Trump se explica com líderes mundiais

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Trump, no sábado, ligou para vários líderes mundiais para explicar seu anúncio de restringir a imigração de muçulmanos para os Estados Unidos. Com isso, tenta explicar suas políticas contra refugiados e imigrantes, que desagradou a maior parte do mundo. Assim ele tenta explicar.

Ato contínuo, respondendo ao decreto de Trump com as proibições pelos próximos 90 dias, o Irã anuncia que aplicará o princípio da reciprocidade aos Estados Unidos, que ficará em vigor enquanto o governo norte-americano não revogar a proibição para os cidadãos iranianos. O Irã considerou a decisão de Trump como um insulto flagrante aos muçulmanos do mundo e que o decreto estimula a propagação da violência e do extremismo.

Os países atingidos nominalmente por Trump são Irã, Iraque, Síria, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen.

Leia a matéria da Agência Brasil, a seguir.

da Agência Brasil

Trump fala com líderes mundiais após gerar alarme com decreto anti-imigração

Após uma semana como presidente, Donald Trump falou neste sábado (28) por telefone com vários líderes mundiais, em meio a um crescente alarme internacional gerado por seus anúncios para limitar a imigração de muçulmanos nos Estados Unidos. As informações são da Agência France Presse.

Trump tem previsto se comunicar com vários líderes estrangeiros: o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe; a chanceler alemã, Angela Merkel; o presidente russo, Vladimir Putin; o presidente francês, François Hollande; e o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull.

Essas conversas darão a Trump uma oportunidade de explicar suas novas políticas contra refugiados e imigrantes, que causaram comoção em grande parte do mundo, em particular o seu decreto para frear temporariamente as chegadas de refugiados e a imposição de controles estritos para viajantes de sete países muçulmanos.

Estas ligações também lhe permitem começar a construir vínculos com Estados que são tradicionais aliados dos Estados Unidos, assim como com a Rússia, país com o qual Trump afirmou estar disposto a melhorar as relações durante seu mandato.

“Investigações extremas”

A medida sobre a imigração muçulmana cumpre com uma das promessas mais polêmicas da campanha, quando Trump disse que ia frear a imigração de cidadãos de vários países muçulmanos que, segundo ele, são uma ameaça terrorista para os Estados Unidos, e submeter viajantes estrangeiros dessas nações a “investigações extremas”.

“Isso é muito importante”, disse o presidente na sexta-feira, no Pentágono, depois de assinar a ordem executiva intitulada “Proteção da nação contra a entrada de terroristas estrangeiros nos Estados Unidos”.

O decreto suspende o programa americano de acolhida de refugiados durante, pelo menos, 120 dias, enquanto se concretiza o futuro sistema de verificação de vistos. Também proíbe a entrada nos Estados Unidos de viajantes procedentes de países de maioria muçulmana – Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen – durante 90 dias.

Os novos protocolos “asseguram que os refugiados aprovados para admissão não supõem nenhuma ameaça para a segurança e o bem-estar dos Estados Unidos”, mas vetam especificamente os refugiados sírios indefinidamente ou até que o presidente decida que já não são uma ameaça.

Retenções em curso

As autoridades não perderam tempo em implementar a ordem de Trump para frear a chegada de muçulmanos, retendo viajantes em aeroportos americanos poucas horas depois da assinatura das novas medidas, informou a imprensa local neste sábado. O jornal The New York Times assinalou que agentes aeroportuários começaram na sexta-feira à noite a barrar viajantes depois do anúncio do decreto.

Durante a renovação do sistema de vistos serão feitas algumas exceções a pessoas pertencentes a “minorias religiosas”, que favorecerão principalmente os cristãos.

Recurso judicial contra o decreto

Várias associações americanas de defesa dos direitos civis logo reagiram e apresentaram um recurso judicial contra o decreto assinado por Trump. A ação foi apresentada em um tribunal federal de Nova York pela União Americana das Liberdades Civis (ACLU) e outras associações depois que dois iraquianos foram detidos na sexta-feira à noite no aeroporto JFK (Nova York) com base no decreto recém promulgado.

As organizações solicitaram que o recurso receba o status de demanda coletiva para poder representar todos os refugiados e viajantes retidos com base na ordem executiva. “‘Investigações extremas’ é apenas um eufemismo para discriminar os muçulmanos”, considerou Anthony Romer, diretor-executivo da ACLU.

Romero assinalou que o decreto viola a proibição constitucional à discriminação religiosa ao escolher países com maiorias muçulmanas para um tratamento mais restrito.

Ahmed Rehab, diretor da seção de Chicago do Conselho de Relações Islâmico-Americanas, disse à AFP que seu grupo ia empreender ações legais para lutar contra o decreto “com unhas e dentes”. “Está dirigido a pessoas se baseando em sua fé natural e em sua origem nacional, e não em seu caráter ou criminalidade”, advertiu Rehab à AFP.

Vários líderes estrangeiros se manifestaram contra esta nova política americana. O presidente iraniano, Hasan Rohani, criticou Trump neste sábado sem nomeá-lo, afirmando que não eram tempos para “construir muros”, fazendo referência aos planos do magnata.

“Já não estamos em uma época em que são construídos muros entre as nações. Eles (os dirigentes americanos) esqueceram que há uns anos o Muro de Berlim foi derrubado”, disse Rohani em um discurso. O primeiro-ministro turco, Binali Yildrim, criticou a possibilidade de construir muros para solucionar conflitos.

“Não podemos resolver este problema dos refugiados erguendo muros”, disse Yildrim durante coletiva de imprensa em Ancara junto com a primeira-ministra britânica, Theresa May, que está de visita.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem constrói um muro pode destruí-lo

    Se o Trump se arrepender do muro que quer forçar o México a construir, quem arcará com os custos da demolição?

  2. Trump está certo

    Ele está no país dele, e ele é quem faz as regras. Quando uma pessoa está na casa dele, pode fazer as regras que quiser.

    Até mesmo nós que moramos em um país de terceiro mundo usamos muros por todos os lados. Muros em condomínios, em casas, em empresas, com arame farpado, cerca elétrica, câmeras. E sem estes muros muitos de nós não dormiríamos tranquilos a noite.

    Ninguém aqui no Brasil, em sua sã consciência deixaria a porta de sua casa ou de seu condomínio aberta para qualquer um entrar, principalmente em cidades grandes, e isto porque conhecemos o nosso povo melhor do que ninguém.

    As barreiras são boas, pois com tanta gente indo aos EUA, eles poderão selecionar os melhores para seu mercado de trabalho. E isto levará os candidatos a migração a melhorarem mais seu perfil e seu currículum caso queiram ir para os EUA.

    Uma boa saída, é o migrante mudar para um país europeu, como Grécia ou Portugal por exemplo, conseguir cidadania européia e de lá tentar entrar nos EUA, muito mais fácil.

    1. Vide Teoria da

      Vide Teoria da Favelizac…

      Ops!  Eu nao a escrevi ainda.

      Muros somente demonstram o complexo de inferioridade de quem os tem por excelente razao:  PORQUE O ESTADO FALHOU.

      Meu querido presidente Trump esta somente reconhecendo o obvio.

      Como  nao tenho maneira de escrever qualquer coisa longamente sem ter um filho da puta em cima de mim, xou deixar aqui essa ideia pois eu as tenho aas pencas e nao tenho nem como escrever.  De fato, nao tenho nem como desenvolver uma ideia sem interferencia.

      Sabe as “maquinas de fazer nada” sixtavadas -ou nao- do Youtrube?  Elas sao acoplaveis a imans.  O circulo de imans menor ajuda o circulo de imans maior.  Conseguem velocidades fabulosas por anularem “alguma coisa” que eu ainda nao sei o que eh -atrito?!  Gravidade?!

      Nada a ver com “moto continuo”, evidentemente.  Mas ha varios anos eu nao tenho nem computador que trabalha pra mim.

      1. zoológico sem muros

        Caro Ivan

        O Estado pode ter falhado, mas os muros não falham, então já são de alguma utilidade. Até mesmo porque tem cerca eletrica de 10 mil volts sobre eles e arame farpado…

        Mas imagine o seguinte, se uma pessoa  fosse visitar um zoológico sem muros, nem grades, com todos os animais compartilhando seu espaço com outras espécies de animais e com seres humanos, adultos e crianças. Tigres, leões, hienas, matilhas de lobos, zebras, antilopes, capivaras, crocodilos, tudo junto num mesmo espaço sem proteção alguma, sem muro algum. Imagine a pessoa . frente a frente com um tigre siberiano faminto de 400 Kg, que consegue matar um touro de 1 tonelada com imensa facilidade, que dirá de matar um simples ser humano. Aí, conceitos sobre muros pareceriam que eles são ótimos. Significam proteção.

        Espécies diferentes, se matam se ficarem muito juntas. Até animais da mesma espécie se deixados muito juntos numa cela, se matam, como cães, tigres e lobos. Eles precisam de um espaço natural amplo e territorio extenso, para não se toparem, senão um mata o outro.

        Nos presídios, isto também acontece, estão construindo muros, para proteger membros de uma facção, de outra facção rival, senão cabeças rolariam.

         

        ———–

        O estado falhou, desde a antiguidade, e ele nunca deixará de falhar, apesar de alguns utopistas  acharem que todos viveremos em paz perfeita num mundo de seres humanos tão imperfeitos. A muralha da China feita milhares de anos antes de Cristo, foi uma versão do muro do Trump, pra proteger a China das invasões dos povos bárbaros que viviam à oeste do medio Império chinês.

        Sem uma muralha em volta da china, os 5000 anos da civilização chinesa, com suas porcelanas chinesas, produção de seda,  jamais teriam chegado a se desenvolver.

        ———

        Os imãs nas máquinas minimizam algumas perdas como a da energia potencial da gravidade, Talvez por isto os motores elétricos tem rendimento próximo a 90%, contra 30% do motor a gasolina.

        ———

        A propósito, sobre computadores, é possível comprar um PC usado bem antigo e  bem baratinho, nos classificados, 100 ou 200 reais, por Linux nele e navegar na internet como se fosse um Windows 10. Eu neste momento estou usando um destes PCs antigos com Linux leves. Com certeza ninguém iria querer roubar o seu PC antigo de baixo valor, e o Sr. poderia escrever tranquilo.

         

         

    2. O Muro de Berlim estava errado; o muro do México está certo

      Mesmo com muros, muitos não dormem tranquilos. Mas o problema não é o Ogro fazer o muro, o problema é ele fazer o muro por conta do México. O território que esses babacas roubaram do México não basta?

      1. Muro de Berlim tbm foi bom

        Há quanto tempo, Sr. Ribeiro, satisfação em revê-lo.

        O Muro de Berlim não estava errado na minha opinião. Sem ele, os EUA já teriam dado um golpe de estado na Alemanha Oriental muito antes do muro cair.

        ————-

        Os muros protegem sim, mas o segredo da tranquilidade, de dormir tranquilo é o psicológico de cada um. O sono humano é tão frágil que até uma noite de calor, sem ventilador ou ar condicionado  provoca insônia.

        ————–

        Sem dúvida, os EUA roubaram do México, territórios e continuam explorando os Mexicanos com tratados comerciais exploratórios. Mas veja por outro lado, a maioria dos Impérios fez ou faz isto. O Império Romano fazia, A China faz isto com o Tibet.  Até o Brasil,na época da Colônia e do Império também roubou territórios, pois nosso mapa só ia até o meridiano do Tratado de Tordesilhas. A maior parte do território brasileiro foi terra roubada não só dos espanhóis, mas dos índios também. E aliás continuamos roubando terra de índio até hoje. Olhando por este lado somos tão condenáveis quanto os EUA ou até mais ainda.

         

        —————

        Não é pelo passado que os EUA impõe o muro, mas para manter o presente e o futuro. México e EUA tem muitas diferenças de rigor social, imcompatíveis. Nos EUA, um fundamentalismo de Mercado, onde se prende, multa e processa os  pobres, Os EUA são um lugar onde só de jogar um papel na rua a pessoa pode ser multada.

        No México, um dos países mais dominados pelo narcotráfico, a ausência de leis severas, e de autoridade, permitiu que o poder de tráfico se estendesse a quase todos os setore da sociedade, no governo, no Judiciário, nas Empresas, imaginem isto adentrando em outros países. Nem se o México fosse vizinho do Brasil, não iríamos querer algo assim adentrando nosso território. Deveria os EUA permitir isto em seu território ?

        A Terra não é dividida em países a toa. Estas divisões são para manter juntos os que tem costumes e leis iguais e para separar os de costumes e leis diferentes.

        Se os EUA fizessem este muro por maldade, então já teriam feito um muro igual com o Canadá, não acha ? Mas as leis e costumes dos Canadenses e dos estadunidenses são muito parecidas, tal muro não é necessário ao norte do Império.

         

        1. Os iguais se repelem, os diferentes se atraem

          Se a divisão da terra em países serve para separar povos com costumes e leis diferentes, porque erguer um muro para fazer isso, e pior, às custas do México?

          Os EUA podem invadir países estrangeiros, mas não podem receber pessoas de países pobres, pois pobreza e riqueza são incompatíveis, o que justifica a edificação do muro.

          1. Iguais se atraem

            Acho que o Sr. inverteu esta lei, Sr. Ribeiro. Iguais se atraem, e difrentes se repelem, pelo menos entre os seres humanos.

            O México não vai pagar o muro. Trump disse que  o México só deveria vir na Reunião, se fosse para ajudar a pagar o muro, e o Presidente mexicano disse que então não iria na Reunião.

            ——————-

            Realmente, isto de os EUA invadirem países pobres e saquear petóleo e riquezas por aí não é muito ético. De qualquer maneira, como não há ninguém com maior poder do que eles, ninguém pode detê-los.

             Pra cobrar os EUA só se for a Justiça Divina mesmo.

            ——————

            Sim, os EUA vivem um fundamentalismo de Mercado, para eles, o rico não deve ajudar o pobre, pois tiraria a meritocracia deste, e estimularia a preguiça. Isto é como uma religião para eles. Não digo que esteja certo nem errado, mas é a crença deles.

            Por isto eles só dão visto de entrada para quem esteja igual ou melhor financeiramente do que eles. Acreditam que atraindo mais gente rica para seu país, terão mais riqueza ainda. Os iguais se atraem.

            ————–

            A bronca dos EUA não é só com relação a pobreza, mas a falta de rigidez de costumes, educação e etiqueta social. Os países desenvolvidos tem uma norma de etiqueta social, educação e leis muito severa e rígida. Americanos não se atrasam em Reuniões, não falam em voz alta em conversas, não dão tapinhas nas costas, não jogam papel para fora da janela do carro,  tudo o que um latino costuma fazer. Esta é outra bronca deles com relação a nós. Neste ponto acho que estão até certos, é um direito deles.

             

          2. So, let’s keep on preaching to the choir

            E ergamos muros em todas as partes, em vez de construirmos pontes.

            Os Estados Unidos comem todo o filé dos povos dos países pobres, deixando para suas populações apenas os ossos duros de roer, e querem que nos comportemos como se fôssemos privilegiados. Isso faz lembrar John Lennon. Ele diz na música A Mulher é a Negra do Mundo:

            “Nós fazemos ela parir e criar nossos filhos
            E depois a deixamos feito uma galinha velha e gorda
            Nós dizemos a ela que o único lugar onde ela deveria estar é em casa
            E depois reclamamos que ela é provinciana demais para ser nossa amiga”

             

          3. Fazer o que?

            Caro Sr. Ribeiro, o Sr está certo, os EUA exploram o planeta e todos os povos, mas fazer o que ? Eles tem a faca e o queijo na mão, tem o maior exército da face da Terra com uma tecnologia nunca vista antes, drones, bombas de hidrogênio, centenas de porta aviões, dezenas de submarinos atômicos, e muito mais. Então não temos muito o que fazer.

            ——————

            Enquanto isto não é resolvido, todos os povos continuarão a construir muros e não pontes. Os muros funcionam, pelo menos para remediar os problemas.

            ———–

            Quer saber a solução ? A longo prazo, os EUA algum dia cairão dentro de séculos ou milênios. E serão substituidos por outro Império tão ou mais inescrupuloso quanto ele. Então esta não é a solução.

            ———–

            A única solução, me parece, é os povos se enquadrarem na dominação americana, caso não seja possível de outra forma, e absorver a cultura deles e mesclar a nossa cultura e tecnologia com o que há de melhor na deles. O Brasil absorveu toda a cultura de Portugal, e o ultrapassou com o passar do tempo.

            Aos poucos fazer o que eles querem que nós façamos, mas só aquela parte que seja benéfica  a nós. Os EUA querem reduzir a população do Brasil ? A gente controla a natalidade voluntariamente, e diminui com o passar dos séculos a população nossa, até chegarmos a ter uma população do tamanho de Canadá e Austrália, pequena e pouco sussetivel a desempregos, e crises. Quanto menor a população de um país, menor o seu passivo social e ambiental. Menos gente pra comer, menor consumo de petróleo, menos criminalidade, menos favelas, menos poluição e estresse de cidades grandes, imóveis mais baratos, alimentos e combustível mais baratos, energia elétrica mais barata, custo de vida mais barato, enfim, só a ganharmos.

            Se chegando neste ponto, conseguirmos transformar a América Latina num continente bilíngue, que fale inglês também. e conserguiremos adquirir  quase todos os costumes bons dos EUA e Canadá, então talvez remotamente sejamos equiparados ao Canadá, e provavelmente os muros cairão. Sonhar não custa.

            Além do mais se o Brasil se tornasse um país bilingue em inglês seria muito mais fácil o nosso povo sair do PAÍS e migrar para outros países.

            A Índia tentou fazer isto, chegou até o meio do caminho, e hoje é um país bilíngue, que fala inglês e tem muita empresa americana com filiais lá. Absorveram a lingua inglesa de seus colonizadores . O fato deles falarem inglês ajudou muito na atração de empresas.  A Índia cresce vigorosamente  quase tanto quanto a China. O que os Hindus falharam até agora é o controle demográfico que saiu fora de controle, devido à religião e cultura deles.

            ——————-

            Com menos gente nascendo, o desemprego será absorvido rapidamente. As operações policiais que estão destruindo empresas nossas para criar mais desemprego, ficarão sem sentido, pois o desemprego diminuirá e eles terão de parar a quebradeira de empresas, ao ver que não levarão a mais nada.

            Assim se inutiliza um golpe de estado.

             

            Enfim, existem soluções.

          4. Golias pode ser vencido por Davi, pois não é força, é jeito

            O que decide não é a força, é o jeito. A caneta semrpe vence a espada. Portanto, os EUA, com todo o seu arsenal funéreo fica em polvorosa por causa de uma panela de pressão.

            Desemprego, devastação ambiental, criminalidade não tem relação com o número da população, mas com o modo de produção. A produção capitalista visa o lucro, não a satisfação das necessidades dos produtores. Em sendo assim, o desemprego decorre não do tamnaho da população mas da necessidade de manter um exército de reserva de mão de obra, o que faz a concorrência entre os trabalhadores aumentar, reduzindo os salários ao nível de subsistência. A máquinaria não serve para reduzir a jornada de trabalho mas para reduzir custos, o que implica na demissão de trabalhadores e na superprodução. Quando há superprodução, o excesso não é distribuídos aos miseráveis, mas queimado. A devastação da natureza não decorre do número de pessoas, mas da forma de produção capitalista. Se para obter lucro o capitalista tiver que devastar todo o planeta, ele o fará sem remorsos.

            Em 70 a população brasileira era bem menor, mas a miséria social era bem mais elevada. Uma coisa nada tem a ver com a outra. A China tem mais de um bilhão de habitantes entretanto o desemprego lá é bem menor do que aqui.

            As empresas dos países industrializados se instalaram na Índia não porque os Indianos falam inglês, mas porque há fartura de mão-de-obra barata, reduzindo os custos de produção capitalista e, consequentemente, aumentando os lucros.

          5. Davi vs Golias

            Caro Sr. Ribeiro

            Sim Davi venceu o gigante  Golias, e Moisés que era um ancião de 80 anos venceu o exército do Faraó apenas erguendo seu cajado e invocando a Força do Senhor.

            Mas há um detalhe, o povo tem de ser digno da ajuda. Um povo que adere a protestos por 20 centavos na passagem de ônibus, mostra uma ingratidão profunda pelo governo que os ajudou tanto na última década, a gerar um crescimento de PIB imenso.

            Mesmo os israeleitas, quando se revoltaram contra Moisés e contra o senhor, foram punidos. Após eles adorarem o bezerro de ouro, e após se rebelarem contra a ordem de entrarem na Terra prometida, que não quiseram entrar por temer os gigantes Enaquins, foram condenados a caminhar 40 anos pelo deserto, até que o último dos rebeldes tivesse morrido.

            Talvez isto aguarde o pov brasileiro, 40 anos de deserto, no crescimento do PIB.

            ————-

            O fato de o Brasil da década de 70 ser mais pobre não era por população menor ou maior, era por taxa de natalidade maior. Hoje temos 1,6 filhos por mulher, na época eram 6 filhos por mulher. Com um crescimento demográfico tão grande, na época, a o crecimento da economia não conseguia alcançar. Por isto, mesmo na década de 70 o Brasil tendo anos em que cresceu 11 % ao ano, a pobreza era imensa, e até aumentava.

            A população pode ser até grande, como a China, mas se o crescimento populacional for menor que o crescimento econômico então haverá prosperidade.

            —————

            O fato de a Índia falar inglês influencia sim em ela ser o ” chão de escritório ‘ dos EUA. Os Hindus são os terceirizados criadores de softwares para os EUA. Mas a mão de obra barata auxilia sem dúvida.

            —————-

             

            “A poluição do planeta é apenas um reflexo externo de uma poluição interior psíquica gerada por milhões de indivíduos inconscientes, sem a menor responsabilidade pelos espaços que trazem dentro de si.”

             

             

            “Medo, cobiça e desejo de poder são as forças motivadoras psicológicas que estão por trás não só dos conflitos armados e da violência envolvendo países, tribos, religiões e ideologias, mas também do desentendimento incessante nos relacionamentos pessoais. Elas produzem uma distorção na percepção que temos dos outros e de nós mesmos. Por meio delas, interpretamos erroneamente todas as situações, o que nos leva a adotar uma ação equivocada para nos livrarmos do medo e satisfazermos nossa necessidade interior de alcançar mais, um poço sem fundo que nunca pode ser preenchido”.

            ” Todos os seres humanos do planeta poderiam ser facilmente atendidos em suas carências materiais em relação a alimento, água, abrigo, roupas e confortos básicos, não fosse pelo desequilíbrio de recursos criado pela necessidade insana e voraz de querer sempre mais, a ganância do ego. Isso encontra expressão coletiva nas estruturas econômicas, como as grandes corporações, que são entidades egóicas que competem entre si por mais. Seu único – e cego – objetivo é o lucro. Elas perseguem essa meta do modo mais implacável possível. A natureza, os animais, as pessoas, até mesmo os funcionários, não são mais do que algarismos no seu balanço comercial, objetos inanimados a serem usados e depois descartados. “

             ” Não há conteúdo capaz de atender nossa vontade enquanto a estrutura egóica permanece atuante. Não importa o que tenhamos nem o que venhamos a conquistar, não seremos felizes. “
             
            ” Sempre estaremos procurando alguma coisa além que nos prometa mais plenitude, que nos diga que vai completar a percepção do eu insatisfeito e saciar aquele sentimento de vazio que trazemos dentro de nós. “

            ————-

            “A negatividade é completamente antinatural. É um poluente psíquico e existe um vínculo profundo entre o envenenamento e a destruição da natureza e a grande negatividade que vem sendo acumulada na psique coletiva humana. Nenhuma outra forma de vida no planeta conhece a negatividade, somente os seres humanos, assim como nenhuma outra forma de vida violenta e envenena a Terra que a sustenta. Você já viu uma flor infeliz ou um carvalho estressado? Já cruzou com um golfinho deprimido, um sapo com problemas de autoestima, um gato que não consegue relaxar, ou um pássaro com ódio e ressentimento? “

             

            ” Observe um animal, uma flor, uma árvore, e veja como eles repousam no Ser.
            Sinta a imensa Dignidade, Inocência e Dimensão do Sagrado que existem neles.”

            Eckhart tolle

             

             

  3. era mesmo preciso o GGN

    era mesmo preciso o GGN gastar espaço seu e dos leitores com esses comentarios ridiculos?

    Não seria melhor colocar alguem ai para fazer uma triagem?

    Não é questão de liberdade de expressão mas fazer de um blog serio um espaço para comentarios desse tipo é roubar o tempo dos leitores e tirar o humor de qualquer santo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador