Minas e Energia não vê risco de fornecimento

Jornal GGN – O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, participou ontem (6) de evento da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine). Ele voltou a afirmar que o Brasil tem segurança no abastecimento mesmo com situação hidrológica desfavorável.

Segundo o secretário, o risco de déficit energético deve cair a partir de agora, com o começo do período de chuvas. Ele afirmou que o sistema está em equilíbrio estrutural, e que há até sobra de 6.600 MW médios.

“Houve quem dissesse que tínhamos um risco de racionamento de até 100%. E o que dizíamos era que se tratava de uma questão muito técnica, que envolve modelos sofisticados de cálculo e avaliação, e que nada apontava nessa direção. Se o sistema estava sob controle a oito meses da estação chuvosa, no começo do ano, agora que entramos no período de chuvas é claro que o risco é bem menor”, garantiu.

Ainda assim, devido à seca, estão sendo tomadas ações operacionais para garantir a segurança do abastecimento. A transmissão de energia está sendo realizada entre diferentes regiões do país e as termelétricas estão produzindo mais. “São ações normais em anos com uma hidrologia pior”, afirmou Zimmermann.

Ele também aproveitou para defender a transparência das análises de riscos feitas pelo setor. “Quando o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico divulga uma nota ao final da reunião, aquela é uma informação que está disponível para todos. Eu tenho certeza de que esse setor, da forma como trabalha, é um dos mais organizados na sociedade brasileira”.

Com informações do Jornal da Energia

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador