Trump ameaça abandonar republicanos e lançar candidatura independente

 
Jornal GGN – O bilionário Donald Trump, pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos, ameaça romper com o Partido Republicano e concorrer como independente para a Casa Branca.
 
Com pouco mais de um mês, sua campanha colecionou polêmicas, como os comentários sobre imigrantes ilegais e discussões com republicanos e democratas. Apesar disso, Trump tem a maior intenção de votos entre os 16 pré-candidatos do Partido Republicano. Na hipótese de uma disputa com a democrata Hillary Clinton, o bilionário perderia por 50% a 37%.
 
O Partido Republicano teme que, com a candidatura independente de Donald Trump, o eleitorado conservador se divida e favoreça Hillary.
 
Da Folha
 
Trump ameaça se candidatar sem partido e embaralha disputa nos EUA
 
Em pouco mais de um mês, o bilionário Donald Trump lançou sua pré-candidatura à Presidência dos EUA, fez comentários escandalosos sobre imigrantes ilegais, trocou farpas com políticos republicanos e democratas, chegou à liderança da disputa entre seus correligionários.
 
E, diante de inevitáveis críticas, ameaçou romper com o Partido Republicano para concorrer como independente à Casa Branca em 2016.
 
Na quinta (23), o site “The Hill” publicou entrevista na qual o magnata diz que avaliará a atitude do partido. Se não for “justa” o bastante, disse, isso pesará na decisão
 
Ainda que sua candidatura seja vista com ceticismo por analistas, o descolamento pode bagunçar ainda mais o cenário do Partido Republicano, que já conta 16 pré-candidatos -um recorde.
 
Trump é o candidato com maior intenção de votos entre o eleitorado republicano por ora. Segundo a pesquisa mais recente, do instituto PPP, 19% votariam nele.
 
Mas, se concorresse com a ex-secretária de Estado democrata Hillary Clinton, ele perderia por 50% a 37%. É o dobro da margem dela sobre outros republicanos.
 
A candidatura independente também seria um risco para o partido, já que pode dividir o eleitorado conservador e ajudar Hillary.
 
Há precedentes. Em 1992, o empresário Ross Perot, concorrendo como independente, cativou parte dos conservadores, e George Bush pai perdeu para Bill Clinton.
 
FRONTEIRA
 
A ameaça de Trump de descolar-se do Partido Republicano veio a público no mesmo dia em que o magnata visitou Laredo, no Texas, na fronteira com o México.
 
Em seus primeiros dias como pré-candidato, ele relacionara mexicanos que vivem nos EUA ilegalmente a crimes como narcotráfico e estupro.
 
Na quinta, usando um boné com o slogan de sua campanha, “Faça a América Grandiosa Outra Vez”, o empresário e apresentador do programa “O Aprendiz” contornou perguntas sobre sua popularidade com o eleitor latino, fundamental nos EUA.
 
Corrida republicana
 
 
Para o professor da Universidade Harvard Alexander Keyssar, os republicanos sabem que a maior parte dos votos que querem aglutinar não vem dos latinos. Mas a posição de Trump obriga os que esperam obter algum apoio a tentar apagar o incêndio.
 
O ex-governador da Flórida Jeb Bush, segundo entre os republicanos e casado com mexicana, disse ter “enorme discordância com Trump no tom e conteúdo de seu discurso, que não é preciso”.
 
Mas é exatamente o tom do magnata que atrai o americano conservador, diz Keyssar.
 
“Ele é sensacionalista. Estamos vendo um ator no show business. O fato de se expressar com clareza e não repetir os clichês políticos é o que atrai as pessoas, mas não é um candidato sério.”
 
De fato, Trump não repete clichês. Tem dito coisas tão inusitadas que o site Huffington Post anunciou que passaria a noticiar a campanha de Trump não como política, mas como entretenimento.
 
“Não vamos morder a isca. Se você está interessado no que ‘The Donald’ tem a dizer, você achará isso perto de textos sobre as Kardashians e ‘The Bachelorette'”, diz o portal citando reality shows campeões de audiência on-line.
Infográfico Clinton x Trump
 
 
Os tiros também se voltam para os correligionários. No último sábado (18), Trump questionou o mérito do senador e ex-presidenciável John McCain como ex-piloto de guerra. Herói até para o presidente Barack Obama, seu oponente em 2008, McCain foi capturado e torturado na Guerra do Vietnã (1965-75).
 
Para Trump, não é por que foi capturado que ele serviu bem ao país. “Gosto de pessoas que não são capturadas”, disse então.
 
O episódio feriu os brios não só de militares. Rupert Murdoch, magnata de mídia e conservador, questionou em uma rede social: “Quando Trump vai parar de constranger os amigos e deixar o país em paz?”. No dia seguinte, seu “Wall Street Journal” considerou o candidato, em editorial, “uma catástrofe”.
 
Para enfrentar os meses de campanha pela frente -as eleições primárias, em rodadas estaduais, começam em janeiro-, Trump pode seguir o conselho de um cabo eleitoral mirim. Shay Doyle, 10, foi à rede CNN em junho declarar que Trump é seu ídolo. “Não leve para o lado pessoal. Isso sempre acontece em campanhas presidenciais.” 
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador