Reservatórios continuaram subindo no final de fevereiro

O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou esta semana a situação dos principais reservatórios do país. A região Sudeste/Centro-Oeste, que apresentava um nível de 42,89% no último dia 13, registrou um volume de acumulação de 45,08%.

No Sul do país, os reservatórios, após uma queda de três pontos percentuais no início do mês, voltaram a subir, e registram um aumento de 40,36% para 42,67%. No Nordeste, os reservatórios passaram de 32,86% no começo do mês para 41,78%. Por último, no Norte, o nível continua a subir, de 63,93% para 73,95%.

Tendo por base as condições atuais de atendimento eletroenergético do SIN, será mantido o despacho pleno de geração térmica. Neste contexto, está previsto um despacho térmico de cerca de 4.900 MWmed por garantia energética para a próxima semana. As UNEs Angra 1 e Angra 2 também vão despachar energia.

Previsão

De acordo com o ONS, a previsão elaborada pelo CPTEC/INMET para o próximo trimestre indica que o volume de chuvas deve ficar na média ou acima da média na região Sul, e pode ficar abaixo da média na bacia do rio Parnaíba e no trecho da bacia do rio Francisco e a jusante da usina de Sobradinho, e na maior parte do rio Tocantins. Nas demais bacias sob o SIN a previsão fica abaixo da média histórica.

Nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, as vazões previstas para a próxima semana devem diminuir, com a previsão de ocorrência de chuva moderada nas bacias do Paranapanema e Tietê, e no trecho incremental da UHE Itaipu e na bacia do rio Grande e Paranaíba.

No Sul, há a previsão do aumento da vazão natural [isto é, o volume de água que corre naturalmente pelos rios e bacias –sem a interferência dos sistemas das usinas geradoras], ocasionada pela chegada de duas frentes frias, que trazem chuvas fracas a moderadas na bacia do rio Iguaçu e nos rios Jacuí e Uruguai.

No Nordeste, a previsão é de estiagem e, no Norte, devem ocorrer pancadas de chuvas em pontos isolados do rio Tocantins.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador