Maior tufão do ano deve atingir Fukushima amanhã

Jornal GGN – Amanhã (14), o Tufão Vongfong deve chegar à Central Nuclear de Fukushima. Para garantir a segurança, ou pelo menos minimizar o risco de acidentes, a operadora da usina instalou condutores na parte superior dos tanques de água contaminada, blindou e aumentou a altura dos diques para evitar que transbordem. Além disso, para evitar vazamentos, funcionários irão patrulhar as instalações de hora em hora. Esse deve ser o maior tufão do ano no Japão.

Fukushima se prepara para chegada de tufão

Da Agência Lusa

Editado por Denise Griesinger, da Agência Brasil

A Central Nuclear de Fukushima se prepara para a chegada do poderoso Tufão Vongfong, que chegou hoje (13) ao Sul do Japão. A previsão é que o tufão chegue à usina amanhã (14).

A operadora Tokyo Electric Power (Tepco) informou que instalou condutores na parte superior dos tanques que acumulam água contaminada, blindou e aumentou a altura dos diques para evitar que transbordem.

Como medida preventiva, diante do que se considera ser o maior tufão do ano no Japão, a operadora indicou que haverá funcionários patrulhando as instalações de hora em hora para evitar vazamentos e o aumento do já enorme volume de água contaminada que se acumula nos porões da Central de Fukushima.

A Agência de Meteorologia do Japão informou que o tufão, que se move a 35 quilômetros (km) por hora, tocou a terra pela manhã na ilha de Kyushu e que, na madrugada de amanhã, poderá chegar a Tóquio e dirigir-se mais tarde em direção ao Nordeste, onde se localiza a Central Nuclear.

As autoridades nipônicas advertiram para a ocorrência de chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terras e pediram à população que se mantenha alerta devido aos fortes ventos e ondas.

Até o momento, foram registados 52 feridos em nove províncias do país como consequência dos acidentes provocados sobretudo pelos fortes ventos e pelas chuvas torrenciais.

O Vongfong chega apenas uma semana depois do Tufão Phanfone, que atingiu grande parte do arquipélago, deixando um rastro de nove mortos.

A Central Nuclear de Fukushima, atingida por um terremoto seguido de tsunami em março de 2011, acumula toneladas de água contaminada em mais de mil tanques.

Redação

Redação

Recent Posts

Erika Hilton discute luta pela terra em São Paulo

Deputada federal participa de evento organizado pelo BR Cidades e MST nesta sexta-feira a partir…

5 minutos ago

Morre Newton da Costa, criador da lógica paraconsistente

“Eu vi que havia algumas contradições na ciência, mas todo mundo evitava a contradição”, afirmou…

12 minutos ago

Superávit de bens e serviços da China totaliza US$ 60 bi no trimestre

Excedente da balança comercial no primeiro trimestre ficou dentro de intervalo considerado razoável, segundo autoridades

35 minutos ago

Fenae entra na Justiça para anular migração das Loterias da Caixa para subsidiária

Nesta quarta (17), o banco público emitiu comunicado informando que a transferência foi aprovada pelo…

1 hora ago

Tio Paulo: O que ainda falta descobrir sobre o caso?

Laudo do IML é inconclusivo sobre o horário da morte do idoso, e testemunhas divergem…

2 horas ago

Os mistérios que cercam o papel de Barroso na Lava Jato, por Luís Nassif

Barroso foi o grande propagandista da Lava Jato, montado no seu alto cargo de Ministro…

2 horas ago