EUA: Com virada histórica em dois estados, Biden deve vencer com ampla maioria

Jornal GGN – Faltando menos de 2 pontos percentuais para fechar as contas de dois dos estados-chaves para Donald Trump, o democrata Joe Biden consegue uma virada inesperada em Geórgia e na Pensilvânia, ambos locais que até a noite de ontem e manhã desta sexta (06) traziam a possibilidade de reeleição para o atual presidente dos Estados Unidos.

Se confirmado este placar, Biden não só garantirá a vitória das eleições 2020, como também uma ampla maioria dos votos necessários dos colégios eleitorais. Mas tanto na Geórgia, quanto na Pensilvânia, a diferença de placar está a menos de 0,1 ponto percentual para o democrata, o que pode ter novas surpresas até a conclusão da totalidade dos votos apurados.

Até a noite e a manhã desta sexta, Biden somava 264 votos, contra 214 de Donald Trump. O mínimo necessário para ganhar as eleições nos EUA são 270. Nesse sentido, apesar de o anúncio oficial da vitória de Joe Biden não ter sido decretado, a diferença de 1 ponto percentual que o democrata já garantia, desde ontem, no estado de Nevada, que sedia a famosa cidade de Las Vegas, já entregava o pódio para Biden.

Conforme o GGN revelou nas análises desta semana (aqui e aqui), na região, as possibilidades de uma virada de Trump eram mais escassas do que a então confiada conquista do mandatário nos estados da Geórgia e Pensilvânia, que marcavam boa diferença para o atual presidente.

Ou seja, bastava confirmar o avanço dos votos para o democrata em Nevada, que a sua vitória já estava assegurada, totalizando os exatos 270 votos, sem a necessidade de outro estado.

Não à toa, na manhã desta sexta, eleitores trumpistas rezavam e torciam em algumas dessas cidades-chaves para as eleições, aonde as contagens de votos ainda seguiam, para impedir que os últimos eleitores de Biden fossem contabilizados.

E, como já se previa que os últimos votos – os realizados por correio – somariam a favor do democrata, os menos de 3 pontos percentuais que faltavam contabilizar na Geórgia e na Pensilvânia, até ontem, dos eleitores nestes estados ao leste do país, trouxeram uma virada para Biden, que está à frente agora de Trump em ambos colégios.

Caso confirmada a vitória de Biden em Nevada, Geórgia e Pensilvânia, o democrata vencerá as eleições 2020 por 306 votos, muito acima dos 270 exigidos pelas regras eleitorais do país.

Acompanhe o voto a voto das eleições dos EUA:

 

Leia mais:

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

8 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

9 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

10 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

11 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

11 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

11 horas ago