Bernie Sanders e Donald Trump vencem primárias de New Hampshire

Da Agência Brasil

O republicano Donald Trump e o democrata Bernie Sanders ganharam ontem (9) as primárias de New Hampshire, uma etapa importante da corrida eleitoral norte-americana para a escolha do presidente dos Estados Unidos. As eleições norte-americanas ocorrerão em novembro deste ano. Antes, porém, os candidatos lutam, em eleições primárias ou em assembleias, para serem escolhidos pelos partidos.

Nas primárias dessa terça-feira, o bilionário Donald Trump ficou com 34% dos votos dos republicanos, mais do que o dobro do pré-candidato John Kasich, governador de Ohio, que alcançou 16%. Em terceiro lugar, com 12%, ficou o senador do Texas Ted Cruz.

Pelo lado democrata, o senador Bernie Sanders ganhou 60% dos votos, enquanto a ex-secretária de Estado Hillary Clinton ficou com 39%.

As primárias de New Hampshire constituem a primeira de uma série de eleições – com urnas e votos secretos – que visam a escolher os delegados que vão votar nas convenções nacionais partidárias. Antes das primárias de New Hampshire houve o caucus de Iowa. Os caucuses – ou assembleias – também fazem parte etapa prévia que visa a escolher os delegados que vão votar por cada partido. Até as convenções nacionais partidárias, que ocorrerão em junho, haverá várias primárias e assembleias (caucuses) em todo o país.

Segundo o professor da Universidade de San Diego (California) Casey Dominguez, um candidato democrata precisa ganhar os votos de pelo menos 2.383 delegados. No total, a convenção nacional do partido terá 4.764 delegados. Já o candidato republicano precisa ser homologado por pelo menos 1.237 delegados, de um total de 2.472 delegados do partido. “Portanto, é muito cedo para saber qual candidato será escolhido por cada partido”, disse o professor.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Nao entendi, Gilberto

      Talvez seja porque eu ache que imagens NUNCA valem mais que palavras, a nao ser em indicaçao de direçoes (mapas). É sempre ambíguo o que uma imagem “diz” (porque ela nao diz nada… mostra, o que é diferente de dizer).

  1. Por aqui, numa terça-feira de carnaval nosso Trump tira a máscar

    Até quero ver um comunista [para os coxinhas sem noção tudo o que não for direitona é comunista] trocando o Vai Prá Cuba pelo Vai Pra América, agora transformada em mais um pais “bolivariano”. Enfim, enquanto os EUA avançam no sentido do enfrentamento do poderio do 1%, por aqui, o nosso Trump Moro tira a máscara numa terça feira de carnaval: prendam o Lula, aquele que até ontem, na imprensa e na cabeça do MJ,  não eram alvo do conluio midiático-penal que trocou a CF pelo famigerado Direito Penal do Inimigo

  2. Esse Trump é um psicopata

    Basta ver as fotos dele. Quando não está com um ar de fanfarrão, aquela cara de absoluto desprezo por qualquer coisa que não seja ele, está com uma expressão de ódio na cara. Podem reparar. Típico de quem detesta qualquer opinião divergente. Não é à toa que virou o herói dos coxinhas brasileiros, que vivem pedindo um Trump como candidato por aqui…

  3. Perigoso…

    Adoraria que Sander tivesse chance de ganhar, mas, como nao acredito nisso, acho que o “perigo Sanders” (para os americanos médios) pode aumentar o real risco Trump. Hillary pelo menos seria apenas mais da mesma m*, talvez um pouco pior que Obama, mas mais ou menos no mesmo nível. Trump é problemao…

    1. Eu compartilho um pouco desse
      Eu compartilho um pouco desse receio, mas não se descarta uma chapa Sanders-Hillary ou vice-versa depois das primárias. Esse perigo provavelmente rondou a primeira eleição do Obama, a Hillary era a aposta mais certa mas no final deu pro gasto.

      O desejável é que o Trump perca folêgo. Do que assisti do debate entre os republicanos, o ex-governador de Ohio seria o mais razoável para a disputa por ser menos estúpido do que todos os outros contendedores.

      1. Pode ser, mas receio que nao haja chance disso nao

        Para Hillary nao seria bom a chapa conjunta, a nao ser, talvez, se ela fosse a cabeça da chapa (e aí Sanders nao contaria nada), porque ela perderia a vantagem de ser a “candidata razoável” em oposiçao tanto a Sanders pela esquerda quanto a Trump pela direita. Sanders tb perderia a imagem de que pode fazer uma diferença se já concilia desde o início. Quanto aos outros candidatos, nao estou acompanhando, só conheço esses, Hillary porque é velha conhecida, Sanders porque representa alguma esperança (mas Obama tb representou, e…) e Trump porque é o perigo maior.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador