Entenda

Entenda: o que o STF julgará sobre Moro e Lula hoje

Jornal GGN – Está marcado para esta quarta (14) o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a decisão do ministro Edson Fachin de remeter as ações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato ao Distrito Federal, por considerar incompetência do ex-juiz Sergio Moro.

O caso vem gerando polêmicas e debates, porque apesar de diferente, está relacionado a outro julgamento, o da Segunda Turma do STF, que considerou Moro suspeito no caso Triplex, no dia 23 de março. Na prática, a decisão da Segunda Turma comprovou que o ex-juiz cometeu ilícitos na investigação contra o ex-presidente, o que derrubou não somente a sentença, como todas as ordens de investigação da Lava Jato nesse caso.

Quando a Segunda Turma, formada pelos 5 ministros, considerou por 3 x 2 que Moro é parcial, Fachin tentou alegar que o seu despacho, no dia anterior, invalidava aquele julgamento. Porque, segundo ele, como havia determinado a incompetência da Justiça do Paraná, as investigações contra Lula deveriam ser remetidas ao Distrito Federal, aonde, em sua visão, os juízes poderiam retomar as investigações da força-tarefa de Curitiba e condenar Lula novamente no futuro.

Mas o que está pautado para o dia de hoje não é a suspeição de Moro, e sim a própria decisão monocrática de Fachin, que quis remeter as ações de Lula ao DF, a fim de tentar preservar as apurações.

De forma simples, são dois temas: um deles, a suspeição de Sergio Moro, que já foi decidida por colegiado da Segunda Turma. O segundo é a incompetência da Justiça do Paraná para julgar Lula, ou seja, confirmar ou não – ou ainda considerar a perda de validade – da decisão de Fachin.

Em entrevista à TVGGN (assista aqui), o advogado Bruno Salles afirmou que se o STF manter a decisão de Fachin, em tese, o julgamento da suspeição de Moro terá sido em vão. Por outro lado, se o plenário do STF cassar a decisão do relator da Lava Jato, a suspeição de Moro no caso triplex estará mantido, mas outras ações penais poderão ser devolvidas à Curitiba. Será uma decisão inovadora, na visão do advogado, pois não é comum o plenário cassar decisões monocráticas, que não se confundem com decisões em caráter liminar, explicou.

Não há expectativas sobre como todos os 11 ministros irão se posicionar. Até o momento, três ministros da Segunda Turma já consideraram que a decisão de Fachin sobre o foro das quatro ações penais da Lava Jato contra Lula não interferia na própria suspeição de Moro, ou seja, Moro foi considerado parcial e o teor do caso Triplex – incluindo diligências e levantamento de provas – foi anulado, sem poder ser recuperado, seja pelo Distrito Federal ou qualquer instância que assuma o caso.

Essa decisão fez com que o juiz do Distrito Federal que assumiu a condução da ação do triplex arquivasse o processo.

Mas Fachin tentou preservar não somente o caso Triplex, como todas as investigações realizadas pela força-tarefa de Curitiba contra Lula, ao remeter a outra instância. Assim, os ministros irão decidir sobre a incompetência do magistrado e, caso positivo, se a remessa a outro tribunal poderá recuperar parte da investigação produzida no Paraná, ou não. Neste caso, ainda, os ministros deverão estabelecer se a Justiça local deverá iniciar as investigações do zero ou, ainda, da mesma forma como ocorreu no caso Triplex, se deverão ser arquivadas. Por fim, pode ser tratado na sessão se a suspeição de Moro no caso triplex interfere ou não a incompetência.

São, no total, quatro ações da Lava Jato em Curitiba contra Lula: duas com condenações (caso triplex e caso sítio de Atibaia), duas ainda sem sentença (caso Odebrecht/Instituto Lula/apartamento de Glaucos da Costamarques e o caso das doações que somam R$ 4 milhões ao Instituto Lula). A suspeição de Moro se limita ao caso triplex.


A advogada e coordenadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Tânia Maria de Oliveira, concedeu entrevista ao Cai na Roda, da TVGGN, e explicou a confusão que foi feita nas duas ações – a de suspeição e a de incompetência. O programa foi ao ar no dia 3 de abril. O trecho que ela explica o caso começa a partir das 05:28​ e 37:42​:

Redação

Redação

Recent Posts

El Niño tende a acabar entre abril e junho, segundo ANA

Maioria dos modelos climáticos apurados pela agência indica enfraquecimento de fenômeno climático para condições neutras

8 horas ago

Milei usa chanceler para pedir encontro com Lula

Solicitação foi encaminhada por meio de carta entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros, em viagem…

9 horas ago

Este é Elon Musk, por Tarso Genro

Diferentes e distantes dos estados modernos, formados até agora, o Estado de Musk é o…

9 horas ago

Investigações devem abarcar além dos figurões da Lava Jato, mas tudo ligado à 13ª Vara

À luz da correição do CNJ julgada nesta terça com Hardt como um dos alvos,…

9 horas ago

Justiça torna réus 19 alvos da Operação Fim da Linha em SP

Os denunciados pelo MP são investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão…

10 horas ago

Irã vive tensão de escalada da guerra e tem grupo no WhatsApp para orientar brasileiros

À TVGGN, embaixador no Irã relata o clima do país após ataque a Israel e…

10 horas ago