Mercado nos EUA espera corte de estímulos até o fim do ano

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A expectativa em torno do início da redução do programa de compra de títulos por parte do Federal Reserve – o Banco Central dos Estados Unidos – tem sido um dos fatores responsáveis pela forte oscilação apresentada pelos mercados mundiais, em especial os emergentes, nos últimos dias. E boa parte dos analistas considera forte a possibilidade de que esse processo seja iniciado no quarto trimestre, revela a pesquisa Blue Chip Economic Indicators divulgada pelo site norte-americano Marketwatch, ligado ao jornal The Wall Street Journal.

Essa expectativa induz os investidores estrangeiros a preverem retornos melhores no mercado norte-americano nos próximos meses, o que os leva a retirar capital aplicado nos mercados emergentes depois da crise de 2009 e levá-lo de volta aos países ricos, principalmente os EUA. Tal movimento explica em boa parte a fuga de investimentos da Bolsa brasileira e de outros países emergentes verificada nas últimas semanas e intensificada nesta terça-feira (11).

 
Cerca de 35,1% dos economistas que foram consultados para elaboração do relatório acreditam que a autoridade monetária começará a reduzir seu fluxo de compra de títulos a partir do mês de setembro, enquanto 27% esperam que o processo seja iniciado em outubro, e outros 35,1% acreditam que o Fed adiará o processo até dezembro. Apenas 2,7% colocam como ponto de início a reunião programada para os 30 e 31 de julho. Mas uma coisa é certa: nenhum dos economistas consultados acha que a ação será imediata – a próxima reunião do Federal Reserve para definição da política econômica será realizada nos próximos dias 18 e 19 de junho.
 
O Federal Reserve tem comprado mensalmente cerca de US$ 85 bilhões de títulos do Tesouro e papéis relacionados a hipotecas, como forma de manter as taxas de juros reduzidas e ajudar no processo de aceleração da economia norte-americana. “Se o Fed esperar pelo menos até setembro, pode dar aos investidores um pouco mais de tempo para mexer com o mercado em busca de ganhos rápidos”, pontua o texto, publicado no site Capital Report.
 
A autoridade monetária também deixou claro que o processo será reduzido conforme a percepção de que a economia está se fortalecendo e a criação de empregos melhore. “Embora tenha havido sinais de progresso, os Estados Unidos ainda não estão crescendo tão rápido e o ritmo de contratação é modesto, na melhor das hipóteses”, ressalta o texto.
 
 
Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador