Ted Cruz desiste e abre caminho para candidatura de Trump

Jornal GGN – Após perder por larga margem nas prévias do Partido Republicano no Estado de Indiana, o senador Ted Cruz desistiu da disputa e fez com que Donald Trump se tornasse o virtual candidato do partido para a Casa Branca. O anúncio de Cruz causou surpresa, já que ele havia prometido que continuaria na corrida mesmo se fosse derrotado em Indiana.

Com a vitória, Trump soma ao menos 1.047 dos 1.237 delegados necessários para garantir a candidatura. John Kasich, governador de Ohio, ainda está na disputa republicana, mas é improvável que ele consiga alterar a caminhada do empresário. Após o anúncio de Cruz, Reince Priebus, presidente do Comitê Nacional Republicano, reconheceu que Trump é o provável candidato: “precisamos nos unir e focar a derrota de Hillary Clinton”, escreveu pelo Twitter.

“Não sei se Ted Cruz gosta de mim, mas ele é um concorrente forte como o diabo. É um sujeito durão e inteligente, e tem um futuro incrível. Quero parabenizar Ted Cruz”, disse Trump após o anúncio do adversário.
 

Da Folha

Ted Cruz desiste, e Donald Trump é virtual candidato republicano

O empresário Donald Trump tornou-se o virtual candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais dos EUA após a desistência de seu principal rival, o senador Ted Cruz.

Cruz abandonou a disputa após perder por larga margem de Trump nas prévias do partido no Estado de Indiana nesta terça (3). O anúncio causou surpresa, já que o senador havia prometido na véspera que via sentido em manter a campanha mesmo se perdesse essa etapa.

Com isso, o caminho de Trump parece livre para ser o adversário republicano em novembro da ex-secretária de Estado Hillary Clinton, provável candidata democrata.

Após meses de rejeição pela elite republicana, o empresário ganha força de fato consumado. Resta na disputa republicana o governador de Ohio, John Kasich, mas ninguém espera que ele possa alterar a trajetória de Trump.

Reince Priebus, presidente do Comitê Nacional Republicano, reconheceu logo após o anúncio de Cruz que Trump é o “provável candidato”, num esforço para dar fim à guerra no partido. “Precisamos nos unir e focar a derrota de Hillary Clinton”, escreveu Priebus em tuíte concluído com #NeverClinton (Clinton nunca).

Trump venceu as prévias de Indiana com folga, e agora soma ao menos 1.047 dos 1.237 delegados precisos para garantir a candidatura.

Ao som de “Start me Up”, dos Rolling Stones, o empresário festejou a vitória em casa, com familiares e simpatizantes na Torre Trump, em Nova York. E pareceu surpreso com a conquista antecipada, reagindo com um discurso atipicamente afável.

“Foi um dia, um ano inacreditável —nunca vivi nada assim”, disse. Deixando para trás os insultos ao rival, que passou a campanha chamando de “Ted mentiroso”, o magnata elogiou o senador.

“Não sei se Ted Cruz gosta de mim, mas ele é um concorrente forte como o diabo. É um sujeito durão e inteligente, e tem um futuro incrível. Quero parabenizar Ted Cruz”.

Trump ainda não tem o número de delegados necessário para selar a candidatura, mas com a saída do principal rival dificilmente deixará de ser o escolhido na convenção republicana, em julho, quando os delegados se reunirão para aclamar o candidato.

Para Cruz, ficou claro em Indiana que “o caminho para a candidatura se fechou”, e que era o momento de suspender sua campanha.

A desistência do senador significa também uma derrota humilhante para o movimento “Pare Trump”, alimentado pela elite republicana com milhões em propaganda contra o empresário.

Impopular no partido, Cruz virou a última esperança dos opositores de Trump na cúpula republicana, mas muitos não escondiam sua antipatia pelo ultraconservador.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, o chamou de “Lúcifer”. Mesmo assim, Cruz se mostrava disposto a seguir, por isso a surpresa geral nesta terça. “Juntos, demos tudo o que podíamos, mas os eleitores escolheram outro caminho”, disse Cruz a simpatizantes, após projetada sua derrota.

“Com o coração pesado, estamos suspendendo nossa campanha, mas não nossa luta pela liberdade. Dou minha palavra que continuarei essa luta com toda a minha força”.

Cruz apostava em uma “convenção disputada”, em que ninguém tem a maioria de 1.237 delegados e estes podem votar em qualquer concorrente das prévias. Os últimos resultados, porém, indicaram que Trump deve atingir a meta na rodada final de prévias, em 7 de junho. 

 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hiallary Clinton

    Hiallary Clinton já levou

    Só vai perder se houver manipulação de votos como houve na eleição do Bush Filho…

  2. Trump é o candidato anti-establishement

    O voto nele é o voto contra a trinca – Washington DC – City – Vaticano.

    Parece que a matemática e o blockchain precipitou o golpe pelo governo mundial, que só se impõe como solução de um problema auto-criado. Teoria da Conspiração na veia.

    O povo percebeu a jogada e o papel de Hilary e não gostou. 

    Como sempre digo, o povo não é bobo.

    1. Trump eh o retorno ao

      Trump eh o retorno ao capitalismo selvagem pre-crise de 1929. Um perigo e uma ameaca a esse mundo.

      Para piorar seus seguidores sao racistas, homfobicos, misoginos, xenofobos, anti-ciencia, alem de possuir outras qualidades negativas que nao vale nem a pena mencionar.

      Trump eh parte do problema, jamais da solucao.

  3. hillary é mal menor, mas tudo

    hillary é mal menor, mas tudo farinha do mesmo saco…

    trump é tramp.

    o  pior,.

    promete muito medo e horror ao mundo…

  4. Falaram que ele não seria

    Falaram que ele não seria candidato a candidato, ele foi, falaram que ele não passaria nas primeiras primarias, ele passou, falaram que ele perderia na reta final, ele ganhou e é o candidato, agora falam que ele não ganha da Hillary, ao que parece tudo que falaram até o momento foi o que por lá chamam “bullshit”, tem gente falando que nunca fará o que prometeu na campanha, que é só papo de candidato para ganhar a eleição, não me parece ser o caso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador