Nos EUA, mesmo as pandemias são políticas, diz The Economist

Pesquisa mostra que 61% dos democratas disseram estar"muito" ou "um pouco" preocupados em contrair o coronavírus, contra apenas 37% dos republicanos

Foto: Divulgação
Nos EUA, mesmo as pandemias são políticas

Do The Economist

Democratas estão mais preocupados do que republicanos com a covid-19

Nota do editor: Este artigo foi atualizado em 12 de março para incluir o anúncio do presidente de novas medidas para conter a pandemia

A ARTICULAÇÃO POLÍTICA penetrou em quase todas as facetas da vida americana. Hoje, ela influencia não somente as decisões dos americanos nas urnas, mas também suas visões sobre raça, imigração, meio ambiente e ajuda aos pobres. Até as crenças científicas agora caem no jogo de linhas partidárias. E quando os americanos enfrentam a ameaça de uma pandemia do Covid-19, suas crenças políticas também afetam a forma como respondem?

Uma nova pesquisa conduzida por YouGov, a pedido do The Economist, sugere que a lealdade do partido importa. Na pesquisa realizada entre 8 e 10 de março, 61% dos democratas disseram que estavam “muito” ou “um pouco” preocupados pessoalmente em contrair o coronavírus; mas apenas 37% dos republicanos compartilhavam esse medo. De fato, 24% dos republicanos disseram que “não estavam nem um pouco preocupados” em pegar o vírus.

Os democratas também estão tomando medidas preventivas. Cerca de 23% dos democratas cancelaram planos de viagem, em comparação a apenas 14% dos republicanos. A parcela de entrevistados que disseram que trabalhavam de casa era de 19% e 9% para democratas e republicanos, respectivamente. Além disso, 9% dos democratas usaram uma máscara médica em público; apenas 5% dos republicanos fizeram o mesmo.

As opiniões sobre como o governo deve responder à crise estão ainda mais divididas. Cerca de metade dos democratas disseram que as pessoas deveriam trabalhar de casa; aproximadamente um terço disse que grandes reuniões públicas e viagens de longa distância deveriam ser canceladas; e uma em cada cinco pessoas disse que escolas e universidades deveriam ser temporariamente fechadas. Os republicanos apoiaram menos todas essas medidas. Somente sob a proposta de colocar em quarentena as pessoas que retornavam de lugares atingidos pelo vírus eles estavam tão entusiasmados quanto seus colegas democratas.

Por que os liberais têm tanto medo da covid-19 e os conservadores são tão tranquilos? Estudos anteriores descobriram que os democratas são mais propensos do que os republicanos a confiar em cientistas, que emitiram alarmes sobre o coronavírus. Enquanto isso, o presidente Donald Trump e a Fox News, as fontes de informação mais polarizadoras à direita, caracterizaram até recentemente o vírus como não mais grave do que a gripe comum. Isso mudou em 11 de março, quando o presidente anunciou medidas abrangentes para lidar com a pandemia, incluindo a suspensão de viagens de grande parte da Europa por 30 dias. Será interessante ver se seus colegas republicanos agora têm uma mudança de postura semelhante.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador