ELEIÇÕES: Tudo o que você precisa saber antes de votar neste domingo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: ABr
 
Jornal GGN – Hoje, quase 150 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas para escolher o próximo presidente da República, governador de seus respectivos estados ou Distrito Federal, senadores e deputados federais e estaduais.
 
Mas algumas informações ainda não estão muito claras para o eleitor. Abaixo, o GGN explica alguns pontos importantes que você precisa saber antes de votar, neste domingo, 7 de outubro.
 
Que horas eu posso votar?
 
As seções eleitorais estarão abertas a partir das 8h da manhã deste domingo e fecham as 17h. E, apesar de o Brasil ter fusos horários diferentes, o horário é o mesmo, das 8h até às 17h no seu local. Atenção: é preciso chegar antes desse horário no local da votação. Caso contrário, poderá ficar de fora e não conseguir votar. 
 
Quais documentos preciso levar?
 
Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. Você só deve apresentar um documento com foto, podendo ser o documento de identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte. Neste caso, precisará ter o número do seu titulo de eleitor anotado. 
 
Perdi meu título, o que faço?
 
Como informado anteriormente, não é obrigatória a apresentação do seu título de eleitor. Entretanto, é possível portar o documento no seu celular, por meio do aplicativo e-Título, que pode ser instalado tanto em Android [AQUI] ou iOS [AQUI]
 
Se você não fez o registro da biometria, você pode baixar este documento no celular, mas precisará apresentar junto com outro que contenha a sua fotografia, como o RG ou CNH. Já para os eleitores que fizeram a biometria, o e-Título já aparece com a foto e, neste caso, basta apresentar unicamente este documento, dispensando outro.
 
Não tenho meu título, não sei o número e não sei aonde tenho que votar.
 
A página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) [AQUI] fornece todas as informações que você precisa, incluindo o número do seu título e o local de votação de acordo com a sua Seção Eleitoral. Basta fazer a pesquisa com seu nome completo.
 
Como sei se estou impedido de votar pela renovação da biometria?
 
O GGN explicou na reportagem “Dados: Cancelamento de títulos impactará nos eleitores de Haddad e de Bolsonaro” o que acontece com os eleitores que não fizeram a renovação obrigatória da biometria. Para saber se você é um deles, verifique a sua “Situação Eleitoral” também pela página do TSE [AQUI].
 
O que a Lei proíbe fazer no dia da votação?
 
A legislação eleitoral estabelece uma série de regras que devem ser seguidas no dia da eleição, este 7 de outubro, para principalmente garantir o direito ao eleitor pelo sigilo do voto e impedir a influência indevida ou “compra de votos”. 
 
Entre elas, está proibido levar parentes ou amigos para acompanhar na urna. No momento da votação, apenas você poderá escolher os seus candidatos. A exceção é para portadores de deficiência ou mobilidade reduzida, que podem ter a ajuda de alguém de confiança.
 
Propaganda boca de urna: É vedado o uso de camisetas ou manifestações que indicam pedir votos no dia das eleições, assim como utilizar alto-falantes e amplificadores. Uma multa de até 16 mil reais pode ser aplicada nestes casos. Broches, adesivos e bandeiras estão permitidas, desde que de maneira silenciosa e individual.
 
Também está proibido tirar selfies ou fotografias na hora de votar, e tampouco é possível levar a sua “cola” pelo celular. O objetivo é garantir o sigilo do voto e, portanto, câmeras fotográficas, celulares, filmadoras ou eletrônicos devem ser entregues ao mesário e retirados após o momento da votação. 
 
Mas posso levar a “cola”?
 
Pode. A lista de candidatos, chamada de “cola”, deve ser levada em um papel, não em meios eletrônicos.
 
Qual é a ordem de votação dos candidatos?
 
No dia 7 de outubro, você precisará escolher seus candidatos na seguinte ordem: um deputado federal, um deputado estadual (ou distrital), dois senadores, um governador e um presidente.
 
Não sei em qual deputado e senador votar, faz diferença votar no partido?
 
Faz. Escolher o partido dá a possibilidade para a legenda definir qual de seus candidatos irá assumir aquele cargo. Mas para os casos de deputados federais, estaduais e distrital, o impacto é ainda maior.
 
Porque a minirreforma eleitoral determinou que um candidato do sistema proporcional, que este ano são os deputados, só será efetivamente será eleito se tiver uma quantidade mínima de votos nele, que são 10% do “Quociente Eleitoral”. O GGN explicou como funciona na reportagem “Candidato ou legenda: Como o meu voto será considerado no sistema proporcional?”.
 
Por isso, prefira escolher o candidato e não o partido.
 
Qual a diferença de votos em branco e voto nulo?
 
Apesar de carregar conceitos originalmente distintos, na prática, não há diferenças entre votos brancos e nulos. Ambos são excluídos da contagem de votos e, portanto, considerados inválidos. O resultado das eleições não irá somar nem votos em branco, nem nulos, apenas os válidos – aqueles que escolherem o partido ou o candidato.
 
Se eu não votar em 1º turno, posso votar em 2º turno?
 
Pode. Caso você precise faltar e não puder votar nas votações deste domingo (07), terá que justificar sua ausência em qualquer cartório eleitoral em até 60 dias. Mas, mesmo se não o fizer antes do segundo turno, 28 de outubro, ainda assim poderá votar.
 
Que horas sai o resultado das eleições?
 
No Brasil, o sistema eleitoral é computado de maneira eletrônica e os dados de cada urna são enviados por meio de uma rede de internet fechada da Justiça Eleitoral. A apuração dos votos começa imediatamente após o encerramento da votação, ou seja, as 17h, e será finalizado após as 19h. 
 
Por isso, o brasileiro saberá os resultados ainda na noite deste domingo.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vc irá votar em dois

    Vc irá votar em dois senadores. Se repitir o mesmo, seu voto será invalidado.

    Interessante dizer também que votar somente para o partido, pode não ter significado algum.—no caso pra deputado.

        É muito intricado explicar. Mas se gostar de um partido e votar apenas no número do partido, não acontece nada.

              Pra contar os votos para o partido, este terá que ter ,no mínimo, 10 por cento dos votos.

              Então, se a sua escolha for de um partido menor, muito mais interessante votar na pessoa que está mais bem posicionada.—me  refiro a deputados .

                   Esse cara, se eleito, pode carregar seu deputado. Ou vote nele , sem votar em partido.

                          Leve cola.

                     Mas nem René Descartes consegue decorar uns 30 números, levando em conta uns 5 números( em média) pra cada voto.

                          Por último : Vote.Não deixe de votar.

                                      A democracia precisa de vc.

    1. Esses detalhes deveriam ser
      Esses detalhes deveriam ser explicados pelo TSE em sua propaganda…..

      Mas é aquela coisa inútil que sempre assistimos….

  2. Vc votará em 2 senadores.

    Vc votará em 2 senadores. Votar no mesmo,anula o voto.

       Se votar num partido que terá menos de 10 por cento dos votos, seu voto vai pra ninguém.

                 Procure o mais votado de seu partido e vote nele. Seu candidato poderá ser eleito por tabela. Ou vote nele. 

                   Nunca vote no número de partido pequeno.

                    Vote.

                   Seu voto é importante pra nossa democracia.

  3. BALANÇO DAS TRÊS PRIMEIRAS

    BALANÇO DAS TRÊS PRIMEIRAS HORAS DE PANFLETAGEM (convencimento) NESTA MANHÃ DE DOMINGO (Zona Oeste do RJ)

    De cada dez pessoas abordadas :

    3 são radicalmente bolsonaristas 

    3 são radicalmente contra o Capitão Facínora (votarão em Haddad ou Ciro Gomes)

    4 foram indiferentes na minha bordagem

    Obs:

    Passei em casa para tomar um anti-hipertensivo para retomar minha missão mais tarde

    VAMOS À LUTA !!

  4. Em SP  vc não precisa assinar

    Em SP  vc não precisa assinar com a digital, pois não há biometria. Jà em alguns Estados, como MA, CE, BA,  milhões de eleitores não votarão por não terem cadastrado a biometria. Acabei de votar: nas outras eleições eu assinava com a caneta. Hoje assinei com a digital, tentei várias vezes, demorou. há filas enormes por causa da demora causada pela biometria. Milhares de urnas estarão com o aparelhinho da biometria cego e por isso não lerá a impressão digital do eleitor. Vai ser um desastre, aliás, a “justissa” fez das tripas coração para tumultuar esta eleição, a mais impactante foi prender o candidato cuja vitória no primeiro turno era inevitável: no Egito o ditador “votado” tambem faz isso….aliás, o Brasil parece copiar o egito no campo poltico: já na área da economia o regime golpista copia a Nigéria, pais que, como o Brasil, prometia mas que, após um processo primaveril como o nosso, resolveu entregar tudo aos gringos…socorro

    E se a biometria não funcionar, por Sergio Amadeu

    https://nocaute.blog.br/2018/10/03/biometria-eleicoes-sergio-amadeu/

  5. E as propaganda inútil do
    E as propaganda inútil do TSE?

    Insistem no papo furado do voto consciente, gostaria de saber o que é voto inconsciente pra essa turma, já que o voto é livre.

    A propaganda deveria explicar como votar, e não em quem o eleitor votará.

    Deveria também informar o horário de votação, pois até eu tive que ir a internet pra me certificar…..

    Parece que os partidos se c… de medo dessa turma aí dá nisso, biométria desnecessária, anulação de votos, urnas sem comprovante…….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador