Bradley Manning é condenado a 35 anos de prisão

Jornal GGN – A principal fonte da rede Wikileaks, o soldado norte-americano Bradley Manning, que vazou milhares de documentos secretos dos EUA (Estados Unidos), foi condenado nesta quarta-feira (21) a 35 anos de prisão, dos 90 possíveis pelas acusações que lhe foram feitas. Manning já havia sido declarado culpado de 20 acusações, no julgamento realizado em 30 de julho, entre as quais violações da lei da espionagem e roubo de informação governamental. A acusação de “ajudar o inimigo”, que poderia render prisão perpétua, foi a única da qual o soldado foi inocentado.

Bradley Manning terá que cumprir ao menos um terço da pena antes de receber o direito de pedir liberdade condicional. Além disso, já foram contabilizados na pena os 1.293 dias em que ele já esteve preso, aguardando julgamento. Nesse período, estão também inclusos os 112 dias de detenção com tratamento considerado abusivo na prisão de Quantico. A promotoria desejava a pena de 60 anos por considerar que o soldado merecia passar a maior parte do resto de sua vida na cadeia.

A defesa de Manning argumentou, por outro lado, que o ex-soldado não deve passar mais de 25 anos detido, uma vez que, ao longo desse tempo, os documentos divulgados não serão mais considerados confidenciais. Além disso, o advogado David Coombs pediu clemência para o cliente, argumentando que Manning expressou remorso e cooperou com o tribunal, merecendo, assim, a chance de ter uma família e de caminhar livre um dia. Coombs afirmou ainda que vai solicitar perdão presidencial ao soldado.

Bradley Manning serviu no Iraque como analista de inteligência em 2009 e 2010. Nesse período, o soldado vazou centenas de milhares de documentos das guerras naquele país e no Afeganistão e de mensagens diplomáticas do Departamento de Estado. Todo o material foi parar no Wikileaks, de Julian Assange. Detido, o processo judicial começou com as vistas preliminares em dezembro de 2011 no tribunal militar de Fort Meade (Maryland). O julgamento começou em junho, e o resultado saiu em 30 de julho, mas sem o detalhamento da pena, revelada apenas nesta quarta.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador