Cameron ‘ameaça’ União Europeia caso Juncker se torne presidente da Comissão

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Fernando Barbosa

do Unità

Comissão Européia: Cameron ameaça: «Se Juncker se tornar presidente, a Gb está fora da UE»

O premiê britânico David Cameron bradou a ameaça de saída do Reino Unido da União Européia se o luxemburguense Jean-Claude Juncker se tornasse o próximo presidente da Comissão Européia.

A informação será divulgada pelo semanário der Spiegel em seu próximo número citando “fontes próximas aos participantes” do vértice informal entre os chefes de Estado e de governos reunidos em Bruxelas, terça-feira passada. “Não Juncker, por favor, somos ingleses”, teria dito o premiê inglês à líder alemã, durante a reunião.

Segundo o semanário, Cameron teria delarado, em presença da Chanceler alemã, Anegla Merkel, que a escolha de Juncker “desestabilizaria a tal ponto o seu governo que o referendo sobre a saída da UE poderia ser, inclusive, antecipado”. Em sua opinião, uma smile consultation teria como resultado a reprovação da permanência na UE.

“Uma figura que remonta aos anos 80 não pode resolver os problemas dos próximos cinco anos”, teria afirmado Cameron a propósito de Juncker, de acordo com o artigo de der Spiegel, que teve alguns trechos divulgados.

Os conservadores, grupo ao qual pertence Juncker, constituem a primeira força do Parlamento europeu após as eleições de domingo passado. Mas, a hostilidade de Londres em relação ao político luxemburguense é notória. E os ingleses não são os únicos, nesta lista estão Haia, Estocolmo e Helsink, que também são reticentes. Após alguns dias de suspense, ontem a chanceler Angela Merkel rompeu o silêncio e expressou o seu explícito apoio ao ex presidente do Eurogrupo.

A tomada de posição de Merkel em favor de Juncker possui um objetivo interno, no momento em que é um argumento conflituoso, inclusive, com os social-democratas da SPD, com os quais a chnaceler governa o país nuja grande coalizão.

Os 28 países europeus, no último encontro em Bruxelas, entregaram um mandato ao presidente do Conselho UE, Herman Van Roumpy, que já iniciou as consultas para a escolha das direções das diversas instituições européias. Van Roumpy instruirá um dossiê que será apresentado, provavelmente, num vértice na metade de julho, durante a presidência italiana.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador