Nem Neymar nem Messi resolveram, por João Sucata

Nem Neymar nem Messi resolveram: Brasil dentro e Argentina com um pé e meio fora da Copa

por João Sucata

O Brasil, apesar de Neymar, empatou em zero a zero com a Bolívia em La Paz e a Argentina também não saiu de um empate com o Peru, mesmo com Messi e jogar em plena Bombonera e precisar desesperadamente da vitória.  Não foi por falta de empenho do grande craque do Barça que o ex campeão mundial não saiu vitorioso de campo; com diz ditado popular, uma andorinha não faz verão. O resto do time argentino é fraquinho, tem jogo lento, não tem a garra de alguns anos atrás, muito menos o talento.

Os resultados desta semana passada deixaram o torneio classificatório emocionante. Brasil, 38 pontos, está classificado. Seis times, Uruguai 28, Colômbia 26, Chile 26, Peru 25, Argentina 25 e Paraguai 24, disputam três vagas; o time que ficar logo abaixo disputará a repescagem, dois estarão definitivamente fora. O Paraguai no momento tem 24 pontos, mas joga contra a fraca Venezuela, pode chegar a 27. Os demais enfrentarão pedreira. A Argentina jogará contra o fraco Equador, mas em altura superior a 2.8 mil metros, em Quito. O Brasil joga contra o Chile no Allians, o Peru enfrenta a Colômbia, jogo de vida ou morte, o Uruguai a Bolívia, em Montevidéu. O Uruguai está próximo de uma segunda vaga, deixando ainda mais apertados os demais. Todos os jogos acontecem na terça feira, 20 hs. Não é fácil dizer que isso é racional, considerando-se que são espetáculos que poderiam ser em dias e horários separados. Os times sul americanos estão prenhes de craques de renome mundial.

COMO VAI FICAR O CAMPEONATO ESPANHOL SE A CATALUNHA SE SEPARAR?

Um dos campeonatos mais bem sucedidos do mundo, em espectadores e na área financeira, é o espanhol, onde Barcelona e Real Madrid se revezam em conquistas. Com a separação da Catalunha,  o Barça com sede na cidade que lhe dá o nome, capital do futuro país, terá que jogar com os timecos do mesmo, pelo menos no campeonato nacional. Quanto ao futebol, perdem muitos catalães e espanhóis. Pelos valores impostos por países dominantes no Ocidente ao planeta, a Catalunha tem direito a independência; lembremos do apoio destes a separação  (golpe) da Ucrânia, intervenção militar em apoio a Bósnia, a admissão pela Inglaterra do plebiscito escocês. Mas não se pode elogiar os catalães que querem se separar por serem uma região mais rica que as demais, com mais renda e etc.

Seleção espanhola classificada e enfraquecida

A seleção espanhola  se classificou para a Copa na  Rússia, em 2018, mas sai enfraquecida. Os catalães podem não jogar ou pelo menos não jogar com o mesmo empenho, seja porque a Catalunha já é país, seja porque a divergência fique mais latente que já era. Por sua vez, dificilmente não haverá ressentimento dos espanhóis contra os mesmos, que não querem viver no mesmo país. 

BRASILEIRÃO

Não  houve jogos pela séria A do Brasileiro devido aos jogos da seleção. A meu ver isso não deveria ocorrer, pois conta-se nos dedos os times tupiniquins que fornecem jogadores à seleção, quase todos são exportados, legião estrangeira. O fim de semana fica bem mais vazio e os times perdem não pouca grana.  

 João Sucata

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois arrisco dizer que a

    Pois arrisco dizer que a Argentina vai vencer. O Equador é fraco em sua defesa, está sem motivação e não tem motivos para jogar na retranca. A falta de sorte dos últimos jogos tende a arrefecer, questão de probabilidade…

    Aparentemente a posição do Chile é a mais delicada, principalmente se o Brasil se empenhar razoavelmente.

    Paraguai e Uruguai tem jogos fáceis em casa, só não vencem se forem muito incompetentes.

    Peru e Colombia é o jogo “chave”. Se der empate (o mais provável) embola tudo…

    Meu palpite: Brasil, Uruguai, Argentina e Colombia avançam. Paraguai ou Peru na repescagem. Chile  fora.

    Se o Brasil fizer corpo mole e empatar, Chile se salva e coloca a Colombia pra repescagem.

    Torço contra o Chile, sempre.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador