Trump corta em saúde e educação para investir mais nos militares em 2021

Um total de 3,2 milhões de dólares somente dedicado a criar arma de alta velocidade contra antimísseis e 18 milhões para nova defesa espacial

Foto: Divulgação
Jornal GGN – A proposta de orçamento de 2021 para os Estados Unidos na era Trump terá um corte de 2% para áreas sociais sensíveis, incluindo os pilares da saúde, educação, programas de benefícios aos mais pobres e estudantes. Esse montante será realocado para outra prioridade de Donald Trump: a Defesa e os militares.

O orçamento apresentado pelo atual presidente dos EUA para o próximo ano calcula um total de 4,8 bilhões de dólares. Mas a grande quantidade de recursos não terá a mesma eficácia para as áreas mais sensíveis, em comparação à já prioritária pauta dos militares no país.

Gastos adicionais nas Forças Armadas, defesa nacional e fiscalização de fronteiras, além do aumento nas aposentorias dos militares veteranos, um maior investimento na Força Espacial estão nas planilhas, divulgadas pelo The New York Times.

“Vamos ter um orçamento muito bom com uma forte aposta militar, porque não temos escolha”, disse o mandatário estadunidense, nesta segunda-feira (10). Aumentará, ainda, os investimentos na NASA em 12%, 0,3% a mais em pesquisa militar, que terá um total de 3,2 milhões de dólares somente dedicada a desenvolver uma arma de alta velocidade capaz de superar os sistemas antimísseis, e outros 18 milhões para uma nova defesa espacial.

Na outra ponta, haverá um corte de 2% nos gastos com programas sociais, educação, saúde, proteção ambiental e políticas para classes mais baixas. O documento ainda precisa ser aprovado pelo Congresso, o que será um desafio na Câmara Baixa, aonde os democratas tem o domínio, e no Senado.

Leia também:  Militares, milicianos e o governo Bolsonaro: uma hipótese de interpretação dos últimos acontecimentos, por William Nozaki 

Com informações do Jornal Económico (Português).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

1 comentário

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome