Republicanos saem rachados da “guerra civil” do impasse fiscal

Jornal GGN – Após o temporário fim do impasse orçamentário, que parou o governo dos Estados Unidos por 17 dias, os danos políticos começam a se amontoar no país, especialmente para os republicanos, que tiveram sua imagem manchada e terminaram a “batalha”, classificada pelo jornal The New York Times de “guerra civil” como intransigentes e arrogantes defensores de uma “estratégia perdedora”.

Composta por deputados e senadores mais experientes e com idades mais avançadas, os opositores do governo – especialmente os grupos conservadores mais ferrenhos -, mais pareciam crianças frente às buscas por apoio para perpetuar as discussões e aproximarem os EUA de uma crise quase irreversível.

A luta pelo orçamento, que levou o governo a uma nova paralisação de suas atividades após 17 anos, desencadeou uma série de recriminações entre republicanos, e também com seus eleitores, sobre quem era o culpado pelo impasse político desastroso. Também anunciou uma escalada política dos democratas para as próximas primárias parlamentares, previstas para 2014 e 2016.

Em dezenas de entrevistas feitas com funcionários, estrategistas e até doadores de ambas as alas do partido, todos foram contundentes em suas críticas em relação à batalha interpartidária que se travou com o assunto do teto da dívida x Obamacare.

Longe de ser castigado pelo fracasso em alcançar qualquer uma das concessões do presidente Obama – principalmente para reverter a sua assinatura na lei de saúde – os ativistas conservadores que ajudaram a conduzir o confronto no Congresso e foram também o combustível para os 144 republicanos que votaram contra acabar com ela agora estão intensificando seus esforços para livrar o partido “da qualidade de medrosos”, condenado seu esforço desde o início.

Ao contrário das duas últimas eleições, quando eles foram pegos de surpresa pelos candidatos primários de base, que passou a perder corridas winnable caso contrário, os elementos mais poderosos do estabelecimento vão tentar antecipar-se uma nova rodada de derrotas vergonhosas.

Os EUA Câmara de Comércio vai decidir quais candidatos apoiará nas eleições de 2014 com base, em parte, se eles votaram a favor do acordo na quarta-feira para acabar com a paralisação e elevar o teto da dívida .

Mas a disputa pela supremacia está fazendo alguns legisladores republicanos de longa data bastante desconfortáveis. O senador Roy Blunt, do Missouri disse que as disputas internas poderiam enfraquecer a capacidade do partido de travar batalhas contra os democratas.

Na sua essência, esta luta é o mais recente capítulo de uma longa batalha pelo domínio entre um negócio pró-geral, bloco de centro-direita, que procura dominar, mas não exatamente desmantelar Washington, conservadores e populistas que apelam a medidas mais extremas para diminuir o governo.

Embora a eleição e reeleição de Obama pode ter radicalizado muitos conservadores, a fúria da base tem suas raízes nos dois mandatos de seu antecessor, Bush, cuja expansão do Medicare , proposta de revisão da imigração em 2008 deixou muitos conservadores perturbada.

Mas o sentimento de desilusão com os conservadores já não se traduziu em sucesso na nomeação do candidato a presidente em 2008 ou 2012. E as reações divergentes para a derrota de Mitt Romney nas mãos de Obama no ano passado, reacendeu um debate a partir da derrota de Obama do senador John McCain em 2008.

Alguns republicanos estabelecimento argumentou que a temporada de primárias ajudou a impulsionar Romney para tomar posições mais conservadoras do que de outra forma teriam em questões como imigração. Ativistas de voto afirmaram que ele perdeu porque ele não realmente abraçou princípios conservadores.

Olhando para 2016

Independentemente do que acontecer em eleições intercalares do próximo ano, a luta pelo controle do Partido Republicano vai jogar fora de forma mais dramática no concurso para a nomeação presidencial de 2016. Se um candidato da ala rebelde vai desafiar a história recente e aproveitar a nomeação, terá que correr de uma forma que assemelha-se mais de perto às campanhas sofisticados normalmente travadas pelos candidatos democratas.

O que alguns republicanos esperam é que eles possam encontrar um candidato com a capacidade de superar o abismo entre duas facções do partido, alguém que é aceitável para os insurgentes e se beneficiará de sua energia, mas também será capaz de conquistar os eleitores indecisos.

Republicanos mais “flexíveis” temem que eleger mais conservadores linha-dura pouco fará para resolver o que eles veem como desafio fundamental do partido com os eleitores indecisos.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Sim, este partido lembra o

      Sim, este partido lembra o PSDB.

      Foi para o radicalismo…depois fica sem jeito para abandonar posições.

      Por isso que vc nunca deve se envolver com radicais…como a Marina, Erundina e etc..

  1. “que passou a perder corridas

    “que passou a perder corridas winnable caso contrário”:

    (que passou a perder eleicoes que seriam ganhaveis caso contrario)

  2. Titãs : “vão se fuder”

    Se ja não gozam de simpatia os politicos americanos,repuplicanos então nem se fala.Apesar de parecerem iguais,democratas e republicanos,estes últimos em sua parcela extremada,beiram ao nazismo e facismo,não há nestes o menor pudor,ou sensibilidades humanas.

    1. (Nassif, ces bem podiam me

      (Nassif, ces bem podiam me enviar alguma coisa pra traduzir de vez em quando.  Nao que minha traducao seria boa portuguesa ou bom portugues, mas ela da ideia mais exata e sem “corridas winnable”.  Uh…  quase sempre.)

    2. Liga não

      Acontece nas melhores familias, o virus piguento – variante chupim ctrl-T, se alastrou até pelas melhores redações, somente pode ser controlado em sua origem: os cursos de “comunicação – social”.

  3. LÁ COMO CÁ

    Após sequência de tiros nos pés, os radicais REPUBLICANOS, preocupados em fazer oposição pela oposição, na tentativade enfraquecer ainda mais o governo, sem nem sequer avaliar o alcance e as consequências dos seus atos.

    Caem em desgraça junto a opinião pública e aos seus eleitores, além de agravar ainda mais a situação caótica  do seu país.

    Tal qual o TEA PARTY, A POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE AZEDO, daquí,  faz o mesmo para reaver o poder.

    Nem que para isso tenha que nos denegrir e tentar de novo, vender a nossa PATRÍA em praça pública, agora  falida.

    Não é não Aécio???

    Já que ninguém lhe dá ouvidos aqui:

    LET´S GO TALK, Good Morning, AMERICA!!!

    1. Radicais republicanos ??? Os

      Radicais republicanos ??? Os caras estao tentando proteger a constituicao dos Eua. Documento que foi a base da construcao da sociedade mais prospera que ja se viu. 

      A divida americana esta crescendo a razao de 1.6 tri ao ano no governo Obama contra 0.5 tri no governo anterior. Quem eh radical ?

      1. Não tenho nenhum motivo pra

        Não tenho nenhum motivo pra defender um ou outro. Muito pelo contrário.

        Mas, houve no caso dos democráticos uma tentativa de abrandar  o peso dos mais desfaforecidos com implementos sociais de relevância.

        Um dos quais, a assistência médica para os mais pobres e imigrantes,motivo dessa celeuma.

  4. Pois se somos
    Pois se somos semelhantes,levantem às mão aos céus, porque os democratas daqui são muito mais coerentes à pressão dos republicanos.
    Nada me tira da cabeça que a guerra à Síria foi uma tentativa do Mr. President ( costumo chamá-lo de Mr. Asshole, mas tenho medo,depois das descobertas sobre espionagem, jogarem-me em Guantanamo) se aproximar dos republicanos.
    Lula e Dilma nunca fariam isso. Aliás, muitas vezes foram criticados por serem deveras intransigentes.

    God bless America, because we can’t.

  5. Google Translator + Plágio

    Mais do que o assunto do texto (que mais imagino do que se trata, pq realmente a compreensão ficou bastante prejudicada), me chamaram a atenção dois pontos:

    1) Texto traduzido, e muito mal traduzido… algumas partes estão sem sentido algum e outras usam termos nada comuns nestas terras, o que prejudica a compreensão do texto.

    2) Se é um texto traduzido, qual a fonte? Isso configura plágio, não?

     

    Nassif, tenha um pouco mais de cuidado com o que se publica no blog.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador