Uma análise comparativa das previsões do Boletim Focus

Por Pedro A.

Comentário ao post “A epidemia dos indicadores econômicos quase irrelevantes”

Fiz uma coleta de dados, que eu acho são os mais aparecem na imprensa, do Boletim Focus do Banco Central e comparei com os resultados que se realizaram um ano depois. Achei interessante esse exercício por causa do enorme número de comentaristas que reclamam do caráter misterioso das previsões do mercado financeiro.

Os dados para o PIB Total e o IPCA são as médias previstas no dia 2 de janeiro para o ano seguinte da série Focus disponível no site do BC. Para o dólar e a SELIC, é o quanto é esperado em 02 de janeiro para o final do mesmo ano.

Os dados do PIB Total são os dados para aquele ano. O IPCA é o acumulado dos últimos 12 meses em dezembro daquele ano. O Dólar PTAX é a cotação para o último dia útil do ano. E a Selic é para dezembro daquele ano.

Os gráficos são para melhor visualização os dados. Desculpe se houver algum erro, mas os dados podem ser conferidos através das fontes.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se comparar as previsões já de julho o vexame será maior

    É interessante e importante este levantamento. Porém deveria também pegar as amostrar das previsões do início de julho. Por exemplo. em julho de 2013 a previsão do Boletim Focus para o PIB foi de 1,68%. É nesta época que as empresas estão preparando seus planos de investimento para o ano seguinte e o empresário que acreditar neste boletim perderá dinheiro. Se o PIB crescer 2,5% em 2013 o erro será de aproximados 50%. É muito erro para o BC continuar se pautando por eles.

  2. Muito importante este trabalho!

    Para quem não sabe: a tal pesquisa FOCUS, uma invenção do A. Fraga quando presidente do BACEN (1999-2002), é uma pesquisa feita com todos os membros do tal “mercado” (financeiro) onde eles respondem quais são suas projeções.

    A “regra” é o BACEN é definir a política de juros (SELIC) em função desta pesquisa FOCUS.

    Segredo de Polichinelo; as respostas dadas na pesquisa são as que vão fazer o BACEN decidir o que convém ao tal “mercado” (financeiro), especialmente em relação ás posições nos mercados futuros de juros e cambio do membro do “mercado” (financeiro)  que responde.

    Depois no fim do ano, dá para trocar de Range Rover com os bonuses distribuidos. Alias sempre achei que uma parte deveria voltar para os membros do COPOM, já que são objetivamente os mais efetivos no sucesso das apostas.

  3. Pelos gráficos,

    essa tal pesquisa Focus é mesmo desfocada da realidade. Daí, se conclui que o Banco Central se baseia em chutadores.

     

    Quem sabe, algum dia, os dirigentes passados do Banco Central sejam processados por causa dessa macumba? 

  4. UMA VERGONHA

    É evidente que os banqueiros vão dar respostas ao questionário somente nos pontos que lhes favorecem. É o galinheiro sob a guarda da raposa.

    Os banqueiros estão corretíssimos, porque eles têm mesmo é que defender seus interesses. Quem está errado é o presidente do BC que acredita nesta farsa chamada de BOLETIM FOCUS.

    E por que o BOLETIM FOCUS é uma farsa? Simples: porque foi criado por um entreguista do PSDB.

  5. Inflação sempre subestimada

    Previsões em muitos casos absurdas. O curioso é que em toda a série apresentada a inflação oficial foi TREMENDAMENTE SUBESTIMADA pelas instituições financeiras, especialmente no governo Dilma Roussef. E ainda há quem diga que inflação não é um problema crônico do Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador