The Times: Lições tiradas do “não debate” de Trump e Biden

Trump perdeu, Biden saiu um pouco mais fortalecido, mas caiu na sujeira - efeitos de "cala boca" ainda podem vir. Presidente já acusa fraude eleitoral

Depois que Donald Trump e Joe Biden entraram em confronto durante uma competição acalorada, Henry Zeffman examina como eles se saíram

Do The Times

Quem ganhou o primeiro debate presidencial dos EUA?

Por Henry Zeffman

O perdedor mais claro do primeiro debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden foi a América. O encontro de 90 minutos foi tão ruim que no noticiário da TV a conversa mudou instantaneamente para se o segundo e o terceiro debates planejados antes do dia das eleições poderiam ser possíveis – embora a campanha de Biden foi rápida em confirmar sua presença.

Na verdade, a noite passada não foi um debate em nenhum sentido significativo. Foi uma briga mal-humorada e pos vezes incompreensível entre dois septuagenários raivosos que se odiavam claramente. Chris Wallace, o experiente e respeitado moderador, foi totalmente oprimido em suas tentativas desesperadas de trazer ordem às trocas de ofensas e impedir os candidatos, especialmente o Sr. Trump, de falar fora de hora.

Por mais difícil que seja adivinhar o caos, aqui estão algumas lições que aprendemos na noite de terça-feira.

O presidente não teve o seu momento decisivo que precisava e, por isso, perdeu. Todos os pesquisadores concordam que Trump está perdendo a eleição como está. A votação já está em andamento em muitos estados, e espera-se que mais pessoas votem antes da data, pelo correio. Portanto, o debate, com dezenas de milhões de espectadores, foi uma oportunidade real para Trump, à medida que o tempo passa para mudar a narrativa. E ele não conseguiu. O estilo agressivo do presidente criou um confronto irritadiço e muitas vezes difícil de assistir que, na verdade, prejudicou sua própria capacidade de apresentar um caso positivo para sua reeleição.

Mas sua tática perturbou Biden. Em certo nível, a estratégia de Trump funcionou. Ele claramente queria desequilibrar Biden, interrompendo-o o máximo possível, e isso dificultou o fluxo do candidato democrata.

Sempre que o ex-vice-presidente estava prestes a completar com fluência uma linha preparada, Trump interrompia. Talvez seu momento mais eficaz para colocar Biden fora do eixo com força foi quando ele exigiu que ele citasse um grupo de aplicação da lei que o havia endossado. São vários, mas o Sr. Biden não conseguiu identificá-los no palco.

Trump está mais furioso do que nunca. O comportamento do presidente estava em outro nível, diferente de como lidou em 2016 com Hillary Clinton – que, aliás, é uma debatedora muito melhor e mais articulada do que Biden. Daquela vez, as interjeições de Trump foram menos frequentes, mas também mais jocosas. Quando ele disse que, se se tornasse presidente, a Sra. Clinton “estaria na prisão”, Trump fez seus apoiadores rirem. Mas na noite passada, algumas vezes, ele franziu a testa durante o debate, demonstrando fúria real quando o Sr. Biden o atacou. E não pareceu sorrir uma única vez durante todo o debate.

As tentativas de Trump de retratar Biden como um esquerdista radical fracassaram. É claro para qualquer um que o presidente gostaria de estar concorrendo contra Bernie Sanders. Mas não é, e Biden fez um trabalho bastante eficaz ao lembrar isso aos telespectadores. Quando Trump tentou falar sobre várias propostas de política de esquerda, Biden respondeu: “Meu partido sou eu. Eu sou o Partido Democrata agora… O fato em questão é que eu ganhei de Bernie Sanders por uma grande maioria.”

Mais tarde, ele deixou claro, ao contrário do que afirma o presidente, que não apoia o esvaziamento da polícia. Trump parecia se transformar em um comentarista, quando afirmou: “Você acabou de perder a esquerda”. Contudo, a piada só ajudou Biden junto a eleitores indecisos, preocupados que os democratas sejam muito esquerdistas.

Biden caiu na sujeira com o presidente. Ele realmente não tentou acalmar a briga, mesmo que isso não fosse possível. Foi ele quem proferiu algumas das mais duras farpas – linguagem que em épocas políticas menos tensas teria parecido estranha em um debate presidencial. A Trump, seu rival, o chamou em diversos momentos de “tolo”, “palhaço”, “mentiroso” e “racista”. Desesperado depois de apenas 15 minutos ou mais, Biden gritou para o presidente: “Pode calar a boca!”. Antes que o debate terminasse, sua campanha estampou o slogan em camisetas, mas ainda resta saber se os flashes de temperamento funcionaram para ele.

Imposto mal taxado. As acusações do New York Times de que Trump pagou apenas US$ 750 de imposto de renda federal em seu primeiro ano no cargo deveriam dominar. Na verdade, levaram apenas cerca de um minuto. Mesmo assim, Trump pode ter proporcionado a seus oponentes uma frase que devem usar nas redes sociais como resposta: “Não quero pagar impostos”, afirmou ele.

Esta eleição não terminará silenciosamente. A seção final foi sobre a integridade da eleição. Trump não resistiu à sua recusa consistente em aceitar os resultados das eleições. Em vez disso, ele se dobrou, afirmando que os votos por correspondência eram passíveis de fraude e encorajando seus apoiadores a comparecerem às seções para monitorar a atividade. Juntamente com sua recusa em condenar os supremacistas brancos – ele disse ao grupo Proud Boys para “recuar e aguardar” – esta passagem do debate não ofereceu grandes esperanças de que as profundas divisões da América fossem amenizadas tão cedo.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador