Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Os 68 anos da CIA, por André Araújo

Por André Araújo

68 ANOS DE CIA – Criada em 18 de setembro de 1947, a Agência Central de Inteligencia dos EUA teve uma agitada história que hoje se encontra em um estágio de maturidade e calmaria. Criada a partir do Escritório de Serviços Estratégicos (OSS), estrutura inventada por Allen Dulles em Berna, na Suíça, durante a Segunda Guerra, escritório que conduziu com maestria a saída da Itália da Guerra em setembro de 1943 e a rendição de um milhão de tropas alemãs no Norte da Itália em abril de 1945, Dulles criou o desenho básico da CIA e muito mais tarde foi seu diretor-geral.
 
Nos primeiros anos da Guerra Fria, a CIA tinha duas tarefas, a captação de informações no exterior e sua análise e interpretação, que era uma tarefa de inteligência e operações políticas em países estrangeiros.

 
Nesse campo de operações a CIA adquiriu má reputação que a persegue até hoje, mas não foram tantas as operações por ela conduzidas. A mais famosa foi no Irã, quando em conjunto com os serviços de inteligência britânicos derrubou o governo Mossadegh que nacionalizou o petróleo e depôs o Xá, aliado dos EUA. Operações semelhantes foram executadas na Guatemala (deposição do Presidente Jacabo Arbenz), Indonésia (deposição do Presidente Sukarno), Congo (queda do governo Lumumba), na República Dominicana (deposição do filho do ditador Trujillo, Ramfis). Fracassou em outras operações, como na Síria, quando tentou impedir a formação da República Árabe Unida e teve como consequência a expulsão de seu residente Rocky Stone e na famosa invasão da baía dos Porcos em Cuba.
 
Hoje a CIA tem a concorrência de 16 outras agências de inteligência, como a NSA e a Defense Intelligence Agency, que com ela disputam verbas orçamentárias. São tantas agências que foi criado um Conselho Nacional de Inteligência para controlá-las, mas a CIA é a mais antiga e a mais conhecida entre todas.
 
A CIA tem um orçamento atual de US$15,6 bilhões e 25 mil funcionários, opera em cada País por “Residentes” que podem ou não estar nas Embaixadas mas são secretos para o público, um Residente pode ter como cobertura ser o Adido Cultural ou Agrícola.
 
Aos que a criticam vale lembrar que a KGB soviética fez as mesmas coisas do outro lado,  operações políticas em Cuba, Angola, Vietnam, Moçambique, Nicarágua, Congo, Síria, Egito, era o tempo da guerra fria e o conflito era permanente em todo o mundo.
 
O diretor atual é John Brennan, um veterano da agência e que já foi Residente em vários países, inclusive Arábia Saudita. Uma curiosidade, a CIA tem um setor de visitas para crianças, para acessá-lo e marcar visitas basta se dirigir ao website.
Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. A partir do inicio da Guerra

      A partir do inicio da Guerra Fria passou a ser mandamento da esquerda mundial atribuir à CIA atos em tal quantidade e

      eficiencia que a CIA jamais teria cpapacidade de executar, ao mesmo tempo obliterando completamente todas as ações da KGB, que operava da mesma forma.  A partir do assassinato de Trotsky no Mexico a NKVD, depois KGB, assassinou

      inimigos , promoveu golpes, grandes eventos ideologicos como as Conferencias de Paz em Praga, das Mulheres em Budapaest, da Juventude em Moscou, passou a controlar sindicatos, união de escritores,  união de estudantes, federaçõs de jornalistas pelo mundo afora. A CIA tambem agia no campo cultural, tal qual a KGB mas sua eficacio foi muito menor do que o que foi divulgado, não havia muita inteligencia e imaginação na CIA.

      A partir de certo momento, em torno de 1965, a campanha da esquerda contra a CIA passou a ser percebida pela propria CIA como positiva porque aumentava seu papel e justificava maiores verbas orçamentarias, a CIA então deixou correr solta a lenda de seu gigantismo e infinita capacidade de ação, algo que continua até hoje, quando 95% do que se fala da CIA é absoluta invenção.

  1. Diz a lenda…que foi a CIA

    Diz a lenda…que foi a CIA que entregou o primeiro “relatório” à “PF” do que no futuro se tornaria a “investigação” da Lava Jato. Se alguém achar isso uma “teoria conspiratória”, por que o NOSSO  Pré-Sal e seu sistema de partilhas já foi para “às cucuias” no Congresso???? É só uma questão de tempo. 

  2.  
     Não é necessário ser

     

     Não é necessário ser escritor e historiador famoso, muito menos ser inglês. Como disse o colega lá atrás pra intuir que a CIA é uma importante perna do Terrorismo de Estado, engendrado, promovido e sustentado pelo governo norte americano via Pentágono.

    Não fosse assim,  imagino eu, testemunharíamos uma notável singularidade histórica. Ou seja, da existência de  um Estado Imperialista, desprovido de poderosa máquina terrorista.  Lamento, mas trata-se de algo Impossível.

    Como iriam dominar se apropriando das terras, bens e propriedades alheias?  Apenas, na coversa mole? Claro, as primeiras ações são macias, empacotadas em crenças pra boi dormir, mistificações sobre liberdade, felicidade e consumo, conversa mole recheada de US$, chantagens com base nos arquivos da NSA,  etc.  Esta  é a fase do trabalho, digamos assim,”diplomático,” “ensaboado.”  Aquela em que,  vão furando enquanto a terra tá mole, sabe? Momento de catequese, quando são recrutados os quinta-coluna. Ai que entra  tipos como o suposto intelectual  Fernando Henrique Cardoso, Zé Serra, Aluysio Nunes,  etc. e tantos outros etc. Isso não vem ao caso, diria o juizeco moro do Paraná.

    Todo esse trabalho é inteiramente desenvolvido pelas agências de inteligência, e custa montanhas de dólares. Assim como, o trabalho sujo, o barra-pesada. Tarefas que vão desde um simples assassinatos e torturas às ações terroristas de largo espectro. Ai, são ações pra criminosos tão especiais, que se acham herois. Quando na verdade, não passam de alienados idiotas jogadores de bombas. Como os bombardeios efetuados em áreas urbanas, matando velhos, mulheres, e crianças. Até cachorros e gatos que amam tanto, matam tudo, como nos recentes covardes e criminosos ataques ao Iraque, Afeganistão, Líbia e Síria. Tudo previamente, preparado com a colaboração  da “imprensa livre” e demais agentes 5ª colunas.

    Ao cabo, levam esse bela democracia  que redunda na tenebrosa diáspora que assistimos agora. Olhem que tudo isso, tem sido provocado por governantes cristãos, e tementes  a deus.

    Credo em cruz! Ainda bem que sou ateu.

    Orlando

    1. A CIA não tem nada a ver com

      A CIA não tem nada a ver com o Pentagono, aliás se detestam. A agencia do Pentagono é a Defense Intelligence Agency.

      1. Foi modesto e educado

          AA, o pessoal da DIA,  não detesta a CIA, apenas a odeia, já as agencias vinculadas ao DHS ( segurança interna ), e mesmo o FBI, é que os detestam, inclusive alguns creem que a CIA é um ninho de traidores e oportunistas.

          Na Russia, como ocorreu a época soviética, o “pau” sempre comeu e continua comendo, entre o pessoal do FSB ( ex-KGB – os “tchekistas” para os intimos – “elogio” que eles odeiam ), relativo aos profissionais militares do GRU.

          Os “cias” falam: O problema é que em mais de 50 anos de atividades, só nossas cagadas foram para livros e imprensa, já nossas vitórias continuam secretas.

  3. Teria a CIA cooptado para seus quadros. . .

    Teria a CIA cooptado para seus quadros, Fernando Henrique Cardoso e José Serra antes da revolução no Chile que matou Salvador Allende e instalou no poder o general Augusto Pinochet? FHC e Serra pertencia à equipe de pesquisadores da CEPAL, notória organização de esquerda latino-americana e se transferiram para os Estados Unidos poucos dias antes de eclodir essa revolução.

    1. Então Brizola tambem era da

      Então Brizola tambem era da CIA porque quando sua vida foi ameaçada no Uruguai os americanos o tiraram as pressas de lá e o levaram para os EUA, com visto de asilado politico e lá ficou por bom tempo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador