EUA: casos de covid-19 disparam em estados-chave para as eleições

Apontado como ponto fraco da candidatura de Donald Trump, contágio tem avançado nas áreas que devem ser decisivas no colégio eleitoral

Jornal GGN – O número de novos casos de covid-19 nos Estados Unidos bateu recorde neste final de semana, a dez dias das eleições entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden.

Segundo a CNN Brasil, a pandemia é um ponto fraco da candidatura republicana, e o contágio tem avançado justamente nos estados que devem ser decisivos no colégio eleitoral, como Wisconsin, Flórida, Michigan e Pensilvânia – o chamado “cinturão da ferrugem”, crucial para dar a vitória a Trump na disputa contra Hillary Clinton em 2016.

A situação mais crítica está em Wisconsin, onde Trump participou de comícios e chegou a declarar que a covid-19 “está indo embora”. Foram registrados 4,6 mil casos apenas nas últimas 24 horas, alta de 66% na comparação com a média de 14 dias atrás, enquanto o aumento de mortes chegou a 148% na mesma base comparativa.

A secretaria de saúde da Pensilvânia anunciou que os casos apurados voltaram ao patamar de abril, enquanto o número de infecções diárias na Flórida superou 4 mil pela terceira vez este mês.

Especialistas nas eleições norte-americanas dizem que Trump precisa vencer na Flórida e na Pensilvânia para se reeleger, além de torcer para Biden não surpreender em redutos republicanos, como Arizona e Geórgia.

 

 

Leia Também
Nacionalismo de Trump compromete imagem norte-americana
Coronavírus: EUA bate recorde e registra 80 mil novos casos em um único dia
Trump e Bolsonaro articulam barrar a China na OMS, diz colunista
EUA: Uma nação ensimesmada, dividida e sem liderança, por Arnaldo Cardoso
Mulheres em marcha nos EUA: política e cidadania em ano eleitoral e de pandemia, por Renata Peixoto de Oliveira

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Trump: contagem regressiva para o golpe, prisão ou fuga do país?, por Ruben Rosenthal

2 comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome