Ronaldo Bicalho
Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
[email protected]

A jabuticaba elétrica, por Ronaldo Bicalho

Do Blog Infopetro

Por Ronaldo Bicalho

Se só existe no Brasil e não é jabuticaba, não é coisa boa. Essa frase é bastante conhecida e sempre utilizada quando se deseja desqualificar algo que só existe no Brasil. Apresentada de diferentes maneiras e em distintas ocasiões, a teoria da jabuticaba sintetiza as dificuldade de alguns analistas na hora de tratar especificidades que não se encaixam nas explicações de cunho geral disponíveis na praça. Algumas são boas, outras são más, porém, ao fim e ao cabo, jabuticabas são apenas jabuticabas.

O setor elétrico brasileiro pode ser visto como uma grande jabuticaba; pode ser encarado como algo que existe só no Brasil e, em consequência, segundo a teoria da jabuticaba, não é uma coisa boa. No entanto, essa opinião pode ser simplesmente fruto da incapacidade de compreender a real natureza desse setor e, portanto, de identificar as qualidades da fruta.

A análise da transição elétrica brasileira no contexto da transição do setor elétrico no mundo oferece uma boa oportunidade de qualificar as potencialidades da nossa jabuticaba elétrica. Nesse caso, é necessário, inicialmente, identificar qual é, de fato, a singularidade do setor elétrico brasileiro, para então qualificar essa singularidade no quadro da transição mundial.

Considerando a transição elétrica mundial como sendo a substituição dos combustíveis fósseis pelos combustíveis renováveis da matriz elétrica, a transição elétrica brasileira representaria o movimento inverso. Se no caso mundial a mudança se daria a favor dos renováveis, resultando na ampliação significativa da participação desses na matriz, no caso brasileiro, os favorecidos seriam os combustíveis fósseis, que aumentariam a sua participação na matriz brasileira.

Assim, premido pela mudança climática, o setor elétrico no mundo marcharia em direção aos renováveis. Restringido pelo esgotamento do processo de exploração do seu potencial hidráulico, o Brasil caminharia para uma participação maior das térmicas no parque de geração e, portanto, dos combustíveis fósseis na sua matriz de geração (considerando as fortes dificuldades enfrentadas pelo nuclear no país). Assim, enquanto a mudança climática empurraria o setor elétrico no mundo na direção dos renováveis, a exaustão do seu modelo hidráulico empurraria o setor elétrico brasileiro na direção dos fósseis.

Nessa visão, o setor elétrico brasileiro estaria fadado a ir perdendo a sua singularidade, com as centrais hidráulicas perdendo o seu protagonismo em prol das centrais térmicas. Assim, o modelo brasileiro estaria deixando de ser específico para adquirir um caráter mais universal. Nesse caso, nossas especificidades estariam perdendo força na definição do modelo técnico-econômico-institucional que estrutura a operação e a expansão do setor.

A descaracterização estrutural do setor, fruto da mudança radical na matriz de recursos naturais, abriria espaço para um maior protagonismo das térmicas, e com isso para a estruturação de um modelo institucional mais próximo do padrão internacional, com prevalência dos mecanismos de mercado na coordenação do setor.

Nesse contexto, o processo em curso poderia ser definido como uma descaracterização irreversível do setor elétrico brasileiro no qual iriam desaparecendo as nossas jabuticabas elétricas.

No entanto, é necessário definir melhor a singularidade do setor elétrico brasileiro na contextualização da transição elétrica brasileira face à transição mundial.

A análise apresentada anteriormente carrega uma visão da singularidade do setor elétrico brasileiro como sendo a participação elevada das energias renováveis – leia-se hidráulica – na matriz elétrica. Por conseguinte, na medida em que essa participação vai se reduzindo, a singularidade do setor vai se esmaecendo.

Contudo, o que torna o setor elétrico brasileiro singular é a elevada significância dos reservatórios em relação à carga no sistema elétrico brasileiro. A capacidade máxima de estocagem dos reservatórios das usinas brasileiras ultrapassa 40% da carga demandada por esse sistema.

Se colocarmos essa grande capacidade de estocagem no centro da singularidade brasileira, a contextualização adquire nuances bastante interessantes.

A transição elétrica mundial é um processo indefinido, existindo muitas incertezas técnicas e econômicas sobre o seu desenrolar. Portanto, estamos falando sobre um processo em aberto.

Nesse processo, a evolução da participação das renováveis na matriz elétrica depende do avanço da capacidade do setor elétrico de injetar flexibilidade para fazer frente à intermitência dessas fontes. Para isso, é fundamental desenvolver: capacidade de estocagem, flexibilidade das centrais e cobertura e inteligência de rede.

Nesse sentido, a elevada capacidade de estocagem e a alta flexibilidade das centrais hidrelétricas características do sistema elétrico brasileiro constituem recursos extremamente favoráveis à expansão das renováveis.

Vista por esse ângulo, a singularidade brasileira residiria na sua capacidade de encaixar uma expansão significativa de energias renováveis variáveis. De tal forma que não estaríamos na contramão da transição elétrica mundial, mas consoantes com ela. (…) Continua no Blog Infopetro.

Ronaldo Bicalho

Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. deveria dizer apenas que

    deveria dizer apenas que Dilma montou um sistema elético melhor do mundo e a turma de Temer destruiu tudo em apenas dois dias

  2. Porque jabuticaba ?

    A caracterização de nosso sistema de energia como uma singularidade de caminhar contra tendências mundiais está fora de nossa realidade. Nossa matriz tem evoluído segundo a imposições dos mesmos constrangimentos existentes nos demais países, principalmente: disponibilidade, custo de geração, custo de instalação, restrições ambientais, custo de distribuição, segurança, restrições sociais e de políticas internacionais. As particularidades de nosso sistema decorrem das singularidades do Brasil, pricipalmente riqueza de fontes e enorme extensão territorial. Também é considerável fatos históricos como ciclos de carência de combustíveis como ocorridos em períodos de guerra. O incentivo de destaque para nosso crescimento atual do sistema se prende a necessidade da rápida expansão do sistema e de porte elevado, isto tem recebido contribuição das grandes hidroelétricas longe dos grandes centros consumidores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador