Governo Trump bloqueia mensagens de líderes mundiais para Joe Biden

Segundo a CNN, o Departamento de Estado se recusa a entregar dezenas de mensagens de líderes estrangeiros dirigidas a Biden e à equipe de transição.

Jornal GGN – O governo de Donald Trump está bloqueando as mensagens que os líderes mundiais estão enviando ao presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.

Segundo a CNN, o Departamento de Estado se recusa a entregar dezenas de mensagens de líderes estrangeiros dirigidas a Biden e à equipe de transição.

Trump não reconhece, ainda, a derrota eleitoral e tenta reverter os resultados da eleição na Justiça.

As mensagens para Biden começaram a chegar no último fim de semana, quando a vitória foi confirmada, disseram à CNN fontes do Departamento de Estado.

Mas Biden manteve conversas com líderes mundiais, como a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau foi o primeiro líder estrangeiro a falar com Biden, parabenizando-o pela vitória. O presidente eleito dos EUA falou também com os primeiros-ministros do Japão, Yoshihide Suga, da Austrália, Scott Morrison, e com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

O número de países que ainda não reconheceram Biden vem diminuindo, incluindo as duas principais potências da América Latina – México e Brasil -, além da Rússia e China.

Biden fez todos esses contatos sem que o Departamento de Estado ajudasse, como é comum em outras transições para o Governo dos Estados Unidos.

Mike Pompeo, secretário de Estado de Trump, disse que ‘os votos ainda estão sendo contados’. Refere-se ele aos vários processos abertos em vários estados, pela campanha de Trump, alegando uma fraude eleitoral generalizada, sem provas que comprovem a acusação.

Para ganhar a eleição na Justiça, Trump teria que reverter a votação na Pensilvânia, Geórgia e Nevada ou Arizona, todos eles estados onde Biden já foi declarado vencedor ou lidera claramente a votação.

Os últimos dados apontam que Biden tem 290 delegados no colégio eleitoral, acima dos 270 que garantem a vitória, enquanto Trump tem 217, faltando apurar 42.

Com informações do JN.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador