiroshima completa 74 anos, mas quer se trate de uma bomba atômica ou de eletricidade, devemos encarar a verdade que o uso pacífico da energia nuclear é mera fantasia

    Precisamos falar sobre o nuclear, por Michael Liebreich

    Pessoas sérias finalmente estão falando sobre a descarbonização das economias nacionais em meados do século, mas essa conversa deve ser acompanhada por planos confiáveis ​​- e nenhum plano pode ser considerado crível se não lidar explicitamente com a energia nuclear.

    Itaipu no rolo do setor elétrico brasileiro, por Roberto Pereira D’Araujo

    Como o sistema brasileiro vem se modificando ao longo do tempo, a GF associada a Itaipu vem sendo reduzida porque ela cede mais energia para o “condomínio” das hidráulicas. Ou seja, a secundária vem aumentando.

    O Brasil e a Transição Energética Mundial, por Ikaro Chaves 

    A construção de políticas públicas visionárias no passado nos colocou como exemplo para o mundo, porém novos desafios se colocam ao país e caberá à atual geração de brasileiros encontrar as melhores soluções

    A conta do nuclear inglês vai para os consumidores e contribuintes, por Ronaldo Bicalho

    Especialista do setor elétrico e professor da UFRJ comenta o novo modelo nuclear inglês no qual o financiamento é bancado pelo consumidor e os riscos pelo contribuinte

    Setor elétrico: deu ruim, por Roberto Pereira D’Araujo

    O que se verá nessa análise é um dos resultados de um Brasil que não aprofunda temas com debates que coloquem frente a frente visões distintas.

    O risco de um Brasil sem a Eletrobras, por Roberto D’Araujo

    Se a privatização fosse uma experiência inédita no Brasil, poderíamos nos perdoar por cometer erros. Todavia, o Brasil já teve um largo processo de privatização na década de 90.

    Mais comentados

    Últimas notícias