fbpx
quinta-feira, outubro 24, 2019
  • Carregando...
    Início Entenda

    Entenda

    A Ágora de l’Humanité nas cores do Brasil

    A resistência aos ataques da extrema direita brasileira será apresentada na noite de sábado, 14 de setembro, durante a Fête de l’Humanité.

    O eterno fascismo: bases estruturantes e antídotos, por Carlos Russo Jr.

    O populismo qualitativo hoje é disseminado pela mídia e pelas redes sociais, locais onde a resposta e a participação de um grupo selecionado de manipuladores podem ser apresentadas e aceitas como “a voz do povo”.

    Notas Sobre a Teocracia: o perigo do Capital Ministries, por Alessandra Impalea

    Historicamente percebe-se que regimes teocráticos agem por práticas de persuasão que vão de dialógicas (o valor político-religioso do discurso, ou a "orientação política-religiosa") até a dominação pela força física, com a violência psicológica, moral e emocional.

    O futuro das tecnologias de retirada de drogas psiquiátricas: relatório da pesquisa disponível

    “Infelizmente, uma parte razoável da comunidade cientifica é avessa ao procedimento de redução das drogas. Isso porque parte das pesquisas e periódicos científicos é financiada pela indústria farmacêutica”

    Conheça Sheldon Adelson, bilionário que convenceu Trump a mudar embaixada para Jerusalém

    Empresário de cassinos que se ofereceu para pagar pela nova embaixada americana agora mira o Brasil em busca de ampliar seus negócios

    Por que os economistas brigam tanto?, por Paulo Gala

    Nas escolas de economia no brasil e mundo afora há sérias divergências, amizades são desfeitas, parece até briga de futebol. Os economistas têm varias “visões de mundo”.

    Para especialistas em segurança digital, faltam elementos no relato de hacker

    El País: Método descrito por Walter Delgatti Neto à PF demandaria "conhecimento sofisticado" e mais tempo para chegar à cúpula da República

    Noções de genética mendeliana, por Felipe A. P. L. Costa

    A genética (do grego genetikós, algo como capaz de procriar) é a disciplina biológica que lida com o estudo da hereditariedade e da variação.

    Privatização da água: notícias preocupantes que vêm da Suíça, por Franklin Frederick

    Temos que ficar atentos e nos organizarmos para defender nossas águas, nossa Terra e nossa sociedade.

    Entrevista: O novo conservadorismo brasileiro em livro de Marina Lacerda

    Marina Basso Lacerda, que lança hoje seu livro ‘O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro’, na Livraria Tapera Taperá, em São Paulo, conversa com Jornal GGN sobre o tema.

    Vice: O texto sobre deep web foi escrito por um homem que não sabe...

    No domingo, um textos muito insano foi publicado na internet e todos nós devemos falar sobre ele. Sim, trata-se do texto revelador escrito por um jornalista paranaense sobre um site secreto criado por Glenn Greenwald do Intercept para facilitar que hackers cometam crimes na "parte mais obscura da internet".

    O que faz uma professora pesquisadora de universidade pública? E quanto ela ganha?, por...

    Muitos de nós acumulam cargos na administração universitária: direção, coordenação do PPG, chefia de departamento, sindicato e colegiados

    Nazismo e o exército brasileiro: nada de muito novo no front, por Diego Ramos

    O papel do historiador, segundo Peter Burke, é de lembrar a uma sociedade aquilo que ela já esqueceu, seja propositalmente ou por força da ação do tempo.

    História institucional do Ministério Público brasileiro (5): quais os requisitos para ser PGR?, por...

    O cargo de PGR é uma unidade funcional isolada, à qual somente se chega por um processo político, no melhor sentido da palavra.

    Por que há tanta casa sem gente e tanta gente sem casa?

    Relembre entrevista de João Sette Witaker, professor livre-docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, concedida ao Jornal GGN.

    10 mitos sobre a universidade pública no Brasil

    O jornal da USP reuniu dez mitos sobre as universidades públicas e explicou se eles fazem mesmo algum sentido

    História institucional do Ministério Público brasileiro (4): MPF ou AGU?, por Vladimir Aras

    O texto constitucional fora promulgado duas semanas antes. E é este que está vigente desde 1988. Na nova ordem jurídica então inaugurada, não havia mais lugar para um Ministério Público híbrido.

    Causas da seleção natural, por Felipe A. P. L. Costa

    Tradicionalmente descrita como força ou mecanismo, a seleção tem sido caracterizada por alguns autores como uma consequência ou expressão estatística de outros fenômenos

    Justa, plataforma que monitora o funcionamento do Judiciário, será lançada hoje

    Idealizada pela pesquisadora Luciana Zaffalon e sediada pelo IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), a ferramenta conta com um comitê formado por integrantes de diversas instituições de pesquisa no Brasil e no mundo.

    No dia de hoje… em 10 de junho de 1952

    A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que destituiu Fulgêncio do poder, sob a liderança do então revolucionário Fidel Castro e do médico argentino Ernesto Che Guevara. 

    Mais comentados

    Últimas notícias