Atentado em Bruxelas já contabiliza 28 mortos e 136 feridos

Jornal GGN – Por volta das 8 horas da manhã do dia 22 de março (4 horas da madrugada no horário de Brasília), um ataque terrorista atingiu o aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, na Bélgica. Entre uma hora e noventa minutos depois, nova explosão, dessa vez na estação de metrô de Maalbeek. Até o momento já estão confirmados 28 mortos e 136 feridos.

Em coletiva de imprensa, o procurador-geral federal belga, Frédéric Van Leeuw, confirmou que as explosões foram resultado de uma ação terrorista. “No aeroporto de Zaventem ocorreram duas explosões no terminal de partidas, uma das quais foi provavelmente provocada por um suicida, e um pouco mais de meia hora depois registrou-se uma explosão na estação de metrô de Maalbeek”, esclareceu.

Os ataques foram executados quatro dias depois que o terrorista de Paris, Salah Abdeslam, foi capturado na Bélgica. Na ocasião da prisão, o ministro de Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, disse que “ele estava preparado para começar algo em Bruxelas”. “Encontrámos várias armas, armas pesadas, nas primeiras investigações e encontramos uma nova rede a sua volta em Bruxelas”.

O Palácio Real de Bruxelas foi evacuado. O rei e a rainha classificaram os atentados como “atos hediondos e covardes”.

A Comissão Europeia adotou procedimentos de nível de segurança laranja, restringindo o acesso, proibindo visitações e cancelando todas as reuniões previstas para o dia. “Neste momento, a nossa principal preocupação é a segurança dos que nos rodeiam aqui em Bruxelas e, em especial, a dos funcionários da Comissão Europeia”, declarou Margaritis Schinas, porta-voz chefe da Comissão Europeia.

Um vídeo mostra as pessoas correndo no aeroporto de Zaventem. É possível ver a fumaça de uma explosão:

https://www.youtube.com/watch?v=GaP9UxyzRq0 height:394

Com informações do Público de Portugal

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por motivos tortos o mundo

    Por motivos tortos o mundo começará a se rebelar contra o um por cento. É preciso rever esta forma de distribuição de riquezas que impedem a grande maioria da população que produz de ter acesso aàquilo que produz.

    Com o aumento na pobreza no mundo,notadamente após a crise de 2008,atos infelizes,como este de hoje em Bruxelas,tenderão a ser corriqueiros.

    1. Errado

      Acreditar que o EI (ou Daesch) é fruto da rebelião contra o um por cento é ignorar pelo menos um século de história do Oriente Médio.

  2. Je era esperando

    Parece que esse pesadelo vai continuar ainda por décadas. Tenho consciência dos problemas de integração existentes na Europa, mas é dificil conviver com a ameaça terrorista, sabendo que um dia qualquer alguém de seu entorno ou si mesmo se encontrara em algum metrô que se fara explodir ou em algum evento no qual todos serão metralhados. E no Brasil a violência instituida e a barbara violência policial dizimando os pobres nas periferias… Fica-se entre o inseto e o inseticida.

  3. .

    Não é a distribuição de renda nem a capitalismo a causa destes atos insanos, muito pelo contrario. A democracia e o avanço dos direitos sociais abriram para o mundo um novo comportamento nas relações humanas, com maior mobilidade e participação social.

    Enquanto no oriente Médio os ditadores pos colonialismo davam as cartas, como Kolmeini e Sadam Russein de alguma forma o equilibrio existia, porque a forte repressão mantinha encurralado estes loucos. Depois da queda das torres nos EUA, e a invasão americana como retaliação este equilibrio foi rompido, dando aos grupos terroristas algum sucesso em seus projetos de ameaçar a paz.

    Não é o mundo civilizado nem a democracia nem o capitalismo os causadores desta onda de barbarie. È a loucura que rompeu com os griilhões ancestrais que a mantinha em cativeiro. Vide a Arabia Saudita que mantem intacta o regime de repressão como estes grupos hidrofóbicos não tem atuação alguma.

    Estes individuos que praticam estes atos contra a humanidade não possuem qualquer noção de civilidade, são loucos perigosos que individualmente deveriam ser mantidos em manicomios. A humanidade de alguma maneira tera que conviver com seres como estes, é o efeito colateral do liberalismo democratico que vigora no mundo.

  4. Os terroristas da CIA fizeram

    Os terroristas da CIA fizeram em Bruxelas o que era necessário para desviar a atenção do golpe de estado encenado pela CIA no Brasil?

  5. pergunta que não quer calar..

    No Brasil, um país onde não existe algo como isso, para que(m) serve a lei antiterrorismo?

    Lutar contra a lei antiterrorismo é lutar pela democracia.

  6. Perguntas

    Qual o país no Oriente Médio que compartilha a mesma ideologia dos terroristas, as mesmas práticas dos terroristas, e exporta essa ideologia para o mundo todo via ONGs e “mesquitas” radicalizantes?

    Quais os paises ocidentais que financiam, armam e protegem esse país, acobertando seus atos e combatendo até a morte os inimigos dess país?

    Qual agenda se fortalece com essas barbáries?

    Ainda temos olhos para ver e cérebro para raciocinar?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador