BCE mantém juros mesmo diante da ameaça de deflação

Jornal GGN – O Banco Central europeu (BCE) não alterou as taxas de juros, após reunião do conselho nesta quinta-feira (3). A mínima de 0,25% e a taxa sobre depósitos bancários no BC local em zero foram mantidas, mesmo com o quadro de desaceleração da inflação – em seu menor nível nos últimos quatro anos.

A autoridade monetária acredita que a recuperação econômica do bloco se dará sem ajuda. E por isso, evitou tomar medidas momentâneas drásticas, mesmo com os temores de deflação nos países do euro.

De acordo com especialistas, não houve uma grande reação do mercado à notícia. Isto porque os dados mais recentes não foram significativos para mudar o quadro geral.

A desaceleração da inflação no bloco do euro em março só foi visto pela última vez quando a economia estava em recessão em 2009. No entanto, como o movimento foi provocado por preços baixos de alimentos e energia – que o banco geralmente considera temporários -, o BCE manteve sua postura.
 
O BCE deve anunciar, segundo analistas, que está disposto a tomar mais medidas tanto no lado dos juros quanto no programa de compra de ativos, o que não significa que agirão num curtíssimo prazo.
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador