CIA é investigada por espionar colaboradores parlamentares do Senado

Sugerido por Gão

Do Voz da Rússia

EUA: CIA investigada por espionar assessores de senadores

A Agência Central de Informações norte-americana (CIA, na sigla em inglês) está sendo objeto de uma investigação interna por ter feito espionagem a colaboradores parlamentares do Senado, confirmou uma senadora na quarta-feira.

Os espionados estavam fazendo investigações sobre o programa secreto e controverso de “interrogatório musculado” nos anos 2000, acrescentou a mesma fonte.

A democrata Dianne Feinstein, presidente da comissão senatorial de Informações, confirmou que a inspeção-geral da CIA tinha aberto um inquérito, como revelou na terça-feira o The New York Times.

“O inspetor-geral se interessou pela situação”, declarou aos jornalistas.

O diário especificou que o inquérito começou quando os parlamentares fizeram queixas por seus colaboradores, os quais possuiam nível de acesso a assuntos reservados de defesa, estavam sendo vigiados pela CIA.

O jornal cita, sob anonimato, uma fonte que explica que a CIA conseguiu penetrar na rede informática do Senado utilizada por estes colaboradores para redigir um longo relatório, que foi aprovado à porta fechada pela comissão, em dezembro de 2012 e que concluiu que a criação de “locais negros” clandestinos tinha sido um “erro terrível”.

O relatório, confidencial, com seis mil páginas e resultado de três anos e meio de investigação, concluiu que as técnicas de interrogatório musculado, como a simulação de afogamento, não tinham conduzido à obtenção de informações que permitissem localizar Ossama bin Laden, morto em 2011 no Paquistão. E até hoje ainda não foi desclassificado.

A vigilância destas pessoas pela CIA marca um aumento nas tensões entre o mundo da espionagem e a sua potente comissão de tutela, a quem tem que constitucionalmente prestar contas.

— Diário Digital com Lusa

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Na minha leitura, isso se

      Na minha leitura, isso se chama comportamento de GESTAPO, stalinismo, fascismo e assim por diante.

      Eh claro, na sociedade mãe da “democracia”, todos serem vigiados, líderes políticos serem presos durante 43 anos em uma arapuca policial, eh “politicamente correto” dizer, apenas, que eh um samba do crioulo doido. O crioulos que devem ter ficado doidos são os que estão encarcerados, para a eternidade, nas armações que essas agências montaram no fim da década de 70, e acabaram com o movimento das Panteras Negras em dois tempos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador