Brasil: o excesso de otimismo e a saída da bola para o ataque, por João Sucata

Brasil: o excesso de otimismo e a saída da bola para o ataque

por João Sucata

A seleção brasileira bateu a da Áustria por 3 x 0, gols magníficos de Gabriel Jesus, Neymar e Philippe Coutinho; agora espera pelo seu primeiro jogo na Copa, contra a Suíça. Com a vitória categórica  o otimismo do torcedor aumentou, mas será que essa expectativa procede? O time austríaco é bem arrumado, mas burocrático ao extremo, não tem valores individuais, exceto Alaba. Aliás, possuem qualidades equinas de sobra, como chutam. Difícil dizer como bateram a Alemanha, se esta não estaria “escondendo o jogo”.

Um problema gravíssimo ficou evidente logo no início da partida:  tanto Danilo como Marcelo, laterais, perderam bolas quando tentavam levar a bola à frente e propiciaram contraataques. Se a Áustria tivesse atacantes velozes e hábeis (  A Alemanha tem) poderia ter feito o primeiro gol e aí…? O resultado seria o mesmo?

Marcelo sem dúvida compensa essas perdas de bola com seu magnífico futebol. Não se pode dizer o mesmo de Danilo, pois além de dificuldade de sair com a redonda também tem a de deter um bom atacante. Sem dúvida é nosso ponto fraco e que deverá ser explorado pelos adversários.

Esperança está mesmo no meio de campo e no ataque, onde temos craques excepcionais, Firmino, Gabriel Jesus, Neymar, Philippe Coutinho, apoiados por Willian, Marcelo, Fernandino ou Casimiro. Não vai ser fácil segurar esses moços. Tite porém tem que ver como vai resolver a saída de bola pelo lado de Danilo.

JORNALISMO CALHORDA

Tem vários tipos de jornalistas desonestos. Um tipo comum é o que procura se destacar na feroz concorrência que lhe fazem os colegas das demais mídias, ou até na sua. Então inventam uma notícia que obterá repercussão, pouco se importando com as consequências. É o que parece ter acontecido com a divulgação de que Tite, técnico da seleção, estava conversando com o Real Madrid e seria possível substituto do Zidane. Tite teve que fazer declarações diversas e desmentir, eis que as demais mídias correram a repercutir a notícia. Nessa altura, poucos se importam em saber se ela é ou não verídica; todos repercutem  para não ficar de fora.

A rede fofoca não precisa inventar tudo. As vezes é suficiente um detalhe que pode ser acrescido, remendado, aumentado, deformado.   Se Tite parar na rua para cumprimentar alguém do Barcelona, pode-se noticiar que ele está discutindo seu futuro como técnico do time.

Esse estrago é tremendo também na área política. Muitas vezes o jornalista apenas quer agradar o editor. Outras ele fala mal e distorcem a notícia por ideologia.  Um e outro desinformam. Difícil dizer quem deve levar a taça de torpeza nos dias atuais. 

 

BRASILEIRÃO:  PASSEIO DO MENGO

 

Não seria o Paraná, candidato ao descenso que iria deter o Flamengo em pleno Maracanã lotado. No primeiro tempo houve alguma resistência, mas depois o time paranaense sucumbiu. Com o restante dos candidatos ao título tropeçando ou indo e voltando, o time carioca disparou com seis pontos à frente do segundo.

O Palmeiras não leva jeito, continua precisando de psicólogo: depois de fazer belíssimas partidas contra Grêmio e São Paulo, e vencer, bateu de frente com o Sport no Allianz e agora apenas empatou contra o Ceará, o lanterninha. São Paulo e Internacional, que flertaram com a turma do rebaixamento até algumas semanas atrás, avançam para as primeiras colocações.  Invertendo a tabela, nenhuma surpresa, os times dos centros esportivos menos dinâmicos  tentam salvar-se, exceto o Santos FC, que apesar da tradição, faz tremer seus torcedores.

Eis a tabela, por pontos ganhos:

Flamengo 26 pontos,

Atlético MG e São Paulo 20,

Grêmio e Internacional 19,

Palmeiras e Sport 18,

Cruzeiro 17.

Corinthians 16,

Vasco 15,

Fluminense e Botafogo 14,

América MG  e Chape 13,

Vitória 12,

Santos 10,

Atlético PR,

Bahia e Paraná 9,

Ceará 5

João Sucata

 

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Com a vitória categórica o
    “Com a vitória categórica o otimismo do torcedor aumentou, mas será que essa expectativa procede? ”

    Não sei que torcedor você se refere. Ontem aqui na região onde moro, Méier, zona norte do RJ, ninguém estava ligado no jogo. Vida normal, sem comentários sobre o jogo. Nem fogos ouvi na hora dos gols

    Aqui na rua a garotada 15 dias antes do início da Copa, arrecadavam dinheiro para enfeitar a rua. Até agora nada.

    Perguntei a um dos meninos se não iam enfeitar a rua, ele disse: ” a tio, os garotos estão desanimados. Seleção só tem neguinho que joga lá fora”

    Pois é ! A seleção não empolga por vários motivos.

    Só tem “neguinho” que joga lá fora. É seleção da Globo, que usa uniforme oficial dos coxinhas. É uma seleção de um país golpista

    Quem quiser torcer, que torça, tem o direto.
    Assim como tenho o direito de “secar” muito. É o que vou fazer, com esse escrete de Neymar coxinha e Cia.

  2. Meus mais sinceros votos de
    Meus mais sinceros votos de que a seleção se exploda, todo mundo ali tá com a vida ganha faturando euros aos tubos para correr atrás de uma bola. Ganhando ou perdendo o país vai pro brejo do mesmo jeito.

    1. Nem precisa explodir
      Hoje em dia, futebol virou um negócio. Talvez o povo tenha percebido isso (da pior maneira, depois do papelão de 2014), io que explicaria a frieza com relação à Copa.

      Se os resultados forem mesmo arranjados, dá pra supor, até mesmo, que o 7×1 tenha sido uma retaliação, dado que brasileiro gosta (ou gostava) de futebol. Lembram da Dilma criticando a Merkel?

      Por outro lado, os donos do futebol sabem das paixões que o esporte provoca nas massas. Imaginem a selecinha tomando outra chinelada da Alemanha, e a Argentina sendo campeã…

  3. Estamos em …

    Estamos em 2018 e nessa infantilidade de misturar eterna situação complicada do país com o campeonato mundial de futebol.

    O país vai estar em crise em 2022 esteja certo disto …

    O presidente (primeiro-ministro ou imperador) vai tentar a usar a seleção …

    Quando nossos craques morriam na miséria se chorava agora reclamam da grana que rola …

    Gosta de futebol ? Veja os jogos , não gosta tem desenho no Cartoon Network ou leia um livro.

    São duas coisas diferentes e uma usa a outra.

  4. Cuidado com os números…

    O Flamengo ganhou do Galo na sorte. 

    E o Galo é o melhor ataque do Brasileirão. 

    Quarta Flamengo pega um Palmeiras ferido no Alianz. Perigo à vista. 

    E o Galo o combalido Ceará no Independência. Provável vitória à vista. 

    Considerando o que vem mostrando e as perdas de profissionais de ambos clubes nesta janeal até o final da copa, acho que o Galo vai mais inteiro pra reta final do primeiro turno.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador