Uma Contribuição ao “Xadrez da Maçonaria no Brasil (parte 2), por Luiz Claudio de Assis Pereira

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Uma Contribuição ao “Xadrez da Maçonaria no Brasil (parte 2)

por Luiz Claudio de Assis Pereira

Ao iniciarmos esta segunda parte, vale reafirmar que a intenção deste artigo é contribuir com o debate iniciado pelo Jornal GGN em torno da atuação política da Maçonaria no Brasil.

Fica a sugestão para os que não tiveram a oportunidade de ler a parte 1 deste artigo, ou o “Xadrez da Maçonaria no Brasil”, de Luís Nassif, que o façam, de preferência antes desses.

Nesta parte 2, iremos detalhar como a Maçonaria atua dentro dos partidos políticos, dando como exemplo os casos da França e de Portugal. e mostraremos como a imprensa estrangeira trata a ingerência da Maçonaria na política interna de cada um desses países.

Que conservadora, que nada! A Maçonaria atua na direita, na esquerda, no centro …Sendo uma instituição que possui inúmeros matizes, caracterizados não só pelos diversos ritos adotados, mas principalmente pelo livre pensar de seus integrantes, a Maçonaria enseja linhas de pensamento das mais diversas, tanto do ponto de vista religioso, quanto ideológico.

Mesmo assim, é possível reconhecer, pelo menos, duas grandes correntes ideológicas (uma mais conservadora e outra mais progressista), ainda que as mesmas possam ter uma atuação que, dentro do espectro político, varia conforme a necessidade de alcançar ou de se manter no poder. Na Maçonaria, a ideia de que “os fins justificam os meios” é levada muito a sério.

A mais conservadora é a corrente liderada pela Grande Loja Unida da Inglaterra. Essa corrente é, internacionalmente, reconhecida como sendo a Maçonaria Regular, simplesmente porque é a que segue fielmente os 12 Pontos de Regularidade que ela mesma definiu. Daí que, somente as “obediências maçônicas” que adotam estes 12 Pontos são reconhecidas como tal. É como obter um certificado ISO 9000, após uma rigorosa auditoria.

Essas também chamadas 12 Regras estabelecem, entre outras coisas, que somente pessoas do sexo masculino podem ser admitidas na Maçonaria Regular. Além disso, essas pessoas devem acreditar num Deus, cabendo a cada maçom a sua concepção do Criador, a religião que professa e a forma como o faz. Na Maçonaria Regular não se admite que haja, dentro do ambiente maçônico, qualquer discussão controversa sobre política e religião. Fora dele pode.

A estrutura da Maçonaria Regular é bastante hierarquizada, havendo inclusive Distritos Regionais que agrupam Obediências de diferentes países. O GOB – Grande Oriente do Brasil, fundado em junho de 1822 como a primeira obediência maçônica da América Latina, está ligado ao Distrito América do Sul Divisão Norte da Grande Loja Unida da Inglaterra.

No site, você pode acessar informações detalhadas sobre a estrutura e forma de atuação da Grande Loja Unida da Inglaterra. Lá você vai ver que além do Grande Oriente do Brasil, também são reconhecidas pela UGLE (sigla em inglês da Grande Loja Unida da Inglaterra), as obediências maçônicas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Observação Importante: muitas outras obediências maçônicas estaduais, igualmente denominadas como Grande Oriente, se consideram Regulares, mas não são assim reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra. Elas estão agrupadas na COMAB – Confederação Maçônica do Brasil. Além desta, uma outra grande organização maçônica brasileira é a CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, que reúne as Grandes Lojas  de todos os Estados brasileiros.

Voltando ao GOB, vale destacar sua inserção na Maçonaria Internacional. Exemplo disso foi dado na reunião anual de 2014 do Distrito América do Sul Divisão Norte, na qual “a novidade desse ano foi à gravação de um vídeo sobre as atividades da maçonaria inglesa no Brasil”. 

Pois bem, o tal vídeo foi idealizado por um cidadão inglês de nome Colin V. Foster. Ele é o Grão-Mestre do Distrito América do Sul Divisão Norte, ou seja, é ele quem “chefia” o Distrito ao qual o GOB está subordinado. No mais, o Sr. Foster é tão somente o marido de Graça Foster, a mesma que, entre 2012 e 2015, foi presidente da Petrobras nos governos Dilma.

No site http://ugle.org.uk/about/whos-who, você vai ver que o “chefão” da UGLE é o Duque de Kent, Príncipe Edward George Nicholas Paul Patrick, primo da Rainha Elisabeth. Pergunta para reflexão: quem pode garantir que, diante da posição exercida pelo Sr. Colin Foster na Grande Loja Unida da Inglaterra, não esteja aí caracterizado um “conflito de interesses”?

A corrente ideológica progressista é denominada Maçonaria Liberal, ou Irregular, como preferem os membros da Grande Loja Unida da Inglaterra. O expoente desta linha é o GODF – Grande Oriente de França. Não confundir com a GLNF – Grande Loja Nacional Francesa, que, por ser ligada à Grande Loja Unida da Inglaterra, pertence à Maçonaria Regular.

A Maçonaria Liberal e Adogmática é assim chamada justamente por não estabelecer regras tão rígidas quanto as que a Maçonaria Regular estabelece, pois, diferentemente desta, a Maçonaria Liberal admite pessoas de ambos os sexos, bem como, ateus e agnósticos. Ela também não só permite, como incentiva, o debate político e defende a postura da maçonaria como organização civil, livre de dogmas. Aparentemente, não existe dentro da Maçonaria Liberal uma estrutura tão bem organizada e hierarquizada quanto a da Maçonaria Regular.

Por outro lado, em relação aos ritos, o de York é bastante difundido nos EUA (país que sozinho congrega mais da metade dos maçons do mundo inteiro); enquanto que o Rito Escocês Antigo e Aceito e o Francês Moderno (ou apenas Rito Moderno) são os que prevalecem no continente europeu. Os três juntos reúnem quase a totalidade dos obreiros.

Apesar de não ser o mais praticado o Rito Escocês Antigo e Aceito é o mais organizado, contando, em vários países, com um Supremo Conselho do Grau 33, onde só os membros de mais alto nível se reúnem. Na prática, é como se existisse uma maçonaria dentro da outra.

Vale a pena dar uma olhada no luxo da sede do Supremo Conselho do Grau 33 nos EUA, a “House of the Temple”. Tem até um museu dedicado a Albert Pike, um dos mais proeminentes da história. A brasileira também é bem estruturada. http://sc33.org.br/sede/

Dito isso, vamos, então, a dois exemplos de atuação da Maçonaria no exterior, pra depois voltarmos o foco para o Brasil. A intenção é mostrar que, tanto lá, quanto aqui, a Maçonaria está presente em (quase) todos os partidos políticos, seja de direita, esquerda ou centro.

Veja no link abaixo, quais as relações que os diversos candidatos à presidência da França em 2012 mantinham com a Maçonaria. Repare que todos os principais candidatos têm contato muito estreito com maçons politicamente bastante influentes. Alguns deles com contato nas duas grandes correntes ideológicas citadas (o GODF e a GLNF). Essa informação foi obtida junto a uma das melhores fontes sobre a (e da própria) Maçonaria: o “bibliot3ca.wordpress. E veja como o vencedor das eleições de 2012, François Hollande, montou seu governo.

Ainda na França, um caso bastante interessante é o do candidato de extrema esquerda à presidência, Jean Luc Mélenchon, que foi o quarto mais votado nas eleições de 2012 com 11,1% e que, em 2017, chegou na mesma posição mas com um melhor resultado (19,6%).

No link a seguir, temos o vídeo de uma palestra que ele deu numa Loja Maçônica durante a campanha presidencial de 2012. No mesmo link, não deixem de ouvir, uma gravação de < 3 min. na qual ele procura dissimular sua condição de membro da Maçonaria.

Mas, vamos deixar a França, pois muitos podem achar que é uma realidade muito distante da nossa. E é, realmente. Proponho, então, nos compararmos a Portugal.  Vejamos como a Maçonaria está infiltrada nos diversos partidos e como a ingerência da Maçonaria na política portuguesa é tratada pelos nossos amigos lusitanos. Para isso, sugiro “perder” não mais que 13 min. para ver uma reportagem feita pela RTP – Rádio e Televisão de Portugal, que, diga-se de passagem, é uma empresa estatal que concorre de igual pra igual com os canais privados. Olhem como o assunto é levado ao conhecimento do público português em horário nobre.

Tal como na França, em Portugal temos lá representadas as duas principais correntes ideológicas, sendo o GOL – Grande Oriente Lusitano, ligado à linha Liberal (progressista) e a GLRP ou GLLP – Grande Loja Legal de Portugal, ligada à Maçonaria Regular (conservadora).

Reparem que há disputa por influência política não só entre as duas grandes correntes ideológicas (GOL e GLLP), mas até mesmo entre Lojas que pertencem à mesma Obediência.

Destaco ainda duas coisas: o escândalo causado por um maçom, chefe do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, acusado de passar informações classificadas (sigilosas) e a definição dada por um dos entrevistados: “o problema da maçonaria é associar pessoas com interesses que funcionam em unidade nas instituições onde exercem a sua influência”.
 
Reparem também que um dos políticos maçons entrevistados, o ministro da Cultura de Portugal, João Soares, filho do falecido ex-presidente e ex-primeiro ministro Mário Soares, admite que a Maçonaria portuguesa é, politicamente, menos atuante do que as do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Ele pode (e deve) estar falando isso pra disfarçar a forte presença da Maçonaria na política portuguesa, mas, ainda assim, é algo a ser investigado. Fica aí a sugestão para aqueles que atuam no chamado “jornalismo investigativo” no Brasil.
 
Vou pedir paciência aos que duvidam da influência política da Maçonaria no nosso país, pois o espaço acabou e vou ter que deixar para mostrar na parte 3 provas de que isso realmente acontece, mesmo sabendo que, ainda assim, muitos vão achar que são apenas indícios. Para esses, deixo a seguinte pergunta: por que aqui no Brasil seria diferente do que acontece em outros países, se os maçons sempre estiveram à frente dos principais fatos políticos de nossa história, desde antes da Independência? Teriam eles abdicado da sua atuação política?
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. philme

    Quando guri, muito me impressionou o filme “Mimi, o Metalúrgico” de  Lina Wertmüller.

    Vou pensar sobre o termo “obediência maçônica” utilizado nesse texto.

    Quero descobrir se essa tal “obediência” acaso se sobrepõe aos conceitos de Pátria, Família, Nação, Comunidade e Povo. 

    Outra coisa que quero descobrir é o que aconteceria se toda a humanidade, sem exceção de nenhum vivente, aderisse e fizesse parte desse clube. Será que criariam a maçonaria 2.0 dentre o populacho? 

  2. Jack, o estripador, de novo. Por partes

    Por partes:

    a) No Brasil, após um passado em que era considerada socialista (principalmente por sua defesa intransigente do ensino laico) após 1930 assume a Maçonaria no Brasil, um caráter conservador, até reacionário. Maçom de esquerda no Brasil é mosca branca de olha azul. Mas tem uma meia dúzia. Há uma crescente influencia de uma corrente que se  espelha na forma estadunidense de Maçonaria.

    b) Há mais de um ¨Supremo Conselho¨ no Brail. Para os Escoceses , dois se destacam, o de Jacarepaguá e o do Campo de São Cristovão. Isso sem falar dos outros ritos como o Moderno e no Adorinamita.

    c) Maçonaria lusitana, o maior número de potências por metro quadrado! O João Soraes deve estar de brincadeira! Quem tem no port-folio um escândalo como o do secretas não necessita de mais nada!

    d) Para muitos Maçonaria na política é sinônimo de manipulação e engodo. São aqueles que ao falar do assunto acende mais brilhante que nunca duas letras (ok,uma letra e um número) : P2.

    As implicações desta agremiação na História da Italia e Argentina conteporâneas ainda esta para ser totalmente escrita.  Fora os respingos de pura lama tóxica no Vaticano ( Marcinkus e Wojtyla)! Arranjo devidamente orquestrado  pelos sagazes rapazes da anticomunista CIA!

    e) Só para a reflexão nos EUA a faixa etária média dos maçons esta na casa dos 65 anos, faixa média!  Isso não explia em parte o conservadorismo dos maçons?

     

  3. Máfia maçonaria tucana dos inférno! Tomaram os 3 poderes e tudo+

    Maçons não valem absolutamente nada. Quem estiver no meio de 2 maçons tá fudido, não consegue nada mesmo sendo o melhor, e sempre será o melhor porque 2 maçons estão unidos sob pacto de sangue para ajudarem-se em função de suas inaptidões e altíssimo grau de filhodaputice. Maçonaria é nepotismo ao cubo, e nepotismo é crime. Quem conhecer um maçom bom, mostre… por aqui conhecemos vários, alguns mais de perto e outros mais de longe, mas uma coisa êles tem em comum: são todos filhos das putas.

    Resultado de imagem para aecio maçom  Resultado de imagem para fhc maçonaria imagensResultado de imagem para fhc maçonaria imagens  Resultado de imagem para moro maçom imagens Resultado de imagem para alckmin maçom imagensResultado de imagem para moro maçom imagens Vídeo para michel temer maçom imagens Resultado de imagem para politicos maçons imagensResultado de imagem para politicos maçons imagens

  4. A Foto Do Mélenchon É Montagem

    Sem entrar no mérito do homem ser ou não maçom, a imagem do Mélenchon em traje maçônico contida neste artigo é uma montagem. E tão mal feita que nem sei se está tentando se passar por verdadeira.

    Qualquer um que já tenha usado o Photoshop (um pouquinho sequer) nota isto…

    A luz não bate, o pescoço não encaixa com o corpo nem com as mãos, muito menos com o fundo.

    1. Mr. Bean verdadeiro!

      A foto eh verdadeira:  o que voce pode nao estar conseguindo encaixar eh a sombra “de queixo” pretinha.  Eh parte da gravata, ao lado direito e abaixo do queixo.  O colar, avental, e penduricalho no pescoco parecem ser falsos, como tambem a parte da lapela direita.  Os artifacts azuis nao aparecem em nenhum outro lugar da foto, so na “divina” presenca dele, entao…  a foto eh verdadeira, mas o que nos esta sendo mostrado eh falso.

      Como eu nao sei quem eh essa pessoa, pra mim nao faz diferenca, mas a luva branca eh preocupante pois indica um ritual.  Nem o mais idiota juiz dos EUA (so juiz se apresentaria com esse monte de livros aas costas nos EUA) se mostraria em publico com luva branca.

      So de curiosidade…  outro morto ilustre da maconaria?

    2. A Foto Do Mélenchon É Montagem.

      Caros Orevis e Guerra, confesso que não consigo mais olhar pra essa foto sem ver os defeitos que vocês nela apontaram. O que, na prática, significa reconhecer o equívoco que cometi.

      Fiquei, ainda mais, chateado, pois, ela, a foto do Mélenchon, é totalmente dispensável como elemento de convicção, uma vez que as demais fontes citadas são, a meu ver, para tanto, mais do que suficientes. Não sei se é possível, mas vou pedir para retirá-la do texto.

      A ideia original, por mim manifestada já na primeira parte deste artigo, era contribuir para um debate de forma séria e imparcial. Sinto que, de certo modo, deixei a imparcialidade pelo meio do caminho. Mas da seriedade não posso abrir mão, pois entendo que não há como tratar deste assunto de outra forma. Assim, agradeço os seus comentários e espero continuar contando com a ajuda de vocês para seguir adiante com a credibilidade que se faz necessário, pois, sem ela, de nada valerá o tempo que tenho dispensado nessa jornada.

      Muito obrigado.

  5. Dúvida

    Maçons e evangélicos pentecostais se bicam ou disputam poder laico?

    Pergunto, porque conheci poucos. Um reacionário e obsediado de ódio a Lula, ainda no primeiro mandato. E outro no ano passado, creio que da linha progressista, num comício de apoio a Lula na Praça da Sé, com plaquinha explicativa e tudo.

  6. “Daí que, somente as

    “Daí que, somente as “obediências maçônicas” que adotam estes 12 Pontos são reconhecidas como tal”:

    E sao todas do judiciario ou da economia, nao sao?

    Sao ou nao sao?

  7. Falando em maconaria, alias,

    Falando em maconaria, alias, fiquei muito, MUITO triste de ver logo a Mateh da Luz outro dia mencionando os “ministros”, “arcanjos” ou seja la o que quer que ela mencionou, ja nao lembro.

    EH INFILTRACAO DENTRO DA UMBANDA E CANDOMBLE, GENTE.  Essa forca esparsa de religiao de merda que ela mencionou no meio de um post sobre umbanda foi inventada pela CIA/maconaria/departamento de Estado/filhos da puta exclusivamente para angariar adeptos.  Nao tem nada a ver com umbanda e nem com candomble.

    Eh impossivel que voce leia as descricoes desse “movimento religioso” e nao note isso instantaneamente, alias!  Impossivel.  O objetivo de “forca esparsa” eh te dispersar.

    Documentacao cedo cedo nos proximos dias se ela mencionar o assunto de novo.  Nao eh a primeira vez que eu denuncio essa “religiao” inventada, ja o fiz antes nos EUA, essa eh a primeira vez que eu a denuncio SE INTRUINDO pra dentro do candomble e umbanda.

    Como se nao tivessem fudido com o espiritismo brasileiro…  Nao era o bastante, suponho…

    Eh excrescencia fabricada, plantada.  E os fins justificam quaisquer meios…  pra pelo menos algumas pessoas.

  8. Associações da Elite global

    Desde sempre, o andar de cima procura estabelecer laços e relações que os perpetuem no poder. Desde o casamento de filha de um nobre com o filho do outro, preservando propriedades e títulos de nobreza e etc.

    Com o nascimento das nações independentes, o comércio global precisava de instrumentos de relacionamento pessoal que gerasse alguma confiança entre cidadãos de religiões e nacionalidades diferentes. Os judeus fizeram esse papel durante muitos anos, mas hoje estes relacionamentos são globalizados. O Rotary e a Lyon são como a série B da maçonaria, que cria uma camada de classe média onde alguns mais notáveis em fazer contatos e que demonstrem bom trânsito nas suas esferas de atuação, permeiam para cima, até a maçonaria, a série especial.

    Trata-se de um alpinismo social, mas, que no fundo, embora sem sequer estiver indicado em qualquer manual, apontam para a globalização do mundo e para assegurar o comando global para pessoas da thurma, independentemente da nação ou religião. Sem dúvida, uma jogada de mestre para dominar o mundo.

    Elites (que nem sei se poderiam ser chamadas assim) do terceiro mundo adoram esse “jogo” de se sentir iguais aos seus pares do Norte, vestindo essas roupinhas ridículas (roupas tão ridículas como as que vestem os chamados imortais da Academia Brasileira de Letras). Nas reuniões se fala de ética, moral e bons costumes, mas, na intimidade do sauna ou numa rodada de uísque é que se tramam revoluções e golpes de estado.

    Estas estruturas servem apenas para criar vínculos e dar condições para que o alto Clero, em nível global, possa conspirar à vontade.

    Os maçons não mandam no mundo, mas, criaram uma estrutura multinacional que permite o diálogo entre “pares” pinçados entre pessoas de religiões e nações diferentes, facilitando relacionamentos que levam tudo, inevitavelmente, à visão global e elitizada da economia.

    1. Exatamente!

      Exatamente! E não é só em relação a economia, mas também e principalmente, governança mundial centralizada e única, a tão famigerada “Nova Ordem Mundial”. E é claro que precisarão de uma liderança que tenha bom trânsito entre os principais governos e religiões do mundo. Eles o identificam como a “Estrela” que é contada entre os “Nove Sábios da Cripta” mencionada no grau 32º. Como cristão, eu o reconheço como o ANTICRISTO. E é por isso que tenho a plena convicção de que a maçonaria é maligna e está serviço do deus deste mundo tenebroso e caído.

  9. Mais panfletagem a enaltecer

    Mais panfletagem a enaltecer a maçonaria como uma ordem eclética politica e ideologicamente, democrática, inofensiva, do bem… É muita desfaçatez desses bodes que acham que somos idiotas. Faça uma pequena pesquisa entre os integrantes das cúpulas do Poder Judiciário, das Polícias, da OAB, do empresariado, dos banqueiros, e entre todos aqueles que REALMENTE detém o poder no Executivo e Legislativo, e vc VERÁ que em sua ESMAGADORA MAIORIA são indivíduos maçônicos, de direita, classe média alta ou ricos, neoliberais, conservadores e defensores do mercado e do status quo vigente, no qual eles mesmos se encontram assentados em patamares superiores da pirâmide social e econômica. São elitistas até a medula!

    1. Por competência é óbvio. Tal
      Por competência é óbvio. Tal qual é exigido de um candidato à obreiro. Porque maçonaria não é apenas camaradagem, é exigido ser pessoa acima da média.

  10. MAÇONARIA
    Se algum membro maçônico estiver lendo essa mensagem e queira “recrutar” um novo membro, estarei eu a espera.

    Whatsapp 71 98891-8808

  11. Para quem quiser.

    Para quem quiser conhecer um ponto de vista bem diferente sobre os rituais, objetivos e ingerências sociais e políticas da maçonaria, por quem foi irmão, recomendo o livro Yo fui masón de Maurice Caillet.

     

  12. Se a maconaria eh tao diversa

    Se a maconaria eh tao diversa no espectro politico, nas ideologias e possui membros em todos os altos niveis sociais (tem pobre na maconaria?) de instituicoes publicas e privadas, porque tanto interesse em focar no poder (politico, financeiro, militar) da maconaria?

    Para entendermos como os diversos representantes do poder (novamente politico, financeiro, militar) agem na politica, qual eh a diferenca das discussoes levadas ate hoje sobre a atuacao dos empresarios, lobistas e diversas bancadas na politica e na vida como um todo ou dizer que todos estes autores fazem parte da maconaria?

  13. Se a maconaria eh tao diversa

    Se a maconaria eh tao diversa no espectro politico, nas ideologias e possui membros em todos os altos niveis sociais (tem pobre na maconaria?) de instituicoes publicas e privadas, porque tanto interesse em focar no poder (politico, financeiro, militar) da maconaria?

    Para entendermos como os diversos representantes do poder (novamente politico, financeiro, militar) agem na politica, qual eh a diferenca das discussoes levadas ate hoje sobre a atuacao dos empresarios, lobistas e diversas bancadas na politica e na vida como um todo ou dizer que todos estes autores fazem parte da maconaria?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador