A origem dos carimbos nas notas de dinheiro

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

do Limpinho e Cheiroso 

Você sabe de onde vem essa forma de protesto de carimbar notas de dinheiro?

Via Capivara Má

Na ditadura militar, o jornalista Vladimir Herzog foi morto durante uma sessão de tortura. Os militares montaram uma cena de suicídio muito malfeita e disseram que ele se matou.

Ninguém engoliu essa versão. O artista plástico Cildo Meireles criou então, como um protesto anônimo, o que ele chamou de “inserções em circuitos ideológicos”. As inserções consistiam em modificar um objeto do cotidiano de grande circulação.

Assim, Cildo escreveu textos em garrafas retornáveis de coca cola e carimbou notas de dinheiro com a frase: “Quem matou Herzog?”

Em plena censura e repressão, as notas passavam de mão em mão, questionando a versão oficial e fazendo um protesto silencioso.

Cildo Meireles segue produzindo arte deixando o legado das notas. Ele é um dos artistas contemporâneos mais importantes do Brasil. A Comissão da Verdade reviu a morte de Herzog e ele ganhou um atestado de óbito onde consta que ele foi morto.
amarildo04_nota_carimbada.jpg

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu praticamente só uso cartão
    Eu praticamente só uso cartão de débito, mas dá vontade de fazer um carimbo escrito algo como “Rede Globo é mentirosa” e sair marcando todas as cédulas. E pensar que Lula teve a Globo na mão em 2003 e pipocou…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador