Crescimento alemão em 2013 decepciona as expectativas do mercado

Jornal GGN – Contrariando economistas e o mercado, a Alemanha cresceu 0,4% em 2013 – o pior desempenho do PIB do país desde a crise financeira de 2008. A forte demanda doméstica “salvou” o país, no entanto, não compensou completamente o impacto negativo da crise na zona do euro. As informações são da Agência Federal de Estatísticas do país.

Especialistas esperavam, ao menos, que o PIB do país atingisse 0,5%. No entanto, o comércio exterior, que foi um fator importante para impulsionar o crescimento em anos anteriores, subtraiu 0,3% do índice no ano.

A Alemanha já se provou a liderança maior do bloco do euro, mas seu crescimento desacelerou para 0,7% em 2012. Economistas esperam que a economia alemã acelere neste ano, projetando expansão de 1,2 a 2,0%, em parte graças ao aumento do consumo doméstico e à recuperação esperada no investimento das empresas do país. O comércio deve sustentar o país neste ano.

Os piores números da Alemanha na última década foram mesmo em 2009, quando sofreu uma retração de 5,1% – a pior do pós-guerra.

 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador