BCE deve reduzir liquidez na zona do euro, diz Schäuble

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

No pronunciamento do ministro alemão, existem alguns pontos a serem avaliados:

 – Além do excesso de liquidez que ele detecta na zona do euro, Estados Unidos e Japão também têm liberado mais capital em circulação para estimular suas economias;


 – Países como Portugal, Espanha e Grécia seguem com dificuldade de retomar seu crescimento, e o socorro dos líderes do bloco ainda se faz necessário. Além disso, o ministro deixa claro que o quadro de instabilidade reduz a margem para contenção da liquidez.

Acompanhe o pronunciamento no texto abaixo

Do Estadão Conteúdo

Berlim – O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, pediu para o Banco Central Europeu (BCE) reduzir a quantia de liquidez na zona do euro, em uma entrevista à revista Wirtschaftswoche.

“Há muito dinheiro no mercado, em minha opinião”, afirmou Schäuble. “Eu posso apenas apoiar se o BCE tentar usar a margem de manobra para reduzir um pouco a grande liquidez. Segundo ele, muita liquidez pode criar novas bolhas de preços de ativos, alertou.

Ele admitiu, porém, que a margem de manobra do BCE para reduzir a liquidez atualmente é pequena, dada a atual crise na periferia da zona do euro. “Não devemos esquecer na Alemanha, que muitos países europeus ainda estão em uma situação de crescimento precário”, comentou.

Ao mesmo tempo, o ministro elogiou a posição de política monetária do BCE: “Com uma taxa de inflação de 2%, só se pode dizer que o BCE parece fazer tudo certo no momento.

“A queda dos saldos do sistema de transferências automáticas transeuropeias de liquidações pelos valores brutos em tempo real (TARGET2) também mostrou que “estamos no caminho certo”, disse ele. As informações são da Market News International.
Ver original

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador