Janet Yellen será a primeira mulher à frente do Federal Reserve

Yellen assumirá a cadeira de Bernanke em janeiro, segundo a Casa Branca

Jornal GGN – Está sendo esperada a nomeação oficial de Janet Yellen para o comando do Federal Reserve nesta quarta-feira (9). O presidente Barack Obama deve oficializar o anúncio nesta tarde, pelo horário de Brasília, de acordo com altos funcionários da Casa Branca.

De acordo com o jornal The New York Times, a escolha vem de um longo processo de pesquisa e entrevistas, que culminou no nome da atual vice-presidente da autoridade monetária norte-americana após a desistência do preferido de Obama ao cargom Lawrence Summers, que, segundo fontes ligadas ao governo, enfrentaria grande resistência de Congresso e do Senado.

Yellen, 67 anos, está no Fed desde 2010, nomeada pelo próprio presidente norte-americano, e é a pessoa de confiança de Ben Bernanke, atual líder, para as decisões importantes do banco central local. Sua chegada, de acordo com o jornal, agregará lideranças partidárias – embora alguns nomes mais radicais afirmem que suas “posições pacifistas sobre a política monetária” possam criar obstáculos futuros.

O nome de Janet Yellen já era esperado há algumas semanas. E a primeira mulher no Banco Central terá pela frente missões importantes ao assumir o cargo como, por exemplo, encerrar a política monetária expansionista de Bernanke com rapidez. Entretanto, Yellen foi uma grande entusiasta do projeto que pretendia acelerar a economia e diminuir o desemprego no país com a injeção mensal de US$ 85 bilhões nos Estados Unidos. Ela e Bernanke são esperados pelo presidente Obama para uma reunião que deverá ser finalizada com o anúncio oficial.


Um senador de Ohio, entusiasta de Yellen, afirmou em um comunicado que “hoje é dia de um momento histórico para o Federal Reserve, para as mulheres em todo o mundo e para as autoridades que se preocupam com a criação de empregos no país”.  As mesmas fontes da Casa Branca que adiantaram a nomeação de Yellen também comentaram que o timing do anúncio nada tem a ver com a questão da paralisação e do impasse fiscal que o país atravessa. Alegaram ser uma coincidência paralela à desistência de Summers e a escolha de um novo nome.

O Fed anunciou no mês passado que adiaria a retirada de sua campanha de estímulos à economia por pelo menos um mês ou até meados do ano que vem, por ainda se preocupar com os rumos da economia americana, numa decisão que surpreendeu os mercados e também os investidores. Para Bernanke, as condições estão melhorando mas não o suficiente para uma recuperação firme e concreta – o que levava a crer que a diminuição de estímulos poderia causar sérios problemas ao orçamento e causar mais danos. Sua decisão foi questionada por especialistas e membros do governo – e agora torna-se o principal desafio da primeira mulher no Fed.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FED, o maior tentáculo de Israel.

    A característica mais importante que os aspirantes ao cargo de Presidente do FED, tem que ter, não são as qualificações profissionais, ou o direcionamento político, mas sim, a descedência judaica.

    1. Naturalmente o comentarista

      Naturalmente o comentarista quis dizer ASCENDENCIA. Em parte é verdade mas houve Chairman do Fed não judeu como Thomas McCabe, no Governo Eisenhower e o celebre William Mc Martin mas de fata a maioria dos Chairman do Board Federal e de ascendencia judaica, talvez pelo fato de que essa ascendencia ser  muito expressiva na profissão de economistas nos EUA.

    2. Dos 14 Chairmen do FED

      Dos 14 Chairmen do FED nacional (Federal Reserve System Board), são anglo saxões  não judeus e 6 são de ascendencia judaica, incluindo o atual Ben Bernanke e o anterior Alan Greenspan (ou Grynspun).

      O fato de Janet Yellen ser mulher é irrelevante no contexto, ela não está sendo escolhido por cota e sim por competencia e

      credenciais politicas.

      1. dos 14

        num pais onde os judeus são 0,02% da população 50% dos presidentes do fed  são desta nacionalidade e os outros 50% tem algum tipo de conivencia com esta raça, isto é bem estranho. alguem poderia me esclarecer, nada contra os judeus, eu só queria entender.

  2. FED, o maior tentáculo de Israel.

    A característica mais importante que os aspirantes ao cargo de Presidente do FED, tem que ter, não são as qualificações profissionais, ou o direcionamento político, mas sim, a descedência judaica.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador