Um curso para entender os principais indicadores econômicos

No início dos anos 2.000, com a Internet avançando na disseminação de dados, imaginei um curso de Economia, para não-economistas, que invertesse a lógica do aprendizado. Em vez de aprender os conceitos para, depois deles, entender as tabelas divulgadas pelos diversos organismos econômicos, fazer o percurso oposto: aprender a ler as tabelas e, a partir delas, entender os conceitos macroeconômicos.

O motivo é simples. A cada divulgação de dados, há uma tabela, um relatório da instituição, e as leituras que são feitas por diversos departamentos econômicos.

O melhor caminho de aprendizado, imaginava, seria entender, em cada tabela, quais os dados principais a serem acompanhados; qual o significado de cada elevação ou queda daquele indicador. E trabalhar com o conceito de cockpit – sistema que permite colocar em um mesmo ambiente diversos indicadores econômicos, de maneira a se ter, visualmente, o quadro amplo de análise de cada setor.

Na época, a tecnologia ainda não era acessível.

Agora, com o avanço dos databases, das planilhas, e dos sistemas de gráfico, a ideia se tornou viável. Hoje em dia, é possível baixar na planilha os principais indicadores e extrair uma quantidade imensa de informações.

A parceria com o Departamento de Economia da PUC-SP foi preciosa, por permitir que os indicadores sejam apresentados pela escola que melhor vem desenvolvendo as análises sobre a economia real.

Por exemplo, trabalhando planilhas do MDIC será possível, na hora, extrair as seguintes informações:

  1. Balança comercial para cada país parceiro do Brasil.
  2. Desempenho das exportações, por volume e por país, dos principais produtos exportados pelo Brasil.
  3. Gráficos sobre o comportamento das exportações e importações, tendências.

Um exemplo recente do uso dessas planilhas é o incidente provocado pelo Ministério das Relações Exteriores, Israel x países árabes. Aprendendo a trabalhar com indicadores, o analista terá a qualquer momento, em seu Excel, tabelas das exportações e importações para Israel e para países árabes. Ou poderá comparar o saldo comercial do Brasil com Estados Unidos, China e União Europeia.

Será possível montar cockpits dos principais setores da economia e acompanhar permanentemente os indicadores, com atualizações automáticas.

Por exemplo, no caso da indústria automobilística, será possível ter à mão produção interna por tipo de veículo, exportações, número de empregados, dados de financiamento para aquisição de veículos etc. Colocando o setor de modo esquemático, será muito mais fácil para o aluno entender a lógica de cada objeto analisado.

Os gráficos permitirão a cada aluno montar seu template de análise sobre cada setor, de maneira que, a cada divulgação da Anfavea (Associação Nacional de Autoveículos), a análise poder ser enriquecida com indicadores do MDIC, Banco Central, IBGE etc.

As inscrições para o curso poderão ser feitas pelo site da PUC-SP

A grande quantidade de matérias jornalísticas e entrevistas sobre economia divulgada diuturnamente pela mídia traz um desafio de selecionar as informações relevantes e compreender a complexa conjuntura econômica.

A maioria das informações nacionais e internacionais está disponível em bancos de dados públicos. Podem ser baixadas em sistemas BI e em planilhas. O grande desafio é a organização, estruturação e análise desses dados e a melhor maneira de acompanha-los, através de painéis gráficos, os chamados Dashboards – um conjunto de gráficos que permitirá acompanhar de forma atualizada o pulso da economia.

Para dominar essas ferramentas, é necessário conhecimento tanto dos conceitos econômicos quanto dos principais índices e informações.

O curso de Conjuntura Econômica Brasileira – análise de dados visa proporcionar aos alunos não só as ferramentas básicas para entender as discussões macroeconômicas, mas também a ter uma compreensão crítica e analítica da conjuntura.

Existe um número elevado de profissionais que entende que os conhecimentos em macroeconomia se tornaram cada vez mais necessários para suas atividades cotidianas. Pode-se destacar jornalistas, advogados, analistas financeiros e administradores como profissionais que atuam diretamente com o tema proposto.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

Recent Posts

El Niño tende a acabar entre abril e junho, segundo ANA

Maioria dos modelos climáticos apurados pela agência indica enfraquecimento de fenômeno climático para condições neutras

7 horas ago

Milei usa chanceler para pedir encontro com Lula

Solicitação foi encaminhada por meio de carta entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros, em viagem…

8 horas ago

Este é Elon Musk, por Tarso Genro

Diferentes e distantes dos estados modernos, formados até agora, o Estado de Musk é o…

8 horas ago

Investigações devem abarcar além dos figurões da Lava Jato, mas tudo ligado à 13ª Vara

À luz da correição do CNJ julgada nesta terça com Hardt como um dos alvos,…

8 horas ago

Justiça torna réus 19 alvos da Operação Fim da Linha em SP

Os denunciados pelo MP são investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão…

8 horas ago

Irã vive tensão de escalada da guerra e tem grupo no WhatsApp para orientar brasileiros

À TVGGN, embaixador no Irã relata o clima do país após ataque a Israel e…

9 horas ago